Uma dieta sólida (Hebreus 5.11-14)

 

Porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. […] Tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos. (Hebreus 5.11-14)

 

Imagine visitar seu restaurante favorito e perceber que todos os clientes estão sentados à mesa bebendo leite em mamadeiras gigantes. Que cena bizarra seria! Ainda assim, essa é a imagem que o autor de Hebreus ilustrou quando ele exortou os judeus cristãos de sua época a permanecerem famintos por uma semelhança cada vez maior com Cristo. Ele sabia que muitos já estavam se tornando complacentes em sua fé. Aqueles que já deveriam ter se tornado mestres precisavam, antes, revisar o maternal da fé todo de novo.

A dificuldade para esses crentes em entender os princípios bíblicos não resultou de nenhum assunto complexo nem de inabilidade do autor de explicar com clareza. Em vez disso, eles eram deliberadamente tardios em aprender. Quando o autor escreve que eles eram “tardios em ouvir”, a palavra “tardio” é a mesma que ele usa posteriormente quando os alerta a não serem “indolentes” (Hb 6.12).[1] Ali ele exorta seus leitores, em vez de tolerar tal atitude indolente, a serem “imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas”.

Se esses cristãos primitivos tivessem sido almas disciplinadas que estivessem ouvindo cuidadosamente e tentando entender os conceitos bíblicos e simplesmente tendo dificuldade nisso, o autor provavelmente não teria sido tão duro com eles. Mas esse não era o caso. Ele teve de repreender membros da igreja que deveriam estar recebendo ardentemente a verdade, mas que haviam se tornado apáticos. Seu entusiasmo diminuiu. Eles pararam de prestar atenção. Como resultado, eles não entendiam o que os impedia de serem ainda mais transformados pela verdade de Deus.

Se não formos vigilantes, o mesmo pode acontecer conosco. Não podemos nos sustentar com uma dieta de cereal de flocos de arroz, torradas e leite. Não há problema em gostar de leite. Está tudo bem em tê-lo como parte de nossa dieta. Mas não está nada bem bebermos leite como a totalidade da nossa alimentação. Isso é algo para os bebês, e nós não devemos permanecer como bebês. Precisamos aprender a comer alimentos mais nutritivos e expandir nosso paladar.

Torne seu objetivo continuamente “[crescer] na graça e no conhecimento de nosso Senhor” (2Pe 3.18), a fim de que você possa lidar com as implicações da genuína experiência cristã. Não se torne alguém que ouve as Boas Novas do Evangelho sendo proclamadas e diz em sua mente: “Ah, eu já sei isso. Posso parar de ouvir agora.” Não se torne alguém que considera o sermão da manhã de domingo um alimento espiritual suficiente para durar a semana inteira. Não se torne alguém que fica chapinhando no raso e nunca faz um esforço para mergulhar bem fundo nas riquezas da Palavra de Deus. Seja alguém que ama o Evangelho e que, pela graça de Deus, nunca se cansa de ouvi-lo; e alguém que ama a Palavra de Deus — ama beber dela, mastigá-la e é impulsionado pela sua verdade vez após vez, à medida que você se torna mais e mais como seu grandioso assunto, nosso Senhor e Salvador.

 

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional


[1] N.T.: Do grego nōthroi.