Venha o teu reino (Lucas 11.2)

Venha o teu reino. (Lc 11.2)

 

O Reino de Deus é imensamente distinto de qualquer reino terreno que já existiu ou um dia existirá. Reinos terrenos estão sob a influência de soberanos cujo poder é limitado e, inevitavelmente, há de declinar. O Reino de Deus, no entanto, é bem mais que uma entidade geopolítica ou mera parte da história. Trata-se de um reino eterno, universal e pessoal, e o domínio do Senhor sobre ele permanecerá por todas as gerações (Sl 145.13).

Devemos ter essas verdades em mente quando oramos “Venha o teu reino”. Quando seguimos o exemplo de Jesus e oramos assim, uma das coisas que estamos pedindo é que o domínio soberano de Deus seja, cada vez mais, estabelecido em nosso coração e vida. Estamos orando para que aqueles que conhecem a Cristo vivam numa submissão crescente e jubilosa ao reinado dele.

Aí está uma perspectiva bastante diferente de qualquer outra com que deparemos diariamente. Em geral, a cultura ocidental de hoje exalta as conquistas pessoais e a autossuficiência. Somos estimulados a acreditar que estamos no controle. Contudo, quando o Reino de Deus vem em nossa vida — quando oramos para Jesus tomar o lugar que lhe é devido no trono de nosso coração —, ocorre uma revolução. Já não somos escravos do pecado. O Rei da Criação reside em nossa vida e começa a nos conformar à imagem de seu Filho (Rm 8.29). Quando oramos dessa maneira, o Espírito Santo nos ministra estabelecendo o domínio real de Deus sobre cada dimensão da nossa vida.

E isso não é tudo. Quando oramos “Venha o teu reino”, também estamos reconhecendo que Deus é o Rei das nações — ele reina sobre todas as questões temporais. Isaías o descreve assobiando às nações para virem “das extremidades da terra; e vêm apressadamente” (Is 5.26). O Rei chama as nações da mesma forma como chamamos nosso cão para dentro de casa. Quando Deus assobia, elas correm para atender à sua ordem.

Portanto, não precisamos entrar em pânico ou nos deixar tiranizar por qualquer mudança nas potências terrenas. Antes, podemos nos regozijar no Senhor, nosso Rei, que é soberano sobre todas essas coisas.

Seu reino não falha,

Ele reina sobre terra e céus;

As chaves da morte e do inferno

A nosso Jesus são dadas:

Elevai o coração,

Alçai a voz!

Regozijai-vos, repito, regozijai-vos! [1]

 

Aprofunde sua devoção a Deus em fiel.in/devocional


[1] Charles Wesley, “Rejoice, the Lord Is King!” (1744).