Bíblia: Wallpaper + Artigo + Vídeo

“Se queremos conhecer a Deus de verdade, temos de depender daquilo que ele revela sobre si mesmo.” (R. C. Sproul)

Clique aqui para ampliar a imagem

Voddie Baucham – Porque Eu Acredito Na Bíblia

Este vídeo é conteúdo obrigatório para todo cristão que deseja estar “sempre preparado para responder com mansidão e temor a qualquer que pedir a razão da esperança que há em nele” (1 Pedro 3:15)

Por Voddie Baucham | web.me.com/voddieb

Tradução e Legenda: Equipe Deus em Debate.

R. C. Sproul – Revelação

Tudo o que sabemos sobre o Cristianismo nos foi revelado por Deus. Revelar significa “tirar o véu.” Tem a ver com remover a cobertura e descobrir algo que está encoberto.

[…]

A especulação fútil sobre Deus é mera tolice. Se queremos conhecê-lo de verdade, temos de depender daquilo que ele revela sobre si mesmo.

A Bíblia declara que Deus se revela de várias maneiras. Manifesta sua glória na natureza e por meio dela. Revelou-se nos tempos antigos por meio de sonhos e visões. As marcas da sua providência se manifestam nas páginas da História. Revela-se nas Escrituras inspiradas. O ponto mais alto da sua revelação é visualizado em Jesus Cristo, tornando-se ser humano – o que os teólogos chamam de “encarnação”.

[…]

A Bíblia é chamada de Palavra de Deus por causa da sua reivindicação, crida pela igreja, de que os escritores humanos não escreveram simplesmente suas próprias opiniões, mas que suas palavras foram inspiradas por Deus. O apóstolo Paulo escreve: “Toda Escritura é inspirada por Deus” (2 Tm. 3.16). A palavra inspiração é uma tradução da palavra grega que significa “sopro de Deus”. Quer dizer, Deus soprou a Bíblia. Assim como temos de expelir ar de nossa boca quando falamos, assim, em última análise, a Bíblia é Deus falando.

Embora a Bíblia tenha chegado a nós por intermédio das mãos de autores humanos, a fonte suprema das Escrituras é Deus. Por isso os profetas podiam prefaciar suas palavras, dizendo: “Assim diz o Senhor”. Por isso Jesus também podia dizer: “A tua palavra é a verdade” (Jo. 17.17) e “a Escritura não pode falhar” (Jo. 10.35).

A palavra inspiração também chama a atenção par ao processo pelo qual o Espírito Santo superintendeu a produção da Bíblia. O Espírito guiou os autores humanos para que as palavras deles não fossem nada menos que a Palavra de Deus. Não sabemos como Deus superintendeu a redação original da Bíblia. Inspiração, entretanto, não significa que Deus ditou sua mensagem para aqueles que redigiram a Bíblia. Ao invés disso, o Espírito Santo comunicou as exatas palavras de Deus por intermédio dos escritores humanos.

Os cristãos afirmam a infalibilidade e a inerrância da Bíblia porque, em última análise, Deus é o seu autor. E porque Deus é incapaz de inspirar algo falso, sua palavra é totalmente verdadeira e digna de toda confiança. Qualquer literatura humana, elaborada pelos meios normais, está sujeita a erros. A Bíblia, porém, não é um projeto humano normal. Se a Bíblia foi inspirada por Deus e sua redação foi supervisionada por ele, então não pode ter erros.

Isso significa que as traduções da Bíblia que temos hoje não estejam isentas de erro, mas que os manuscritos originais eram absolutamente corretos. Isso também não significa que cada declaração da Bíblia seja a expressão da verdade. O escritor do livro de Eclesiastes, por exemplo, declara que “no além para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Ec.9.10). O escritor estava falando do ponto de vista do desespero humano e sabemos que esta declaração não expressa a verdade, de acordo com outros textos bíblicos. A Bíblia expressa a verdade até mesmo ao revelar a falsa argumentação de um homem desesperado.

Por R. C. Sproul © 2011 Ligonier Ministries | ligonier.org

Trecho do artigo Revelação, disponibilizado pelo monergismo.com

12 Comentários
  1. Alexandre Diz

    Ótimo artigo…como sempre!!!
    Deus abençoe a VE e todos que colaboram para que essa benção seja partilhada!!

  2. LEONARDO FERREIRA Diz

    Excelente artigo!!!

  3. Maria Elisabete A. Figueira Diz

    Parabenizo ao irmaõ por tão sábias palavras. Muita sabedoria para compartilhar conosco. Que Deus continue te usando e inspirando.

    Na Paz,

    Elisabete.

  4. lucas Diz

    EM OSEIAS 4,6 DIZ: O MEU POVO É DESTRUIDO POR FALTA DE CONHECIMENTO.

    TODOS OS 66 LIVROS DA BÍBLIA DEVEM SER LIDOS, MEDITADOS E RELIDOS

    NOVAMENTE ATÉ O ULTIMO DIA DE NOSSAS VIDAS PARA QUE DEUS NOS DE GRAÇA E

    NOS FORNEÇA CONHECIMENTO ATRAVES DE LEITURA BIBLICA E ORAÇÃO DIARIA DE

    MANEIRA SISTEMATICA

    PARABENS PELO ARTIGO

  5. Marco Antonio Diz

    Vídeo muito bom! Realmente devemos estar preparados para responder aos que questionam a nossa fé!

  6. Marcílio Augusto Diz

    Glorifico a Deus pelo VE.

  7. Gabriel Lucas Diz

    Excelente Video.

    Quanto aos 3 niveis de Conspíração:
    Monges de varios seculos depois tentando alterar a Escritura seria bem dificil mesmo, mas uma coisa deve ser levada em conta, q eh a possibilidade de, nao seculos mais tarde, mas sim NA MESMA DATA em q os apostolos escreviam o NT pessoas jah adulterassem as suas cartas e biografias …

    Eh isso q a Teoria de WH nao aceita, q os manuscritos eram adulterados no mesmo tempo em que eram escritos. Existem varias evidencias no Proprio NT de q as cartas de Saulo eram adulteradas e ateh mesmo enviadas para igrejas no nome dele. Por isso constantemente um escriba escrevia uma carta q Saulo ditava mas no fim da Carta Saulo escrevia de proprio punho. Obvio, era a assinatura dele. Jah estavam num nivel q ele precisava autenticar suas cartas.

    Depois de algum tempo as igrejas, principalmente, Egipcias, com suas interpretacoes alegoricas, mexiam nos seus manuscritos e faziam alterações neles. IGREJAS DOS SEC. 2 e 3 .. imagina ..

    O Novo Testamento eh Totalmente Confiavel, perfeito e PRESERVADO, desde que as pessoas q façam sua Critica Textual seram Integras e sensatas.

    98% Dos manuscritos q Temos
    Todos os Pais da Igreja q ERAM INTEGROS (pois muitos pais da igreja eram alegoristas e hereges)
    Todas as Legitimas Versoes Antigas (vulgata Original, Peshta Original e etc)
    Historia, Teologia, Geografia, Gramatica, Manuscritologia
    TODOS sustentam o Textus Receptus (mesmo eu admitindo q ele nao seja perfeito)

    Todos Os DIAS voce abre MAO DE TUDO ISSO pra ler na sua Biblia um texto grego q vem de:

    2% de manuscritos SEMPRE rejeitados por TODAS as igrejas em TODAS as epocas
    O testemuno de Pais da Igreja Hereges e Alegoristas
    Todas as Antigas traducoes adulteradas (Vulgata de Jeronimo, Peshita atual ..)
    Erros Historicos, Erros Teologicos, Erros Geograficos, Erros Gramaticais, Erros Manuscritologicos

    E esse texto se chama Texto Critico Produzido por Adoradores de Maria em 1880, onde se baseiam suas versoes ARA, ARC, NVI, IBB e por ai vai.

    Enquanto o assunto envolver manuscritologia eu vou repetir isso sempre nesse blog na esperança de que um dia se interessem Pelo Assunto, pois voces sao sinceros ..

    Voltemos Ao evangelho .. Sempre

    1. Profeta Diz

      Um ótimo vídeo com certeza!
      Agora ao irmão Gabriel Lucas,

      Nos diga uma versão da Bíblia em português que considere a mais fiel ao original possível por favor. Não basta criticar, deve sugerir e sustentar também.
      Obrigado!

    2. Gabriel Lucas Diz

      Paz irmazao ..

      Biblias em Equivalencia Formal Baseadas Totalmente ou Kuase no Textus Receptus:

      Almeida Corrigida Fiel (ACF) produzida pela SBTB
      King James Em Portugues
      Reina Valera Em Portugues

      Essas Sao Biblias q Correspondem a uma forma Integra de traduzir as Escrituras, porem, voce aprende bastante com outras traduçoes, pois mesmo q essas biblias sejam “recomendaveis”, nao sao perfeitas.
      Tem textos q a NVI verte melhor q kualker uma dessas q citei.
      Sugiro dar uma avaliada nessas versoes q Citei, sendo a ACF a mais facil de se achar, note as diferenças para com as versoes q o irmao tem usado e pense no assunto.

      “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: DEUS se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.”

      http://www.bibliaonline.com.br/acf/1tm/3/16

  8. Letícia Mara Diz

    Pregação maravilhosa!

    A melhor resposta que já vi para essa pergunta: “Porque você escolheu crer na Bíblia?”

    Abençoador.

  9. Letícia Mara Diz

    Usem mesmo a ACF (Almeida Corrigida Fiel).
    Comparem ela às que vocês tem em casa, vão ver a diferença.
    Mas troquem mesmo!

    Paz do Senhor

  10. João Cecílio Diz

    òtimos mas queremos mas material para estudar a Bíblia

Comentários estão fechados.