bounce rate analytics

Malaquias 3:10, o Dízimo e o Novo Testamento

Antes de ler, vote na pesquisa ao lado.

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias 3:8-11)

O que a bíblia fala sobre o dízimo? Qual a relação do dízimo com o Novo Testamento? Devemos dar dízimos e ofertas ou só ofertas? Devemos ser dizimistas? E Malaquias 3:10?

Anteriormente, postamos respondendo se o dízimo é válido para o dia de hoje e falando sobre a não continuidade do dízimo no Novo Testamento, sendo suplantado pelas ofertas voluntárias (postagem 1, postagem 2). No vídeo abaixo, Augustus Nicodemus expondo o livro de Malaquias fala sobre a questão do dízimo. A posição dele é bem equilibrada e representa o nosso pensamento sobre o assunto.

Se você tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade para perguntar. Se você não concorda, primeiro acalme seus ânimos (orar ajuda), depois leia as postagens anteriores e os comentários e, só depois, venha expor com argumentos bíblicos sua defesa.

Perguntas e Respostas

Estou acostumado a dizimar. Posso continuar ou estarei pecando?

Não há nenhum problema em dar ofertas voluntárias rotineiras e proporcionais a 10% a seu ganho. “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (2 Coríntios 9:7)

Como igrejas, pastores e missões serão sustentados?

Da mesma forma, com a contribuição generosa e voluntária do povo de Deus que serve somente ao Senhor e não a Mamom.

Mas se você não pregar e ameaçar com as maldições de não dizimar as pessoas não dão.

Então, as pessoas de sua igreja estão fazendo algo que Deus não ama, pois Deus ama aquele que dá com alegria e voluntariedade.

Abraão deu o dízimo antes da lei, então o dízimo está instituído antes da lei.

Abraão também circuncidou-se antes da lei, isso não significa que você o deva fazer também. Veja nas postagens anteriores sobre isso.

Se eu não dizimar, serei amaldiçoada pelo gafanhoto cortador, o peregrino, o devastador e o devorador de Joel 1:4?

Primeiro, se você é um cristão genuíno, não há mais nenhuma condenação para você (Romanos 8:1), pois Cristo o resgatou de toda maldição (Gálatas 3:13) e você foi adotado por Deus. Isso significa que o Pai está continuamente buscando seu bem, isto é, você ser cada vez mais parecido com Cristo (Romanos 8:28,29) – e não mais parecido com os ricos deste mundo – e nosso Pai tomará até medidas disciplinares para isso, pois Ele o recebe como Filho (Hebreus 12:6). Portanto, isso significa que se o Pai achar melhor ele pode levá-lo a provações econômicas para aprender a ser generoso (2 Coríntios 8:2) e não colocar seu coração nas riquezas (Salmos 62:10).

Eu dei o dízimo e funcionou e conheço testemunho de pessoas que enriqueceram ao dar o dízimo.

Os que entram em sociedades secretas também enriquecem. Isso quer dizer que está certo? Não. Então, esse não é um argumento válido. Além do mais, ofertar a Deus não é uma moeda de troca ou uma barganha, mas um gesto de adoração e amor ao próximo. Se sua intenção ao dizimar ou ofertar é, no fundo, enriquecer, então você não ama a Deus, mas o usa para seus desejos pecaminosos e carnais.

  • jenir

    Que assunto mais polêmico! Quando se trata de dinheiro a conversa é longa. Quero deixar registrado aqui que depois de ver esse vídeo fiquei convencida de que devo dar o dízimo. Antes eu tinha muitas dúvidas por isso não era dizimista apesar de ser crente a muitos anos mas a forma desinteressada e clara como foi exposta essa questão me abriu o entendimento. Antes só ouvia cada um puxando brasa para sua sardinha. Agora estou livre para contribuir de acordo com minhas posses sem medo de pecar.Leiam Rm. 8,1 e Gl 3,13. e sintam-se como eu.

    • http://momentodedescanso.blogspot.com Leonardo Nascimento

      E se não existir templo, onde devemos devolver os dizimos??? O Dizimo só existe por q existe templo, sem templo n existe dizimo?
      De todos os 10 mandamentos, o único q

  • Dr. Benedito Nunes

    0 dizimo é uma coisa seria o crente que não contribui é o mesmo que roubar de Deus á sua décima parte todos os meses.

    • http://momentodedescanso.blogspot.com Leonardo Nascimento

      E se não existir templo, onde devemos devolver os dizimos??? O Dizimo só existe por q existe templo, sem templo n existe dizimo?

    • samuel

      meu caro irmao , se voce nao der ou nao devouver (interprete como quiser , muitos dizem que é dovoluçao mais no caso de abrao esta escrito que ele deu o dizimo, gn 14.20) voce nao esta roubando a Deus isso é uma interpretaçao errado fora do texto que diz “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas… vaso preste bem atençao! uma pergunta te faço voce crer que a oferta é voluntaria?se voce crer que sim está certo pois a biblia diz Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7
      e tambem em exodo Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. Êxodo 25:2.
      por que em Malaquias 3:8 diz Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
      se voce interpretar que se nao der o dizimo esta robando a Deus, logo deve-se interpretar que nao dar oferta estar tambem roubando a Deus! mais é impossivel robar a Deus na forma de nao dar oferta pois as escrituras afirmam que é voluntario e nao dever nem mandamento Não digo isto como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade de vosso amor. 2 Coríntios 8:8 ( leia todo o texto capito 8 e nove para entender melhor) ue entao como é que a maioria diz que nos roubamos a Deus? a resposta é raiz de interpretaçao érrada, falta de aplicaçao da exegese e hemineutica. e por que muitos defendem isso? por que achan que isso salva as congregaçoes. nota que quando argumentace sobre este assunto , fazem muitas pergunta como se nao houver dizimo entao como vamos pagar arcondicionado aluguel e outros gastos. mais Deus nao criou o dizimo com a finalidade de manter Templos!! e sim o que diz em Números 18.21, 24, 26 – O pagamento do dízimo teve ordenança, fazendo parte do contexto da lei do Antigo Testamento, e tinha caráter de caridade, pois a sua principal finalidade era suprir as necessidades dos Levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida, e também dos estrangeiros, órfãos e viúvas.
      Para terminar por que Deus disse que estavam roubando a Deus nos dizimos e nas ofertas? a resposta que se voce ler o livro de malaquias todos principalmente do capitolo 2 até as partes que falam sobre o dizimo voce vera que o rabar a Deus era que estava sendo feito um Desvio de finalidades no dizimo por que esta escrito E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 3:5 … parei por aqui se nao vou escrever um livro a paz irmao espero ter esclaresido auguma coisa.

  • João

    Olá. Boa noite.
    Apreciei em muito a explanação sobre a vida financeira da igreja.
    Sei que, infelizmente, falso pastores tem usado do medo e tudo mais, incluindo falsas promessas, para os membros da sua comunidade contribuir.
    Sei de algo simples, e vivido, se é Deus quem me chamou, ele suprirá. A mim cabe o esclarecimento e seguir ao que fui chamado fazer: instar a palavra.
    Deixe-me exemplificar.
    Conheço um pastor que, quando chegou em sua nova igreja, a situação financeira dela era de dar medo, e muito pastores não iriam para lá porque a igreja não podia pagar o salário que eles queriam. O que o novo pastor fez? Foi orar, buscando o fortalecimento para instar a palavra. O foco do ministério não foi o apelo financeiro. Havia problema financeiro, os quais foram tratados. Qual foi o resultado? Pagaram as dividas e por fim, mantém a saúde financeira da igreja. Nunca vi ele fazer um apelo financeiro. Jamais!. Almas tem se convertido a Cristo e até a reforma na igreja foi iniciada. Não foi um passe de mágica. Levou tempo. O que ele fez e faz? Pregar a palavra, instruir, admoestar, em resumo, o serviço de um pastor.
    Por outro lado conheço outro pastor que tem frisado muito a questão do dizimo e ofertas, o mantenimento da igreja e sua estrutura. Chegou a ter fazer eventos que no fundo visavam isso. Qual o resulto? Perda do foco. Aumentou os dizimos e as ofertas? Não! O que é mais triste? A exortação de Paulo dada a Timóteo foi deixada de lado.
    Uma vez ouvi o seguinte dito pelo Pr Paul Washer: “há três coisas que derrubam um pastor: mulher, fama e dinheiro”.
    A realidade é triste. A tentação de agir como muito “pastores televisos” é constante, contudo não podemos.
    Como diria um conhecido meu que ainda não faz parte do aprisco de Cristo: “em nossos dias, falta pastores de almas”.
    Que Deus tenha misericórdia de nós.

    Vini, obrigado pela postagem.

  • http://www.filhodoreino.blogspot.com Eduardo Santana

    Concordo que o dízimo não é lei cristã, portanto não é uma obrigação do cristão. Jesus não deu tal ordem a seus discipulos e nem os apóstolos à igreja. Acessem o link :

    http://filhodoreino.blogspot.com/2009/12/o-dizimo-e-mesmo-obrigacao-do-cristao.html

  • Manoel Ruíz de Oliveira

    O dizimo e as oferta eram para manutenção do templo, desejado Pelo Rei Davi em constui-lo, mas, foi Salomão quem o eregiu. Era o Local que o Senhor Deus dos Céus e da Terra havia prometido que ali apareceria. Então para manutenção do templo era necessário que as ofertas e os dizimo fossem entegue, para o sustento dos Levitas, que foi a tribo escolhida para transporte dos utencilios do templo e para o Sacerdote Arão e seus desendentes que eram os únicos que tinham a autorização de Deus para oferecer os sacrificios e os Holocaustos.
    Na Epoca de Malaquias o Povo havia esquecido de todas as ordenanças que o Senhor Deus havia desiguinado, atraves dos mandamentos, leis e estatutos. Tudo que o povo de Israel Plantasse (frutos) ou nascesse em sua casa(primogenito), ou seja, as primicias eram pra ser ofertado para o Senhor Deus no templo. O povo de Israel já não estava mais dedicando ao Senhor as primicias. O povo estava oferecendo o coxo o aleijado, o cego o doente conforme está encrito em Malaquias 1: 8 á 10.
    O Senhor Deus simplesmente desafiou o povo de Israel em Malaquias 3:10..
    “Me ofertem as primicias (os primeiros frutos da terra) e os primogênitos (o primeiro macho nascido em casa sem defeito) mas, não me dêem o que sobra e o que não
    presta(doente)”.
    Quando O senhor Jesus Cristo chegou no templo a situação havia piorado e o proprio Senhor Jesus Espulsou os que no templo vendiam e compravam LC19:45 e 46, ou seja as ofertas e os dizimos para o templo já haviam se trnasformado em comercio..
    Vocês já imaginaram como seria nos dias de hoje se templo ainda existisse, com tantos lobos vestidos de Ovelha?
    O Templo não existe mais. O veu do templo foi rasgado em dois MT:27:51..

    O Sabado existe antes da Lei e ninguem o guarda, o dizimo tem sido polêmico por causa de muitos que querem se beneficiar.
    Quando Deus Pai todo Poderoso nos dar o novo Nascimento través do sacrificio de seu Filho Jesus Cristo, que é a justiça de Deus Pai, quando pela fé temos de Deus a sabedoria do alto, quando amamos a Deus Pai de todo o nosso coração, com todo o nosso entedimento e com toda a nosso vida e ao proximo como a nós mesmo, nós não dizima-mos nós ofertamos voluntariamente..
    E quando ofertamos com amor (não o amor hipocrita), não nos limitamos sómente em 10%…

  • Altamir

    Muito bom o vídeo,me fez muito bem, vou mudar de atitude a partir de agora.

  • Alan

    Eu achei muito perigosa essa postagem…esse é um ótimo blog.. porém a bíblia é totalmente clara com relação a isso, “E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.” Vejo o dizimo como um bônus para o povo de DEus, você nao vai ao inferno porque nao da o dizimo porém você não terá o devorador repreendido, é uma escolha do povo de Deus… e qual o problema de ajudar pessoas que estão engajadas no trabalho para o reino de Deus?? Quando eu dou o dizimo estou demonstrando confiança em Deus, ao depositar dependência até nas minhas finanças, essa é uma escolha do povo de Deus! Shalom!

    • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

      Alan,

      Não somos contra ajudar a obra do Reino? A postagem deixa bem claro que devemos ofertar generosamente.

      Contudo, a bíblia também é bem clara que Moisés quase for morto por Deus por não circuncidar seu filho. Devemos circuncidar nossos filhos?

      Paz

      • Edson

        Olá Vinícios,

        Creio que vcs devem tomar muito cuidado com seus comentários, pois eles podem levar muitas pessoas a absorverem o espírito da dúvida e se vcs não sabem, a dúvida é a linguagem do diabo para neutralizar a palavra de Deus, todas as vezes que satanas usou de linguagem falada na bíblia ele usou á duvida:
        ex1 – com eva
        ex2 – com Deus no livro de Jó
        ex3 – com Jesus

        É completamente anti bíblico substituir o dízimo por oferta e vice e versa, uma coisa é dízimo outra coisa é oferta.
        Se vc cre na palavra do Senhor Jesus veja o que Ele diz sobre dízimos:

        (Mateus 23:23) – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

        “DEVEIS FAZER ESTAS COISAS” ou seja agir com Juizo, misericordia e fé “SEM OMITIR AQUELAS DIIIIIZIIIIMOOO será que O Senhor Jesus precisa ser mais claro?

        Com relação a circuncisão do filho de MOSÉIS, vc faz uma tremenda confusão mostrando pouco conhecimento bíblico mais uma vez.
        A circuncisão foi o sinal do estabelecimento de uma aliança de Deus com Abraão, ela não poderia ser quebrada, não entrarei em minúcias mais era um direito de quem quebrasse a aliança matar o transgressor, por isso que Abraão ao estabelecer o pacto com Deus teve que cortar um animal em duas partes e colocar uma de frente com a outra e passar pelo meio das partes. Esta aliança era feita até mesmo em casamentos, simbolizando que quem descumprisse sua parte seria morto como o animal
        Resumidamente tal aliança é a mesma que fazemos hoje com O Senhor Jesus, e da mesma forma quem descumprir tal aliança não será morto eternamente?
        Portanto nós não temos que circuncidar nossos filhos mais somos obrigados a circuncidar o nosso coração
        Receio que estas dúvidas em nada contribuem para o evangelho, se o objetivo do site é VOLTARMOS AO EVANGELHO comece promovendo a FÉ E NÃO AS DÚVIDAS

        • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

          Edson,

          Já respondi esse argumento milhares de vezes. Não voltarei a fazê-lo. Por favor, procure nos meus comentários.

          Paz

    • dione

      Alan
      graça e paz.
      irmao o nome de JESUS eh sobre todo nome…se confiarmos que o dizimo repreende uma casta de demonios vamos estar dizendo quue o nome de JESUS eh limitado….pense nisso como pode existir uma casta da qual nem o nome do nosso SANTO SALVADOR é suficiente para repreender…JESUS alem de suficiente para repreender qualquer demonio tbm eh suficiente para sustentar um pastor ou missionario chamado por ele sem qualquer oferta dos irmaos, ele tanto pode fazer cair do ceu o sustento como pode levantar impios para abençoar seus servos…mas em todas igreja existem irmaos como voce que nao sao avarentos e dao com coraçao grato para ajudar aqueles que se esmeram pela palavra de DEUS.
      Shalom

  • Rodrigo

    Clareza nas explicações, gostei muito do ideal adotado por vocês… Conconrdo com a pregação do Augustus, o dízimo não deve ser adotado como lei, mas pode ser adotado como um referencial e assim pode ser adotado como um referencial para a igreja, mas não como lei… O princípio mais resguardado no NT é que a igreja tem o dever de contribuir, não só com os dez por cento, como no VT… Minha afirmação tem como base o ensinamento deixado pelo apóstolo Pedro em sua segunda carta no Cap3: 1b-2, que nos ensina a recordarmos as palavras proferidas no passado pelos profetas, os ensinamentos de Cristo e o dos apóstolos, então nada contra o dízimo ser adotado como um referencial…

  • Cláudio

    Veja este comentário do Pr. John MacArthur sobre o dizimo !!!

    Abraços…..

    Does God require me to give a tithe of all I earn?

    Pr. John MacArthur Jr. http://www.gty.org/

    Two kinds of giving are taught consistently throughout Scripture: giving to the government (always compulsory), and giving to God (always voluntary).
    The issue has been greatly confused, however, by some who misunderstand the nature of the Old Testament tithes. Tithes were not primarily gifts to God, but taxes for funding the national budget in Israel.

    Because Israel was a theocracy, the Levitical priests acted as the civil government. So the Levite’s tithe (Leviticus 27:30-33) was a precursor to today’s income tax, as was a second annual tithe required by God to fund a national festival (Deuteronomy 14:22-29). Smaller taxes were also imposed on the people by the law (Leviticus 19:9-10; Exodus 23:10-11). So the total giving required of the Israelites was not 10 percent, but well over 20 percent. All that money was used to operate the nation.

    All giving apart from that required to run the government was purely voluntary (cf. Exodus 25:2; 1 Chronicles 29:9). Each person gave whatever was in his heart to give; no percentage or amount was specified.

    New Testament believers are never commanded to tithe. Matthew 22:15-22 and Romans 13:1-7 tell us about the only required giving in the church age, which is the paying of taxes to the government. Interestingly enough, we in America presently pay between 20 and 30 percent of our income to the government–a figure very similar to the requirement under the theocracy of Israel.

    The guideline for our giving to God and His work is found in 2 Corinthians 9:6-7: “Now this I say, he who sows sparingly shall also reap sparingly; and he who sows bountifully shall also reap bountifully. Let each one do just as he has purposed in his heart; not grudgingly or under compulsion; for God loves a cheerful giver.”

    For further study:
    John MacArthur, God’s Plan for Giving (tape series).

    • Cláudio

      Desculpem….. faltou a tradução que segue abaixo:

      Deus requer que eu dê o dízimo de tudo quanto ganho?

      Pr. John MacArthur Jr. http://www.gty.org/

      Dois tipos de contribuição são ensinados consistentemente durante toda a Escritura: contribuir para o governo (sempre compulsório) e contribuir para Deus (sempre voluntário).

      A questão tem sido muito confusa para alguns que entendem mal a natureza dos dízimos do Velho Testamento. Os dízimos não eram primariamente ofertas a Deus, mas os impostos para financiar o orçamento nacional em Israel.

      Porque Israel era uma teocracia, os sacerdotes Levíticos atuavam como um governo civil. Assim, o dízimo Levítico (Levítico 27:30-33) foi um precursor do imposto de renda de hoje, tal como era um segundo dízimo anual requerido por Deus para suprir uma festa nacional (Deuteronômio 14:22-29). Taxas menores foram também impostas ao povo pela lei (Levítico 19:9-10; Êxodo 23:10-11). Assim, a doação total requerida dos Israelitas não era 10 por cento, mas bem mais de 20 por cento. Todo o dinheiro era usado para a gestão da nação.

      Toda doação aparte daquela necessária para executar o governo era puramente voluntária (cf. Êxodo 25:2, 1 Crônicas 29:9). Cada pessoa dava conforme o que estava em seu coração; nenhuma percentagem ou quantia era especificada.

      Crentes do Novo Testamento nunca são ordenados a dizimar. Mateus 22:15-22 e Romanos 13:1-7 nos contam sobre a única contribuição necessária na era da igreja, que é o pagamento de impostos ao governo. Curiosamente, nós, na América (EUA), atualmente pagamos entre 20 e 30 por cento de nossa renda ao governo – muito semelhante ao requerimento sob a teocracia de Israel.

      A orientação para a nossa entrega a Deus e Sua obra é encontrada em 2 Coríntios 9:6-8: “Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras.“

      Para um estudo mais aprofundado: John MacArthur, O plano de Deus para a contribuição – http://www.gty.org

  • luiz augusto amado

    Amados, penso que Abraão ofertou a DEUS por adoração e, assim , tão somente assim devemos nos relacionarmos com DEUS por amá-lo e, por amá-lo obedecer, ofertar, buscar estudar, orar,jejuar , tudo por este fim AMOR a DEUS. Cristo opere em nossas almas nos fazendo amar ao Pai assim como Ele o ama!!!

  • http://www.erickreis.com.br erick reis

    Muito bom!! Muito esclarecedor! Obrigado pela mensagem.

  • Al
  • Bianca Wu

    Eu ainda não consegui enxergar que nao devemos dar o dizimo.

    em Mateus 23:23

    “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas (entendo que continuar dizimando), sem omitir aquelas (que é a justiça, misericordia e fidelidade).

    eu continuarei pq a igreja não anda sem este recurso pois são poucos que ofertam de coração, e são alguns que não podem ofertar, e outros que nao querem.

    Deus vem me abençoando e os 10% não me faz falta nenhuma.

    Não faço isso por imposição do pastor e sim por obediência a Deus.

  • Thiago

    Eu tenho uma dúvida já a um bom tempo que, pode-se dizer, engloba esse mesmo tema: De que forma eu posso ler os livros poéticos do Antigo Testamento sem acabar tropeçando na maldita teologia da prosperidade?

    • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

      Entender que Deus não tem mais uma nação como Israel, e que o cumprimento da prosperidade é em Cristo e na outra era, onde reinaremos com Cristo.

  • David

    Jesus disse (no Novo Testamento):

    Lc 11:42 “Ai de vocês, fariseus, porque dão a Deus o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a sorte de hortaliças, mas desprezam a justiça e o amor de Deus! Vocês deviam praticar estas coisas, sem deixar de fazer aquelas.

    Salientando: praticar estas SEM DEIXAR DE FAZER AQUELAS.

    • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

      A quem Jesus disse? Vivendo em que contexto? O da Nova ou Velha Aliança?

      • David

        Em primeiro lugar, que não se fale mais, para não ser herético, que não há dízimo no Novo Testamento.

        Também não se diga que Jesus o aboliu.

        Quando Jesus disse que os fariseus deveriam continuar dizimando, estava validando um mandamento da Antiga Aliança.

        Muitos desses ainda continuaram válidos (ou se pode matar? adulterar?).

        Jesus disse: Mt 5:17 “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.

        O que ele fez foi trazer o sentido real e interior, que valida o exterior. O problema dos fariseus não era fazer ou deixar de fazer, mas sua motivação interior (coração).

        Você, Vini, está tão obcecado na liberdade que pensa ter para não dar o dízimo que demonstra desconsiderar a clareza do “a Cesar o que é de Cesar, a Deus o que é de Deus”.

        E o contexto serve para nos explicar melhor o sentido, nunca nos excluir da aplicação.

        • samuel

          isso voce ja respondeu certo so falta ouvri com o coraçao dae a Deus o que é de Deus(jesus falou isso estando no templo, a casa de meu pai sera chamada casa de oraçao) e a cesar o que é de cesar (pegando a moeda disse de quem é essa figura? responderam é de cesar! entao da a cesar o que é de cesar o denario a moeda o money o dolar o dinheiro o real, e a Deus o que é de Deus!)

      • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

        David,

        Herético? Você chamaria alguém de herege por causa de uma questão tão secundária?

        Mas para ver a coerência do seu argumento:

        1) Jesus disse aos fariseus (mesma situação modelo):

        “E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.”
        Marcos 7:9-10

        Você acredita que este mandamento e sua pena continuam?

        2) Não, Jesus não estava validando o mandamento. Não há nada no contexto, nem no Novo Testamento que sequer dê essa ideia. Isso é uma imposição sua ao texto.

        3) Onde na Lei (a qual Jesus se refere no texto) é dado dízimo de dinheiro. Mostre, por favor.

        4) Quanto a seus “insultos” sinto dizer, mas estão longe da verdade. Defendo o que há por todo Novo Testamento: ofertas voluntárias, generosas e proporcionais.

        Paz, David

  • http://www.yeshuame.com.br Expedito do Carmo Santos Junior

    O dízimo é confirmado pelo próprio Cristo.

    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
    Mateus 23:23

    Observe que Cristo afirma “deveis, porém, fazer estas coisas e nao omitir aquelas” ou seja deveis continua dizimando a hortelã, o endro e o cominho, mas sem omitir o juízo, a misericordia e a fé.

    Espero que estaja respondido.
    Fique na paz!

    • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vini

      Já respondemos esse argumento nos comentários.

    • eudo

      Prezado
      Leia:
      DÍZIMO:ENGANO CAVALGANDO A VERDADE (encontrem no Google).Mas se depois de ler, ainda acreditar que deva continuar dizimando então, sugiro que entregue o dízimo diretamente nas mãos do Senhor! Como? Leia Mateus 25:31 a 46 e saberás!!!!!!!

    • Eudos1

       Caro Irmão
      Jesus vivia sob a Lei, ele era judeu!
      Mateus 5
      18 ” Porque em verdade vos digo que, até que o
      céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só
      til, até que tudo seja cumprido.

      Atente irmão “até que tudo seja cumprido”

      Se mesmo assim achar que deva dizimar dê diretamente nas mãos do Senhor! Mateus 25 : 31 a 46
      Fique na Paz

  • sidnei

    certa vez passava por um grande problema financeiro. ao comentar com o Pr da Igreja, ele me mandou dar dízimo, mesmo tendo dito a ele q não tinha dinheiro. parece q via o dízimo como algo mágico e não como ato de amor. parece q dízimo e por amor a nós mesmo e não ao Senhor e ao seus filhos (irmãos).
    há propagandas motivacionais para aumentar a coleta dos dízimos e ofertas baseada em testemunhos isolados, pessoas que estão enriquecendo, para servir de referencia ao entendimento atual.
    entendo q o verdadeiro dízimo é aquele que é motivado pelo amor a Deus e a Sua obra, ao Evangelho e aqueles irmãos que de fato necessitam.

  • James Nascimento

    Não vejo porque tanta discussão sobre esse assunto. Sabemos que a lei não tem poder sobre os que estão em Cristo e que a vontade de Deus se manifestou no mundo quando, após a morte do salvador, o povo vendia tudo o que tinha e repartia entre si, assim, ninguém passava necessidade. Essa não é a vontade de Deus? O que são os 10% em comparação com isso? Não concordo também com a construção de templos pois isso era um constume pagão e, se o dinheiro usado pra pagar água, luz, aluguel etc. fosse usado para sustentar os necessitados até mesmo os 10% seriam mais do que o povo precisa.

    Que Jesus nos ajude a compreender essas coisas e, se eu estiver errado, que Ele me ajude no mesmo.

  • RAFAEL PEREIRA

    Olá Pessoal,

    Gostaria de perguntar uma coisa: alguém tem alguma referência da escola teológica charles spurgeon? Tipo, alguém conhece? É uma boa escola para se realizar um curso teológico?

    Se alguém puder me responder, fazendo a gentileza!

    Desde já, agradeço a atenção.

    até mais

  • Rafael Luís

    Creio eu que o que me guarda não é o dízimo mas sim Cristo que derramou o seu sangue em meu favor. Deus quer o meu dinheiro? a obra deve ser sustentada com o dízimo? Na verdade o que Deus quer é um coração quebrantado e contrito, cada um contribua está proposto em seu coração e não por constragimento ou medo. Creio também que o que sustenta a obra é também Cristo e não o dinheiro dos irmãos, a confiança está no dinheiro ou em Cristo? quando nos libertamos da lei e da religião entedemos que essa questão vai alem de 10 por cento.
    10 por cento são crentes na média, temos que desejar ser acima da média. Temos que desejar ser como Cristo. Por isso hoje vivemos um evangelho fraco onde estamos acostumados com o pecado, onde temos pecado de estimação.
    Jesus mandou Pedro pescar um peixe, este qual estava com uma moeda para que ele pagasse o tributo. Devemos nos preocupar com o dinheiro ou com quem estamos, se tivermos com Cristo certamente ele dirá o que devemos fazer e ainda que seja entre milhares de peixes um certo peixe morderá a nossa isca.
    Que Deus abra os nossos olhos para o que de fato importa. CRISTO nosso Salvador.

  • eudo

    ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Prezados
    Leiam:
    DÍZIMO:ENGANO CAVALGANDO A VERDADE (encontrem no Google).Mas se depois de ler, ainda acreditar que deva continuar dizimando então, sugiro que entregue o dízimo diretamente nas mãos do Senhor! Como? Leia Mateus 25:31 a 46 e saberás!!!!!!!

  • Lívia

    Para complementar, tem um bom texto, sobre Dízimo, escrito por Túlio Cesar Costa Leite.

    O autor faz um análise de diversos versículos que trata sobre o dízimo.

    http://www.monergismo.com/textos/dizimos_ofertas/o-dizimo_tulio.pdf

  • samuel

    meu caro irmao , se voce nao der ou nao devouver (interprete como quiser , muitos dizem que é dovoluçao mais no caso de abrao esta escrito que ele deu o dizimo, gn 14.20) voce nao esta roubando a Deus isso é uma interpretaçao errado fora do texto que diz “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas… vaso preste bem atençao! uma pergunta te faço voce crer que a oferta é voluntaria?se voce crer que sim está certo pois a biblia diz Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7
    e tambem em exodo Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. Êxodo 25:2.
    por que em Malaquias 3:8 diz Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
    se voce interpretar que se nao der o dizimo esta robando a Deus, logo deve-se interpretar que nao dar oferta estar tambem roubando a Deus! mais é impossivel robar a Deus na forma de nao dar oferta pois as escrituras afirmam que é voluntario e nao dever nem mandamento Não digo isto como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade de vosso amor. 2 Coríntios 8:8 ( leia todo o texto capito 8 e nove para entender melhor) ue entao como é que a maioria diz que nos roubamos a Deus? a resposta é raiz de interpretaçao érrada, falta de aplicaçao da exegese e hemineutica. e por que muitos defendem isso? por que achan que isso salva as congregaçoes. nota que quando argumentace sobre este assunto , fazem muitas pergunta como se nao houver dizimo entao como vamos pagar arcondicionado aluguel e outros gastos. mais Deus nao criou o dizimo com a finalidade de manter Templos!! e sim o que diz em Números 18.21, 24, 26 – O pagamento do dízimo teve ordenança, fazendo parte do contexto da lei do Antigo Testamento, e tinha caráter de caridade, pois a sua principal finalidade era suprir as necessidades dos Levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida, e também dos estrangeiros, órfãos e viúvas.
    Para terminar por que Deus disse que estavam roubando a Deus nos dizimos e nas ofertas? a resposta que se voce ler o livro de malaquias todos principalmente do capitolo 2 até as partes que falam sobre o dizimo voce vera que o rabar a Deus era que estava sendo feito um Desvio de finalidades no dizimo por que esta escrito E chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 3:5 … parei por aqui se nao vou escrever um livro a paz irmao espero ter esclaresido auguma coisa. 2

  • samuel

    meus irmaos realmente eu concordo e tenho plena ciencia que o dizimo nao é obrigado nem um referencial para os dias de hoje nem mandamento pois os proprios judeus da atualidade nao dao o dizimo e sim fasem contrubuiçao aos pobres e por que nossos irmao tem uma visao muito pelo lado de instituiçoes denominacionais entao criouse uma raiz alengando-se de experiencia e tudo mais referente a dizimo.
    eu perdi uma amiga muito proxima faziamos evangelismo junto visitas em casas e muitos trabalhos arduos em prou do evangelho, mais por causa de meus olhos serem aberto para nao pratica do dizimo(pois creio eu que voce dando o dizimo sabendo que a finalidade que estao fasendo é errado e é pecado distorcer aquilo que ja esta escrito pois que se fosse pelo modo da antiga aliança a finalidade é de as partes da contribuiçao do dizimos era para se repartido entre todos os sarsedotes e parte tambem para suprir o pobre a viuva o orfao e o peregrino e nao para manutençao de templos) entao por falta de amor dela para comigo ela se apartou de mim nao andamos mais juntos perdi uma boa amiga tento reatar mais todavia ela fica longe de mim por que ela crer que tem que dar o dizimo e eu nao. nesse caso voce ver que muitas pessoas como os farizeus dao enfase a dizimo, sacrificios,ofertas,guardas dos sabados mateus 23.23 e nao para a essencia, finalidade e proposito dos mandamentos de Deus que se resume no amor. fica na paz que Deus possa abrir os olhos de todos os nossos irmaos sem que nos fiquemos sem nossos entequeridos

  • Airtonpaivajunior

    Este homem não sabe do que está falando, dizimos em toda a biblia nunca foi dinheiro, e quem roubava a Deus eram os sacerdotes levíticos, este livro de Malaquias é direcionado somente a eles, quando Paulo fala que devemos ofertar com alegria e não por tristeza ou necessidade, também não é para sustentar pastor, Paulo afirma que seria melhor morrer do que viver do Evangelho. Temos que fazer como o povo de Beréia, não acreditar em tudo que falam, mas buscar da palavra de Deus.

    • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vinícius Musselman Pimentel

      Ah, ele sabe sim rsrs

      Concordo que não era dinheiro. Prove que Malaquias é só direcionado para levitas.

      Sim, pastores são sustentados por ofertas. Paulo o foi, mas por vezes preferia trabalhar.

    • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vinícius Musselman Pimentel

      Ah, ele sabe sim rsrs

      Concordo que não era dinheiro. Prove que Malaquias é só direcionado para levitas.

      Sim, pastores são sustentados por ofertas. Paulo o foi, mas por vezes preferia trabalhar.

  • Luiz

    Por favor, irmãos! Estamos na Graça, Jesus morreu para acabar com a obrigação da lei. Ele veio para nos libertar, inclusive do dízimo. A contribuição não deve levar, nem em pensamento, o nome de dízimo. Jesus morreu em vão? Se querem ensinar, ensinem a Verdade.

    • http://voltemosaoevangelho.com/vinipimentel/ Vinícius Musselman Pimentel

      Não entendi se esta mensagem é para o site. Se for, você não leu a postagem, pois não estamos defendendo a continuidade do dízimo.

  • Cesar (Sorocaba)

    Vi muitas críticas aqui no site contra o pastor Augustos Nicodemos, mas, toda crítica deve ser construtiva, e fundamentada na Escritura, refutar sob a graça, conhecer o ministério dele é importante, respeito é necessário, não vi no vídeo nada grave para condená-lo, glória a Deus que ele já está pregando sob a graça, não forçando nada e creio que com um ministério transparente, e sendo edificante para muitas ovelhas, continuemos rumo a Cristo, prossigamos em conhecer a Deus.
    Para meditar: Estaria a tradução de Malaquias 3:8-11 esposta aqui acima correta? Ou tendenciosa para a teologia da prosperidade?
    Paz e Vida a todos os cristãos!
    O Dízimo e a Graça…
    É fundamental para o cristianismo que haja contribuição a instituição
    precisa de dinheiro sim, mas precisa de quanto? O seu ensino é
    necessário para todo e qualquer cristão, principalmente nestes últimos
    tempos, quando muitos instrutores religiosos, por falta de interpretação
    apropriada das “Santas Escrituras” ou por falta de fé ensinam errônea e
    forçosamente os cristãos a contribuírem de acordo com a Lei de Moisés,
    recebida no Monte Sinai (At. 15.5-11).

    Por este motivo, procuro esclarecer a questão do dízimo na época da
    graça, em virtude de não observarmos na Igreja Primitiva uma doutrina
    para contribuição baseada em percentual, mas uma doutrina de
    espontaneidade, sem mínimo nem máximo, ou seja, de acordo com o que o
    cristão “propõe” em seu coração, não com tristeza, nem com
    constrangimento, porque Deus ama ao que dá com alegria (2 Co 9.7).
    Inúmeros cristãos, hoje, em toda cristandade, estão em dúvida
    quanto à determinação e validade deste pagamento, que alegam
    erroneamente, os que o pregam, ser espontâneo. Pagamento que até tem
    feito com que muitos cristãos, por falta de determinação espiritual,
    levem à obra de Deus (dizendo ser o dízimo) uma quantia que na realidade
    não traduz 10 por cento do que ganham e, às vezes, não mais do que
    metade deste percentual. E isto ainda quando, sem concordar com tal
    doutrina, líderes estendem as mãos e exigem de seus fiéis o que eles
    mesmos não praticam, fazendo-se assim transgressores. (Rm. 4.15).

    Esse sustento a uma posição de aparência não condiz com o falar
    verazmente segundo o coração (Sl. 15.1,2).

    Deus tem um esclarecimento para você, leitor, pois a Sua vontade é que
    cada um contribua pela determinação do Espírito de vida, em Cristo
    Jesus, não pela tradição dos homens, segundo o que nos orienta o
    apóstolo Paulo, quando diz: “tende cuidado, para que ninguém vos faça
    presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição
    dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl.
    2.8).
    É conveniente que se leia este estudo desprovido de contrariedade,
    analisando todo trabalho, conferindo referência por referência, imitando
    os bem-aventurados bereanos que “de bom grado receberam a Palavra,
    examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (At.
    17.11).

    Minha oração é que Deus dê graça, paz e sabedoria a todos e que possam
    tirar o melhor proveito do que aqui exponho, visto que não tenho por
    intenção o ataque e ferimento a alguém, embora não deixo de ser veemente
    e incisivo em pontos necessários, para que, como disse o apóstolo
    Paulo, “a verdade do Evangelho permaneça entre nós” (Gl. 2.4-5).

    Enquanto a Lei e os Profetas exigiam a prática da ordenança dos dízimos
    para o povo da “Aliança Levítica”, era profetizada a liberdade de
    contribuição para o povo da “Nova Aliança” (o cristianismo).

    O DÍZIMO ANTES DA LEI

    Se Abraão vivesse na época do cristianismo, certamente não daria
    continuidade a algumas obras que praticara antes da Lei, como:
    circuncisão, sacrifícios de animais, nem tampouco a lei dos dízimos;
    pois Abraão amava verdadeiramente a Deus e sempre preferiu servi-Lo de
    acordo com a Sua perfeita vontade.

    Alguns ministros religiosos aplicam a lei do dízimo ao cristianismo, sob
    alegação de o dízimo ter sido praticado antes da Lei e, inclusive, pelo
    patriarca Abraão; mas, tal alegação não tem fun-damento espiritual;
    pois, vale ressaltar que nem todas as obras praticadas anteriormente à
    Lei, inclusive, por Abraão, podem ser aplicadas no cristianismo.
    Antes da Lei, além do dízimo, eram praticadas obras, como:
    - Celebração de sacrifícios de animais
    (Gn 8.20; 22.13; 33.20);
    - Circuncisão (Gn 17.10-11; 17.23; 21.04; etc.).

    Obras essas, praticadas anteriormente à Lei pelo povo de Deus,
    inclusive, obviamente, pelo patriarca Abraão. Porém todo cristão entende
    claramente, pelo ensinamento do Espírito Santo, que tais obras não
    devem ser aplicadas no cristianismo. Isso nos confirma que, muitas das
    obras que foram praticadas antes da Lei e também por Abraão, não se
    enquadram na prática do verdadeiro cristianismo.

    Quanto ao Dízimo, por ser o imposto de renda da nação de Israel,
    observamos que só foi devidamente cobrado pelas autoridades
    eclesiásticas, durante o tempo em que o ministério religioso era
    incorporado ao Estado, ou seja, unificado à administração política.

    Por esse motivo Abraão deu “um” dízimo a Melquisedeque, (dos despojos de
    uma batalha) porque Melquisedeque não era somente sacerdote, mas também
    era rei (Gn 14.18 ; Hb 7.2).

    Melquisedeque também governava o país. Os dízimos legalistas sempre
    foram os impostos de renda da nação de Israel; uma parte era para a
    administração sacerdotal, outra se destinava à administração política,
    muito usada na “Assistência Social”, outra para as festas.

    O livro de Deuteronômio, 14.28-29, diz que deveriam recolher os dízimos
    da colheita para que houvesse alimentos em suas cidades, para os
    levitas, o estrangeiro, o órfão e a viúva (Dt 14.28-29; 26.12-14).

    Os dízimos deveriam ser levados, não aos sacerdotes, mas aos levitas (Ne
    10.37).

    Os levitas deveriam levar aos sacerdotes o dízimo dos dízimos, como
    oferta instituída por Deus (Nm 18.26-28).
    Aos sacerdotes era repassado, pelos levitas, somente um décimo do valor
    dos dízimos (o centésimo da renda do povo 1%) o que se chama de “dízimo
    dos dízimos” (Ne 10.38; Nm 18.26-28).

    No caso de Melquisedeque, coube a ele receber todo o dízimo pelo fato de
    administrar os dois ministérios, o religioso e o político, pois era
    sacerdote, mas também era rei (Gn 14.18; Hb 7.2).

    Contudo, o dízimo era oferecido a Deus em razão de o país ser
    administrado religiosamente, pois a religião e a política caminhavam
    juntas. Eram dois ministérios em uma só realidade. Mas o ministério
    cristão foi constituído, sem dúvida, separado da política.

    A partir do momento em que o cristianismo se desvinculou do Estado, a
    administração política passou a pertencer ao reino deste mundo, e o
    ministério da Igreja de Cristo é totalmente desvinculado desse reino:
    são coisas distintas, pois o próprio Jesus declarou: “O meu Reino não é
    deste mundo” (Jo 18.36). Porém, tanto no tempo da dispensação da Lei,
    como na época de Abraão, a administração religiosa era unificada ao
    Estado. Por isso o ministério cristão não pode tomar por base e
    fundamento casos anteriores à Lei com o intuito de cobrar o dízimo de
    cristãos hoje.

    Observa-se que os que cobram o dízimo argumentam, baseando-se no fato de
    Abraão ter dado o dízimo por fé. Sendo assim, deveriam também pela
    mesma fé circuncidar-se e oferecer sacrifícios. Por acaso a circuncisão e
    os sacrifícios de Abraão não antecedem à Lei? E também não foram
    praticados por fé?

    Abraão foi o primeiro a praticar a obra da circuncisão (Gn 17.10-11;
    17.23; 21.04). Paulo, porém, escrevendo aos Gálatas, 5.2-4, diz que se o
    crente se circuncidar, Cristo para nada aproveita e o tal é obrigado a
    guardar toda a Lei.

    Abraão também oferecia sacrifícios de animais, mas como todos sabem,
    segundo a instrução do escritor aos Hebreus (Hb 10.5-9), os sacrifícios
    já não são mais.

    Desta forma, ainda que Abraão tenha vivido antes da Lei, era uma época
    cujas obras eram bem diferentes das obras do cristianismo. Pois, antes
    da Lei, a morte ainda reinava pelo pecado de Adão (Rm 5. 14).

    Por que Abraão oferecia sacrifícios de animais e praticava a
    circuncisão? certamente porque ainda não estava em prática a Graça da
    Salvação que há em Cristo Jesus hoje.

    Podemos afirmar, com absoluta certeza espiritual, que, se Abraão vivesse
    na época cristã, não praticaria tais obras.
    CONCLUSÃO
    É Deus quem dá o crescimento espiritual, mas nós é que temos de
    busca-lo. Devemos limpar tanto a vida material como a espiritual para
    crescer. Todos temos necessidade de crescer espiritualmente para não
    sermos enganados nem derrubados.
    Deus quer que cresçamos e busquemos isto de coração. A finalidade é
    sermos adultos espirituais, vivermos firmes em Cristo, vencendo todo o
    mal, recebermos as abundantes bênçãos de Deus e fazermos a Sua obra como
    Ele quer.
    Nós cresceremos espiritualmente através do estudo da Bíblia, da oração e
    do servir a Deus todos os dias. Aprendamos de Cristo. Cresçamos em
    Cristo. Vivamos em Cristo e sirvamos a Cristo, Amém. Leia a Bíblia…
    Comece a viver o Novo Testamento…

  • Cesar – Sorocaba

     

    Chorei

     

    Chorei…

    Ao ver tantos olhares aguados,

    ovelhas gemendo aos prantos

    debaixo de jugo e fardo pesado.

    Ovelhas gemendo aos prantos

    Tantos olhares aguados, chorei…

     

    Para que tantos tropeços ao evangelho?

    tanto tormento,

    lágrimas, sofrimento?

     

    Chorei…

    Ao ver atrás dos púlpitos,

    lobos sem escrúpulos

    prometendo o que não podem dar.

     

    Chorei…

    Ao ver um povo iludido

    clamando por socorro

    mergulhado em dor

    e densas brumas…

     

    Esta a razão de eu,

    simples poeta

    declarar meu protesto

    expondo a verdade

    das Escrituras Sagradas:

    - Minh’ alma então se acalma.

     

    Que venha a verdade,

    o amor ágape

    e choro verdadeiro,

    que caia a tradição oral,

    renasça a tradição escrita!

    E não andemos segundo

    a tradição dos homens…

     

    Que venha sobre todos nós o Cristo,

    a liberdade, a plenitude da Graça!

     

    É o Criador

    Que dá vida aos homens,

    perfume às flores,

    que fez rasgar o primeiro raio no horizonte…

    cair as primeiras gotas,

    as nascentes nos altos dos montes

    e no fundo dos mares;

    - a água, a terra, o ar, o fogo,

    o ouro, a prata, o bronze, e o ferro…

     

    Foi Deus

    Que pôs em meu peito

    um coração que pulsa,

    pôs estrelas no céu

    e o estendeu ao infinito,

    deu curso natural ao mundo,

    rumo as correntes marítimas

    e ao circuito dos ventos.

     

    Foi Jesus

    Que morreu na cruz

    por amor a você e a mim…

     

    Escrevo

    por ver razão,

    projeto e propósito

    em toda a complexa criação…

     

    O riacho serpenteia

    a montanha, água fria escorre

    entre as ramagens,

    o vento acaricia

    as folhas das árvores,

    - o leão ruge na mata, equilíbrio…

     

    Foi Deus!

    não há por mais

    que o homem tente explicar

    na existência do mundo

    outra explicação racional…

     

    Com temor

    sei que escrevendo

    e assim me expondo

    exclamo sem medo:

     

    Jesus chegou!

    - A lei passou!

    Acorda legalista segado!

    O modelo sob ordenanças,

    ineficaz, não funcionou!

     

    Sentir profundo:

    O pranto no rosto,

    o medo estampado,

    o medo do não toque,

    o medo do não prove,

    o medo da vida,

    O temor na guarda de costumes

    O zelo nas tradições,

    O medo do demônio devorador,

    o medo da morte.

     

    Ao ver o caos no mundo

    e ouvir o homem dizer:

    Está tudo se cumprindo,

    é o plano de Deus!

    Fico indignado!

     

    Sei que há um culpado:

    - o próprio ser humano.

     

    A bala perdida que matou

    a menina de 12 anos…

     

    O mundo num caos…

    Predestinação fatalista, absurdo!

    Desequilíbrio, não foi Deus…

     

     

    Foi Deus

    que criou o homem,

    mas, em seu livre arbítrio

    entre o bem e o mau…

    muitas vezes escolhe o mau…
    - morre…

     

    Foi Deus

    que pôs no campo

    o jasmim,

    criou e formou todo o universo

    e esse mundo,

    que no tempo de Sua visitação,

    trará o seu prometido fim…

     

    Vamos parar de culpar Deus?

    assumir a responsabilidade

    e reconhecer Aquele que é
    o Grande Eu Sou:

     

    É Deus,

    O SOBERANO,

    O PRINCÍPIO,
                                                           O FIM!

     

    Mário Vigna – 2007 (Cesar – Sorocaba)

  • Cesar (Sorocaba)

    Qual Jesus está sendo pregado? Já faz muito tempo que o nome
    de Jesus vem sendo desrespeitado. Infelizmente, o nome “Jesus” vem
    perdendo significado e fundamento. Jesus é o Nome que é sobre todo o nome, o
    qual, um dia, toda língua confessará como Senhor, o Nome proclamado com poder e
    autoridade pelos apóstolos do Novo Testamento, diante do qual os poderes
    malignos tremem e se dissipam até hoje, repito, todos, TODOS, TODOS OS DEMÔNIOS
    SE DISSIPAM! Liberta mudos, surdos, cura, O Eterno cordeiro de Deus que tira o pecado
    do mundo e que independe da conjunção correta das vogais e consoantes.
    Entendam! Não estou falando do Nome que transcende o nome histórico, cultural
    ou original de “Jesus”. O Nome do Verbo de Deus, O Logos, O Amém é
    irretocável, não há como ser mal interpretado, distorcido ou distanciado do
    Nome do Deus Conosco, Príncipe da Paz, Maravilhoso, Deus Forte e Conselheiro
    visto que este Nome faz efeito é no coração dos que creem e não em suas cordas
    vocais. Jesus levou sobre Si as nossas dores, enfermidades e pecados. O castigo
    que nos trás a Paz foi posto sobre Ele, apesar dele mesmo não ter cometido
    nenhum mal ou pecado… orou por seus inimigos e os abençoou, ensinou o perdão
    e o amor incondicional. Se ofereceu como fiador e resgatador das nossas dívidas
    de sangue, mesmo sendo, nós, ainda pecadores e maus, sem merecimento algum
    cravou na cruz toda divida que era contra nós toda maldição da lei (Gálatas
    3:10 – 3:13). O Jesus, Senhor, ensinou a dar de graça o que recebemos de graça.
    E por graça, misericórdia e bondade Dele nos salvou quando expôs os principados
    e as potestades ao vexame de serem subjugados e vencidos por Ele, em Sua morte
    inocente e morte de cruz. Jesus nunca pediu ou pede oferta para abençoar,
    curar, prosperar ou livrar do “devorador” era e é o mesmo Jesus
    anunciado pelo nosso irmão e apóstolo Pedro, na entrada do templo, ao
    paralítico que, de um salto, se pôs em pé pelo poder do Nome do Senhor. Há quem
    insista em fazer de Jesus um deus pedinte, mesquinho e barganhador, um deus
    nada misericordioso, que ama somente na medida em que é amado e servido por
    aqueles “da fé” ou da “visão”, que mede pelo bolso, que
    despreza os que não sabem pronunciar seu nome corretamente ou não se desgastam
    em sacrifícios intermináveis de campanhas, atos proféticos e propósitos
    puramente humanos. Qual Jesus está pregando? Das multidões, das massas de
    manobra, do mercado do Jesus Gospel, da moda e das fábricas de
    “levitas?” e “ungidos?” que proclamam com os pulmões cheios
    de emoção o nome do Jesus Show e o Jesus Curandeiro ou Exorcista, que fazem o
    que fazem não para anunciar a chegada do Reino de Deus, mas para lucrar e
    construir o seu reino particular de mansões e catedrais nada celestiais. O
    próprio Senhor nos preveniu que viriam em seu nome: “Muitos, naquele dia, hão
    de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome,
    e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos
    milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de
    mim, os que praticais a iniquidade.” (Mateus 7.22-23) O Jesus do Evangelho
    simples e puro, não pode ser confundido com o Jesus que ensina a obtenção
    egoísta dos bens de consumo, da ostentação e acúmulo de tesouros onde a traça e
    a ferrugem destroem, dos templos de lustres de cristais, mármore e ouro
    construídos na areia das vaidades de alguns dos modernos
    “apóstolos?”, “missionários?”, “sacerdotes?” e
    “pastores?”. O Jesus, Palavra da Vida, não é dobrado pelos decretos
    do homem, não é convencido pelo muito falar, não é “profetizável” de
    acordo com a vontade do homem, mesmo que este seja um “homem de
    Deus”, mas o Jesus Senhor é galardoador de todos os que o buscam com
    gratidão e consciência da boa notícia de que já está tudo pago e que é tudo de
    graça agora, para qualquer um. (2 Coríntios 3:6) – O qual nos fez também
    capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito;
    porque a letra mata e o espírito vivifica. (2 Coríntios 3:7) – E, se o
    ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira
    que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa
    da glória do seu rosto, a qual era transitória, (2 Coríntios 3:8) – Como não
    será de maior glória o ministério do Espírito? (2 Coríntios 3:15) – E até hoje,
    quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. (2 Coríntios
    3:16) – Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. (2
    Coríntios 3:17) – Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor,
    aí há liberdade. (Atos 17:24) – O Deus que fez o mundo e tudo que nele há,
    sendo Senhor do céu e da terra, não HABITA em templos feitos por mãos de
    homens; (Atos 15:10) – Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a
    cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? (Atos
    15:11) – Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como
    eles também. (Atos 15:19) – Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles,
    dentre os gentios, que se convertem a Deus. Não é difícil diferenciar o Jesus,
    Pão da Vida, do Jesus que vive do pão, do dinheiro depositado no altar não com
    gratidão, mas como bolsa de valores. O Jesus da Verdade ensina que a vontade
    soberana é sempre de Deus e não dos caprichos humanos. O Jesus Vivo não é o
    Jesus da religião, do templo ou do proselitismo institucional, político e
    eleitoral, mas sim o Jesus que tem as chaves da morte e do inferno, que tem as
    Palavras de Vida Eterna. Não digo estas coisas a fim de ofender ninguém, pelo
    contrário! Minha oração é para que aqueles que falam em nome deste Jesus
    poste-ídolo, arrependam-se e creiam no Evangelho genuinamente enquanto há
    tempo, pois “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim
    também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão,
    dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano
    Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos
    seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será difamado o
    caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com
    palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua
    destruição não dorme.” (2 Pedro 2.1-3) O Jesus, Verdadeiro Deus, não é o
    Jesus Mitra ou Maytreia, não é o Jesus restrito ao Cristianismo ou “panelinhas
    espirituais” somente, não é o Jesus Acusador ou Exterminador dos infiéis. O
    Jesus, Consolador, é o caminho de volta para Deus sem preço, sem mistério, sem
    magia, sem véus, sem vestes, em qualquer tempo ou lugar, até mesmo onde não se
    conhece o nome Jesus, mas se confessa na vida o Nome sobre todo o nome do Jesus
    Senhor. Que os cristãos vistam-se com vestes de justiça… O Deus que tem o
    Nome sobre todo o nome te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente! (Adaptado
    do original de Pablo Massolar).