A criação de homem e mulher no projeto de Deus – Parte 1

Homem e mulher foram criados à imagem de Deus

Gênesis é o livro bíblico que nos ensina sobre Deus e sua criação. Nele encontramos o plano de Deus para homens e mulheres. O Autor da vida planejou as diferenças entre homens e mulheres e os fez complementares em suas funções.

Deus teve um propósito ao criar o ser humano homem e mulher ambos com o mesmo valor, exercendo papéis distintos, porém complementares.

Algo importante na criação de homens e mulheres é que o Deus trino pensou em reproduzir a dinâmica de seu próprio relacionamento. Os gêneros sexuais foram criados para exibir o Senhor Deus e dar glória a ele.

Homem e mulher foram criados à imagem de Deus

Tanto Adão como Eva foram criados à imagem[1] de Deus, iguais perante ele como pessoas e distintos em sua masculinidade[2] e feminilidade[3].

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1.26-27

O Senhor Deus disse ainda: — Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele.  Gênesis 2.18

Diferente de toda a Criação, homem e mulher foram criados à imagem de Deus, amorosamente tecido à imagem de Deus, pensados e planejados antes da fundação do mundo. Tanto o homem como a mulher são iguais na representação da imagem de Deus.

Em Gênesis 5.2 homem e mulher recebem o nome de adão (homem), receberem um nome comum mostra que o gênero humano não é algo que diz respeito apenas a nós, mas aponta para a obra redentora de Jesus Cristo que se aplica aos dois sexos igualmente.

Homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados. Gênesis 5.2

Quando Deus chama homem e mulher de HOMEM (adão), ele enfatiza a união entre homem e mulher e a sua igualdade. Os dois gêneros são portadores da imagem de Deus individualmente e integralmente.

Quando Deus chamou homem e mulher de adão ele estava apontando para o último Adão, Jesus Cristo.

Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. 1 Coríntios 15.45-49

A mulher é parte do homem e por isso pode ser representada por Adão, o primeiro homem e pode também ser representada pelo segundo homem, Jesus Cristo, o homem celestial.

A igreja, a noiva de Cristo, por quem ele morreu e ressuscitou, é formada por homens e mulheres redimidos. A união do homem e da mulher representa a união de Cristo com a igreja, obedecendo a ordem original do Criador dada em Gn 2.24, assim como o homem deve deixar pai e mãe para se unir a sua mulher, assim também Cristo deixou o Pai para se unir à sua noiva, a igreja, um verdadeiro sacrifício de amor.[4]

Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Efésios 5.31-32

Nenhuma outra criação de Deus teve o privilégio de ser feita à sua semelhança, no entanto homens e mulheres são portadores autênticos da imagem do Deus Criador.

Nunca houve um Deus como o nosso Deus criador de seres semelhantes a ele mesmo, representantes visíveis do Deus invisível.

Sermos criados à semelhança de Deus nos capacita a pensarmos e agirmos moralmente, temos aspectos de nosso caráter que exibem o caráter de Deus. Temos personalidade que revelam Deus. Nossa expressão de amor, paciência, sabedoria, santidade, justiça, bondade, são expressões de nossa semelhança com Deus.

Homem e mulher criados para exibir a glória de Deus e seu perfeito plano de redenção.

 


[1] Imagem: Representação de uma pessoa ou uma coisa pela pintura, escultura, desenho etc.; imitação, cópia.

[2] Masculinidade: Característica ou particularidade do que é masculino. Qualidade da pessoa que apresenta um comportamento másculo; virilidade. (fonte: https://www.dicio.com.br/masculinidade/)

[3] Feminilidade: Característica, particularidade ou estado particular da mulher; comportamento feminino; feminidade. [Por Extensão] Designação do sexo feminino. (fonte: https://www.dicio.com.br/feminilidade/)

[4] C.f. Bíblia de Estudo da Fé Reformada, nota dos versos de Efésios 5.31-32.


Conheça o livro de Renata Gandolfo pela Editora Fiel – A arte da guerra para mulheres

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.