Minha leitura da Bíblia parece monótona – O que posso fazer?

Episódio do Podcast John Piper Responde

Transcrição do vídeo

A leitura da Bíblia envolve a preciosa palavra de Deus de uma forma profunda e transformadora. E isto representa um desafio na nossa leitura da Bíblia, porque à medida que entramos no nosso ritmo diário, ao longo do tempo descobrimos que em alguns momento não sentimos nada, mesmo quando lemos sobre as coisas mais preciosas do universo.

Nossos corações ficam paralisados. Nosso amor pelas coisas de Deus parece inerte. Então, como podemos sair dessa rotina e impulsionar o envolvimento do nosso coração com a Palavra de Deus?

Muitos fizeram essa pergunta, incluindo um ouvinte anônimo que escreveu “Pastor John, e se eu ler a Bíblia, mas não sentir nada como valor, preciosidade, beleza, e a alegria que essas palavras deveriam comunicar à minha alma? Existe alguma coisa que eu possa fazer ou devo esperar até que consiga sentir algo no futuro?”

 

Bem, estou muito feliz com a pergunta porque é algo em que tenho pensado recentemente, tanto quanto tenho meditado em uma seção do livro de Provérbios. Creio que este trecho do livro de Provérbios foi introduzido pelo escritor inspirado para responder a essa pergunta. O trecho é Provérbios 22.17–24.22. Aperte a pausa se quiser ir buscar sua Bíblia, porque vou ler Provérbios 22.17–18. 

Ok, agora você tem sua Bíblia, e o trecho que vou comentar vai de Provérbios 22.17 a Provérbios 24.22. Se você olhar o final de Provérbios 22.20, está escrito: “Porventura, não te escrevi excelentes coisas acerca de conselhos e conhecimentos?” Agora, esses trinta conselhos são encontrados em Provérbios 22.17–24.22 em grupos. Algumas Bíblias dividem os agrupamentos para você. Cada vez que começa um novo tema, surge um novo ditado, e são trinta.

O versículo 17 é onde as palavras começam e diz: “Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios”. Portanto, esses conselhos são intitulados “Palavras dos Sábios”. O que há de tão importante nisso é que acho que os dois primeiros versículos, ou talvez os três primeiros versículos, nesta nova seção de trinta conselhos foram escritos para responder à pergunta que acabamos de receber – ou seja, como você ouve e como você sente essas palavras de maneira adequada?

Resposta inspirada

Então, deixe-me ler os versículos 17 e 18: “Inclina o teu ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento,  Porque é coisa agradável os guardares [estas palavras dos sábios, comunicando esse conhecimento ] no teu coração e os aplicares todos aos teus lábios.” Então, duas coisas:

A primeira parte diz: “Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento”. Claramente, o ponto é este: as palavras estão sendo ditas e você deve se inclinar – literalmente “inclinar seu ouvido”. O que fazemos quando não podemos ouvir? Nós meio que nos inclinamos. Nós nos aproximamos. 

Fazemos isso com nossa atenção também. Se você está lendo palavras ou ouvindo palavras, e as palavras estão simplesmente passando, ele está dizendo: “Não as deixe passar. Não deixe nenhuma das palavras passar. Preste atenção meticulosa, cuidadosa e atenta às próprias palavras, porque as palavras” – próxima linha – “vão formar conhecimento em sua mente”. A próxima linha diz o seguinte: “e aplique seu coração ao meu conhecimento”.

Conhecimento é o que se forma na mente. É alguma ideia, alguma comunicação de algo valioso, precioso ou importante e sábio que ele vai lhe dar por meio de palavras que chegam ao seu ouvido, vão para dentro de você e produzem conhecimento. E então – aí vem – ele diz para “aplicar seu coração ao meu conhecimento”. O efeito? “Será agradável.” Penso que o coração seja colocado aqui como o órgão da afeição, capaz de sentir admiração pelo que lemos.

E é essa a questão: como posso sentir prazer – uma admiração e uma valorização, um amor, um apego, prazer e satisfação – naquilo que percebo através das palavras? E ele diz: “A maneira de fazer isso é aplicando o seu coração”.

Agora, vou falar sobre o que isso significa, mas saiba que este escritor está respondendo à sua pergunta. Existe algo que você pode fazer para passar dos ouvidos atentos às palavras e das mentes ávidas por conhecimento para os corações que experimentam o prazer contido nas palavras? Existe algo que você possa fazer? A resposta dele é sim, e as palavras que ele usa são assim: “Aplique seu coração ao que seu ouvido ouviu e ao conhecimento que está se formando em sua mente”.

Como aplicar o coração

Agora, o que isso significa? Tenho aqui, bem na minha frente na tela, a palavra tā·šîṯ, que em hebraico significa o verbo aplicar. A frase completa significa “seu coração se aplica”, ou literalmente, “seu coração colocado” ou “fixado” ou “permanecendo”.

Então você pega seu coração e o coloca, você o coloca, naquilo que você viu com seus olhos ou ouviu com seus ouvidos. Você empurra o seu coração para a beleza do conhecimento. Se o coração não estiver sentindo nada, você diz ao coração: “Coração, acorde”. E você segura o coração e o aplica; você empurra; você coloca isso no conhecimento. Você empurra isso. Há algo que você pode fazer.

Aqui está uma analogia. Suponha que você queira provar um bife. Você pode ouvir o chiado na grelha do lado de fora, então você sai. Então seus olhos veem o bife chiando na grelha. Se você chegar perto o suficiente, seu nariz poderá sentir o cheiro do bife chiando na grelha – mas ainda não há gosto daquele bife na boca. Existe algo que você possa fazer?

Essa é a questão. Realmente é a questão. Existe alguma coisa que você possa fazer com Deus, com Cristo, com a salvação, com a Palavra de Deus, a palavra do infinito Deus Criador? Existe algo que você possa fazer para prová-la? Você sabe qual é a resposta. Você pega uma faca, corta um pedaço, coloca na boca e mastiga e mastiga. E então você engole e prova. E você diz ao seu coração: “Coma, coração. Coma, coração.”

Diamantes escondidos à vista de todos

Deixe-me dar mais alguns exemplos. Estou caminhando para a igreja. É outubro. As folhas das árvores da minha vizinhança são incrivelmente brilhantes em amarelo e laranja, e o sol está brilhando. Foi um outubro mais quente do que o normal, a temperatura está por volta de dezoito graus. As folhas estão voando por toda parte e é lindo.

Mas estou caminhando para a igreja, para uma reunião de oração, e não percebo nada. Meus olhos estão vendo e eu não estou vendo. O que tem que acontecer? Eu faço uma pausa. A graça de Deus me faz parar. Este pequeno podcast aqui me faz fazer uma pausa. E você olha para isso – você realmente olha para isso. Você se inclina e diz: “Coração, isso é laranja. Isso é amarelo. As folhas eram verdes, e agora são laranja, amarelas e douradas, e o sol as torna brilhantes, e elas estão acenando para você com a brisa, e Deus está tentando chamar sua atenção e dizer: ‘A glória de Deus está brilhando aqui. Olhe bem.’” E você empurra o coração para a beleza das árvores.

Quando voltei para casa por vários dias essa semana, percebi duas ou três tardes tão lindas que eu olhava pela janela e dizia: “Uau”. E eu levantava e descia, andava debaixo da árvore e olhava para cima. Então atravessei a rua e olhei para trás. Então peguei minha câmera e tentei tirar algumas fotos diferentes. Então eu andei pela lateral da casa para ver como era aquele ângulo. Este é o empurrar do coração para o ouro da revelação natural.

Você faz a mesma coisa com a Palavra de Deus. Um diamante é oferecido a você. Você vê o diamante, mas não vê o diamante. Então você diz ao seu coração: “Coração, mova-se em torno deste diamante. Olhe para o diamante daquele lado e olhe para o diamante deste lado.”

Conversa de coração como conversa de Deus

E quando uma pessoa nascida de novo está lendo Provérbios 22.17 – “Aplica o coração ao meu conhecimento“. Aplique seu coração. Aplique seu coração” – você não pode deixar de transformá-lo em oração. Quando você está pregando ao seu coração e diz ao seu coração: “Vamos, coração; acorde. Vamos, coração; Veja isso. Vamos, coração; sinta isto. Isso é lindo. Acorde, coração”, instintivamente você está orando. Você não está apenas falando com o seu coração – embora esteja falando com o seu coração, porque é isso que o texto diz para fazer: “Aplique o seu coração”. Mas você também está orando: “Deus, Deus, me ajude. Deus, abra meus olhos.

Então, posso sugerir que, mesmo que você ouça isso agora e diga: “Já tentei isso e não funcionou” ou “Nem sei do que você está falando” – posso te pedir um favor? Posso implorar a você? Você pode ser inexperiente nisso e ainda precisa de prática para perceber. Mas, por favor, não desista! Não diga que você está além da capacidade de sentir a beleza do conhecimento de Deus na Bíblia e do conhecimento dos caminhos do Senhor. Este texto que vimos é a Palavra de Deus para você: “Aplique o seu coração”.

 


Conheça os livros de John Piper pela Editora Fiel – clique aqui.

Veja mais episódios do John Piper Responde – clique aqui!

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: My Bible Reading Feels Flat — What Can I Do? | Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão e Edição por Vinicius Lima.