Idolatria à esposa

Ame-a menos para amá-la mais

Guerras acontecem por isso, sangue é derramado por isso, líderes traem homens por isso — a coroa.

Almas trocam Deus por isso, jovens enganam por isso, Cristo foi vendido por isso — o dinheiro.

Pais abandonam famílias por isso, fariseus crucificam seu Messias por isso, homens vendem suas almas por isso — a glória .

No entanto, o que são essas coisas quando colocadas ao lado daquilo que o próprio Deus diz que não é bom para o homem viver sem (Gênesis 2.18)? Que coroa é mais brilhante? “Uma esposa excelente é a coroa do seu marido” (Provérbios 12.4). Que tesouro é mais desejável? “Ela é muito mais preciosa do que jóias” (Provérbios 31.10). Que esplendor exige melhor sua atenção? “A mulher é a glória do homem” (1 Coríntios 11.7).

Ela é a noite para o seu dia, a lua para o seu sol, a adequada que Deus formou dele e para ele (Gênesis 2.18; 1 Coríntios 11.8–9). As primeiras palavras registradas do homem não são cantadas para o jardim do Éden nem mesmo para o Deus do Éden, mas para ela, a rainha do Éden. As bibliotecas do mundo explodem com a adoração do homem, continuando estrofes iniciadas no jardim:

Esta, sim, é osso dos meus ossos
    e carne da minha carne;
ela será chamada mulher,
    porquanto do homem foi tomada. (Gênesis 2.23)

No entanto, assim como com coroas menores, jóias menores, glórias menores, a mulher também pode atrair corações que estão afastados do amor supremo por Deus. Amores puros, amores imponentes, como os anjos altos e belos, caem mais rápido e descem mais fundo, até as profundezas dos demônios. O irmão apunhalou o irmão pelas costas por ela, mil navios navegaram por ela, o céu foi recusado para se ter ela — a mulher.

Jesus adverte contra o amor desmedido de um homem por sua ajudadora com total seriedade: “Se alguém vem a mim e não aborrece a sua própria… mulher… não pode ser meu discípulo ” (Lucas 14.26).

Suicídio romântico

Qualquer amor que leve um marido a desobedecer a Deus, abdicar de sua responsabilidade, escolhê-la em vez de Cristo no momento da decisão ou na deriva de uma vida — isso não é o amor que Deus requer. Nossa era ensina sistematicamente com romances e comédias românticas, recomendando um amor carnal, um amor que belisca seu incenso diante de Afrodite e Eros. Como com Romeu e Julieta, é uma paixão ímpia e idólatra, um suicídio romântico.

Mas este não é o amor de Cristo por sua noiva. Embora o amor de Cristo por sua noiva seja inigualável — ele viaja para o inferno e volta, derrama seu sangue precioso, veste seu pecado e vergonha, esvazia-se para elevá-la ao seu trono — ainda assim, ele não contém nem se quer uma grama de idolatria. Ele nunca troca a luz pela escuridão. Ele nunca termina apenas nos dois . Ele não supera, exclui ou impede seu amor por seu Pai. Em vez disso, o amor por sua igreja é lançado dentro do mar selvagem do amor masculino entre um Pai e seu Filho unigênito. Ele nos atrai para um amor mais antigo e mais alto: “Ó Pai justo, . . . Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo conhecido, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles” (João 17.25–26).

Então, quando Jesus diz: “Se alguém vem a mim e não odeia a sua própria… mulher… não pode ser meu discípulo” ( Lucas 14:26 ), ele não quer dizer: “Ame menos sua esposa ou não poderá ser meu discípulo”. Ele quer dizer: “Ame-a plenamente, como eu amei minha igreja, e ame-me com todo o seu coração, mente, alma e força ”. Ele quer dizer: “Você deve me amar, seu Deus, com todo o seu coração, mente, alma e força”. Quando justapostos, quando colocados como rivais, quando um deve ser escolhido e o outro negado, um marido e uma esposa devem escolher Deus acima de seu cônjuge. Seu trono é tão exaltado que até mesmo o mais alto amor por uma esposa é considerado ódio em comparação. “Você não terá deuses, nenhuma outra beleza, nenhum outro amor acima de mim ou além de mim”. Como Agostinho orou: “Ama-te muito pouco aquele que ama qualquer coisa junto contigo, a qual não ama por tua causa” (Confissões , 10.29.40).

Isso é pessoal para mim porque cresci acreditando na história de amor “você-me-completa” que afasta a felicidade de Deus. Ela seria minha manhã, meu significado, o Alfa e o Ômega do meu coração. Ofereci minha confissão de um romântico indefeso. Talvez outros homens não precisassem ser avisados ​​sobre um amor distorcido pela esposa, mas eu precisava, mesmo antes de ter uma. Talvez outros homens precisassem ser avisados ​​para levar a sério o carinho e o cuidado de suas esposas. Ainda assim, Jesus oferece o mesmo a todos os possíveis discípulos: maridos, se vocês vierem a mim e não odiarem sua própria esposa — isto é, a amarem significativamente menos do que tudo com que me amam — vocês não podem ser meus discípulos.

Atendendo a Sua Voz

Desde o jardim, o homem tem lutado para manter limites adequados. Considere o comentário de Milton sobre Adão enquanto ele segue Eva para a rebelião:

No entanto, eu contigo fixei meu destino,
Certo de sofrer como a condenação; se a morte
Consorcia contigo, a morte é para mim como a vida;
Tão forte dentro do meu coração eu sinto
O vínculo da natureza me atrai para o que é meu,
O meu em ti, pois o que tu és é meu;
Nosso estado não pode ser separado; somos um,
Uma só carne; perder-te seria perder a mim mesmo. (Paraíso Perdido , 9.952–59)

A imagem de Milton é de uma afeição perversa. Isso é plausível, pois Deus não apenas confronta Adão sobre comer da árvore, mas diz: “Porque você deu ouvidos à voz de sua mulher e comeu da árvore da qual eu lhe ordenei …” (Gênesis 3.17). A questão não é que ele ouviu o que ela disse; a questão é que ele preferiu o que ela disse ao que ele sabia que Deus havia dito. O desejo dela se tornou sua ordem. Naquele momento, quando ela lhe ofereceu o fruto, ele não odiou sua mulher para recusá-la. Em seu coração, a voz dela se tornou a de um deus.

A voz de uma mulher é poderosa para um homem. Eu vi homens dobrarem, triplicarem de estatura pela palavra de sua esposa, assim como vi homens encolherem pela metade e correrem para a ruína por ouvirem sua voz. Estes últimos mataram mil filisteus com uma queixada. Eu os conhecia de cabelos longos, no auge de sua força e poder. Mas então eles se casaram (frequentemente de forma imprudente). A esposa rebelde fez um marido rebelde — uma só carne.

Falsos mestres se infiltraram nos lares por meio de podcasts e redes sociais, capturando primeiro as mulheres fracas e, em seguida, seus maridos indiferentes. As postagens dela nas redes sociais já entregavam seu comprometimento teológico. A resposta dela à tragédia infectou a dele: “Você ainda mantém sua integridade? Amaldiçoa seu Deus e morra” (Jó 29). Em vez de preferir a voz de Deus, respondendo que ela fala como uma das mulheres tolas falaria, ele a  escuta. Ele considera. E logo, ele escolhe sua costela em vez de sua alma. “Se a morte se associar a ti, a morte é para mim como a vida”, temo que esteja escrito em suas lápides.

Derrubando Reinos

Adão se ajoelhou diante desse amor distorcido pela esposa, mas Salomão foi arruinado por isso. Embora a lei de Deus explicitamente declarasse: “Não entrarás em casamento com elas, nem elas contigo, porque certamente desviarão teu coração para seguir os seus deuses”, lemos sobre aquele considerado o mais sábio dos homens,

“… amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, mulheres das nações de que havia o Senhor dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.” (1 Reis 11.1–4)

Neemias — alavancando os pecados de Salomão para confrontar maridos de sua geração que se casaram com mulheres descrentes — confrontou outros homens sobre o assunto. Seu diário público diz:

Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos. Não pecou nisto Salomão, rei de Israel? Todavia, entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado do seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Não obstante isso, as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado. (Neemias 13.25–26)

Esposas idólatras fizeram até mesmo Salomão pecar. Ele era amado por Deus, recebeu sabedoria inigualável, ele se destacou nos anais da realeza e, ainda assim, ele foi levado à idolatria, primeiro dessas mulheres, depois de seus deuses. Exatamente este pecado que estava no campo de visão de Paulo quando ele reitera: “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos. Pois que sociedade tem a justiça com a iniquidade? Ou que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6.14)? Nenhuma. E eu mesmo vi um homem que discipulei vagar pela floresta escura atrás dela, para nunca mais retornar.

Rei sobre a coroa

Casei-me e, portanto, não posso ir. (Lucas 14.20)

O banquete está pronto; Deus agora chama aqueles que antes eram convidados para seu banquete. No entanto, na parábola de Jesus, “todos começaram a dar desculpas” (Lucas 14.18). O primeiro comprou um campo e precisava ir vê-lo. O segundo comprou bois e foi examiná-los. O terceiro se casou e pensou em se desculpar. O mestre, indignado com suas recusas, jurou: “Eu lhes digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará o meu banquete” (Lucas 14.24).

Alguns homens não estarão no reino de Deus porque estavam muito ocupados com seus casamentos. Eles tinham férias para tirar, encontros para ir, sexo para aproveitar, sonhos para realizar. Eles adorariam vir a Cristo, realmente, mas você sabe… a vida conjugal. Talvez da próxima vez … Observe que, no que se segue, Jesus não elabora sobre a terra ou os bois, mas sobre o relacionamento.

Grandes multidões o acompanhavam, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.  (Lucas 14.25–26)

Deus a deu a ele para que ele a levasse ao banquete, e ela o ajudaria na jornada até lá, para ir de mãos dadas para saborear a vida real junto com as crianças que Deus lhes deu. O Mestre, não ela, deve ter preeminência. Ela não criou você. Ela não morreu por você. Ela não é Senhor do céu e da terra. Ela não pode ressuscitar os mortos. Ela não pode pagar por um pecado ou sustentar sua vida um segundo. Ela não dá todas as graças e concede todas as bençãos.

Ela é um presente de Deus. Ela nunca foi criada para suportar esse terrível fardo de amor. Nós temos que amá-la como ela deve ser amada. Nós a amaremos melhor somente quando a amarmos como nossa esposa e não como nossa deusa.

Por: GREG MORSE ©️ Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Love Her Less to Love Her More. Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.