O custo de reclamar (Números 11.1)

 

Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do Senhor; ouvindo-o o Senhor, acendeu-se-lhe a ira. (Nm 11.1)

 

Não deve haver lugar para murmuração na vida cristã. Essa foi uma lição que Israel aprendeu da maneira mais difícil (e aprendeu lentamente). Depois que Deus os libertou da escravidão no Egito, os israelitas receberam a sua Lei, receberam os seus mandamentos e sabiam do próprio destino. Partiram ansiosamente para chegar à terra prometida, mas não haviam ido muito longe — não haviam passado nem mesmo da primeira curva na estrada — e já começaram a reclamar. Eles queriam carne para comer em vez de maná, e até mesmo desejaram estar de volta no Egito (Nm 11.4-6). Onde antes eles pensavam que a provisão diária de maná de Deus era uma indicação maravilhosa do seu amor por eles, agora reclamavam de precisar comer a mesma coisa de sempre. Murmurar parece ser uma coisa pequena, mas é um sinal de que falta gratidão. Sempre que a incredulidade e a falta de gratidão marcam a vida dos filhos de Deus, as consequências são inevitáveis. Podemos não acabar como os israelitas, que vagaram no deserto por 40 anos, mas nossa própria murmuração não é isenta de custo. Você se lembra de quando sentiu pela primeira vez a emoção de sua fé recém-descoberta? Talvez você tenha comprado sua primeira cópia do Novo Testamento e pensou que tudo o que estava descobrindo era fantástico. Você o lia em todos os lugares. Então, talvez, algo aconteceu no caminho; agora parece ser apenas “a mesma velha Bíblia”, e você gostaria que Deus fizesse algo mais dramático, algo melhor? Você se lembra de um tempo em que compartilhar sua fé parecia um privilégio emocionante — mas agora parece um fardo e uma obrigação? Você se lembra de uma época quando transbordava de gratidão pela cruz — mas agora você se concentra mais nas maneiras como Deus não o conduziu pelos caminhos ou para os lugares que você teria preferido? Quando o apóstolo Paulo escreveu à igreja primitiva, ele os lembrou da história de Israel como um aviso: Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa. (1Co 10.9-11) Se temos fé em Cristo, fomos libertos da escravidão do pecado — até mesmo da nossa murmuração! Fomos libertos por um sacrifício: o derramamento do sangue de Cristo na cruz. E nós também partimos em uma jornada, não para Canaã, mas para o céu. À luz disso, Deus nos deu promessas maravilhosas e advertências necessárias. Não presuma sua provisão nem murmure sobre a rota pela qual ele o conduz, mas, em vez disso, encha-se de gratidão por tudo o que ele proveu material e espiritualmente. A cruz está atrás de você, o céu está diante de você, e o Espírito habita dentro de você. Não há necessidade nem desculpa para murmurar.

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional