A obra do Senhor (Colossenses 3.17)

 

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Cl 3.17)

 

Hoje, eu e você temos trabalho para fazer.

Em sua primeira carta aos coríntios, quando o apóstolo Paulo instruiu a igreja a receber Timóteo calorosamente em sua comunidade, não era porque Timóteo estivesse tentando fazer um nome para si, possuísse algum título ou honraria, ou estivesse buscando se tornar notável. Não; era simplesmente porque Timóteo estava “[trabalhando] na obra do Senhor” (1Co 16.10).

A obra do Senhor é qualquer coisa na qual podemos colocar nossas mãos ou concentrar nossa mente e que seja agradável a Deus, ao trabalharmos para ele em vez de fazê-lo para impressionar os outros (Cl 3.23). Isso pode ser dentro do corpo de Cristo ou em serviço ao mundo à nossa volta.

Paulo propositalmente inclui a frase “tudo o que fizerdes” no versículo 17. O “tudo” do serviço cristão significa que, em todos os nossos empreendimentos, com a ajuda do Espírito Santo, devemos buscar nos posicionarmos para eficazmente nos envolvermos no ministério do Evangelho. Seja ao ajudar o próximo, seja ao acolher visitantes que atravessam as portas de nossa igreja, seja nos voluntariando na comunidade, todo tipo de serviço é uma oportunidade de direcionar os outros para o nosso Salvador. Que privilégio é saber que fomos colocados aqui na terra para nos envolvermos em ver pessoas incrédulas tornando-se seguidores comprometidos de Jesus Cristo!

Dentro do corpo de Cristo, devemos reconhecer que nosso crescimento espiritual é o resultado do serviço de outras pessoas ao Senhor. Paulo corretamente via os coríntios como resultado do seu labor no nome de Cristo, ao escrever: “Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor?” (1Co 9.1). A própria existência da igreja em Corinto devia-se ao fato de que o apóstolo estava fazendo a obra do Senhor. Paulo não era nem irrelevante nem preeminente; na verdade, ele foi propositalmente designado para uma responsabilidade específica.

Como cristãos, nosso chamado não é para apenas nos sentarmos e aprendermos, mas também para crescermos e irmos, a fim de pescar e alimentar. Deus nomeia cada crente para responsabilidades específicas dentro do ministério e serviço cristãos, e essas responsabilidades incluem trabalhar para ele em quaisquer circunstâncias e oportunidades que vierem em nosso caminho hoje; pois elas não apenas vêm por acaso, mas por arranjo divino. Paulo admiravelmente modelou isso para nós através de sua obediência ao chamado de Deus, ao reconhecer que ele era “um instrumento escolhido” que deveria levar o nome de Deus “perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel” (At 9.15).

A obra do Senhor era algo que Paulo levava a sério. Nós também devemos agir assim. Somos todos chamados a honrar a Deus onde quer que estejamos. Considere o que pode mudar em como você pensaria e no que você faria se, em todos os momentos, você se perguntasse: “Agora, o que Jesus quer que eu faça aqui? Como posso louvar seu nome e alegrá-lo neste momento?” Hoje, você possui o privilégio de ter trabalho a fazer para ele.

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional