Temos batalhas espirituais quando lemos a Bíblia?

Episódio do Podcast John Piper Responde

Crescendo em graça e verdade! Todo catálogo de livros por R$9,90

Transcrição do vídeo

Propor-se a ler as Escrituras traz seus desafios, ainda mais se aderir a um plano para lê-la toda em um ano. Muitos desanimaram e até mesmo desistiram de seus planos de leitura. Quais são os desafios que temos pela frente? E que bênçãos podemos esperar? Essas são as perguntas feitas por um ouvinte chamado Mike.

“Olá, Pastor John! Tenho sido abençoado por seu ministério há muitos anos. Este ano, espero ler minha Bíblia de capa a capa pela primeira vez usando um plano de leitura bíblica anual. Sinto-me um pouco animado, muito intimidado e extremamente despreparado para isso. Nunca fiz nada parecido com isso antes. Qual é o seu conselho para mim? E que obstáculos devo esperar superar para conseguir fazer isso?”

 

Bem, amém e louvado seja Deus pelo que Mike está decidindo fazer. Há apenas uma hora e meia, eu estava lendo meu plano de leitura. Então, estou nesse sistema há muitos anos — uns 20 ou 25 anos? Não sei. Adoro esse sistema. Tento outras coisas, mas geralmente volto a ele. Muito bem, Mike, você deve estar animado e, sim, deve estar intimidado. Você está bastante despreparado. Eu também. É por isso que estamos lendo. Paulo disse que tudo é inspirado precisamente para nos preparar, “para que o homem de Deus seja completo, equipado” – ou poderíamos dizer preparado – “para toda boa obra”, inclusive a leitura da Bíblia (2 Timóteo 3.16-17). Portanto, você precisa ler para se preparar para ler, certo? Portanto, não há problema em se sentir intimidado pela leitura da Bíblia.

Então, o que você deve esperar? Vou lhe dar três pontos negativos para assustá-lo e nove positivos para atraí-lo de volta.

Três inimigos da leitura da Bíblia

  1. Espere oposição. Satanás odeia a Palavra de Deus e vai desencorajá-lo, cegá-lo, distraí-lo e aborrecê-lo. Ele lutará com todas as suas forças para impedir que você leia a Bíblia. Ele lutará com todas as suas forças para impedir que isso aconteça. Portanto, ore, lute e peça a Deus que faça com que todas essas quatro coisas que Satanás tenta fazer saiam pela culatra, explodam na cara dele à medida que você se torna um guerreiro mais forte contra ele – seu coração disposto, sua cegueira removida, foco em vez de distração, entusiasmo em vez de tédio. Portanto, espere oposição.
  2. Espere ficar chocado. O escândalo do pecado e suas descrições gráficas e os horrores do julgamento de Deus e os fracassos do povo de Deus são terríveis na Bíblia. A Bíblia é incrivelmente gráfica em sua descrição tanto do nosso pecado ultrajante quanto do julgamento de Deus sobre o pecado, que é de tirar o fôlego. Você terá vontade de vomitar se tiver algum tipo de envolvimento emocional com a Bíblia às vezes, quando vir o que Deus ordena contra o pecado neste mundo. Portanto, espere que seus pontos de vista sobre o homem e Deus sejam destruídos – de uma forma positiva.
  3. Espere ficar confuso por três motivos.

Primeiro, Deus esconde muitas coisas que gostaríamos de saber. Deuteronômio 29.29: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que as cumpramos [sua palavra].” Portanto, há coisas que você vai querer saber, e Deus diz: “Não. Isso é assunto meu, não seu”.

A segunda razão pela qual você ficará confuso é que o que Ele revelou é muitas vezes difícil de entender. Pedro disse isso claramente em 2 Pedro 3:16: “… como [Paulo] faz em todas as suas cartas, quando nelas fala desses assuntos. Há algumas coisas nas [cartas de Paulo] que são difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem para sua própria destruição, como fazem com as outras Escrituras”. Há algumas coisas nas cartas de Paulo que são difíceis de entender e que não devemos esperar que sejam fáceis. Portanto, às vezes ficaremos confusos.

E a terceira razão pela qual você ficará confuso é que Cristo deu mestres à igreja. Você já pensou nisso? No Novo Testamento, ele não deu apenas uma Bíblia e disse: “Agora não precisamos de professores porque temos a Bíblia. Temos o Espírito Santo. Portanto, nenhum ser humano precisa ser professor na igreja”. Ele não fez isso. Ele disse que em toda igreja deve haver presbíteros. Esses presbíteros devem estar aptos a ensinar (1 Timóteo 3.2), o que significa que as pessoas precisam de explicações para o que veem na Bíblia, e os professores são chamados para descobrir as coisas e ajudar os outros. Portanto, a menos que você seja Deus, você se deparará com coisas confusas na Bíblia que precisará da ajuda de outras pessoas para entender.

Portanto, a implicação desses três pontos é a seguinte: ore pedindo iluminação. Faça qualquer pesquisa no estudo que o ajude. Junte as coisas que você pode juntar, e o que você não consegue entender, coloque na gaveta para dar atenção depois e continue seguindo em frente. Se você ficar atolado com o que não consegue entender, nunca terminará a leitura do dia.

Nove benefícios da leitura da Bíblia

Esses foram os meus pontos negativos. Aqui estão os nove pontos positivos. Vou apenas assinalá-los muito, muito rapidamente. Essas são as coisas que você pode esperar.

  1. Esperar que sua fé seja aprofundada e fortalecida, porque Romanos 10.17 diz: “A fé vem do ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo”. Ou, quase da mesma forma, espere que sua esperança em Deus se torne mais inabalável, porque Romanos 15.4 diz que tudo em toda a Bíblia foi escrito para a nossa esperança.
  2. Espere que Deus faça um trabalho sério de libertação em sua vida, porque Jesus disse: “Vocês conhecerão a verdade. Quando você ler a minha Bíblia, conhecerá a verdade, e a verdade o libertará” (veja João 8.32).
  3. Espere um novo poder na guerra contra Satanás, pois foi assim que Jesus o derrotou no deserto. Ele citou as Escrituras para o demônio, e o demônio não conseguiu resistir a elas. Ele também não resistirá diante de você. Ele é um mentiroso; ele é um enganador. Ele não consegue suportar a verdade. Você está enchendo sua cabeça com a verdade. Você será um guerreiro valente contra Satanás, mais do que sonhava.
  4. Espere uma profunda obra de santificação em sua vida, porque João 17.17 diz: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.
  5. Espere se tornar uma pessoa mais amorosa com as pessoas ao seu redor, porque Paulo, em Filipenses 1.9, diz que ele ora para que nosso “amor seja cada vez mais abundante, com conhecimento e todo o discernimento”. E ele disse em 1 Timóteo 1.5 que o objetivo de sua instrução – ou seja, o objetivo da Bíblia – “é o amor … de um coração puro”. Portanto, você verá o amor pelas pessoas crescer em seu coração à medida que mergulhar em toda a extensão das Escrituras.
  6. Espere que, embora agora você esteja salvo de forma decisiva, você continuará sendo salvo pelas Escrituras. A maioria das pessoas não pensa nisso. “Preste muita atenção a você mesmo e ao seu ensino [as Escrituras]. Persevere neles, pois assim você salvará a si mesmo e aos seus ouvintes” (ver 1 Timóteo 4.16). A Bíblia é o meio pelo qual Deus continua a nos salvar.
  7. Espere alegria — grande alegria, alegria inabalável que o mundo não conhece – porque Jesus disse: “Tenho-vos dito estas coisas, para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15:11). Portanto, se as raízes de sua mente e de seu coração estiverem por toda a Bíblia, sua alegria se tornará indestrutível.
  8. Espere encontrar Deus – encontre Deus, não apenas verdades sobre Deus. Espere encontrar Deus, pois 1 Samuel 3.21 diz: “O Senhor apareceu novamente em Siló, pois o Senhor se revelou a Samuel pela palavra do Senhor”. Ele se revelou “pela palavra”. E ele faz isso. Ele faz isso. Espere encontrá-lo.
  9. Por fim, espere ver a glória de Cristo. “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Coríntios 3.18).

Agora, como sabemos que isso acontece na Bíblia? Porque se você seguir o fluxo do pensamento de Paulo em 2 Coríntios 3.18 — 4:6, ele se refere a como vemos a glória de Cristo. Ou seja, nós a vemos “à luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4). E o Evangelho é a narrativa escrita das histórias ou dos eventos – e seu significado – da morte e ressurreição de Cristo.

Grande propósito

Então, Mike, vou orar por você o que Paulo orou em 2 Tessalonicenses 1.11. Ele disse o seguinte: “Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé”. Esse é um grande propósito diante de você. Você tem uma grande intenção em seu coração. Seja valente. Faça um voto ao Senhor de cumprí-lo, e você não se arrependerá.

 

Conheça os livros de John Piper pela Editora Fiel – clique aqui.

Veja mais episódios do John Piper Responde – clique aqui!

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Spiritual Battles in Your Bible Reading | Tradução, revisão e edição por Vinicius Lima.