Como posso saber se o Espírito Santo habita em mim?

Episódio do Podcast John Piper Responde

Transcrição do vídeo

Como sei se o Espírito Santo está em mim? Poucas perguntas são mais importantes do que esta. Todos nós enfrentamos isso em algum momento. E é uma pergunta feita até mesmo por pastores, como esta. “Prezado Pastor John, saudações em nome do Senhor Jesus Cristo. Sou pastor em Dubai. Pode me dizer: Como posso ter certeza se tenho o Espírito Santo dentro de mim? Fui salvo aos 8 anos e agora tenho 33. Ainda não experimentei o poder do Espírito Santo em minha vida — não de forma demonstrável. Eu realmente apreciaria se o senhor pudesse me explicar como ser cheio do Espírito Santo. Como isso acontece?”

 

Vamos começar com um esclarecimento: nosso amigo está fazendo duas perguntas muito distintas, e não está claro para mim se ele sabe que está fazendo duas perguntas muito distintas. Então, minha primeira preocupação é garantir que ele entenda biblicamente que essas são duas perguntas muito distintas.

A primeira pergunta dele é: “Como posso ter certeza se tenho o Espírito Santo em mim?”. A segunda pergunta é: “Como posso ser cheio do Espírito Santo?”. Ora, é possível estar em uma fase de verdadeira vida cristã e não ser cheio do Espírito Santo. E é isso que não tenho certeza se ele entende. Mas não é possível ser cristão se não tivermos o Espírito Santo habitando em nós.

Todo cristão tem o Espírito

Ser cristão é ter o Espírito de Cristo. Romanos 8.9: “⁹ Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”

Portanto, ninguém é cristão se não tiver o Espírito Santo. Em Efésios 5.18, Paulo se dirige aos cristãos que têm o Espírito Santo. E sabemos disso, aliás, porque no capítulo 1 ele disse: “…vós [meus leitores], depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” (Efésios 1.13-14). Então ele diz em Efésios 5.18-20:

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Em outras palavras, ser cheio do Espírito é um nível ou uma qualidade de capacitação do Espírito que às vezes é maior, às vezes menor. Por exemplo, em Atos 4.31 , diz-se que os cristãos se reuniram para orar: “E, tendo orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos, e todos ficaram cheios do Espírito Santo, e continuavam a anunciar a palavra de Deus com ousadia.”

Portanto, um dos efeitos dessa experiência extraordinária, preciosa, doce, poderosa e incomum de sermos cheios do Espírito Santo é que nos tornamos mais prontos, livres e ousados ​​em nosso testemunho de Cristo. Ou, de acordo com Efésios 5, estamos mais prontos, mais livres, mais ansiosos para transbordar com salmos, hinos e cânticos espirituais e dar graças a Deus.

Ter o Espírito Santo marca alguém como cristão. Você não pode ser cristão se não tiver o Espírito. Não há cristãos que não tenham o Espírito Santo. Ser cheio do Espírito Santo é o que todos os crentes devem buscar experimentar em prol da maravilhosa liberdade, da ousadia e do poder que ele traz, que exaltam a Cristo.

“Então, como você sabe se tem o Espírito Santo?”, ele pergunta. E eu respondo: “Você sabe que tem o Espírito se for, de fato, um cristão — se tiver nascido de novo.”

Nossa Condição Antes de Cristo

Agora, para responder a essa pergunta biblicamente, é realmente importante saber em que condição você se encontrava antes de se converter. A menos que você saiba pela Bíblia, não principalmente pela experiência — nem me preocupo com pessoas como eu, que não conseguem se lembrar de quando se converteram; deixe-me esclarecer. Estou dizendo que devemos aprender com a Bíblia a condição em que estávamos antes de nos convertermos. Não com a memória de nossas mães, nem com a nossa, nem com o testemunho de alguém sobre o quão ruins éramos, mas com a Bíblia.

Na Bíblia, aprendemos qual é a nossa condição. Muitas pessoas, milhares de pessoas, foram mal ensinadas sobre a condição em que se encontravam antes da conversão. E a resposta bíblica é esta:

  • Estávamos espiritualmente mortos (Efésios 2.1, 4).
  • Não podíamos compreender as coisas do Espírito (1 Coríntios 2.14).
  • Estávamos no que Paulo chama de mentalidade da carne, que não é capaz de se submeter a Deus ou de agradar a Deus (Romanos 8.7–8).

Não tínhamos o poder de mudar nossa vontade, nosso coração, nossa mente ou nossas afeições. Estávamos completamente afastados de Deus. Como, então, recebemos o Espírito Santo? Foi um milagre. Foi graça soberana, a graça de Deus soberanamente aplicada a nós em nossa impotência.

Ressuscitado dos Mortos

“O vento sopra onde quer”, diz Jesus. “E ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3.8). Um milagre aconteceu. O Espírito abriu os seus olhos (Atos 16.14). Deus brilhou em seu coração onipotentemente, para fazer com que você visse a luz do Evangelho da beleza e da glória de Cristo (2 Coríntios 4.6). Ele concedeu vida, ele lhe deu vida, para que você não estivesse mais morto, não fosse mais cego, não fosse mais hostil a Deus, não fosse mais incapaz de agradar a Deus, não fosse mais rebelde, não visse mais a cruz como loucura.

Em vez disso, você viu a glória de Cristo no Evangelho. Você a viu como mais bela, mais desejável, do que as coisas deste mundo. Você foi vivificado pelo Espírito de Deus. Deus era real, precioso e belo. Você não estava mais cego. Você viu a cruz, Cristo, seu caminho e sua Palavra como mais atraentes do que as promessas do pecado. Em vez de hostilidade a Deus, você o amou e quis agradá-lo. Em vez de dúvida, suspeita e dureza, você viu suas promessas como verdadeiras e confiou nelas, depositou nelas suas esperanças. Cristo se tornou o seu tesouro.

É assim que você sabe que está vivo. É assim que você sabe que está convertido. É assim que você sabe que tem fé. É assim que você sabe que o Espírito Santo está dentro de você. Nada disso estaria acontecendo se o milagre do Espírito de Deus não estivesse operando em você. Mas você não saberia disso a menos que tivesse aprendido na Bíblia o quão morto você está e o quão completamente impossível toda essa bela transformação é sem a obra soberana do Espírito (Lucas 18.27).

Você está surpreso?

Se lhe ensinaram que você foi a causa decisiva — deixe-me repetir, porque isso é incrivelmente generalizado e destrutivo. Se lhe ensinaram que você foi a causa decisiva de tudo isso, então você não ficará surpreso com a sua mudança. Você verá isso como obra decisiva sua e, portanto, como nenhuma evidência real de que você nasceu de novo, de que o Espírito está dentro de você. Essa é uma das grandes tragédias para aqueles que negam a soberania de Deus na salvação.

Pergunte a si mesmo: Você está maravilhado com a graça soberana de Deus que o faz acordar todas as manhãs como um crente em Cristo? Você se maravilha? A verdadeira fé salvadora é a evidência número um de que você nasceu de novo. 1 João 5.1: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus.” Isso significa nascer do Espírito e possuir o Espírito.

Então, Tony, acho que precisamos parar por aqui. Sei que ele perguntou: “Como você se enche?”. Não falei nada sobre isso, mas acho que precisamos parar por aqui, porque a outra pergunta dele, “Como posso ser cheio do Espírito?”, é grande demais para ser abordada aqui no final. E acho que o que tocamos aqui é realmente o cerne da questão: Qual é a obra discernível do Espírito em nossas vidas? E qual é a resposta bíblica central? É que ele nos ressuscitou dos mortos e fez de Cristo o nosso tesouro supremo.

 

Conheça os livros de John Piper pela Editora Fiel – clique aqui.

Veja mais episódios do John Piper Responde – clique aqui!

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How Do I Know If the Holy Spirit Is in Me? | Revisão e edição por Vinicius Lima.