Posso ter alegria mesmo em tempos de dúvidas?

Episódio do Podcast John Piper Responde

Transcrição do vídeo

Olhamos para a alegria de Deus e como a sua alegria se torna  a nossa alegria pelo Espírito Santo, mas acrescentamos outro tema: o tema da dúvida. Podemos lutar contra as dúvidas e ter prazer em Deus ao mesmo tempo? Essa é a pergunta do nosso ouvinte Steve.

“Olá, pastor John. Minha pergunta é sobre quanta alegria posso esperar experimentar na vida cristã como alguém que luta sazonalmente com dúvidas. Às vezes luto com dúvidas sobre se Deus existe ou se Deus é bom, com base em todo o mal que vejo nas notícias. Ou duvido que Deus tenha um plano e propósito para minha vida. Essas dúvidas vêm e vão. Eles são sazonais. Nenhum deles extingue o linho fumegante que é a minha fé. As dúvidas não duram muito e não me oprimem. Então, minha pergunta para você é esta: será que algum dia poderei esperar ter uma alegria mais profunda em Deus em épocas em que também luto com dúvidas como essas? Ou a alegria em Deus é simplesmente impossível quando há dúvidas?”

 

Acho que a resposta a essa última pergunta é não, não é impossível sentir alegria em Deus quando as dúvidas estão presentes. E acho que a resposta à pergunta anterior é sim, você pode esperar ter uma alegria mais profunda em Deus em épocas em que também está lutando contra a dúvida. Essas são minhas duas respostas. Agora, vamos tentar pensar biblicamente sobre isso.

Dúvidas intrometidas, fé em apuros

Primeiro, uma definição. A dúvida vem em todos os tamanhos, formas, durações e níveis de seriedade. Então, vou chamar a dúvida de uma variedade cristã (isto é, dúvidas que os verdadeiros cristãos nascidos de novo têm de tempos em tempos) de pensamentos que entram em nossas mentes sabe-se lá de onde – eles podem ser os dardos inflamados de Satanás, desejos da carne, um colega cético no trabalho que zomba de sua religião, algum novo argumento científico, falta de sono, flerte com o pecado. Existem todos os tipos de fontes de como as dúvidas surgem ou os pensamentos surgem em nossas mentes.

Duvidar não é sinal de falta de fé; é um sinal de fé combativa.

Essas dúvidas são pensamentos que entram na mente e nos fazem pensar se algo que a Bíblia ensina é realmente verdade ou se nós mesmos somos tão reais quanto pensávamos que éramos. Esses são os dois tipos de dúvidas com os quais penso que um cristão luta: as afirmações da verdade cristã podem não ser verdadeiras, ou podemos não ser verdadeiros.

Agora, para o cristão, estes pensamentos não são conclusões; eles são intrusões. Eles invadem como um ladrão. Eles começam a se mover pela sua mente, derrubando coisas e fazendo ameaças. Isso realmente acontece com os seguidores de Jesus. Quando Pedro começou a afundar depois de dar alguns passos sobre as águas, Jesus disse em Mateus 14.31: “por que duvidaste?”. Encontramos em Mateus 28.17, quando Jesus apareceu após a ressurreição, dizendo: “ quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.”. Judas 22 diz: “E compadecei-vos” – isto é na igreja – “de alguns que estão na dúvida;”.

Em outras palavras, tal dúvida não é sinal de falta de fé; é um sinal de fé combativa. Quando Paulo diz em 1 Timóteo 6.12 que devemos “Combater o bom combate da fé.”, ele incluiu no seu significado: “Quando as dúvidas surgirem, combata-as”.

Combata-os com oração como em Marcos 9.24 “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!”. Isso é uma oração. Ou lute contra eles com a palavra como em Romanos 10.17: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”  Isso não se aplica apenas ao início da vida cristã – isso acontece todos os dias. Combatemos a dúvida pela Palavra. Lute pela obediência. João 7.17 diz: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.”. Pessoas obedientes têm menos dúvidas do que pessoas desobedientes.

Mantido na tempestade

A minha resposta à pergunta de Steve é que durante essa batalha, durante esse período de dúvida, é possível experimentar, juntamente com a ansiedade da dúvida, uma alegria cada vez mais profunda em Deus. Agora, por que eu diria isso?

A DÚVIDA COMO A TRISTEZA

Primeiro, porque as ansiedades da dúvida são uma espécie de tristeza. Paulo diz em 2 Coríntios 6.10 que os cristãos podem ter a experiência da alegria ao mesmo tempo que experimentam a tristeza: “entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.” Se a tristeza e a alegria podem coexistir misteriosamente no mesmo coração e ao mesmo tempo – e podem – então a dúvida e a alegria em Deus podem coexistir ao mesmo tempo. Imagine a dúvida como as águas turbulentas na superfície do mar, e imagine a nova realidade da fé da criação como as águas profundas e calmas das profundezas do oceano abaixo.

DÚVIDA COMO PERPLEXIDADE

Segundo, acho que na mente de Paulo a perplexidade é outra maneira de falar sobre alguns tipos de dúvida. Ele diz em 2 Coríntios 4.8: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados.” O que é perplexidade? Perplexidade é um estado de confusão ou incerteza. E o que é a incerteza senão uma espécie de dúvida?

E, no entanto, Paulo admite experimentar este tipo de perplexidade, dúvida, mas sabendo muito bem que não será destruído por isso: “perplexos, porém não desanimados.”. Essa confiança por trás da perplexidade pode ser experimentada como uma espécie de alegria profunda sob a guarda de Deus. Imagine uma criança perdida na floresta, mas por trás dessa ansiedade crescente da criança e de suas dúvidas crescentes está uma profunda confiança: “Papai vai me encontrar. Ele disse que sim. Ele vai me encontrar. Ele prometeu ficar comigo.”

DÚVIDA COMO SOFRIMENTO

Terceiro, considere Romanos 5.3-4: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”. Agora, o que esse texto ensina é que a razão pela qual podemos nos alegrar em tempos de miséria – o sofrimento dói, é miserável – é que aprendemos que suportar experiências de miséria tem o efeito de nos dar uma sensação de autenticidade. Conseguimos! Somos reais.! Fomos testados pelo fogo e considerados aprovados! Isso, diz o texto, produz esperança, e a esperança é a razão pela qual podemos nos alegrar. Esse é o argumento.

Cada período de dúvida seguindo de triunfo pode trazer um sentimento cada vez mais profundo de que Deus é fiel.

Penso que o mesmo processo de teste, resistência, esperança e alegria pode ser experimentado quando o tipo de sofrimento não é a dor física, mas a dúvida psicológica. “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.” Essa é a base da nossa alegria.

Eu responderia então à pergunta de Steve, que essa é a base para aprofundar nossa alegria. Posso experimentar uma alegria mais profunda mesmo nessas épocas? Minha resposta é sim.

Calma Paradoxal

Na verdade, disse ele, esse tipo de dúvida é recorrente, sazonal. Sendo isso verdade, podemos dizer que cada período de dúvida seguido de triunfo pode trazer um sentimento cada vez mais profundo de que Deus é fiel. Deus me segurará rapidamente. Posso, de certa forma, rir dessas intrusões na minha paz. Posso desprezar a espuma e as ondas da superfície porque, nas águas profundas da minha alma, desfruto de uma calma paradoxal por causa do cumprimento das promessas de Cristo.

Então, sim, Steve, você pode esperar ter uma alegria profunda em Deus nestes seus períodos recorrentes de dúvida.


Conheça os livros de John Piper pela Editora Fiel – clique aqui.

Veja mais episódios do John Piper Responde – clique aqui!

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Can I Still Have Joy in Seasons of Doubt? | Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão e Edição por Vinicius Lima.