Se Deus é meu pastor, por que eu preciso de pastores?

A multifacetada graça de Deus para a glória de Deus

Acesso a todos os E-books da Editora Fiel por R$ 9,90.

De quantas maneiras o diamante da glória de Deus pode ser transformado para que faceta após faceta do diamante reflita mais e mais de sua variada sabedoria, força e bondade? De quantas maneiras você pode transformar esse diamante? Em Efésios 3.10, Paulo diz: “E isso para que agora, pela igreja, a multiforme [multifacetada] sabedoria de Deus se torne conhecida dos principados e das potestades nas regiões celestiais.” Então, a maneira como Deus estabeleceu a igreja — seu povo, sua estrutura, seus líderes, seu evangelho, sua missão — é projetada para transformar o diamante da glória de Deus e revelar lado após lado após lado da sabedoria de Deus.

A vida entre os membros

Cristo foi feito a cabeça da igreja, e a cabeça é o grande guia e o grande fornecedor, provedor — o grande protetor. E assim Cristo poderia ter governado sua igreja, seus santos, diretamente, sem nenhuma influência interveniente (humana ou não). Ele poderia se comunicar diretamente com cada cristão individual e não ter nenhum líder e nenhum desses santos ministrando uns aos outros de forma alguma, para que não se intrometessem na prerrogativa da cabeça. Ele poderia ter feito dessa forma, para que a igreja fosse composta de pequenos pontos individuais de luz, luz isolada em direção a Deus, que não têm relacionamento entre si e não se relacionam com nenhum líder.

Ele poderia ter feito dessa forma. Por que ele não fez dessa forma? Bem, apenas com base em Efésios 3.10, diríamos: “Porque essa forma de governar a igreja como cabeça — sem pastores, sem pastores, sem líderes, sem influência efetiva horizontalmente entre os membros — não seria a maneira mais sábia de transformar o diamante da glória de Deus na igreja para mostrar a sabedoria multifacetada de Deus.” Essa maneira de fazer isso seria defeituosa. Não glorificaria o panorama da glória de Deus na igreja tanto quanto a maneira como ele realmente fez.

Quando lemos a Bíblia, não podemos escapar da impressão surpreendente de que Deus ama fazer as coisas indiretamente por meio de agentes humanos. Está em todo lugar. Ele criou um mundo e criou uma igreja na qual as coisas decisivas a respeito da redenção não aconteceram diretamente (de Deus), mas indiretamente (de Deus por meio de pessoas para pessoas). Está em todo lugar. E, portanto, concluo que, uma vez que a paixão de Deus é magnificar no mundo a glória multifacetada de sua sabedoria, graça e poder, essa maneira de fazê-lo — por meio de agentes humanos, pastores e ovelhas — revela mais de sua glória do que se ele o fizesse diretamente e não indiretamente por meio de pessoas.

Ovelhas pastoreando ovelhas

Então, não é apenas uma questão de por que existem pastores humanos (Efésios 4.11) quando Deus é nosso pastor (Salmo 23.1), e Cristo é o bom pastor (João 10.11). A questão também é: por que ele designou isso na igreja? Somos todos sacerdotes. Todas as ovelhas são sacerdotes, como pequenos mini-pastores, e nossa salvação depende em grande medida de como ministramos uns aos outros, não apenas dos pastores. Por exemplo:

Hebreus 3.13: “Exortai-vos uns aos outros todos os dias”, para que ninguém se desvie.

João 15.12: “Amai-vos uns aos outros.”

Romanos 15.14: “Instruí-vos uns aos outros.”

Gálatas 5.13: “Servi uns aos outros.”

Efésios 4.32: “[Perdoai] uns aos outros.”

Efésios 5.21: “[Submetam-se] uns aos outros.”

1 Tessalonicenses 5.15: “Fazei o bem uns aos outros.”

Hebreus 10.24: “Estimulai-vos uns aos outros ao amor e às boas obras.”

Tiago 5.16: “Confessai os vossos pecados uns aos outros.”

Veja isso! Deus está realmente interessado em fazer sua obra por meio de ovelhas. Todas essas atividades humanas de ovelha para ovelha são projetadas pelo pastor chefe para realizar propósitos pastorais de santidade, amor e perseverança — e, finalmente, salvação.

Povo de Deus, Poder de Deus, Glória de Deus

Por que ele fez isso dessa forma? A resposta explícita aparece repetidamente na Bíblia: quando o povo de Deus, pelo poder de Deus, faz a obra horizontal e relacional de Deus, mais facetas do diamante da glória de Deus se voltam para a luz e refletem mais dele para o mundo. Jesus disse, por exemplo: “Que suas boas ações [em outras palavras, este ministério horizontal] sejam vistas pelos outros, para que as pessoas glorifiquem seu Pai que está nos céus” (veja Mateus 5.16). Deus recebe mais glória quando há ministério horizontal feito em nome de Deus, pelo poder de Deus, para a glória de Deus.

Paulo disse: “[Recebam] uns aos outros, como Cristo [recebeu] vocês, para a glória de Deus” (Romanos 15.7). Ele disse: “[Perdoem] uns aos outros, como Deus em Cristo os perdoou” ( Efésios 4:32 ). Em outras palavras, mostre por seus relacionamentos que tipo de Deus você tem. Vire o diamante. Deixe outra faceta do diamante ser vista pela maneira como vocês perdoam uns aos outros, como Deus em Cristo os perdoou. Paulo desvendou o que ele quis dizer com “[vestir] o novo eu”, por exemplo, dizendo que ele foi criado “segundo a imagem do seu criador” (Colossenses 3.10). Em outras palavras, o ponto de se tornar novas pessoas em Cristo à medida que nos relacionamos uns com os outros na igreja é mostrar mais sobre como é o nosso criador.

E Pedro disse que o uso de dons espirituais uns aos outros na igreja é uma mordomia da multiforme graça de Deus (1 Pedro 4.10): a graça multifacetada, multicolorida — como o diamante — de Deus. Em outras palavras, é uma virada do diamante para que mais e mais facetas da graça de Deus possam ser vistas e glorificadas à medida que ministramos uns aos outros com dons dados por Deus.

Girando o Diamante

A mesma coisa pode ser dita agora sobre o porquê de Deus ter nomeado líderes humanos (bispos, pastores ou presbíteros) na igreja. Quando eles fazem seu trabalho como deveriam, como a palavra de Deus os ensina a fazê-lo, eles o fazem “com alegria” (Hebreus 13.17 ) — e então eles mostram pela maneira como eles fazem sua liderança a preciosidade daquele a quem servem. É isso que sua alegria faz. Eles o fazem com humildade (1 Timóteo 3.6) — e mostram que eles mesmos não são o pastor, mas apenas subpastores felizes. Eles o fazem estimando, preservando e defendendo a sã doutrina (Tito 1.9) — e mostram o valor da verdade do evangelho. E eles o fazem dignos de imitação (Hebreus 13.7) — e todos nós sabemos que o único, em última análise, digno de imitação é Jesus. E ainda assim ele nomeou pastores para serem imitados como eles imitam a Cristo.

É isso que significa girar o diamante. E tudo isso é o desígnio de Deus, porque quando os pastores funcionam dessa forma, mais facetas da sabedoria e graça de Deus são vistas na igreja do que se não houvesse líderes.

E a mesma coisa é verdade não apenas pela maneira como os pastores lideram, mas também pela maneira como as ovelhas seguem. Eles devem se submeter aos pastores (Hebreus 13.17). E quando eles fazem isso alegremente, eles mostram seu contentamento em Cristo e que bom Salvador ele é e que eles estão felizes com a maneira como Deus projetou a igreja e refletiu sua sabedoria. E eles aprendem com os pastores porque os pastores são nomeados para serem professores. E quando as pessoas comem a comida que Deus fornece por meio dos pastores e se deleitam na Palavra de Deus, isso magnifica a sabedoria de Deus. E quando os pastores estão amando seu povo como Cristo amou a igreja, e as pessoas estão imitando esse amor, a beleza da comunidade reflete a sabedoria e a graça de Deus.

Então, é tudo sobre o diamante. É tudo sobre a maneira como as facetas do diamante são viradas. É por isso que Deus fez dessa forma.

Acredito que a resposta em toda a Bíblia para o motivo pelo qual Deus realiza seus propósitos por meio de agentes humanos é que, nas milhares e milhares de maneiras pelas quais esses agentes confiam em Deus e conformam suas vidas ao bom pastor e amam uns aos outros, mais facetas da beleza da sabedoria, graça e poder de Deus são mostradas do que se Deus fizesse de outra maneira.

Para ver mais conteúdos do Desiring God traduzidos em nosso blog, CLIQUE AQUI.

Por: JOHN PIPER ©️ Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: If God Pastors Me, Why Do I Need Pastors? | Todos os direitos reservados. Revisão e edição: Vinicius Lima.