Um blog do Ministério Fiel
Não desista!
Promessas e encorajamentos da parte de Deus para você
“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” (Apocalipse 14:12).
Todos nós desejamos descansar do cansaço da vida. Deus colocou o desejo de descanso em nossa alma e promete cumpri-lo: “Porque satisfarei à alma cansada, e saciarei toda alma desfalecida.” (Jeremias 31.25).
O “já” e o “ainda não” do nosso descanso
De uma forma muito real, Jesus dá descanso a “todos os que estão cansados e sobrecarregados” e vêm a ele (Mateus 11.28). Mas, nesta época, não podemos encontrar descanso completo.
Nesta era, Jesus nos concede o descanso do evangelho de cessar o trabalho impossível de tentarmos expiar, por nós mesmos, os nossos pecados (2 Coríntios 5.21). Mas, ao abraçarmos o evangelho, também nos vemos convocados para uma guerra – uma guerra para continuar acreditando no evangelho e uma guerra para continuar divulgando-o aos outros. Nesta era, nós “nos esforçamos para entrar no descanso [completo]” da era vindoura (Hebreus 4.11).
As guerras são exaustivas, especialmente as longas. É por isso que muitas vezes você está cansado. Muitos soldados, que experimentam a ferocidade do combate, querem sair dele. É por isso que você se sente tentado a fugir. É por isso que você se sente tentado a desistir.
Não desista
Mas não desista. Não, em vez disso, “tenha coragem! Não deixe suas mãos fraquejarem, pois seu trabalho será recompensado” (2 Crônicas 15:7).
Não desista quando aquele pecado familiar, ainda agachado à sua porta depois de todos esses anos, atacar novamente com a tentação.
“Não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, para que vocês a possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)
Não desista quando sentir o profundo cansaço da alma resultante de longas batalhas com fraquezas persistentes.
“‘A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.’ De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12.9)
Não desista quando suas orações há muito pedidas, procuradas e repetitivas ainda não tiverem sido respondidas.
“Jesus lhes contou uma parábola para mostrar que deviam orar sempre e nunca desanimar.” (Lucas 18.1)
Não desista quando os dardos inflamados da dúvida do diabo encontrarem a carne e o fizerem cambalear.
Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis… segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno. (Efésios 6.13, 16)
Não desista quando o efeito fragmentador das múltiplas pressões parecer implacável.
“Pelo contrário, em tudo nos recomendamos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias,5 nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns” (2 Coríntios 6.4-5)
Não desista quando o campo que o Senhor lhe designou for difícil e a colheita não parecer promissora.
“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desistirmos.” (Gálatas 6.9)
Não desista quando estiver trabalhando em algo que ninguém parece ver ou se importar.
“Seu Pai, que vê em segredo, o recompensará.” (Mateus 6.4)
Não desista quando sua reputação for prejudicada por estar tentando ser fiel a Jesus.
“Bem-aventurados serão vocês quando os outros os injuriarem, perseguirem e disserem todo tipo de mal contra vocês, falsamente, por minha causa.” (Mateus 5.11)
Não desista quando a espera em Deus parecer interminável.
“Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços, de exaustos, caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Isaías 40.30-31)
Não desista quando você falhar no pecado. Não se afunde. Arrependa-se (novamente), tire os olhos de si mesmo (novamente) e fixe os olhos em Jesus (novamente). Levante-se e volte para a luta.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1.9); se formos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.(2 Timóteo 2.13)
Esperança e ajuda nas dificuldades
Viver pela fé em “coisas que não se veem” é difícil (Hebreus 11.1). Jesus nos lembra que: “É difícil o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram” (Mateus 7.14). Mas o caminho sempre foi difícil, e você não está sozinho na dificuldade. Você está cercado por uma grande nuvem de testemunhas que passaram por esse caminho antes de você (Hebreus 12.1). Muitos sofreram muito mais e permaneceram fiéis. Lembre-se deles e imite sua fé (Hebreus 13.7).
Acima de tudo, lembre-se de Jesus Cristo (2 Timóteo 2.8). Jesus conhece suas obras (Apocalipse 2.2) e entende sua guerra (Hebreus 12.3).A graça dEle lhe será concedida no momento da necessidade (Hebreus 4.16) e será suficiente para você, mesmo nos piores momentos (2 Coríntios 12:9).
Portanto, olhe para Jesus (Hebreus 12.2), “combata o bom combate da fé” (1 Timóteo 6.12) e termine sua corrida (2 Timóteo 4.7). Quando tiver feito a vontade de Deus, você receberá o que foi prometido: sua grande e eterna recompensa (Hebreus 10.5-36). Medidas pela eternidade, as dificuldades desta vida não serão longas, e “pela perseverança que vocês ganharão a sua alma.” (Lucas 21.19).
Não desista.
Para ver mais conteúdos do Desiring God traduzidos em nosso blog, CLIQUE AQUI.