Guardando-nos no amor de Deus (Judas 21)

Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. (Judas 21)

 

Ainda que Deus seja perfeitamente capaz de “vos guardar de tropeços” e fazer com que você persevere na fé (Jd 24), ele ainda o chama para desempenhar um papel ativo em seguir em frente na vida cristã — isto é, guardar-se em seu amor.

Buscar o amor de Deus deve ser algo constante em nossa vida. É por isso que a Bíblia tem tanto a dizer sobre isso! No percurso da fé, não há como seguirmos apenas na força de algumas poucas remadas iniciais; nossa fé não será fortalecida sozinha. Então, como é nos guardarmos no amor de Deus?

Primeiro, a Escritura nos ensina que, para preservarmos nosso amor por Deus, precisamos permanecer em constante ódio contra todo o pecado (veja Pv 8.13; Sl 97.10; Rm 12.9). Comece a brincar com o pecado, encoraje-o ou permita empolgar-se por ele, e seu amor por Deus irá inevitavelmente decair.

Segundo, podemos nutrir nosso amor por Deus ao nos deleitarmos nas ordenanças que ele deu à igreja. Jesus instituiu a Ceia, por exemplo, que é uma forma específica dele se encontrar conosco, revelando-nos que podemos conhecer o seu amor e amá-lo também. É impossível para nós nos mantermos em um relacionamento com Deus enquanto ao mesmo tempo nos separamos dos meios de graça que ele estabeleceu.

Terceiro, precisamos nos lembrar de que nos guardarmos no amor de Deus não é apenas uma busca individual, mas também é uma tarefa comunitária. Somos chamados eficazmente a Cristo de maneira individual, mas não vivemos nele de forma solitária. Como pedras vivas, somos edificados em uma casa espiritual a fim de sermos um sacerdócio santo de crentes (1Pe 2.5). Cultivar amizades profundas e honestas com outras pessoas que amam a Deus nos ajuda a amar a Deus. Os relacionamentos raramente são neutros. Se quisermos crescer em nossa fé, precisamos buscar a companhia de amigos piedosos.

Crescer em nossa fé exige ação e responsabilidade — mas também requer paciência à medida que esperamos pela “misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna”. Devemos buscar um relacionamento crescente com nosso Pai celestial, abandonando o pecado e desfrutando dos dons de Deus junto com outras pessoas que têm uma nova natureza e são habitadas pelo Espírito Santo, enquanto esperamos ansiosamente pela redenção do nosso corpo e a perfeita consumação dos propósitos de Deus (Rm 8.23).

Portanto, “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós” (Fp 2.12-13). Não trabalhamos pela nossa salvação, mas a desenvolvemos, em todas as áreas da nossa vida. Contra qual pecado você precisa lutar? De que formas você deve buscar uma profunda amizade cristã? Guarde-se no amor de Deus.

 

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional