bounce rate analytics

[PVE] Tatuagem, pode?

Um Resposta Pastoral

As Escrituras declaram que o nosso corpo e templo do Espirito Santo conforme I Coríntios 6.19 “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” Sendo assim é sensato de fato procurar saber qual o padrão de Deus para esse templo.

Temos apenas um texto que fala sobre o marcar o corpo que se encontra em Levítico 19.28

Contudo não temos um claro e explicito mandamento sobre esta questão nas Escrituras, mas temos alguns princípios que pode te ajudar a decidir sobre isso.

Essa formula serve para nos ajudar discernir entre o que é certo e errado.

Questão 1: O que estou prestes a fazer e útil ou proveitoso – fisicamente, mentalmente e espiritualmente? Convém que seja feito?

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm.” I Coríntios 6.12

Questão 2: O que estou prestes a fazer pode me dominar?

“Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” I Coríntios 6.12

Questão 3: O que estou prestes a fazer ofende a outros? Escandaliza?

“E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.” I Coríntios 8.13

Questão 4: O que estou prestes a fazer glorifica a Deus?

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” I Coríntios 10.31

Sabendo que não somos guiados por regras e sim pelo Espirito Santo, e o modo pelo qual o Espirito Santo nos guia é por meio da Palavra de Deus. Leia e medite nestes versículos, e que a vontade de Deus se cumpra sobre a sua vida.

Por João Vitor, colaborador do Voltemos ao Evangelho

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Um Resposta Reflexiva

Penso que se pregar o não-uso de tatuagens (poderia ser um brinco ou uma calça jeans) pela imagem da tradição, pela exaltação da identidade da denominação, pelo glória da imagem moral de si mesmo, Deus ficaria em segundo plano e nesse caso a pregação do não-usar tatuagem seria pecado, pois desfoca a glória de Deus e coloca nas atitudes morais.

Da mesma forma, se quero usar uma tatuagem para afirmar a minha identidade, para confrontar “o sistema” com a liberdade da minha mente, para atrair os olhares e sensualizar, o uso da tatuagem (ou de uma calça jeans) se torna pecado, pois mais uma vez a imagem do homem num prazer fútil coloca Deus de lado.

Enfim, o objetivo do coração do crente é que o problema. Não a atitude.

Simão, o mago, buscava gozar dos dons do espírito – Paulo dizia que devemos buscar – mas ele o fazia com objetivos completamente carnais e não-regenerados. Se fazemos ou nos abstemos de algo sendo guiados por objetivos baseados em nossos próprios desejos não-regenerados cometemos pecado. Mais específico: se tatuamos ou deixamos de tatuar baseados em nossos próprios desejos não-regenerados cometemos pecado.

Por Bruno Curnha, colaborador do Voltemos ao Evangelho

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Uma Resposta Teológica

Levítico 19:28 condena tatuagens no Israel antigo. Essa proibição fazia parte do “código de santidade”, uma seção extensa de Levítico dedicada a leis que foram dadas a Israel para distinguir o povo das nações ao redor deles. Os gentios usavam tatuagens, portanto, Israel não deveria usá-las para fornecer uma demonstração visível do fato que Israel era “santo” (isto é, separado como especial para Deus). A partir do contexto de Levítico 19:28, parece que as tatuagens especificamente proibidas eram aquelas recebidas como parte de uma cerimônia pagã, embora alguns pensem que é uma proibição ampla contra todas as tatuagens.

Contudo, quando Cristo veio, ele derrubou a parede divisória entre judeus e gentios (Ef. 2:12ss.). Especificamente, isso significa que as leis que foram dadas para separar Israel do restante das nações, são agora contraproducentes se aplicadas na mesma forma que o Israel antigo as observava. Devemos adaptar nossa aplicação da Lei para seguir o seu propósito original à luz das mudanças que Cristo trouxe.

Considere o exemplo da circuncisão. Essa estipulação distinguia Israel dos cananistas na Terra Prometida. Mas o Novo Testamento nos ensina claramente que ser santo para Deus não mais requer ser circuncidado (e.g. Rm. 2; Gl. 2; 5). A circuncisão era um símbolo exterior de dedicação a Deus. Mas esse símbolo exterior, dividindo povos ao longo de linhas raciais, não é mais útil. O povo de Deus procede de toda nação, e os símbolos de santidade que devemos carregar agora são um coração puro (e.g. Rm. 2:28-29, que também era requerido no Antigo Testamento) e o batismo (que não tem quaisquer conotações raciais, e substituiu a circuncisão como o sinal do pacto; Cl. 2:11-12).

Ora, isso não é dizer que tudo o que aparece no “código de santidade” pertence somente a tal separação – há outros fatores em ação também, tais como os morais (a moralidade de Israel era para ajudá-la a se distinguir das outras nações). Se alguém está convencido que as tatuagens eram uma questão moral, então tal pessoa deve se abster delas. Eu, contudo, não posso pensar em nenhuma razão para a tatuagem ser uma questão moral – certamente a Bíblia não declara que existem falhas morais envolvidas no uso de uma tatuagem, não importa qual seja o contexto. O caso seria muito similar aos mandamentos que não devemos cortar o cabelo em redondo ou danificar as extremidades da barba (Lv. 19:27). Essas são práticas inocentes em si mesmas. Elas eram erradas no antigo Israel por causa de sua associação com práticas pagãs (tais como adivinhação, rituais de morte, prostituição cúltica, etc.; cf. Lv. 19:26-31). Se essas ações não possuem associações perversas em nosso tempo, não existe nenhuma razão para proibi-las.

Por Ra McLaughlin

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto

Disponibilizado por: monergismo.com

  • Heverton

    Ótima mensagem…

    Sempre vejo coisas como tatuagem, brincos e afins, como algo que não glorifica a Deus.

    Pois se meu corpo, não me pertence e sim a Deus, devo sempre buscar saber a melhor forma de cuidá-lo.

    E na minha opinião isso é algo que não glorifica a Deus de maneira nenhuma.

    Paz

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000413993279 RAFAELA

      Ta… seu corpo é para glória de DEUS. E seu julgar? Oq eu vc faz que é para gloria de DEUS?É como meu responder abaixo. O que vc faz qdo esta é oculto? É PARA GLORIA DE DEUS?

      Isso é o cúmulo da ignorâncio do ser humano!!!

      Ainda bem que o Senhor me vê POR DENTRO! Minhas atitudes…..

      • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

        Rafaela,

        O Heverton expressou a opinião pessoal dele. E no caso dele, ele não deve fazer (nem deve condenar quem faz).

        Na sua ira, você pecou contra ele. Falando que ele estava julgando, você o julgou de ignorante.

        Não é assim que devemos proceder na família de Deus.

        No amor de Cristo,
        Vini

        • Rafaela

          Vini, primeiro… Ira? Aonde teve?

          Fazer uma pergunta, onde catuca mesmo é ter ira?

          Quando eu falo “isso é o cúmulo da ignorancia do ser humano” falo pelo fato de hj em dia algumas pessoas serem assim. Vendo que tattoo ou piercing é contra a vontade de Deus;

          Agora, vc diz que eu o julguei, existe alguma frase assim” Ei Heverton, vc é ignorante!”? Existe? Não!

          • Priscilla

            Rafaela, Vini te corrigiu porque ele te ama, e se ele errou, perdoe-o.

            Deus corrige sempre que ama – Ap 3:19-22

            suas exclamações no final das frases denota exaltação das emoções, isso nós aprendemos em gramática no encino fundamental.

            Paz de Cristo.

          • João Paulo

            Rafaela, olá.
            Deixe-me fazer uma perguta pra você, tendo em visto o mundo conturbado em que vivemos.
            Você conhece a Cristo Jesus, aquele que tomou o nosso lugar, suportando o castigo em nosso favor? Ele é o Senhor em tua vida? Você se rendeu a Ele, de modo que, todo o seu interior estando transformado expresse em seu pensar, agir e falar que Cristo é o Senhor de tua vida?
            Rafaela, Cristo é o Senhor. Ele é o Senhor. Ele transforma nosso interior, e agora podemos, nEle, e tão somente por Ele, expressar em nossa vida a libertação do SENHOR ao mundo que jaz no maligno.
            Rafaela, deixe o Espírito Sando de Deus, tratar contigo.

      • Caio

        Querida irmã em Cristo, muitas coisas não são pecado mas para os que passaram pela porta do Reino de Deus, os que renunciaram família, dinheiro, sucesso, moda, status, para que Cristo fosse glorificado, esses renunciaram TUDO. Será que Pedro, Paulo, Tiago, João ou até mesmo maria madalena, depois que conheceu a Cristo, faria tatuagem? usaria adereços? piercings? será que ela novamente tomaria os moldes do mundo?
        O mundo tem que olhar para nós e ver diferença, no falar, no modo de andar, no modo de se vestir, porque o que vive em nós é o espirito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos..

        Eu não sou melhor que você, e ninguém é, mas não nos enganemos, a porta e estreita e o caminho muito apertado, no esforcemos para entrar pela porta estreita.

        Pois não fomos comprados por ouro nem prata e sim pelo precioso sangue de Jesus cristo.

        Jesus veio ao mundo para morrer pelos pecadores do qual EU, Caio, sou o principal.

        Irmãos na Índia estão morrendo por não negar a Cristo Jesus como salvador, será que não podemos renunciar brincos correntes e tatuagens por amor a esse Rei que entregou sua vida pelo seu povo?

        Perseveremos.

      • Wanderley da silva

        O exterior é puro reflexo do interior. Essa mania de dizer que o que vale é o interior é coisa de quem acha que não merece nenhuma afronta em suas atitudes. São os santos intocáveis porque afirmam “Deus sabe o meu interior” – sabe mesmo e há de trazer a juízo todas as intenções do coração.

    • Edmilson Amatsu

      Estou de pleno acordo com voce !!!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000413993279 RAFAELA

    Ahhhh pelo amor de Deus….
    TODOS usam Levítico19 para falar que nao pode tattoo. Mas vamos ao contexto histórico????
    Naquela época, os pagãos usavam ‘tatuagem”, (todos modificam o nome), eram marcas que eles faziam para adorar PESSOAS MORTAS!E o povo de Israel começou a usar. Onde começaram a ter as leis. E escreviam nomes de pessoas mortas.
    Da mesma forma o piercing. Naquela época, os escravos usavam adereços para saber de quem era “o dono”.
    É tb é muito fácil usar pequenos versículos para falar o que quer.
    Creio que Deus olhe muito além de tatuagens e piercing. Te pergunto: O que “vc” faz no seu quarto em oculto? O que vc pensa? O que vc fala? Seu testemuno está de acordo com um servo de Deus?Para onde seu olhar te guia?

    Antes que muitosss irmãszinhos entrem falanso de tatuagem, Tire a trava de seu olhos para depois tirar o cisco do olho do irmão…..

    • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

      Rafaela,

      Você leu o texto? Mesmo?

      O texto fala justamente que Levíticos não sustenta a proibição da tatuagem.

      Acalme-se =)

      • Rafaela

        Sim. Li todo o texto.

        Em momento algum o texto diz que é contra ou a favor.

        Quando eu falo que TODOS usam levítico 19 para argumentar sobre a tatuagem, pq só tem este argumento. Esquecendo de todo contexto histórico.

        E nao estou nervosa.

        Escrever tb o que pensa é ser “nervosa”?

        Fazer esta pergunta ex:”o que vc faz quando esta em oculto?” é experssar “estar nervosa?”

        • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

          Rafaela, desculpe, mas a impressão óbvia que me dá quando alguém comenta em uma postagem falando que todos ignoram o contexto é: vocês estão ignorando o contexto. E o último texto postado justamente mostra o contexto histórico de Levíticos, mostrando que é não é um texto para argumentar contra fazer tatuagem.

          Da mesma forma quando você usa “!!!” “???” MAIÚSCULAS o entendimento natural das pessoas é que você está gritando ou dizendo algo com veemência. Pelo menos esse é o uso que a maioria das pessoas faz. Então, isso parece ira. Mas, não fazer uma pergunta não é ira, mas talvez fazer para cutucar pode ser. Depende da sua motivação e do seu temperamento.

          Quanto ao “cúmulo da ignorância”, bom não vou ficar discutindo isso. Se você não teve esta intenção. Fico feliz. Mesmo. Mas foi o que me pareceu. Se pareceu ao Heverton você deve perguntar a ele.

          Paz

          • http://dressascavello.blogspot.com Andressa

            Nossa! Você está de parabéns pela resposta. Que mansidão! Palavras sábias de um servo de Cristo! Deus continue te abençoando!

  • Heverton

    Oi Rafaela,

    Desculpe se a forma como me expressei passa a intenção de estar julgando as pessoas, mas, apenas tenho a opinião de que em meu corpo isso não seria uma prática de maneira a glorificar a Deus e demonstrar minha alegria de servi-lo.

    Assim como o texto diz nas ultimas linhas “Se essas ações não possuem associações perversas em nosso tempo, não existe nenhuma razão para proibi-las.”

    Cada um interprete da forma que melhor lhe convier, buscando sempre realizar a vontade de Deus em nossas vidas, mediante a vontade do Espírito Santo que em nós habita.

    Na Paz e no Amor de Cristo,

    Heverton.

    • Rafaela

      Nao precisa se desculpar…. Vc expôs o que vc pensa.

      Da mesma forma que eu expus….

      bjin

  • rafael

    tecer uma posição baseado na nossa ‘identidade’ (aquilo que construímos e em nós é construído) e tecer um comentário baseado na PALAVRA, sem julgamento de valor e aplicada a devida neutralidade, deve ser motivo de real reflexão.

  • David Barros

    O bezerro de ouro foi feito do que mesmo?
    Nem precisa responder….Se alguns acham que a ´Bíblia não condena isso, ou seja, não está a favor nem contra…Fiquem dessa maneira…Não usem a Bíblia para satisfaserem suas vaidades!!!!!!!!!!!

  • ivson kleber

    graça e paz entendo heverton e rafaela, minha amada fiu apenas uma opiniao dele não se preocupe se acha q não é correto corriga ele em amor e heverton temos que ter cuidado ao expor nossas palavras com todo cuidado pra não ferir mesmo cristão tudo na base do amor meus amados.

    • Albano (Petrópolis)

      O texto é tão direto quando mostra que se deve fazer um auto- exame sobre as motivações de se fazer ou não uma tatuagem, que deveríamos trazer esse mesmo conceito pros comentários nesse (ou em outro) site, ou ainda em qq lugar.
      Não, não quero dar uma de perfeito, mas creio que aqui é um local onde o objetivo é a edificação pessoal e acima de tudo a glorificação de Cristo.

      Paz

      • http://www.voltemosaoevangelho.com Pr João Victor

        Irmão você entendeu a questão, é isso mesmo, cada um dará contas de si diante de Deus, pelo menos o que eu escrevi sobre os 4 pontos que servem para nortear TODAS AS NOSSAS DECISÕES é justamente isso, ou eu faço ou não faço para glória de Deus.

        Simples assim.

        Em Cristo

        Pr João Victor
        Aconselhamento Bíblico.

  • Tiago Oliveira

    òtimo.

    Gostei do estudo abordado. Ja debatei isso e outras coisa no Orkut, cheguei até sair da comunidade,pois as pessoas tentam satisfazer a si mesmos e pensam que estão totalmente certo.

    Não tenho nada contra a Bola de Neve, mais à muitos jovens ali que precisam fazer uma avaliação de si mesmos.

    • Luma

      “Não tenho nada contra a Bola de Neve, mais à muitos jovens ali que precisam fazer uma avaliação de si mesmos.”

      Irmão Tiago, só por você ter exposto este pensamento em umá pág. pública onde muitos da “Igreja de Cristo” ou seja, todo aquele q ama e busca ao Senhor em espirito e em verdade são está igreja, e membros desta igreja podem existir tanto na Bola de Neve qnto na igreja q vc frequenta.

      Freqüento a Bola de Neve e não faria tatuagem simplesmente pelo fato de não sentir paz em meu coração.
      “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração,. à qual, também, fostes chamados em um só corpo e sedes agradecidos.” Cl 3.14

      Mas tenho muito cuidado para não julgar algum irmão q faça tatuagens ou pircings, pois não cabe a mim dizer a esse irmão oq é certo ou errado, se acho q algo não está correto, tenho orado e pedido discernimento tanto para mim qnto para este irmão, para q o Senhor dê o verdadeiro entendimento.

      Somos um só corpo Tiago, entenda isso. Vc citar o nome de uma igreja expecifica esta julgando e pecando contra Deus, pois está falando de uma parte do corpo, ainda mais se vc pensar que vc pode estar falando mal de ungidos de Deus. Irmão, peço que tenha mais temor ao expor pensamento teus q não condizem com o Cristo. Não julgais para q não seja da msma forma julgado.

      Algo q tenho usado para controlar meu falar é pensar comigo, Jesus falaria isso?
      Temos q ter a mente de Cristo, sei q nunca conseguiremos tal pois Ele foi o único Santo aqui na terra, mas msmo assim devemos perseverar neste pensamento. Sermos iguais a Cristo.

      Que o Senhor te abençoe irmão, fica na PAZ!

      • http://www.deusamavoce.com @JuniorBarros

        Quem olha a Bola de Neve de longe, até pode pensar que se trata de mais um ministério criado para satisfazer as necessidades das pessoas, ou seja: vem prá cá que aqui você pode fazer o que der na telha.
        Porém, ao conhecermos o ministério, podemos constatar que não tem nada disso. É um ministério sério, que resolveu agir como Jesus agiria. Eles te recebem (sem preconceito) exatamente do jeito que você estiver, mas pode tirar o cavalinho da chuva, se acha que seu pecado não será VEEMENTEMENTE CONFRONTADO.
        Não sou um forte defensor dos ministério contextualizados que temos no brasil, mas tenho que dizer: a Igreja Bola de Neve me surpreendeu.

        Na PAZ DE CRISTO

        Junior Barros

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000413993279 RAFAELA

        Tiago,

        Vc conhece o Bola de Neve? Sabe da história da igreja? Eu congrego no bola tem pouco tempo, ou seja como mebro tenho apenas 4 meses. Vim de igreja batista e da mesma forma defenderei minha igreja. E membros que estão lá! Te pergunto, vc já fez sua auto-análise? Lembrando que: A língua é o veneno da alma, do corpo de tudo. E vc encontra isso tudinho em Tg 3 (Se quiser, dê uma lidinha na bíblia, ok?)

        Luana, vc foi perfeita em dizer que tanto no bola quanto em outra igreja, as pessoas tem q fazer uma análise de si mesmo.Adorei!!!!

        Bola de Neve me supreendeu! Da tal seriedade como trata as coisas do Senhor. Para namorar, entrar em Ministério e assim por diante. Como qualquer igreja, tem pessoas que não querem compromisso com o reino e não olham para a Cruz! Olham para as pessoas esteticamente como vc, tiago. Olhando para pessoas, levantando nomes de Igrejas.

        Sou Bola de Neve, tenho 3 tattoos. Duas que são citações bíblicas e graças a Deus, através dessas tatuagens, pessoas queriam saber o que estavam escrito em:
        RUTE 1.16 E ISAIAS 55.6.
        Onde através delas, pessoas ouviram o evangelho. Pq ficaram curiosas e perguntaram:”O que está escrito ai?”
        Filho, o importante é uma coisa: Vc prega Jesus crucificado? Vc prega o arrependimento genuíno?” Faça auto-analise vc e ache as respostas!

        • Wanderley da silva

          Boa de Neve – isso é nome de igreja???? Que falta de opção…

          • Rafaela

            Vá primeiro saber da história da igreja….

          • Eder

            “Que falta de opção”…
            Que falta de vigilância irmão estar falando mal de denominações que existem pessoas querendo buscar realmente à Deus, como amigos meus que antes eram do mundo, agora servem a Jesus!!

  • evanio jose

    PORQUE ALGUEM IRIA MARCAR E COLOCAR UMA FIGURA NO CORPO NAO SERIA PARA SER VISTO?E SE UMA PESSOA TEM INTENÇAO DE COLOCAR UMA FIGURA SEJA DE QUALQUER SIMBOLO NO CORPO IRIA DEIXAR OCULTA OU A MOSTRA ?SE E PARA ATRAIR ATENÇAO DE OUTROS E SENSUALIDADE E ISSO E PECADO,POIS NOSSO CORPO E PARA GLORIA DE DEUS E NAO DE HOMENS PORQUE SOMOS TEMPLO DO ESPIRITO SANTO .A VERDADEIRA BELEZA ESTA NOS FRUTOS DO ESPIRITO SANTO N NAO NA APARENCIA ESTERIOR.

    • Caio

      Aleluia!!

    • Diego R.

      Concordo em Partes! existem pessoas com piercing e tatoo que levam uma vida muito reta e santa perante a Deus, essas pessoas manifestam os frutos do espirito e são caçadoras da presença de Deus, buscam a santificação e aprender mais e mais do Deus maravilhoso que servimos, porém elas apreciam a tatuagem e desde que isso não atrapalhe na busca por Deus não existem problemas! Gloria a Deus que ELE não vê as coisas como nós, e sim enxerga o coração! Que olha só a aparencia JULGA!.
      Deus abençoe!

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000413993279 RAFAELA

        Ai Jesus!!!!!

        Diego! Show de bola!

        Não podemos esquecer de uma coisa….

        Imaginem…. Aquela passagem que: Qdo Jesus diz “te conheço”?(Na linguagem mais jovial).

        Pensa nisso Evanio… Pq o tatuado pode passar… E não tatuado, Jesus pode perguntar ‘Aparta de mim, pois não te conheço!”

        E ai “Brother”, como fica!?

  • Diogo

    Cara, nunca lí nenhum aconselhamento mais lúcido.

    Seria legal que todo mundo que quer fazer tattoo refletisse sobre suas motivações antes, e que todo mundo que condena isso e considera como pecado olhasse para si mesmo e suas reais motivações.

    Que o Senhor guie todo mundo.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000413993279 RAFAELA

      Diogo,

      Isso mesmo! Temos que pensar em que seria a tatuagem.

      Qdo fiz minha primeira, eu fiz uma fada e não sabia que eram demônios. Se eu tivesse o entendimento que tenho hoje, JAMAIS faria este desenho. Mas graças Deus, foi feita oração de renúncia…

      E tenho mas 2 tattoos que são passagens blíbicas e pretendo fazer mais tattoos.
      Através destas tattos, o Senhor me deu oportunidade de falar do Filho dEle…. Glória a Deus por que o Senhor me deu esta ousadia!

      Espero que minha vida, minhas tattoos sejam para que o nome de Jesus seja glorificado, exaltado.

      E por mim hj, esta conversa cessou. Pq tenho minha opinião formada.

      Tatuagem não muda caráter!!!

      Meu corpo é templo sim! Para glória de Deus!

  • http://vivoporti-igrejaemmovimento.blogspot.com Pr. Anderson

    Paz meus queridos!

    meu nome é Anderson e sou pastor da Igreja Vivo por Ti em Brasília – DF, sou completamente tatuado dos pés á cabeça literalmente e todas as minhas tatuagens foram feitas depois de minha conversão. grandes coisas tem feito o Senhor em nosso meio, temos facilidade com pessoas da mesma aparência, mas pelo conteúdo da mensagem que proclamamos temos uma Igreja para todos, tatuados, policiais, famílias e por aí vai, a única diferença é que o pastor está fora dos padrões normais, mas acreditamos e pregamos a sã doutrina e estamos trabalhando na restauração da igreja com uma mensagem de arrependimento por estarmos ferindo o propósito original da igreja, não acreditamos numa igreja tribal e muito menos numa igreja tradicional, mas simplesmente em IGREJA, focada e edificada simplesmente na PALAVRA DO ETERNO.. nossos amigos tem aberto as portas para nós pois estão vendo o que o Senhor tem realizado, os batistas e presiterianos nos amam e amamos nossos irmãos, estaremos no feriado de páscoa na primeira Igreja Presbiteriana em Bauru – SP. por que estou falando tudo isso? pois tem muita coisa que nos afasta, mas temos algo que nos une: JESUS E SEU SACRIFICIO, então a única coisa que temos que enxergar no outro é se ele está preso ao Senhor e a sua palavra..

    quando João Batista enviou seus discípulos para perguntar a Jesus se Ele é o que deveria vir, Jesus apenas responde:

    Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. Mateus 11:5

    ADMIRO, ACOMPANHO E REPRODUZO TUDO QUE O VOLTEMOS AO EVANGELHO FAZ, vocês acrescentaram muita em nossa vida e ministério.

    BJÃO A TODOS!

    Tatuagem x Templo do Espírito
    http://vivoporti-igrejaemmovimento.blogspot.com/2010/05/tatuagem-x-templo-do-espirito.html

    E tatto pode?
    http://vivoporti-igrejaemmovimento.blogspot.com/2010/05/e-tatoo-pode.html

    Meu filho ressuscitou
    http://vivoporti-igrejaemmovimento.blogspot.com/2010/12/nosso-filho-ressuscitou.html

    • Luciana

      Aleluia!!!!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000413993279 RAFAELA

      CARACAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

      GLÓRIA A DEUS!!!!!!!

      Tatuados amam a Deus, servem a Deus, pregam Jesus crucificado, O Jesus que vive, que reina!!!!!!

      • Wanderley da silva

        Creio que ninguém deve ser condenado pelas marcas feitas no passado quando se propõe a mudar de vida, mas não sei porque cristãos mais antigos querem invejar marcas do passado daqueles que já abandonaram-nas por Jesus.
        Ademais o que falta a muitos que professam uma religiosidade vazia é a marca do arrependimento. Trago no meu corpo as marcas de Cristo, disse Paulo. Isso que devemos almejar.

    • Eder

      Glória a Deus!!!

  • Gabriel Lucas

    A biblia e a Cultura … sempre em guerra ?!?! rsrsrs
    Otimo texto, sensato como sempre
    Li sobre o assunto quando comecei a namorar pq a igreja da minha namorada permite, mas tbm nao incentiva .. claro q lah tem regras e tal, nao eh de qualquer jeito tbm .. mandar um diabao nas costas eles nao deixam rsrs

    Nem vou expressar minha opniao pq o texto jah disse tudo ..
    Soh kero dizer q o cara q faz “Soh pq minha igreja deixa” eh muito babaca .. me perdoem a franqueza …

    Tem uns q fazem tipo um “Marketing”
    “Lah na minha pode, vem pra ka”

    Ai enfraquece hehehe

    Pazz ..

  • Dante

    tudo é vaidade, vivamos as escrituras, corramos de nossa cultura.

  • Rosie Matos

    Muito edificante a mensagem!

    Fiquem na Paz de Cristo Jesus.

  • Alan A’

    Galera umas das melhores colocações sobre o assunto que ja vi, vale a pena conferir.
    http://www.ejesus.com.br/jovens/tatuagens-piercings-e-afins/
    “Você que não come carne, não julgue quem come…”

  • Diego R.

    A princípio ou aparentemente não existem problemas nas praticas de piercing ou tatoo. Mas sabemos que somos templos do Espirito Santo, como foi dito em varios comentarios e que tudo posso mas nem tudo convém.
    Gostei dos comentarios da Rafa, ela guardou a opinião dela e creio que ela é fã de arte! Eu faço parte de uma igreja onde muitas pessoas possuem tatuagens, mas eu não tenho nenhum porque essa foi a direção de Deus para a minha vida, agora como individuos nós temos nossas particularidades e cada um de nós tem um lugar no Reino, como poderemos mostrar ao mundo que eles podem ter a JESUS do jeito que eles são que o tratamento vem do Senhor se em nós mesmo há criticas e intolerancias! Em todo caso devemos orar e buscar de Deus a direção.
    Agora Rafa não só pela palavra em levitico, mas quando se faz uma tatuagem, à agulha penetra na pele e tem contato com sangue! Espiritualmente isso equivale a um pacto ou ritual! E ai dependendo do simbolo ou desenho que se faz você acaba por “sujar” mesmo o templo do Espirito Santo. Nas culturas pagã a pratica das tautagens eram comuns, porque a partir delas se invocavam entidades de “conhecimento”, “força”, “coragem” e os espiritos guerreiros! Isso é claro os das partes “boas”, claro que a invocação para o mal também existia. Então procure saber sobre o que você tatua, veja se o tatuador também, é cristão. Ore busque a Deus, porque para o Senhor o Exterior pouco importa se o coração estiver sujo!
    Deus abençoe.

    • http://www.dancaorei.blogspot.com Mariela

      Todos os nossos atos, Deus verá a intenção do ato, seja fazendo tatuagem ou louvando a Deus com uma música no púpito.Os dois podem estar agradando ou desagradando a Deus.
      Nós temos um tratalho com as crianças do norte do Perú(deserto). Eu não acredito que fazer comprar seja pecado,de forma alguma, mas eu, no meu caso, sempre que vou comprar alguma coisa que não preciso realmente me vem na cabeça aquelas crianças e o pensamento se eu não poderia enviar esse dinheiro para quem tem fome e sede. Sendo assim, naquela hora, se eu comprar passa a ser pecado porque sinto-me alertada e perguntada por Deus. É isso que creio.
      Paz.

  • Hemillio Cardoso

    Simples e fácil.
    Na nossa cultura, tatuagem está na maioria das vezes ligada a rebeldia, homenagem muitas vezes fanática e idólatra, e a sensualidade (note onde as moças colocam essas figuras), vale pro piercing também. Ate empresas sem nenhuma padrão cristão dão atenção as estes acessórios e marcas. Diante dessas verdades, o crente, que deve evitar escândalo, imoralidade e todo tipo de tropeço, nem precisa discutir este tipo de prática.

    Hemillio Cardoso

  • Pablo Miguel

    Achei fraco os argumentos usados no texto.

    • Wanderley da silva

      O argumento mais forte é o bíblico – pena que poucos querem dar crédito.
      Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.
      Levítico 19:28

      • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

        Você, então, crê que devemos viver todas as ordenanças do velho testamento? Isso vale também para coisas como “carne de porco”, “não tocar”, “não pegar”, “não comer”? Ou só esse versículo é que é ainda válido?

  • http://www.twitter.com/BrunnaFabricia Bruna

    Paz
    Eu li o texto e também as opiniões. Creio que esses assuntos nem deveriam ter tanta repercussão, visto que há tantas outras coisas mais importantes para nos preocupar.
    No entanto, eu acredito que não só tatuagem, piercing e etc., mas tudo aquilo que nos aprisiona e nos afasta do Senhor é pecado e errado.
    Conheço uma pessoa da igreja que nitidamente está aprisionada nisso, ela mesma disse que se ficar sem alargador ela fica em depressão. Essa pessoa deixou que essas coisas (neste caso especíico usa alargador, tatuagem, cabelo colorido e piercing) se tornassem reis e prioridades sobre a vida dela. Por outro lado conheço pessoas de uma igreja que tem várias tatuagens e são muito usados por Deus.
    O que quero dizer é que nada pode vir em primeiro lugar em nossas vida a não ser Deus. Se essas coisas tem se tornado reis, então é hora de refletir e arrepender-se, porque está pecando. Mas se a tatuagem ou piercing, ou qualquer outra coisa não te afasta de Deus não há problema.
    Claro que esta é minha opinião.
    Deus abençoe a todos

    Em Cristo aos amados.

    • David Barros

      Glória a DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Jeferson Rainerte

      glória a Deus..

      creio que a tatuagem é sim uma vaidade..
      assim como tantas outras coisas que fazemo ou usamos..perfumes caros.. cosméticos..roupas muitas vezes desnecessárias..enfim a lista seria enorme…é como diz as escrituras que conhecemos: Vaidade,tudo é vaidade debaixo do sol.

      creio que não colocando nenhuma dessas vaidades acima do propósito maior de anunciar o nosso Senhor Jesus , creio “EU´´ que tais coisas não implicariam na forma em que ELE nos vê, mas sim o nosso coração e disposição de agrada-lo e adora-lo em atitudes e não em palavras apenas e uma visão exterior de nossa aparência.

      é como está escrito em algum dos comentários acima: pessoas estão morrendo pela causa do evangelho.
      Que nossos olhos sejam abertos e possamos deixar esse evangelho fácil que vivemos no brasil e com ou sem tatuagem busquemos a nossa cruz.

      1 Pe 2:21-Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas.

      a verdadeira PAZ A TODOS.

    • Davi Pereira

      Concordo com vc… não acho produtiva a discussão em torno dos usos e costumes…. há questões doutrinárias muito mais importantes e edificantes a serem discutidas.

      Graça e Paz

  • Maicon Oliveira

    Oque Jesus pensaria disso?
    Será que Ele está realmente preocupado com o seu corpo?
    Ou com um coração transformado, uma mente renovada ,um filho recebendo o seu total governo.
    Hoje vemos muitas pessoas que “criam”sobre si mesmos uma “placa” espiritual.
    Hoje vemos congregações que aceitam e as que não aceitam, o maior problema disso é que não entendemos que temos viver como um só,como um corpo,que Deus nos de Graça para amarmos uns aos outros assim como somos…e que uma tatuagem ,piercing , calça ,saia etc…não separem o corpo de Cristo ,pois só assim se estabelecerá um Reino inabalável.
    Paz.

  • Geneci

    Para ter a decisão a respeito das tatuagens, como fazer ou não, qual tatuagem fazer, sugiro uma olhada pela internet nos significados das tatuagens nos presos e criminosos.

    AS vezes as pessoas fazem um coração, ou uma borboleta, achando que é mais tranquilo, e isso significa homossexualidade.

    Uma cruz, indica um criminoso inescrupuloso, que mata se “necessário” para conseguir o que quer…

    uns pontinhos pretos podem significar estuprador, traficante, chefe de quadrilha ou outros…

    O Governo da Inglaterra em 1879 passou a usar a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos. Até hoje a tatuagem serve para identificar criminosos entre si.

    Espero que nossos jovens pensem antes…

    Fiquem na paz
    Geneci.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000413993279 RAFAELA

      Não creio que li isso….

      Absurdo!

      • rita maia

        Rafaela,

        Desculpe, mas seus comentários não mostram respeito pela opinião dos outros. Agredindo quem discorda de você, você aparenta pouca espiritualidade, pouco amor ou mansidão.

        Espero que você seja bem diferente do que seus escritos demonstram.

        Ah, eu gostaria de saber quais versículos você tem tatuados…

        Em amor

        rita maia

        • rafaela

          Então Rita, eu tenho Rute 1.16 e Isaias 55.6

          Eu vi sua resposta hj… muito tempo depois.

          Posso muito parecer agressiva aos olhos de alguns, mas nao concordo em levar evangelho diet.

          Respeito a opiniao das pessoas, o que nao aceito é a ignorancia, pela falta de conhecimento da palavra dentro de um contexto histórico. Pois todos usam o livro de levítico para argumentar sobre este assunto. Estudar é bom, claro que a bíblia é principal e pedir discernimento a Deus e nao “pedir discernimento o que sua propri voz diz ou o que o pastor envia pela goela abaixo”. Infelizmente estamos muio sujeitos a aceitar o q o pr diz e sempre receber comida na boca….

          NA epóca que foi escrito o livro de levidico os povos pagãos faziam determinadas praticas para adorar deuses e outras coisas que nao glorificafam a Deus. Entao o povo Judeu que Moises conduzia, começou a fazer tais praticas pagãs. (Todas aquelas que são descritas no livro). Ou seja, orientações que foram dadas para que o povo nao pecasse cntra Deus.

          Como o coega abaixo me traz apenas um versículo para dialogar. Logo qual? Levitico 19! Usa apenas uma parte do texto para ter seu proprio contexto. Ai eu falo.., Irmao… vá estudar a biblia, a histopria da igreja…. Ai diz que eu sou agressiva e que fico “raiva” contra minha opinão… Infelizmente sou obrigada a ler isso….

  • David Barros

    Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.
    Levítico 19:28

  • rita maia

    Amados,

    Como saber o que vale e o que não vale para nós de tudo que o ETERNO ordenou a Israel sobre santidade?

    Quais as páginas de minha Bíblia que eu posso arrancar e jogar fora porque não são mais válidas para o nossa época, consequentemente inúteis, perda de tempo?

    “não imites o mal, mas o bem”
    “que o santo continue a santificar-se”

    • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

      Rita,

      Não é a questão se são inúteis. Todas as Escrituras são inspiradas e úteis. E toda Escritura aponta para Cristo.

      Sendo, assim, não mais sacrificamos animais, pois o Cordeiro de Deus ofereceu o sacrifício perfeito. Não mais temos uma tribo sacertodal (Levi), mas todos somos sacerdotes. Não mais sustentamos elementos que fazem distinção de judeu e gentio, pois somos todos um em Cristo, sendo assim não mais circuncidamos (e isso vale para tatuagem, como o texto fala)

      Jogamos todo VT que fala disso fora? Não! Glorificamos a Cristo que cumpriu as Escrituras e estabeleceu a nova aliança no seu sangue.

      Paz

      • rafaela

        Vini….

        PERFEITO!

        “Não é a questão se são inúteis. Todas as Escrituras são inspiradas e úteis. E toda Escritura aponta para Cristo.”

        Se as pessoas lessem a biblia vendo QUE TODA ELA ATE ANTIGO TESTAMENTO, leva para CRISTO….

        Amei! Amei! Amei!

  • Luiz

    Cara… de fato nao existe base biblica para proibir uma tatuagem… nao é o meu estilo, nao tenho uma… respeito quem tem… mas ate hj me lembro de um pesadelo q tive, no qual uma pessoa tinha uma tatuagem de um animal, e essa tatuagem saia da pessoa e a devorava… isso me desmotivou a ter uma :)

    • Luiz

      Nao sei sabe…. a vontade que tenho é de ficar o mais zerado possivel, isso é, o mais “original de fabrica” possivel, tanto q nao concordo com plasticas (claro, temos aquelas q sao corretivas, mas quando digo plastica, digo as vaidosas) tbm… todos sao lindos exatamente como o Senhor os criou, sendo o tamanho, forma e cor, como Ele criou…

      • David Barros

        Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.
        Levítico 19:28

        • Rafaela

          Davi….

          Vc sabe do contexto histórico da época que foi escrito lévitico? Gentem… vcs so sabe, ursar estes texto para pretexto de quê? rs

          • Polly

            Pois é, Rafa.

            O problema de usarem este versículo como “base” para tratar da proibição do uso das tattoos é pq não vão saber do contexto histórico.

            infelizmente, é como a Bíblia diz, o povo de Deus peca por falta de conhecimento. :(
            A questão sobre tatuagens nos fere na vaidade de olhar p uma pessoa e querer que ela seja como nós, se ela n se encaixa, está errada. Eu conheço um Deus q, segundo a sua Palavra nos julgará pelas nossas atitudes, não pela nossa aparência.

            Me atenho a fazer poucos comentários.
            Paz.

  • rita maia

    Oi, Vini, Shalom!

    O que me preocupa é que muitas coisas que pensamos que faziam diferença entre israelitas e gentios na verdade faziam diferença entre filhos de DEUS e filhos das trevas.

    Não era a simples diferença pela diferença, mas porque as atitudes dos povos das terras desagradavam ao SENHOR.

    Minha ironia na outra mensagem é pelo seguinte, porque escolhemos versículos e dizemos que não valem mais e outros que valem. Para nos conformar ao mundo e suas modas, muitas vezes, e não ao REINO e seus Estatutos?

    Nossa atitude interior é o que vale, mas, será que só ela?

    Se Lv 19:28 está desatualizado, o 26 também está? e o 29?

    Será que não estamos tentando santificar nossas escolhas, ao invés de buscar a santidade que o ALTÍSSIMO ensina?

    Será que não estamos tentando alargar o caminho estreito?

    Invalidamos o mandamento de DEUS em troca de nossas tradições?

    Mas, como separarmos religiosidade de santidade? A igreja para não ser religiosa está deixando de ser santa?

    com amor,
    rita

    • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

      Rita,

      Concordo com você que devemos fazer diferenciação entre filhos das trevas e da luz. E que isso envolve principalmente caráter, mas que esse caráter é mostrado por frutos. Como, por exemplo, as mulheres não usarem roupas e bijuterias extravagantes.

      Mas, não entendi qual seu posicionamento em relação a lei cerimonial do VT.

      Como você enxerga versículos como:

      De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (Hb 7:11,12)

      Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. (Cl 2:20-23)

      Paz

      • rita maia

        Olá, Vini.

        1) Meu posicionamento sobre a “lei cerimonial”:

        Quem deu para Israel os “estatutos perpétuos” foi o próprio DEUS, que já sabia que seu Filho seria o único sacerdote perfeito. Tenho pensado que talvez o significado de “perpétuo” não seja “eterno”, mas limitado a alguma condição como a existência do Templo, a vinda do Messias, ou o estabelecimento definitivo e completo do Reino de DEUS entre nós. Isto esclareceria aparentes incoerencias entre o VT e o NT.

        Não creio que tudo o que chamamos de “lei cerimonial” tenha deixado de valer. Um exemplo: a festa dos tabernáculos, o ETERNO diz a Israel: “É uma lei perpétua para os vossos descendentes” e creio que Zc 14:16-21 seja literal.

        Mas os sacrificios pelo pecado… além de serem impossíveis, pois o Templo não existe, são desnecessários pois um sacrifício Perfeito já foi oferecido (talvez por isso o Templo não exista).

        E existem leis apenas para Israel, outras que também são para todos os que creem em seu DEUS, mas o cumprimento delas não salva ninguém, mas demonstra amor pelo LEGISLADOR.

        Estou aprendendo e essa é minha opinião hoje…

        depois comento os versículos…

        em amor,

        rita maia

        • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

          Rita,

          Então, retorno sua pergunta para você. Qual o critério para “existem leis apenas para Israel” e “limitado a alguma condição”?

          http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/19

          Aliás, eu estava lendo o contexto de Lv 19:28 e achei algumas coisas bem interessante:

          1) O versículo anterior ainda é válido? “Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.”

          2) Se lermos o versículo inteiro veremos que as marcas no corpo tem relação com golpes na carne que tem relação com o “pelos mortos”. Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR. Então, o que está sendo proibido é o autoflagelamento pelos mortos.

          O que acha?

          Paz

          • rita maia

            Oi Vini.

            As Leis foram dadas ao povo de Israel (Lv 26:46 e 27:34) e àqueles que quisessem servir ao SEU DEUS (e nós fomos enxertados em Israel).

            Ex. das específicas para Israel : a que diz respeito ao sustento da Tribo de Levi; as cidades de refúgio (limitadas a terra de Israel – Eretz Israel).

            Ex. de condição para algumas leis: os sacrificios, como regra, só poderiam ser oferecidos no tabernáculo ou no Templo.

            Mas existem leis que falam de comportamentos que agradam a DEUS (por que ELE é SANTO) e acredito que aqueles que O amam buscam saber o que LHE agrada.

            Minha preocupação é que em geral a igreja tem buscado o que agrada a si mesma e não ao SENHOR, pois isto requer renúncia. Não estou discutindo se tatoo pode ou não, mas os critérios que usamos para escolher as leis que valem e as que não valem. Incomoda isso de: “vale a moral, não vale a ritual”.

            Qto a Lv 19:27 e 28, dependendo da tradução que usarmos podem ser entendidos como rituais de luto ou, como ordens separadas sobre o que podemos fazer com nosso corpo ou não (BJ: “não fareis incisões no corpo por algum morto e não fareis nenhuma tatuagem). Levítico 19 parece um mosaico de ordens… mas, veja como termina: Lv 19:37.

            2) sobre Hb 7 acima, acho Hb dificil, preciso de muito tempo para opinar sem contradizer a PALAVRA.

            3) sobre Cl 2 parece que Paulo escreve a gentios (ex)gnósticos cheios de preceitos, doutrinas e tradições de homens (e não da Lei de DEUS); e ainda lembremos que os judeus também tinham muitos preceitos humanos que eles colocavam acima da Lei (para “proteje-la”), coisa condenada por Jesus…

            abração prá você que está me incentivando a ler, estudar, meditar, aprender… falta muuuito…

            ah, eu não faria tatoo, me sentiria pichando o templo do Espírito (estou esperando a marca do ETERNO)

          • rafaela

            Viniiiiiiiiiiiiiiiiiii

            Amei vc! rsrs

            Com certeza vc tem mais paciência do que eu….

            Isso são leis, são ordens que foram dadas aos Judeus….

            Rita,

            Incisões são marcas…..

            Infelizmente pessoas modificam o que querem na biblia…

            Mas no ultimo capitulo de apocalipse diz bem claro “Ai daquele que mudar um letra deste livro”

            Então, fico tranquila…

            E fico triste pq pessoas são TOTALMENTE manipuladas pela sociedade cristã e nao cristã….

  • Simon

    filipenses 4- 8.9

    FINALMENTE IRMAOS ,TUDO O QUE E VERDADEIRO,tudo o que respeitavel,tudo o que e justo,tudo o que e puro, tudo o que e amável,tudo o que é de boa fama,se alguma virtude há e se algum louvor existe,seja isso o que ocupe vosso pensamento.
    O que também aprendeste ,e recesbestes e ouvistes,e vistes em min ,isso praticais, e o Deus da paz será convosco.

    filipenses 2-8

    CUIDADO que ninguem vos venha a enredar com sua FILOSOFIA E VÂS sutilezas, conforme a tradição dos homens,conforme os rudimentos do mundoE NÃO SEGUNDO A CRISTO;

    graça e paz seja com todos vós!

  • João Paulo

    A questão 2 resume tudo. Tanto para assuntos polemicos como este da tatuagem e escutar ou não música “secular”.

    Questão 2: O que estou prestes a fazer pode me dominar?

    “Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” I Coríntios 6.12

  • http://www.comunidademilicia.com.br PC Garcia

    Sou pastor em uma Comunidade Cristã e sou tatuado , achei demais a explanação feita aqui sobre o assunto e quero parabenizá-los pela maneira sensata e sábia para responder a esse que é um dos mais polêmicos pontos acerca do uso e costume cristão e doutrinário . abraços !! Firmes na Graça do Caminho !! Fé em Deus !!

    • rafaela

      Pc Garcia…

      Vc vai no ajuntamento das tribos!?

      Acho que eu bem sei quem é vc… hehehehe

  • Alan de Oliveira

    Tem pessoas que acham que tatuar vai levar a pessoa para o inferno, outras acham que o importa é apenas o interior. Nada disso é maior do que o sacrifício expiatório do nosso Senhor Jesus. Porém analisando a conotação pastoral, na minha opinião é o resumo do que penso sobre isso. Muitas coisas que fazemos como a tatuagem, usar roupas da moda, se arrumar etc. podem configurar-se como pecados, se não atendem os requisitos da resposta pastoral. Dessa forma não consigo visualizar uma maneira na qual uma pessoa quando se tatua consegue ainda atender todos os critérios.

    • http://ericbereiano.blogspot.com Eric Oliveira

      Apenas para pensar!!! Adereços,imagens(tatuagens) são expressões que as pessoas usam para se identificar e se expressar para os outros.
      A verdadeira identidade nossa é conhecida nos céus e na terra, pelos anjos, pelos demônios e pelas pessoas. a maior expressão de imagem que conheço são as marcas de meu Jesus na cruz do calvário, prefiro levar estas em meu corpo pois estas expressam nos céus, na terra e no inferno quem eu sou!!
      Não julguemos as pessoas pela aparência mas sejamos conhecidos pelas marcas de Cristo e não por desenhos…

  • Jeferson Kindrajh

    Sou da mesma opinião deste artigo.

    Mas eu fico fascinando de como as pessoas têm a capacidade de proteger tal ensinamento que não há problema em se fazer tatuagens. Não vi ninguem com provas concretas que seja errado, ou que seja “certo”. Mas os argumentos contra são mais sensatos. O fato é, o que você quer com tatuagem? Isso parece-me molde deste mundo. Não adianta falar que não, mas a tatuagem deixa o ser humano mais “popular”. Em fim…Se ninguem sabe se é certo ou errado, por que eu vou dar um tiro no escuro? por que eu vou atravessar a rua de olhos fechados? Não parece-me sensato nem muito menos sábio tomar a decisão de fazer uma tatuagem. Se não tenho certeza que vai agradar a Deus por que vou tomar essa decisão?!

    • http://www.indiferentee.blogspot.com Wilian Wenzel

      Ótimo argumento, Jeferson

  • Jaqueline

    Bom é aí que o desafio de amar o próximo como a nós mesmos é lançado ,nas diferenças de opinião , é que se testifica . É por isso que existe muralhas denominacionais e também pessoais pela divergências de opiniões , amar o próximo é respeitá-lo , mesmo que não pense da mesma forma que eu, respeitar a sua individualidade como pessoa idônea diante de Deus , D eus nos ama tanto que atráves da pessoa de Jesus nos mostra , o amor ao ser humano.E devemos como seguidores de Jesus saber amar ao próximo. Mas ninguém ama ao próximo se não se amar primeiro , devemos nos conhecer a nós mesmos para nos amar e isso é uma questão de indentidade quando a gente se encontra não precisamos nos omitir . A intolerância existe por causa do orgulho, não devemos de forma alguma determinar conceitos (absolutismos) em cima , daquilo que restringe a gostos pessoais e costumes. Isso se transforma em legalismos e julgamos o outro baseados em nossos conceitos pessoais.Devemos nos desprender desses rótulos , para que possamos amar o próximo , caso contrário vai sempre haver julgamento onde cada um defende a sua opinião como absoluta , não é pórque fomos respeitados por Deus em relação as nossas opiniões, devemos julgar a espiritualidade do nosso irmão em nossos conceitos, pensem nisso Jesus nos valoriza como índividio diante isso a nos amar para respeitarmos o irmão como pessoa ,todos somos diferentes e únicos para o Senhor!

    • Jaqueline

      Consertando não devemos julgar a espiritualidade do nosso irmão baseados em nossos conceitos , pensem nisso Jesus nos valoriza como índividuos diante dele, por isso devemos nos amar e ter a cosnciência de individualidade diante de Deus para respeitarmos o nosso irmão como pessoa, todos somos diferentes e únicos para o Senhor, o que nos liga e que todos temos o mesmo Pai e viva a multiformidade do reino de Deus ! Viva as diferenças.

  • Abraão Isvi

    Não sei pq alguns aqui defendem com tanto afinco o uso de tatuagens. É por acaso o uso de tatuagem que nos salvará? Uma coisa é certa, não vejo na palavra de DEUS nenhuma indicação positiva para o uso de tatuagens. E tenho por certo que os apostolos não usavam, não vejo na bíblia exemplos que nos dê boas indicações para o uso de tatuagens. Não me sinto bem com o uso de tatuagens, e o que tenho recebido da parte de DEUS é que eu não devo usar. Não é um bom testemunho.

  • http://www.indiferentee.blogspot.com Wilian Wenzel

    Ótimo artigo, VE!

    Vejo com tristeza os comentários que levam á uma batalha pessoal, e que em alguns casos o tom da conversa chega á um nível ofensivo. Muitas vezes nos esquecemos que somos todos irmãos perante Deus.

    Infelizmente, percebo que muitas das pessoas que fazem tatuagens, as fazem para chamar atenção. (E aí entraríamos no quesito vaidade, onde Deus deixa de ser o papel principal, e passa a ser apenas mais um coadjuvante em nossas vidas.) Porém, não posso generalizar.

    Em minha vida cristã, busco sempre lembrar da passagem de Efésios 4 : 22-24.
    E uma pergunta que sempre me vem a mente, antes de tomar qualquer atitude, é : “Em meu lugar, o que faria Jesus?”

    O fato é que eu, Wilian, não consigo imaginar Jesus entrando em uma sala, para ser tatuado. Em hipótese alguma.

    Você gostaria que mais pessoas se achegassem à você, perguntando sobre Jesus? Viva uma vida diferente da vida do mundo. O seu testemunho será o seu maior diferencial.

    Para todos os tatuados e todos os que desejam se tatuar, gostaria de dizer que os amo em Jesus Cristo! E oro para que Deus venha sempre estar em primeiro lugar na vida de cada um de vocês!

    Na paz de Cristo,

    Wilian Wenzel

  • http://maxwelordemeprogresso.blogspot.com/ Maxwel Domingues

    Nossa, discussão acalorada! Isso me faz lembrar as palavras de um sábio do passado e que me parecem muito apropriadas à esta situação. João Calvino nas suas Institutas parece tecer um argumento à este respeito que a meu ver demonstram muita coerência bíblica.
    Sobre os assuntos em que a Bíblia permanece indiferente (nos quais ela não afirma qualquer julgamento claro) cabe ao cristão fazer tal julgamento de acordo com uma consciência pura. Tito 1.15, entre outros textos, declara: Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Entendo como Calvino que cada cristão está autorizado nestas circunstâncias a julgar a si mesmo quanto ao que deve ou não ser feito. Esta liberdade é própria da nova vida que recebemos de Cristo.
    Nota-se, contudo, que esta liberdade não deve dar ocasião à qualquer cristão de fazer o que bem entender. Não devemos valer-nos de nossa liberdade para nos comportar de uma maneira que ofenda os que possuem consciências fracas nestes assuntos. O amor ao próximo é o limite da liberdade cristã.

  • http://www.facebook.com.br/augusto.s.soares Augusto

    Olá,

    Não concordo com a resposta Teológica sobre Lv 19.28. Algumas traduções trazem ‘tatuagens’ nesse versículo, mas pelos estudos que fiz, aqui o SENHOR

  • http://www.facebook.com.br/augusto.s.soares Augusto

    Olá,

    Não concordo com a resposta Teológica sobre Lv 19.28. Algumas traduções trazem ‘tatuagens’ nesse versículo, mas pelos estudos que fiz, aqui o SENHOR ordena que as marcas que não fossem feitas era algo como mutilações praticadas por povos pagãos da época. Algo como se cortar ou se arranhar de lamentações pelo luto (Ver Lv 21.5 e Dt 14.1), juntamente com raspar a cabeça. Ao meu ver, a Bíblia em momento algum fala sobre o uso ou não de tatuagens. Obviamente conconrdo com os irmãos nos outros aspectos, devemos analisar e ver se realmente glorifica a Deus, se não escandalizará os irmãos, entre outros.

    Um grande abraço, Paz absoluta!

  • Bruno

    “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

    1 Tessalonicenses 5:23

    Quando trato deste assunto, ou seja quando abordo alguem acerca de tatuagens, tomo como base as palavras de Paulo a igreja de Tessalônica. Pois bem, segundo o dicionário – [http://pt.wiktionary.org/wiki/irrepreensivel] a palavra irrepreensível tem como significado:

    ir.re.pre.en.sí.vel

    ¹ a que uma repreensão não é aplicável
    ² perfeito, sem mácula.

    Mácula significa mancha ! Portanto, devemos ser mantidos irrepreensíveis, ou seja sem nada que lhe cause repreensão ou que manche, marque ou denigra a nossa alma, o nosso espírito e até mesmo o nosso corpo.

    Paz do Senhor !
    Bruno

  • André Sá

    E na sua coxa está escrito Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Ap 19:16
    Escrito de que jeito mesmo?
    E Deus colocou um sinal em Caim para que ninguém o matasse ou encontrasse-o. Gn 4:5.
    Marcado de que jeito mesmo?
    Dou Glória a Deus por igrejas como a Caverna de Adulão e a Bola de Neve, porque sei o qto muitos e muitos cristão são preconceituosos com aquilo que julgam.
    Aqueles que tem tatuagens e chegam nas igrejas raramente se sentem a vontade e queridos pelos irmãos….num primeiro momento recebem os olhares de desaprovação como se fossem seres humanos não amados por Deus.
    Irmãos…vamos acabar com essa hipocrisia, pare de julgar porque vocês não tem como saber o que se passa no coração dos outros (ou tem esse mesmo poder que Deus?)….quando alguém faz uma tatuagem somente Deus sabe sua real intenção.
    E se alguém faz a tatuagem…..Deus vai deixar de ama-la? ou você é mais amado porque não tem tatuagem?
    Desculpem as palavras, mas se tem uma coisa que tenho aprendido nesse blog é que hipocrisia não vem de Deus mesmo, mas dos corações decaídos da Graça.

    • Filipe

      Cara, desculpa mas esses versículos são PRETEXTO para poder manter sua consciencia em “paz” consigo mesmo…se quiser fazer, FAÇA, não fale que Deus disse na bíblia para fazer…o Próprio João quando teve a revelação de apocalipse disse que não encontrava palavras para descrever o que via..e que o que falava se APROXIMAVA ao que via…
      Eu não sou contra tatuagem, muito pelo contrário…acho bacana e tudo mais, mas, a pior coisa que acontece hoje é o Cristão dizer que “Deus me mandou” e na verdade é só pra manter a consciencia tranquila…a hipocrisia ta ai…
      abraços e desculpe pelas palavras..

  • Carlos Jean

    Amado .
    A Graça e a Paz do Senhor Jesus
    muito boa explanação do assunto , más discordo quando falas de calça jeans, dependendo da calça lógico a ser usada pelas mulheres. O que se foi falado foi sobre o nosso corpo e não usos e costumes sem modismo ou secularismo.
    A introdução do Evangelismo no Brasil foi através dos Norte Americanos (ANABATISTAS) com isso vieram os usos e costumes tradicionais da época, terno, gravata e etc…vivemos em um país tropical ou seja extremamente quente.

    servo de Jesus Cristo
    prisioneiro do Evangelho

    Jean

  • Marcio Southern

    Este é um assunto que pra mim não é necessário haver textos bíblicos claros a respeito. Considero algo contra a vontade de Deus por ser um mundanismo inconseqüente e imprudente. Por não valorizar o ser humano em sua dignidade, pois, o ser humano e o seu corpo não são uma folha em branco para ser rabiscada e “pixada” como nossa sociedade moderna vem o tratando. Será que Deus criou algo que precisa ser alterado? Adornos, até mesmo um brinco, e roupas nós podemos usa-los sem mexer no nosso corpo, uma tatuagem nós o alteramos PRA SEMPRE sem a autorização de Deus, pois, nosso corpo não nos pertence e sim a Deus.
     
    O que satanás quer é isto mesmo, porque alguns cristãos tem dúvida disso ainda? Primeiro ele usava os vícios como fumar e beber para destruir aquilo que Deus criou, hoje, como muitos já não fazem mais estas coisas, ele vem usando a moda e seus exageros como uma forma de impor uma cultura sadomasoquista e do culto ao corpo. Não vai demorar muito para as pessoas andarem nuas pelas ruas para exibirem esta tal de arte corporal. A Tatuagem é só mais um pecado, mas a raiz está na alma: rebeldia, erotismo, antireligião, etc.
     
    Um cristão deve abster destas coisas. Lv 19:28 é um texto muito claro para mim, pois, a intenção ali do autor  não é apenas uma questão fúnebre,  devemos analisar o texto a luz do livro de Levitico inteiro que condena a astrologia, o ocultismo,  idolatria e a agressão ao corpo em geral. Não é
     
    Não caia na conversa destes teólogos que postam “abrobrinhas”  na Internet falando que a Bíblia não diz nada, muitos deles são teólogos de igrejas que ordenam até pastores homossexuais e adúlteros, ou são parceiras dessas.
     
    Aos cristãos que perseveram, não se iludam ou se atemorizem com esta nova estratégia de Satanás. Lembrem-se que Deus lá do céu está olhando seus justos, mas o caminho dos perversos perecerá. O mundo passa e sua Concupiscência, mas voce permanecerá para sempre.
     

     
     
     

  • Marcio Southern

    Ninguém sabe se o que Jesus tinha escrito na coxa em Ap era uma tatuagem. Tatuagem é uma inscrição permanente. O Texto diz apenas que ele tinha algo escrito sobre a coxa, mas tatuagem é outra coisa.
     
    A Bíblia só permite alterações ou ferimentos no corpo quando é em beneficio do próprio corpo como questões médicas e higiênicas (Injeção, cirurgia, etc). A própria Lei que não autoriza o corte da barba a autorizou em Lv 14 por razões higienicas. Mesma coisa em relação a Caim, pois, foi algo que o próprio Deus autorizou, como a circuncisão também.

  • Marcio Southern

    Ninguém tem que julgar ou discriminar ninguém por ter uma tatuagem, e ninguém deixa de ser cristão porque tem uma tatuagem. Este lado também é verdadeiro.
    No entanto, a Bíblia dá base para que não se faça mesmo tatuagens (Gn 1:26; Rm 1: 22-25 ; Lv 19:28; Lv 20:23; Lv 21:5; Dt 14:1; Jr 10:2; 2Co 6:14-18; ICo 6:18-20) . Podem distorcer textos de Apocalipse a vontade, falar que Deus só vê o coração, não se preocupa com o corpo, me chamar de legalista etc. Mas, aquilo que Deus não se agrada, como cristão tenho o dever de também lutar contra.
    O Brasil assim como o ocidente está sendo afetado pela fase mais cruel até hoje do sistema capitalista que é o pós-modernismo e com ele a perda de sentido (niilismo), o domínio do caos, etc e isto já está se manifestando na moda e na cultura em geral. Destruição do Casamento, da família, da religião tradicional, na natureza, do corpo enfim de tudo que Deus criou.
    A moda moderna não está preocupada com os valores de Deus, a moda em geral está carregada de esoterismo, erotismo, misticismo e ocultismo. Nosso também país nunca de fato foi cristão, sempre foi mergulhado no paganismo. E a igreja está cada dia mais se rendendo ao lado negativo da nossa cultura. Nunca a igreja conseguiu mudar o quadro, ao contrario quanto mais ela cresce mais o Brasil se distancia dos valores divinos.
    O que mais vemos hoje são as pessoas fazendo tatuagens em partes intimas e para destacarem partes dos seus corpos; 80% das tatuagens tem uma temática que por si só já são autocondenáveis para um cristão. Então mesmo que você discorda de mim, fazendo isto você só estará incentivando uma outra pessoa a fazer algo com seu corpo por um simples modismo inconsequente.
    Imagine uma pessoa se convertendo e com a figura de um dragão nas costas; como será difícil para ela saber que este dragão representa o maior inimigo do seu Deus? Ou que uma simples borboleta representa a mudança da era cristã para pagã? Ou que uma estrela representa o “Homem no poder” e que repetida três vezes significa o numero do Anticristo em Ap 13:15-18.  Não estou condenando quem faz, estou condenando a prática. Se você se sentiu culpado, apenas peça perdão que ele te dará paz; se puder procurar alguém tire amém, se não puder, Deus sabe que seu coração já está limpo.
     
    Do servo de Jesus, cristão-reformado, e apaixonado pela Bíblia que é o próprio Jesus falando aos meus ouvidos.