Como saber o que a Bíblia diz sobre algum assunto?

Episódio do Podcast John Piper Responde

Transcrição do vídeo

Gostamos de receber e-mails que transformam pensamentos abstratos em questões concretas. Hoje, temos uma pergunta intrigante do nosso ouvinte Roberto sobre a importância da popularidade e da simpatia em nosso testemunho do evangelho.

O e-mail dele diz: “Pastor John, estou errado se as pessoas ao meu redor não gostam de mim? Ser rejeitado me torna um mau representante de Cristo? Não podemos agradar às pessoas o tempo todo. Até que ponto a nossa busca por ser aceito compromete a nossa fidelidade a Deus?”

 

Acho que o que pode ser útil em resposta à pergunta do Roberto é ilustrar como ele poderia responder essa pergunta com base nas Escrituras. Espero, ao fazê-lo desta forma, que muitas perguntas como essa possam ser respondidas, no sentido de que as pessoas percebam que tudo o que John Piper faz para se preparar para estas respostas aqui neste podcast de dez minutos é abrir a Bíblia, encontrar textos que se aproximam do assunto, pensar sobre eles e depois falar sobre o tema.

Francamente, penso que a maioria das pessoas que ouvem esse podcast poderia também buscar respostas na Bíblia e quero encorajar vocês a fazer isso. Então, estou encorajando você. Você poderia ter seu próprio tempo de reflexão e respostas bíblicas. Quero incentivar você que me ouve a fazer isso.

Como perguntar às Escrituras?

A primeira coisa que fiz foi digitar a palavra “agradar”, porque estamos falando sobre quando é certo agradar as pessoas e quando não é certo agradar as pessoas. Então, digitei a palavra agradar em meu software de estudo bíblico. Eu disse para encontrar todos os lugares onde agradar é usado pelo apóstolo Paulo, porque sabia que há um monte de lugares onde Paulo trata deste assunto – às vezes agradando as pessoas e às vezes não agradando as pessoas.

Nesta pesquisa, surgiram vários usos do termo agradar, nem todos relevantes. Selecionei os cinco que eram relevantes, isolei-os e comecei a lê-los. E enquanto lia, circulei, sublinhei e destaquei palavras que pareciam relevantes para responder à pergunta.

Agora, quando é certo agradar as pessoas? Quando é errado agradar as pessoas? Paulo está me avisando nesses versículos sobre quando ele faz isso e quando não faz? Presumo que Paulo não esteja se contradizendo, então eis o que vou fazer. Vou ler esses cinco versículos para você e mostrar o que vi. Porque acho que se você pudesse ver por si mesmo, não teria que escrever um e-mail pra mim. Nosso objetivo é capacitar as pessoas para irem à Bíblia e encontrarem Deus; ajudá-las a não dependerem de mim.

GÁLATAS 1.10

Em Gálatas 1.10. Paulo diz algumas coisas incrivelmente duras sobre aqueles que estão pregando um evangelho diferente. Ele diz: “Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.” – condenado (Gálatas 1.9). Agora, essas palavras não são agradáveis para os falsos mestres. Paulo deveria se preocupar com isso? Ele acabou de desagradar alguém. Meu palpite é que muitos leitores contemporâneos também não gostariam de suas palavras.

Então ele diz em Gálatas 1.10:  “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.” O mínimo que podemos concluir destas palavras é que às vezes, quando o Evangelho está sendo corrompido, ser um servo fiel de Cristo exigirá palavras duras. Não devemos deixar que isso nos atrapalhe, para algumas pessoas essas palavras são desagradáveis.

1 TESSALONICENSES 2.4–6

O segundo texto seria 1 Tessalonicenses 2.4–6. Aqui está o que Paulo diz:

“visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração. A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha. Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros.”

Isso me parece muito útil, porque Paulo menciona três coisas (pelo menos) que ele tenta evitar quando se trata de agradar outras pessoas na maneira como fala. Ele está evitando a bajulação, evitando dar um pretexto para a ganância e evitando tentar receber glória das pessoas. Em outras palavras, Paulo se opôs a tentar agradar as pessoas bajulando-as na esperança de ganhar dinheiro ou receber elogios e glória.

A questão principal em 1 Tessalonicenses 2 não é se alguém gosta ou não do que você diz. A questão é: você está servindo a si mesmo ou servindo aos outros? Você está manipulando o relacionamento para tentar dizer o que eles querem ouvir porque você quer dinheiro, ou quer glória, ou quer algo que eles não esperam que você queira, dado o que você está dizendo?

COLOSSENSES 3.22

Aqui está o terceiro texto, Colossenses 3.22, que diz: “Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor”. Parece-me que o que Paulo quer dizer com “servindo sob vigilância” é que o objetivo de alguém que fala ou serve apenas com isso em mente não está pensando com a profundidade devida, só pensa naquilo que os olhos alcançam. Então, é por isso que Paulo contrasta isso com “singeleza de coração” e “temendo ao Senhor”. Em outras palavras, agradar alguém pode ser bom se for um ato sincero e que não comprometa seu temor ao Senhor.

1 CORÍNTIOS 10.31–33 e ROMANOS 15.1–2

Rapidamente, as duas passagens que nos dizem que Paulo tenta agradar as pessoas são 1 Coríntios 10.31–33 e Romanos 15:.–2, que são assim:

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.  Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.”

“Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos. Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.” 

Quando Paulo está tentando agradar aos outros, ele diz cinco coisas que tornam isso bom:

  1.   Não estou buscando benefício próprio.
  2.   Estou procurando ajudar outros.
  3.   Estou tentando trazê-los para a salvação.
  4.   Estou buscando o bem deles.
  5.   Procuro edificá-los – isto é, na fé e na santidade.

Vamos à resposta

Em resumo, acho que a resposta à pergunta de Roberto sobre quando é certo e quando é errado agradar as pessoas seria mais ou menos assim. Mais uma vez, tudo o que estou fazendo agora é tentar resumir. Vou tentar resumir o que vimos nesses versículos.

Se você não é motivado pela bajulação, e se não é motivado por tentar manipular as pessoas para conseguir dinheiro, glória ou elogios para si mesmo, e se você não está falando ou agindo com falsidade, mas no temor de Deus, e se você está buscando o que for bom às pessoas, o bem delas, a salvação delas e a edificação delas — se todas essas coisas caracterizam seu comportamento e sua fala, então sim, procure agradar as pessoas. Seu esforço para agradá-las será protegido do pecado e será usado para a justiça e para a glória de Deus.

 


Conheça os livros de John Piper pela Editora Fiel – clique aqui.

Veja mais episódios do John Piper Responde – clique aqui!

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Study the Bible on a Topic| Traduzido por DB Studios (Gabriel Baguera). Revisão e Edição por Vinicius Lima.