Como é a dinâmica entre minha mente e meu coração?

Episódio do Podcast John Piper Responde

Transcrição do vídeo

No episódio de hoje, pastor John, quero dar uma olhada no Salmo 111. Ali encontramos uma grande promessa para a vida: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Salmo 111:10). Suspeito que esta seja uma linha que muitos de nós conhecemos bem – sabemos de cor, provavelmente. Muitos ouvintes memorizaram esse versículo ao longo dos anos. Muitos de nós sublinhamos ou destacamos isso em nossas Bíblias, twittamos ou compartilhamos online em algum momento. Eu vi isso em canecas de café e em camisetas. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.”

Mas há um toque cristão hedonista neste texto que eu não tinha notado até ver algo que você disse sobre isso alguns anos atrás. Você citou o texto e depois disse: “Como tantas vezes nas Escrituras, o que acontece no coração governa o que acontece na mente”. Então, aqui, o temor no coração leva à sabedoria na mente. Muitas vezes abordamos as coisas ao contrário: da mente para o coração, levando as coisas da mente para o coração. Explique como isso funciona na outra direção – como nossos corações governam o que acontece em nossas mentes.

Quando digo que o coração governa a mente, não quero dizer que, quando nossas mentes são renovadas pelo Espírito Santo, elas não podem exercer boa influência sobre nosso coração. Não quero excluir isso. Eles o fazem. O pensamento renovado ajuda a renovar o sentimento. Isso é verdade. Em toda a Bíblia, o conhecimento correto tem o propósito de produzir sentimentos corretos, bem como agir corretamente. Conhecemos a Deus para amá-Lo.

Dez vezes em 1 Coríntios, Paulo diz: “Não sabeis? – com a implicação: “Se você soubesse corretamente, pensaria de maneira diferente, sentiria de maneira diferente, agiria de maneira diferente sobre o que está prestes a fazer”. E em 1 Tessalonicenses 4.5, Paulo diz para não se entregar à “paixão da luxúria como os gentios que não conhecem a Deus”, o que implica que um conhecimento correto de Deus teria um efeito subjugador sobre as paixões de nosso coração. Portanto, não estou negando que Deus nos deu uma razão renovada e formada pela Bíblia como uma forma de moldar as emoções de nosso coração.

Poder do Coração

De onde tirei a ideia de que isso também funciona ao contrário – ou seja, que um coração cujos desejos vão atrás do mal ficará cego de ver a verdade sobre Deus em seus caminhos e obras, e um coração que deseja ir atrás de Deus e do que é bom verá a verdade mais facilmente? Em outras palavras, a condição do coração e seus desejos têm um enorme efeito sobre se seremos ou não capazes de ver Deus, seus caminhos e suas obras pelo que realmente são.

Deixe-me dar algumas passagens bíblicas que apontam para esse poder de nossos corações – nossos desejos sobre os pensamentos de nossa mente.

Amor Escurecido

Em João 3:19, Jesus diz: “Este é o juízo: a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz”. Eles não vêm para a luz. Eles rejeitam a verdade. Eles não abraçam a verdade com suas mentes. E a razão que Jesus dá não é que eles não tenham luz suficiente ou evidência ou conhecimento suficiente. A razão que ele dá é esta: eles amam a escuridão. Por que eles não veem a luz? Porque eles amam o escuro. É uma questão de amor, certo? É uma questão de coração. É isso que quero dizer quando digo que o coração governa a mente. O que o coração ama pode cegar a mente para a luz, para a verdade.

Coração endurecido

Aqui está a maneira como Paulo chega à mesma coisa. Ele descreve os gentios que rejeitam o evangelho assim: “Eles estão obscurecidos em seu entendimento, separados da vida de Deus por causa da ignorância que há neles, por causa de sua dureza de coração” (Efésios 4.18). Ele se move em direção ao fundo do nosso problema, passando por quatro camadas. Onde isso termina? O que está a raiz do nosso problema, da nossa escuridão?

Ele diz escurecido, alienado, ignorante, duro. A raiz do nosso problema não é a ignorância. Há algo por trás da ignorância que traz a ignorância culpável e nos mantém na prisão escura da ignorância – ou seja, a dureza do coração. Isso não é principalmente um problema intelectual; isso é um problema de desejo. A dureza de coração é a resistência obstinada a Deus porque amamos nossa independência de Deus. Odiamos a ideia de estar sob autoridade absoluta. Amamos nossa autonomia, nossa autossuficiência, nossa autodireção, nossa autoexaltação. Nós nos erguemos com dureza, com rigidez, contra qualquer sugestão de dependência absoluta de outro, especialmente de Deus.

Paulo diz que o efeito dessa dureza de coração é ignorância, alienação e escuridão. Mas a questão raiz não é intelectual. É uma questão de amor. É uma questão de desejo.

Vontade distorcida

Ou considere esta incrível palavra de Jesus em João 7.17: “Se a vontade de alguém é fazer a vontade de Deus, saberá se o ensino vem de Deus ou se estou falando por mim mesmo”. Esta é uma das declarações mais claras da Bíblia de que a vontade correta precede e permite o conhecimento correto.

Lembro-me de ouvir isso pela primeira vez em uma mensagem na capela do Wheaton College. Acho que foi em 1966. Lembro-me de pensar: “Isso é incrível”. Lembro-me de sair pensando: “É incrível que minha vontade tenha que ser mudada para que eu saiba a verdade”. Não é apenas o contrário. Toda a minha mentalidade era que é o contrário. Saber mudará minha vontade. “Eu tenho que saber. Eu tenho que saber.” Bem, na verdade, não. A vontade certa permitirá o conhecimento correto.

Foram dois anos até o meu primeiro ano no seminário, onde todas as peças se encaixaram, e percebi que temos que nascer de novo. Temos que ter uma nova vontade, um novo coração. Algo tem que acontecer conosco para nos mudar por dentro, para que possamos saber as coisas da maneira que devemos conhecê-las, o que significa que Deus está soberanamente no controle sobre me resgatar do meu coração pecaminoso, da minha vontade inclinada. Não posso querer o querer a coisa errada. Não vai funcionar. Minha vontade é distorcida por natureza. É o que chamamos de pecado original. Eu amo as coisas erradas e preciso que Deus intervenha para mudar minha vontade para que eu possa conhecer a Deus corretamente.

Dom da humildade

Então, a lição é: além do Espírito de Deus, todos nós temos corações pecaminosos que tendem a levar nossas mentes cativas e fazê-las produzir argumentos que justifiquem os comportamentos pecaminosos que amamos. Esse é o tipo de controle de que estou falando. Todos nós somos propensos à autojustificação – todos nós. Quando eu realmente quero fazer algo que seja pecaminoso, meus desejos exercem uma influência poderosa em minha mente para criar argumentos que me mostrem que não é pecaminoso; está tudo bem. É assim que funciona. É assim que está funcionando em toda a nossa cultura hoje.

E uma vez que a dureza orgulhosa de coração é a raiz do problema, a humildade dada por Deus é o remédio. O Salmo 25.9 diz: “Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho”. Então, pedimos a Deus que quebre nossa dureza e substitua nosso orgulho pela humildade e, dessa forma, torne possível para nós ver Deus – ver seus caminhos e suas obras pelo que eles realmente são. Quando Deus muda nossos corações, então nossos corações servem à mente em vez de cegar a mente.

 

Conheça os livros de John Piper pela Editora Fiel – clique aqui.

Veja mais episódios do John Piper Responde – clique aqui!

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How Your Heart Governs Your Mind | Tradução, revisão e edição por Vinicius Lima.