Refrigério para dias mais difíceis (1 Reis 19.4-5)

 

Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. (1 Reis 19.4-5)

 

Todos nós certamente já nos encontramos em um vale espiritual quando esperávamos estar no topo de um monte. Talvez, quando menos esperávamos, veio a fadiga física, ou recebemos notícias desencorajadoras, ou um pecado que nos atormenta persistentemente retornou para nos afligir. Circunstâncias preocupantes em nossa vida frequentemente convergem, desencadeando uma mudança da fé para o medo.

O profeta Elias acabou se escondendo no deserto em grande parte porque seu foco havia mudado: ele havia começado a olhar para Deus através de suas circunstâncias, ao invés de olhar para suas circunstâncias através de Deus. Ele havia engrandecido as dificuldades de sua vida, e isso o paralisou. Ao começar a andar pela vista e não pela fé, sua paz foi perturbada e sua prosperidade espiritual foi corroída.

Elias havia caído na armadilha do “eu”. Ao se concentrar nos muitos fracassos dos israelitas com respeito a Deus, ele se tornou presa da noção de que era o único servindo a Deus (1Rs 19.10). Sua fé e esperança foram trocadas por descontentamento e falta de paz. Por pena de si mesmo, ele fugiu para o deserto, negligenciando seu trabalho debaixo de um zimbro, orando para que morresse. Ainda assim, ao invés de julgá-lo ou discipliná-lo, Deus veio a Elias e o reanimou com comida e bebida, preparando-o para a jornada adiante. Com um sussurro gentil, o Senhor então revelou a si mesmo novamente para o seu servo abatido e o restabeleceu, dando-lhe uma nova lista de tarefas para cumprir (v. 4-16).

Em meio a tempos difíceis, frequentemente nos permitimos ter pena de nós mesmos. Começamos a pensar que somos os únicos enfrentando tribulações. Alguns de nós podem até se ver na experiência de Elias; o Senhor nos usou grandiosamente e tivemos influência com o Evangelho no passado, mas, por qualquer razão que seja, estamos agora bem longe daquele topo de monte. Deus pode permitir que caiamos muito baixo — porém ele nunca nos abandonará. Como o anjo esteve com Elias quando ele estava em seu vale, também o Espírito de Deus está conosco em nosso vale.

Se você se perceber em um deserto, não apenas procure um zimbro para se achegar debaixo de sua sombra. Não presuma que seus melhores dias ficaram para trás. Deus tem um propósito para você e para mim. Ele completa o que iniciou (Fp 1.6). Revigore-se com o lembrete da presença de Deus e siga em frente na obra para a qual ele o chamou.

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional