Senhor soberano, Pastor gentil (Isaías 40.10-11)

Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa. Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos. (Isaías 40.10-11)

Os Estados Unidos da América nunca se interessaram por soberanos ou sua soberania. Preferimos alguém em quem possamos votar para uma posição e convocar conforme necessário — e votar para que ele saia quando quisermos! E, se formos honestos, isso também é verdade para a forma como nos relacionamos com Deus. Preferimos controlar ao invés de sermos controlados.

Deus, no entanto, não pode ser gerenciado ou refeito à nossa imagem. Ele é o Senhor soberano, cuja existência contrasta perfeitamente com nossa fragilidade humana e natureza finita. Somos como grama e flores da primavera, que murcham e caem. Não é assim com Deus, que governa e reina sobre todas as coisas por toda a eternidade. Até mesmo sua Palavra permanece para sempre (Is 40.6-8).

Em sua soberania, Deus realizou uma conquista incrível: a vitória sobre o pecado e a morte. Em sua imensa sabedoria, ele, o Legislador, veio na pessoa de Jesus, submeteu-se e cumpriu a própria Lei que ele tinha dado e depois morreu no lugar dos pecadores para pagar nossa dívida e nos dar a vida eterna. Como Pedro pregou: “ao qual, porém, Deus ressuscitou, […] porquanto não era possível fosse ele retido” pelo poder da morte (At 2.24). Esta é a vitória dele.

Embora Deus seja o Senhor soberano, ele também é nosso Pastor gentil. Ele não vem ao seu povo como um grande general em um campo de batalha; em vez disso, ele carrega seu rebanho perto dele, levando-o com compaixão. Aqueles que antes eram tristes, alienados e culpados e viviam com medo da morte, agora foram libertos. Vitoriosamente, ele declara: “guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu” (Jo 17.12).

Podemos nos alegrar na soberania de Deus, pois ele é poderoso e gentil, o Pastor buscando trazer os perdidos e cumprir a sua missão. Quando ele opera, sua voz fala e os surdos ouvem, sua luz brilha e os cegos veem. Fomos reunidos ao coração deste Pastor gentil e podemos viver confiantes de que este mundo pertence ao nosso Pai soberano.

Um desafio na vida cristã é ter uma visão de Deus que seja grande o suficiente: conhecê-lo como “o Senhor Deus” que “virá com poder” e diante de quem nos achegamos com temor reverente, como aquele que, “como pastor, apascentará o seu rebanho” e a quem seguimos em íntima amizade. O Senhor Jesus é tanto o Leão quanto o Cordeiro (Ap 5.5-6). Qual você acha mais difícil lembrar? À luz de qual destes é mais difícil viver? Lembre-se de ambos, e você obedecerá a ele e desfrutará dele, tanto como seu Soberano quanto como seu Pastor.

 

Tenha uma experiência ainda mais enriquecedora em sua vida adquirindo este devocional em formato de livro  — CLIQUE AQUI e adquira já o seu!

 

https://www.editorafiel.com.br/alistair-begg/devocional-verdade-para-a-vida