O governo e a bênção de Deus (Êxodo 19.5)

 

Se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. (Êxodo 19.5)

 

A obediência saiu de moda. Mas ela é central para a vida cristã.

Não é incomum ouvirmos até mesmo as melhores pessoas expressarem uma atitude negativa em relação à autoridade, pois vivemos numa era “antiautoridade”. Dentro da igreja, o que antes era considerado uma visão sagrada da autoridade das Escrituras não entra com alegria na mente de alguns. No entanto, ao procurar encontrar a liberdade em nossos próprios termos e à parte da autoridade de Deus, também nos afastamos de sua bênção.

Quando Adão e Eva desobedeceram ao governo de Deus no Jardim do Éden, foram separados dele; perderam a bênção de sua presença. A rejeição da Lei de Deus sempre provocou e sempre provocará a separação de nosso Criador e a remoção de suas bênçãos. Em contraste, a restauração do governo de Deus sempre traz a bênção da comunhão e da parceria que Deus projetou para seu povo.

Essa promessa do governo e da bênção de Deus foi cumprida durante a história de Israel, quando Deus lhes deu sua Lei. A obediência dos israelitas à Lei não era para ser uma tentativa desesperada de alcançar a salvação; em vez disso, era uma resposta à salvação que já havia sido alcançada por eles. Deus primeiro estendeu a mão e agarrou seu povo, redimindo-os e libertando-os da escravidão no Egito — e então a Lei lhes foi dada.

Em outras palavras, Deus não deu a Lei como um mecanismo de redenção, nem a forneceu como um caminho para se tornar membro de seu povo. Em vez disso, tendo redimido os israelitas, ele lhes deu a Lei como um canal de sua graça, para que eles pudessem saber como viver sob seu governo e verdadeiramente desfrutar da sua bênção. Se esse princípio for virado de cabeça para baixo, tudo dará errado. Viveremos nossa vida nas garras ferozes do legalismo, pensando o tempo todo que nossos esforços podem nos colocar em uma posição correta diante de Deus. Porém, de igual forma, se esquecermos que Deus nos salvou para podermos aproveitar a vida sob seu governo, e se continuarmos a ignorar suas leis sempre que elas não se adequarem aos nossos próprios propósitos, então viveremos nossa vida nos perguntando por que a bênção parece ser ilusória.

A Lei de Deus não salva, mas é a “lei perfeita, lei da liberdade”, e aquele que a obedece “será bem-aventurado no que realizar” (Tg 1.25). Como pessoas resgatadas do pecado por Deus, devemos responder à sua salvação escolhendo andar em alegre obediência.

 

Quando andamos com o Senhor

Na luz de sua Palavra,

Que glória ele derrama em nosso caminho!

Enquanto fazemos a sua boa vontade,

Ele permanece conosco,

E com todos os que confiam e obedecem.[1]

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional


[1] John H. Sammis, “Trust and Obey” (1887).