Contemple o seu Deus! (Isaías 40.9)

Ó Sião, você que anuncia boas novas, suba a um alto monte! Ó Jerusalém, você que anuncia boas novas, levante a sua voz fortemente! Levante-a, não tenha medo. Diga às cidades de Judá: “Eis aí está o seu Deus!” (Isaías 40.9 NAA)

 

Durante a vida do profeta Isaías, o povo de Deus foi tomado cativo em um território estrangeiro. Eles estavam abatidos, sem poder cantar canções de louvor ao Senhor (veja Sl 137.1-4). Mesmo enquanto eles estavam nesse estado de exílio, Deus veio ao seu povo com palavras de consolo (Is 40.1) — consolo que se encontra somente no cumprimento da sua promessa: que a glória do Senhor seria revelada não apenas a Israel, mas a toda a humanidade.

Essa boa notícia não era algo para guardar em segredo. O povo de Deus deveria dar um brado triunfante, cativando uns aos outros com a glória de sua esperança. Uma vez descrito como um “povo que andava em trevas”, agora eles viram uma grande “luz” (Is 9.2).

A distinção entre as trevas deste mundo caído e a luz dos céus é uma imagem impressionante que está por todo o livro de Isaías e, na verdade, por toda a Bíblia. As trevas são o resultado do desinteresse em Deus, rebeldia contra ele e relutância em fazer o que ele diz. Há apenas uma mensagem que ilumina tamanha escuridão e revigora corações e mentes: “Eis aí está o seu Deus!”

Essa mensagem é tão relevante para o povo de Deus hoje quanto no tempo de Isaías. A escuridão frequentemente parece pesada, e a luz às vezes parece bem fraca. No entanto, muitas vezes a mensagem de esperança também surge em tempos de incerteza. Deus prometeu: “A glória do Senhor se manifestará, e toda a carne a verá, pois a boca do Senhor o disse” (Is 40.5). Por fim, Deus cumpriu essa promessa quando encarnou e estabeleceu sua presença entre nós.

Quando João escreveu seu Evangelho, ele recordou a exata cena pela qual Isaías esperava, dizendo: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.14). Aqui estava — ele era — a Luz do mundo, e “a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (v. 5). Isaías estava descrevendo aquele que viria — mas nós, como João, podemos refletir sobre a obra concluída: a glória prometida que agora foi revelada.

Deus veio a nós, dissipando a nossa escuridão e trazendo salvação. Você pode contemplar o seu Deus em uma manjedoura, em uma cruz, saindo de uma sepultura e agora reinando nas alturas. Não é difícil ver as trevas — mas devemos, não obstante, olhar para a luz, pois nela encontramos a esperança que lança fora o medo e as boas novas que são dignas de serem anunciadas. Hoje, aí está o seu Deus!

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional