Ser santo é nossa identidade

A obra santificadora é do Espírito Santo

Este artigo faz parte da série “O que a Bíblia diz sobre…” Clique aqui para ver os demais artigo!

 

Santo é uma palavra que foi distorcida do seu sentido original. Há uma crença popular que ser santo é ser alguém dotado de dons sobrenaturais com capacidade de exercerem ações milagrosas, que são diferentes das pessoas comuns. Algumas crenças acreditam que santo é a pessoa extraordinária, que está mais próxima de Deus por causa de suas próprias capacidades e virtudes.

Mas o que a Bíblia diz sobre sermos santos?

Todo crente em Jesus Cristo é santo

O significado do verbo santificar é separar. Santo é alguém que foi separado por Deus e para Deus.

A Bíblia não diz que somos pessoas excepcionais, dotadas de dons especiais, mas sim que nós fomos escolhidos para ser santos. Ao contrário da crença popular, a Bíblia ensina que Deus escolheu os menos prováveis, os menos favorecidos para serem santos. E dessa forma, ninguém pode se vangloriar de seus dons e talentos, para que a glória seja do Senhor nosso Deus:

E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus.

Mas vocês são dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção, para que, como está escrito, “aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”.  (1 Coríntios 1.27-31)

Deus nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos “em Cristo” (nele):

Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Efésios 1.4

Fomos separados para sermos propriedade de Deus:

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. 1 Pedro 2.9a

A obra santificadora é do Espírito Santo

A obra santificadora do Espírito Santo está ligada à nossa salvação. 

Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo. 1 Pedro 1.2

Mas devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus os escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade. Foi para isso que também Deus os chamou mediante o nosso evangelho, para que vocês alcancem a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. (2 Tessalonicenses 2.13, 14)

O Espírito Santo nos abre o entendimento para crermos em Jesus como nosso Salvador pessoal quando nos convence de nosso pecado.

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados Efésios 1.2

Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. 2 Coríntios 4.6

A obra do Espírito é nos unir à Cristo, e isso significa que é uma mudança de estado e não apenas uma mudança de rótulo. Passamos de pecadores miseráveis para salvos e santos em Cristo.

A Santificação envolve as três pessoas da Trindade

Deus nos escolheu “em Cristo” para sermos santos:

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.  (Efésios 1.3, 4)

Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos. (Filipenses 1.1)

Jesus Cristo santifica a sua igreja em uma ação conjunta de entrega de si mesmo com a purificação pela sua bendita Palavra:

[…} como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra. (Efésios 5.25, 26)

O Espírito Santo nos santifica:

Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade. (2 Tessalonicenses 2.13)

Ser santo é um privilégio recebido gratuitamente pela graça de Deus, mas envolve o nosso esforço de permanecermos crescendo progressivamente em santidade. Aqueles que receberam o dom da fé devem viver vida de santificação.

Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6.22)

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1.13-16)

Sede santos, por amor a Cristo, o Senhor.

 


Conheça o livro de Renata Gandolfo pela Editora Fiel – A arte da guerra para mulheres

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor e Editor: Vinicius Lima.