Estimando a Palavra de Deus (Provérbios 7.1-3)

 

Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração. (Provérbios 7.1-3)

 

Acho perigoso fazer compras de mercado quando estou com fome. De repente estou tentado a comprar comida que, sob circunstâncias normais, não me chamaria a atenção de forma alguma. Não estou sozinho, de acordo com o Rei Salomão: “A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce” (Pv 27.7).

O mesmo princípio pode ser aplicado à nossa ambição pela pureza. Há um perigo real em vivermos espiritualmente famintos, porque não nos alimentamos da Palavra de Deus.

Se quisermos tentar, de forma significativa, manter nossa pureza, é imperativo que não apenas leiamos a Palavra de Deus; precisamos também estimá-la. Salomão — o rei de Israel a quem Deus deu sabedoria que superava a de todos (1Rs 3.3-14) — usa uma linguagem que chega a uma noção de estimar a Palavra de Deus quando ele orienta seu filho a “guardar” suas palavras, a “entesourar”, a mantê-las como a “menina dos seus olhos”, a “atá-las” e “escrevê-las” em seu coração.

Para nos relacionarmos com a Palavra de Deus dessa maneira, precisamos ir além de usar a Bíblia meramente como um livro didático para estudar, um conjunto de passagens para embasar nossos argumentos ou um livro de promessas que abrimos ocasionalmente. Estimar a Palavra de Deus requer que busquemos a perspectiva do salmista, o qual, distanciando-se dos orgulhosos e escarnecedores do seu tempo, diz a respeito do homem que anda com Deus: “o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2).

Há uma correlação direta entre deleitar-se na Palavra de Deus — permitir que ela controle e direcione a nossa vida — e manter o zelo pela pureza. Se falharmos em estimar a Escritura, o problema não é se iremos tropeçar na questão da pureza, mas quando.

Cada um de nós pode manter seu caminho puro se guardarmos a Palavra de Deus em nosso coração (Sl 119.9). Você tem um plano para memorizar a Escritura? Permita-me desafiá-lo a se comprometer a memorizar um versículo da Bíblia, seja de vez em quando, seja todos os dias, todas as semanas ou quando quer que seja. Faça um plano e siga-o.

Banqueteie-se na Palavra de Deus e fique satisfeito. Estime a Escritura e seja puro.

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional