Lendo a Bíblia contra a sua ansiedade

A Verdade de Deus afeta nossas emoções

Criei três trabalhos ensinando em Mateus 6:24–34 sobre ansiedade. Meus objetivos eram entender como Jesus nos ajuda a superar a ansiedade, bem como extrair seis lições de como ler a Bíblia por nós mesmos. Com esta pequena série, eu tenho a metodologia, a teologia e a aplicação em mente. Aqui estão as seis lições que destaquei para a leitura da Bíblia.

1. A Bíblia argumenta.

A Bíblia dá razões ou argumentos para o que ensina. Isso foi transformador em minha vida quando eu tinha 22 anos, descobrir que a Bíblia não é um colar de pérolas, mas uma cadeia de pensamentos interligados. Isso faz uma grande diferença na forma como a lemos.

2. A unidade de pensamento (ou passagem) de uma Bíblia tem um ponto principal.

Cada unidade de pensamento (ou passagem) na Bíblia tem um ponto principal. Isso significa que todo o resto da unidade apóia esse ponto. É verdade para a Bíblia e é verdade para este artigo. Procure o ponto principal em tudo o que ler.

3. Para realmente entender uma passagem, devemos descobrir como os argumentos apóiam o ponto principal.

Descobrir como os argumentos apóiam o ponto principal é o que significa entender uma passagem ou um texto. Depois de identificarmos o ponto principal de uma passagem e localizarmos os argumentos do autor para esse ponto principal, temos que fazer o trabalho mais difícil de entender as conexões. Como cada ponto de apoio prova o ponto principal?

4. Jesus assume que a verdade afeta nossas emoções.

Jesus assume que a verdade – razões, argumentos, fatos – afeta ou influencia as emoções. A ansiedade é uma emoção. Não é uma decisão. Não decidimos ficar ansiosos. Isso acontece conosco. Jesus ataca a ansiedade em Mateus 6 com verdade, fatos, promessas e razões.

Portanto, ele deve acreditar que sua palavra dada às nossas almas terá um efeito emocional, até mesmo físico. Existem dezenas e dezenas de mandamentos para as emoções na Bíblia, e junto com eles há verdades para trazer o que é ordenado.

5. A verdade afeta nossas emoções quando se acredita nela.

Alguns dirão: “Bem, isso não funciona para mim. Quando ouço a verdade, ela não tem um efeito emocional em mim. Isso não tira minha ansiedade.” Funciona onde as verdades são acreditadas e confiadas – onde há fé.

Se os argumentos da Bíblia não estão surtindo efeito sobre você, é porque você tem pouca fé no que ela diz. A fé é extremamente importante aqui. Devemos confiar. Devemos acreditar no que Jesus diz.

6. Ore por fé e medite na verdade de Cristo.

Portanto, ore pela fé na verdade – no ponto principal da passagem com todos os seus pontos de apoio – e medite nessa verdade, porque a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Cristo (Romanos 10.17).

Pai, conceda-nos sabedoria em relação ao método. Queremos lidar com sua Palavra corretamente, pensar em como lê-la corretamente e queremos estar livres da ansiedade para honrar nosso Pai celestial, que nos conhece e conhece todas as nossas necessidades, e que as atenderá de acordo com sua promessa. Peço isso em nome de Jesus, amém.

Por: JOHN PIPER ©️ Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Read the Bible to Your Anxiety. Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.