Um discípulo de Cristo (Atos 9.10)

Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! (Atos 9.10)

Todos os dias, você está moldando a sua reputação. E, como cristão, todos os dias está moldando a reputação de Cristo também. O que a nossa vida diz sobre Cristo conforme andamos por aí como seus discípulos?

Ananias pode ser uma pessoa menos conhecida da Bíblia, mas ele teve uma influência profunda na vida de Paulo e, portanto, em toda a história da igreja. Isso é resultado de sua fidelidade diária e devota como discípulo de Cristo. Três traços de seu discipulado podem ajudar a moldar o nosso próprio caráter e comprometimento com Cristo à medida que buscamos ser usados no Reino de Deus.

Primeiro, Ananias era, como a KJV[1] coloca, “um certo discípulo”[2] (ênfase acrescentada): alguém que foi especificamente escolhido. Mesmo antes de trazer Paulo (até então conhecido como Saulo) para Damasco ou chamar Ananias, Deus soberanamente orquestrou a propagação da igreja após o dia de Pentecostes em Jerusalém para alcançar pelo menos 320 quilômetros ao norte de Damasco, onde um grupo de crentes, incluindo Ananias, estavam então estabelecidos. Então, desse grupo, Deus escolheu especificamente Ananias para entrar em contato com Paulo após sua conversão. Essa profunda demonstração da soberania de Deus deve nos inspirar e nos encorajar a confiar que Deus pode estar trabalhando de maneiras ainda invisíveis para nos preparar e nos usar para realizar a sua vontade.

Em seguida, vemos que Ananias era um discípulo ousado. Ele se identificava como um seguidor do Senhor — parte do mesmo grupo em Damasco que Paulo estava a caminho de perseguir antes de sua conversão (At 9.1). A lealdade de Ananias não era simplesmente a uma igreja local, uma denominação ou uma visão teológica, mas ao próprio Senhor Jesus Cristo. Da mesma forma, se Jesus se apropriou de nossa vida e nos mudou, então também não podemos manter esse fato que muda vidas guardado para nós mesmos. Assim como dizemos não ao pecado quando recebemos a salvação de Cristo, também precisamos dizer não ao sigilo sobre a nossa fé. Ou nosso discipulado destruirá nosso sigilo, ou nosso sigilo destruirá nosso discipulado.

Finalmente, Ananias era um discípulo comprometido. Mais tarde, Paulo se lembraria de Ananias como um “Um homem, chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam” (At 22.12). Uma reputação como essa não é conquistada em cinco minutos, ou mesmo cinco dias, mas lentamente, no fluxo e refluxo constante da vida. Ananias desenvolveu tal reputação ao dedicar toda a sua vida a seguir a Deus e sua Palavra — uma dedicação que ele certamente demonstrou através de seus afazeres cotidianos e interações com os outros.

A vida de Ananias nos desafia a sermos fiéis de maneiras aparentemente pequenas em dias aparentemente ordinários. Talvez um dia sejamos chamados a fazer algo extraordinário para o Senhor — mas não devemos esperar até lá para vivermos de todo o coração para ele. Isto é o que os discípulos fazem: buscar a Deus com ousadia, devoção e humildade, e confiar completamente nele. Quer você esteja no meio de estudos, criação de filhos, buscando uma carreira ou enfrentando a aposentadoria e a velhice, procure fazer tudo fielmente para a glória de Deus. Tenha como objetivo ser conhecido simplesmente como Ananias era: um discípulo de Jesus Cristo.

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional


[1] N.T.: King James Version [Versão do Rei Tiago].

[2] N.T.: Versões para o português como a ACF, ARC e A21 traduzem de igual modo: “um certo discípulo”.