Moça, com quem você vai casar é importante! (Rebecca VanDoodewaard)

Com que você vai se casar é importante:

Moças Rapazes

Meu marido e eu estivemos certa vez com um grupo de jovens. Três destes jovens sentaram-se em frente a nós durante uma refeição: dois rapazes e uma moça. Um dos rapazes era um “nerd” de computador, usando óculos. O outro era um estudante universitário com o cabelo um pouco mais legal, e sem óculos. A moça estava, obviamente, com este último. Enquanto o nerd de computador estava ocupado servindo a todos durante a refeição, limpando os pratos e o lixo, o estudante universitário ficou irritado com a garota por um pequeno acidente e derramou suco vermelho sobre sua jaqueta de couro e sua camisa branca. Ela escolheu o cara errado, e o suco não pareceu mudar sua opinião. Se essa relação continuar e especialmente, se levar ao casamento, significa que ela está buscando por angústia.

Todas as jovens e moças cristãs ainda solteiras por aí, ouçam: com quem vocês se casam é importante. Você pode pensar que a maneira como ele te trata não é tão ruim assim, não vai ficar melhor depois do casamento. Você pode pensar que ele vai mudar, é possível, mas a maioria não muda. Você pode pensar que será capaz de ministrar a ele e ajudá-lo, possivelmente, mas, se você não é capaz de fazer isso agora, você não será capaz depois, e estará se arriscando. Um marido deve liderar e cuidar de você, e não depender do seu conselho sobre problemas básicos de personalidade ou de comportamento.

A menos que alguém casado seja bastante franco com você, você não conseguirá entender o quanto um marido irá impactar sua vida por inteiro. Depois da salvação, não há nenhum outro evento de longo prazo que mudará  tão profundamente tantas áreas de sua vida. Aqui estão apenas algumas das formas como o casamento irá impactar cada aspecto da vida.

1. Ele vai impactar você espiritualmente. Se o rapaz não é crente, você pode parar exatamente aí. Você não tem direito algum de unir em mesmo jugo uma alma redimida com alguém não regenerado, mesmo se ele parecer aberto a mudanças. Cristo te comprou por um preço, e não é uma opção entregar este coração comprado por sangue a alguém que não conhece e ama o seu Senhor. Isto irá prejudicar o seu desenvolvimento espiritual, abrir espaço para inúmeras tentações, sufocar a sua vida de oração, fazer com que a frequência regular na igreja se torne difícil, e causar enormes conflitos familiares, se você tiver filhos.

Se o rapaz é crente, ele é firme? Ele irá te liderar em oração, leitura da Bíblia, devoções familiares e adoração pública? Ou você vai viver por conta própria? Ele fará do crescimento espiritual uma prioridade ou fará outras coisas virem em primeiro lugar? Ele irá te perguntar como vai a sua alma para que ele possa ajudá-la a crescer em santidade e amor a Cristo, ou deixará isso com seu pastor? Ele vai liderar seus filhos nisto, ou você vai ter que tomar a dianteira? Na igreja, ele vai ajudar as crianças a sentar-se adequadamente, orar, encontrar os hinos, ou você vai ser a única a mostrar o que acontecerá em seguida e ajudar a família a prestar atenção? Muitas mulheres se casaram com homens imaturos espiritualmente, pensando que isto não seria um grande problema, ou que o homem mudaria, elas estavam erradas e carregam as cicatrizes.

A saúde de sua eternidade está em jogo. Pense cuidadosamente.

2. Ele vai impactar você emocionalmente. O rapaz em quem você está pensando irá encorajar você, amá-la, ser gentil, e tentar compreendê-la, ou vai querer sair com os amigos quando você estiver tendo uma noite difícil? Ele vai te ouvir quando você estiver lutando com algo ou estará preocupado com o videogame? Ele ficará irritado quando você chora ou vai pegar lenços para enxugar as suas lágrimas e te dar um abraço? Ele vai buscar entender que você é, provavelmente, mais delicada do que ele, mais sensível aos problemas e comentários, ou ele vai, regularmente, sair pisando em seus sentimentos?

Uma mulher estava lutando para amamentar o seu bebê, acreditando ser a melhor coisa para ela, mas era muito difícil. Em vez de dar apoio e encorajamento, o marido começava a resmungar todas as vezes que via sua esposa se esforçando para amamentar.

Nós precisamos nos livrar do complexo de princesa, mas realmente temos necessidades emocionais. Qualquer rapaz que seja indiferente com respeito a seus sentimentos e autoestima é egoísta e deve ser deixado sozinho.

Tenha cuidado – um marido pode mutilar ou nutrir a sua saúde emocional.

3. Ele vai impactar você fisicamente. O rapaz com quem você está irá te prover as necessidades básicas? Ele será capaz de te abrigar, vestir e alimentar? Em um certo momento do nosso casamento, eu fiquei preocupada que não houvesse oportunidade de emprego. Meu marido me assegurou que iria trabalhar no McDonalds, cavar valas, limpar vestígios de atropelamento das pistas – o que fosse preciso para sustentar a família, independentemente de seus dons e formação. Esse é o tipo de atitude que você deseja. Um homem que não provê para seu lar é pior que um infiel (I Tm. 5:8). Você pode ter que ajudar a aliviar a sobrecarga financeira, mas, a menos que seu marido esteja inválido ou em alguma outra circunstância incomum, você não deve ter que carregá-la sozinha.

O homem com quem você está se preocupará com seu corpo ou abusará dele? Se ele te dá pequenos tapas, chutes, etc, quando vocês estão namorando, saia dessa. É quase garantido que ele vai abusar de você depois do casamento, e as estatísticas mostram que isto é especialmente verdadeiro quando você estiver grávida. Ele vai cuidar e proteger o seu corpo ou vai feri-lo? Há mulheres em igrejas por toda a América que pensaram que não era grande coisa receber pequenos socos ou tapas (do tipo amigável) de seus namorados, mas que, posteriormente, passaram a encobrir as agressões de seus maridos.

O homem com quem você está irá cuidar de você sexualmente? Ele vai honrar o leito conjugal em fidelidade física e mental ou ele vai flertar com outras, alimentar o vício em pornografia, ou mesmo deixá-la por outra mulher? Você nem sempre pode prever estas questões, mas se as sementes ou práticas já estão presentes, cuidado. Recentemente, vi um casal recém-casado e o marido estava flertando abertamente com outra mulher. A não ser que algo drástico aconteça, aquele casamento está caminhando para o desastre.

Ele vai ser carinhoso e gentil com você na cama? Uma colega de trabalho que não é crente disse uma vez a minha irmã que, após sua primeira relação sexual, ela teve dificuldades para andar por alguns dias porque seu namorado havia sido muito rude. Em outras palavras, ele não era altruísta o suficiente para cuidar do corpo da mulher que ele disse que amava.

Cuidado. Seu corpo necessita de cuidados e proteção.

4. Ele vai impactar você mentalmente. O homem em quem você está pensando será uma fonte de preocupação ou ele vai ajudá-la a lidar com suas preocupações? Ele vai incentivar o seu desenvolvimento intelectual, ou vai negligenciá-lo? Ele vai valorizar suas opiniões e ouvir o que você está pensando, ou vai ignorar os seus pensamentos? Ele vai te ajudar a controlar o estresse de modo que sua mente não fique tão sobrecarregada, ou vai deixar você lutar com os problemas sozinha? Ele vai cuidar de você e ser atencioso se você estiver enfrentando tensão mental, ou ele vai ignorá-la? Eu conheço uma mulher que pôde lidar com a gravidez e com o parto muito bem fisicamente, mas a depressão pós-parto exerceu um impacto enorme em sua mente. O marido ignorou isso, continuando a ter mais filhos, até que sua esposa acabou numa instituição para portadores de deficiência mental.

Você pode pensar que o lado intelectual ou mental de um casamento é de pouca importância. Ele é mais importante do que você pensa. Considere-o seriamente.

5. Ele vai impactar os seus relacionamentos. Como é seu relacionamento com sua mãe? Seu pai? Você os ama? Seu namorado os ama? Imagine daqui a dez anos: você diz ao seu marido que sua mãe está vindo passar o fim de semana. Ele está animado? Desapontado? Zangado? Fazendo piadas maldosas com seus amigos? Claro, o marido deve vir em primeiro lugar na sua prioridade de relacionamentos, assim como vocês dois devem deixar pai e mãe e se unirem, mas os pais ainda são uma grande parte do quadro. Quaisquer que sejam os sentimentos negativos dele sobre seus pais agora, provavelmente serão ampliados após o casamento. Seu casamento irá fortalecer ou prejudicar – até mesmo destruir – a sua relação com seus pais. As pessoas que te conhecem melhor e te amam mais agora, podem ser cortadas do seu convivio por um marido que os odeia.

O mesmo acontece com irmãs e amigas. Elas serão bem-vindas, em horários razoáveis, em sua casa? O rapaz com quem você está irá encorajar seus relacionamentos saudáveis com outras mulheres, ou vai ficar com ciúmes de amizades normais e bíblicas? Ele vai ajudar você a aconselhar mulheres mais jovens e ser grato quando às mulheres mais velhas aconselharem você, ou ele vai depreciar essa prática?

Não sacrifique muitos bons relacionamentos por causa de um rapaz que não consegue valorizar as pessoas que amam você.

Como seu namorado vai agir após os votos matrimoniais? Esta é apenas uma amostra das formas que um marido pode abençoar ou amaldiçoar sua esposa. Os efeitos são de longo alcance, de longa duração, e podem ser maravilhosos ou difíceis. É verdade, não há homens perfeitos. Mas há grandes homens. E é melhor estar solteira ao longo da vida do que casar com alguém que irá tornar sua vida um fardo. A solteirice pode ser ótima. O casamento com a pessoa errada é um pesadelo.

Eu já presenciei um pastor que precisou chamar a polícia para proteger a esposa de um marido que estava, no estacionamento da igreja, tentando impedi-la de cultuar e estar com sua família. Isto é feio.

Não esteja tão desesperada para se casar a ponto de deixar que seu casamento seja uma tristeza. Se você estiver em um casamento infeliz, existem maneiras de obter ajuda. Mas se você não é casada, não se coloque nesta situação. Não se case com alguém cuja liderança você não pode seguir. Não se case com alguém que não está buscando amá-la como Cristo amou a igreja. Case-se com alguém que conhece e demonstra o Amor de Cristo.

Pro Rebecca VanDoodewaard. Website: www.thechristianpundit.org. Original: It Matters Whom You Marry

Traduzido por Arielle Pedrosa. Gentilmente cedido pelo blog Mulheres Piedosas. Por iPródigo.com. Original: Com quem você se casará é importante!

111 Comentários
  1. Junior Antunes Diz

    Bom dia,
    A Paz e Graça, amados não conseguir acessar o link rapazes.

    Deus abençoe!
    Junior Antunes

    1. Aparecida Diz

      Acredito que esse post será colocado à mostra no dia 23/04…

  2. Guilherme Diz

    Recomendadíssimo !!!

  3. Isabelle Soares Diz

    Esse texto é ótimo!
    Tinha visto no IPródigo, uma benção.

  4. Ludimila Diz

    Recomendo muito, ótimo. Falou tudo
    Meninas leiam e compartilhem, meninos leiam e sejam um homem que agrada a Deus e depois as esposas ou namoradas.

  5. Guest Diz

    Benção de Deus!

  6. Israel Dias Vieira Diz

    "assim como Cristo amou a Igreja"

  7. Juninho Dias Diz

    é otimo , so em 1tm nao fala especificamente do homem e sim de cuidar dos seus , e sim se alguem nao cuida dos seus parentes negou a fé . mas o resto muito bom

  8. Geovani Sant Diz

    Foi claro e direto! Isso é importante para decidir o melhor para o futuro!

  9. Erika Fernanda Biazin Diz

    Ótimos conselhos! Adorei!

  10. Leandro Waz Diz

    Exelente, otimo muito bom mesmo devemos ler refletir mais ainda as mulheres, Pai me de sua graça para ser este homem descrito acima…

  11. Josilene Azevedo Diz

    Perfeito!

  12. Adriano Santana Diz

    Quem me dera ter lido isso ha 8 anos atras. Espero que isso possa ser lido pelo maximo de pessoas possivel.

    1. Adriano Santana Diz

      MInhas amigas solteiras, leiam isso por amor a vocês mesmas.

    2. Francyhelton Nery Diz

      Adriano Santana,Você é uma pessoa regenerada? Acredito que sim, pelo fato de visitar um site cristão, então, pratique amor, seja paciente, seja parceiro, ore, e pratique boas obras pela sua esposa, lute por ela, não faça esse tipo de comentário num site, Peça a Deus, misericódia e deposite sua esperança no senhor. Que Deus lhe abençoe grandemente.

  13. Li Accioli Diz

    Graças a Deus que meu marido é totalmente o oposto destas colocações acima postadas.

  14. Fabiane Chaves Diz

    Simplismente Maravilhoso, ajuda muito as moças solteiras :))

    1. Fabiane Chaves Diz

      Se voçe tiver um tempo leia isso ! Eu recomendo :))

  15. Nicole Souza Diz

    EU AMEEEEEEEEEEEI ESTE TEXTO! recomendei e compartilhei com minhas amigas! ♥

  16. Simone Cristina Sandri Diz

    Amém

  17. Miriã C. Silva Diz

    Muito bom mesmo o texto.. Que todas solteiras possam ler…

  18. Silas Piacenti Diz

    Com todo respeito: simples -> simplesmente. Não simplismente. E é você. Não voçe.

  19. Nayana Carvalho Cronemberger Diz

    Eu espero o meu é no SENHOR JESUS, porque eu sei que ele tem o melhor pra mim. DEUS é Fiel. #nahoracertachegara# Eu creio.Amoooooooooooooo

  20. Thaísa Diz

    Muitíssimo bom!

  21. Sandyelle Diz

    Esse texto é muito bom, pois nos fala de atitudes bem práticas… Ajudou-me a esclarecer algumas dúvidas! Que a Palavra do Senhor seja o maior e o único sinal acerca daquilo que Ele quer para as nossas vidas.
    Leiam, se puderem!

  22. Chrys Prazeres Diz

    Excelente texto!

  23. Erotilde Cerqueira Diz

    Queridas irmãs solteiras, por amor a Deus e a Srtas mesmas leiam e divulguem isto.

  24. Ricardo Figueiredo Diz

    Recomendo a todos lerem, eu li os dois, valeu a pena. Que o Senhor os abençoe muito!

  25. Rosely Aparecida Diz

    chorei do começo da leitura até o final passei pela maioria dos trechos escrito e meu marido me deixou… ele não era cristão é 10 anos de convivendo com uma pessoa na esperança de mudança porque ele iria mudar se ele não ama a si próprio …bom dia… dia feliz

  26. Rosely Aparecida Diz

    chorei do começo da leitura até o final passei pela maioria dos trechos escrito e meu marido me deixou… ele não era cristão é 10 anos de convivendo com uma pessoa na esperança de mudança porque ele iria mudar se ele não ama a si próprio …bom dia… dia feliz

  27. Nanda Diz

    muito bom

  28. Marry Lopes † Diz

    Putz… difícil em?!

  29. Flávia Magalhães Diz

    Ótimo texto vale a pena … pra quem como eu já esteve as portas de viver algo parecido e foi literalmente pelo amor e cuidado de Deus livre de tamanho laço … não somente a informação mas a introjeção desta, é mais q pertinente. Amigas leiam, meditem, pratiquem!

  30. Késsia Serafim Costa Diz

    Muito bom, é mesmo assim, Homem de verdade tem q amar a mlr como Cristo amou a igreja, quem ama, cuida!!

  31. Brunita Diz

    Meu Deus do Céu, nunca perdi tanto tempo lendo uma baboseira sem fim. Vou até o levar o texto que servirá para apimentar as aulas de psicologia. Quem escreveu isso aí, certamente nunca ouviu falar de alienação ou de Freud né? Affff…. se poupem de repercutir isso na net. Será menos chacota das que voces, crentes, já enfrentam.

    1. Matheus Diz

      Triste seu comentário,,, Não me espantaria de dizer que você não faz a mínima ideia do que seja Cristo e Sua Igreja… você é crente mesmo?! Porque a Palavra da cruz é esta: Cristo entregou a Sua vida para reunir para Si mesmo uma Noiva pura e imaculada… Sim, esta palavra é loucura!, mas para quem não crê. Sodoma e Gomorra não são de nós, o lixo diabólico desse mundo em decomposição não há de afetar os santos do Senhor. Quem é Freud? Ele foi influenciado por qual classe de principados e potestades?? Nós, porém, cremos na inerrante Palavra de Deus. Se ser crente é ser quadrado, que tenhamos arestas bem visíveis.

    2. Mari Diz

      O ridículo é você, que menciona levar o texto para a aula de psicologia, mas não consegue respeitar pensamentos, preceitos e até a ética de uma sociedade. Parabéns, pois o alienado é você, uma vez que este texto foi direcionado única e exclusivamente, aos cristãos.

    3. Rodrigo Frare Diz

      Unica e exclusivamente aos cristãos? o preconceito começa dai…. se cada um tem direito de postar o que bem entender e a opinião que bem entender, e os “cristãos” que vc chama esfregam isso na minha cara, temos o direito de contra argumentar, os direitos não são iguais? Acho os dois textos alienados e preconceituosos sim, assim como sua postura com relação a Deus. Deus ama o pecador e não o pecado… isso tudo é muito inquisitivo pra se fazer verdade. Além de hipocrisia, ja que duvido que metade dos que aqui dizem seguir isso tudo, realmente sigam 1/4 disso tudo. Dizem se tão sábios, mas seguem as doutrinas e palavras de uma instituição inquisitora, que os fazem reféns de si próprios, e Sigmund Freud foi um estudioso ao qual todos vocês deveriam ler pelo menos um micro texto, para se ter noção do que é o mundo real. Respeito, com respeito se conquista, não com imposições e muito menos guerra, sua igreja exclui todos os que tem opinião contrária a ela, e ainda exige respeito?

    4. João Diz

      Fala Rodrigo, tudo bem? Cara, infelizmente tenho que concordar que você está correto em bastante parte do seu argumento. Mas amigo, acredite, Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém vai a Deus senão por Jesus (João 14:6). Creio que Deus já está trabalhando em seu coração, senão você nem teria lido estes textos. Te peço apenas que não olhe para os homens, pois são todos pecadores. Olhe para Cristo que é perfeito! Tenho certeza que Jesus se entristece quando vê muitos comentários escritos por sua igreja (não falo da instituição), mas Ele continua imutável! Muitos realmente não vivem o verdadeiro evangelho, mas alguns sim. Saiba que os próprios discípulos perguntaram a Jesus: “quem poderá salvar-se?” Lucas (18:26), mas Jesus respondeu:”As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.”(Lucas 18:27). Para nós homens falhos, muitos preconceituosos, e que tem pecados, é impossível sermos salvos por nós mesmos, mas o sangue de Jesus é capaz de salvar, mesmo aqueles que tem preconceito, e o pior dos pecadores, os levando ao arrependimento. Fica na Paz do Senhor Jesus! Abraços!

    5. Rodrigo Frare Diz

      Concordo contigo João… e expor sua opinião desta maneira sensata e sem dos muitos “elogios” que muitos vem aqui dizer ja é de grande valia.Não é que não acredite em Deus, eu creio nele sim, mas sem instituições, pois acredito no amor dele mas como muitos, ja me decepcionei com a igreja que por inumeras vezes me deu as costas. Deus nunca me deu as costas mesmo sendo eu o pecador imperdoável que a igreja apontava e ainda aponta, tenho muitos amigos evangélicos que continuam a estar do meu lado, e nem por isso vão arder no fogo do inferno como muitos pregam. Me entristece ver todas essas pessoas rogando “paz” e “não a violência”, “mais tolerância” e tudo mais que quando leio um texto desse, vejo a hipocrisia exposta, a igreja teria que ser a primeira a lutar por mais tolerância, mas é a primeira a julgar e levantar bandeiras. Seriamos muito mais felizes se simplesmente parassemos de julgar o outro, olhar para o humbigo alheio e olhassemos para os nossos próprios, impor esse tipo de circunstâncias é no mínimo desumano…. enfim…. esse texto é só a ponta do iceberg… ficaria a noite toda escrevendo para dizer tudo o que não concordo, assim como as coisas que concordo, apesar de tudo respeito a religião de todos aqui.

    6. Victor Hugo Diz

      Rodrigo, acho que ele diz que o texto é direcionado aos cristãos, porque quem não é cristão, muito provavelmente iria recebê-lo mal, ou não iria entendê-lo. Não é preconceito. Mas o texto é, claramente, para quem já tem algum entendimento da ideia que a Bíblia dá para o casamento. É claro que um não cristão pode lê-lo, mas não irá entender perfeitamente. Deus te abençoe.

    7. Davis Diz

      JESUS te ama assim,do jeito que você é, a lista acima está baseada em histórias reais, por exemplo meus pais não conheciam a Cristo, e minha infância toda ouvi gritos e brigas feias, já superei, mas não esqueci, após 12 anos se separaram, minha mãe neste processo se converteu, sentiu o chamado de Deus, e hoje está curada e casou-se com homem de Deus, que a respeita. Repense, procure uma igreja que prega a Bíblia, qualquer uma e sua vida vai mudar, porque todos nós carecemos do AMOR DE DEUS.

  32. Isadora Cristina Diz

    Excelente.

  33. Paula Diz

    É a verdade cada frase!!! Cresci nessa linha de pensamento….mas na prática é complicado. Namoro com alguém ”aberto” para Deus mas não recebeu JESUS CRISTO como SeNHOR., e o amo e ele é um bom cara….mas como tomar uma decisão…

    1. Mari Diz

      Entrega isso nas mãos de Deus e esteja somente disposta a fazer todo o necessário por amor a Deus. Quando Ele olhar para seu coração e ver o anseio de agradá-lo, Deus irá direcionar a sua vida e tudo o que tiver de acontecer, acontecerá naturalmente.
      Fique firme. Irei lhe ajudar em oração!

    2. João Diz

      Paula, já vi algumas amigas minhas saírem da presença de Deus, porque preferiram o namorado do que a Deus. Creio que o Espírito Santo já deva estar te incomodando com respeito a isso, mas Ele te deu o livre arbítrio, então cabe a você fazer a sua escolha. Ele tem o melhor para ti, mas Ele só irá te dar quando você der o seu melhor para Ele. Abraços. Fica na paz do Senhor

  34. Roberto Diz

    O que faltou dizer é que se o homem ou a mulher não apresentar a família no início do namoro, nem continue, pq agimos como de fato somos estando com nossos pais. Se é uma benção de Deus, não há porque esconder a família

  35. Jennifer Grayze Diz

    Excelente texto! Me ajudou bastante.

    1. Jennifer Grayze Diz

      Stefanie Vitello , Carollayne Vissirini , Ketthryn Vissirini . Leiam!!! Recomendo.

  36. Jennifer Grayze Diz

    Excelente texto! Me ajudou bastante.

  37. Sunamita Diz

    Ontem estava pensando numa simples solução para resolver minha vida: casar-me. Hoje, ao ler este artigo, penso o contrário. No tempo de Deus, Ele chegará com a solução.

    1. Paty Hamkens Diz

      Que bom que vc pensa assim querida,eu respaldo tudo que ela escreveu por experiência própria,infelizmente,não tive o privilégio de ser orientada como vc está tendo,e olha que meu marido na época era crente e até pregava,mas ignorei certos sinais que ela deixou claros no texto,na época não dei importância!!Sou casada há 15 anos e hoje ele é sacerdote do Senhor,e meu casamento tem sido restaurado dia a dia,por pura misericórdia de Deus,mas paguei um preço mto alto por isso,que bom que vc foi poupada!!Dê mto valor a esses conselhos e realmente espere no Senhor,antes 10 anos,5 anos de felicidade do que 30 anos de inferno,pense nisso!!Vc é amada do Pai,não se contente com nada menos do que Ele tem pra vc!!Fique na paz do Senhor!!

  38. Janaina Britto Diz

    Excelente, simplesmente lindoOo… serei bem criteriosa na escolha, ou melhor já sou!

  39. Janaina Britto Diz

    Excelente, simplesmente lindoOo… serei bem criteriosa na escolha, ou melhor já sou!

  40. Janaina Britto Diz

    Excelente, simplesmente lindoOo… serei bem criteriosa na escolha, ou melhor já sou!

  41. Janaina Britto Diz

    Excelente, simplesmente lindoOo… serei bem criteriosa na escolha, ou melhor já sou!

  42. Janaina Britto Diz

    Excelente, simplesmente lindoOo… serei bem criteriosa na escolha, ou melhor já sou!

  43. Janaina Britto Diz

    Excelente, simplesmente lindoOo… serei bem criteriosa na escolha, ou melhor já sou!

  44. Ioná Bento Magalhaes Diz

    As solteiras, ou que estão namorando, pelo amor de de vós mesmas leiam isso e coloque em prática!! Execelntes dicas.

  45. Bruna Ribeiro Diz

    Amém! A vontade de Deus é o que me basta!

    1. Leandro Dos Santos Joaquim Diz

      importantíssimo *–*

    2. Bruna Ribeiro Diz

      Recomendo: Jheiny Oliveira, Ana Cláudia Oliveira, Lorraine Micaele, Juliana Deicke

  46. Bruna Ferreira Diz

    Muito bom , temos que avaliar todos os detalhes . Casamento não pode ser tratado como brincadeira.

  47. Roberta Silva Diz

    Muito Bom … Excelente …

  48. Heldi Aranha Diz

    Olha aí Giovanna Aranha, Gabi Aranha, Cinthya Alves, Elizabeth Batista, Ana Elizabeth Araujo Luna, muito legal a mensagem!!

  49. Heldi Aranha Diz

    Olha aí Giovanna Aranha, Gabi Aranha, Cinthya Alves, Elizabeth Batista, Ana Elizabeth Araujo Luna, muito legal a mensagem!!

  50. Tatiana Diz

    Seria bom que divulgássemos tal texto, afinal o complexo de princesinha tem tomado de conta da cabecinha de muitas moças…. Devemos nos ater a realidade, dentro da nossa sensibilidade. E percebermos que um dia o cara lindo vai ficar velho(PROCUREM CARÁTER), que a convivência sem amor será um fardo e tantos outros motivos eu poderia citar, para reforçar que precisamos conhecer o verdadeiro namoro, seu significado mais puro. E por fim, fugirmos do ”namoro” secular, onde provoca insatisfação, falta de amor, frustrações e uma serie de outros fatores que nos distanciam que CRISTO. Tati e Bruno♥

  51. Ezequiel Gomes Diz

    #Fato

  52. CMBR Diz

    Muito bom o texto,tem uma ótima aplicabilidade,mas 50% não passa de utopia,esqueceu-se de citar a parte da sabedoria que a mulher tem que ter,para que isso ocorra…

  53. Roberta Brito Lippi Diz

    amei! Meu marido eu eu só conhecemos e aceitamos Jesus após um tempo de casados, junto com a chegada de nosso bebe. Mto importante esse texto para moças e rapazes. Gostaria de ter conhecido Cristo ainda jovem, mas como td acontece no tempo de Deus, isso me conforta. Mesmo não sendo cristã, Deus não me deixou só 1 segundo da minha vida, escolhendo o homem maravilhoso pra ser meu esposo, chefe do nosso lar um companheiro inigualavel pai dedicado e hj, temente a Deus!

    1. Elines Lucena Diz

      gracas a Deus!!!!!!

  54. Wilson Moreira Diz

    Conselhos interessantes e um desafio para cristãos, homens e mulheres. Parabéns pelo texto

  55. Isaac Israel Duran Ponce Diz

    Excelente texto!

  56. Juliana Silva Diz

    Massa

    1. Rafaella Samara Diz

      huuuuuummmmmmm!!! hehehe se preparando Juh? muito bem :)

    2. Juliana Silva Diz

      Kkkkkkkkkk.. Oush, coitada deu :B

  57. Juliana Silva Diz

    Massa

  58. Winni Lopes Diz

    Maravilhoso!

  59. Rebeca Gonçalves Diz

    Perfeito!

  60. Lourdes Viana Diz

    Eu tenho meditado muito acerca do casamento, lamento que muitos o vejam como solução para solteirice; eu porém por muitas vezes fui questionada porque não caso sou viúva a sete anos. Entendo que o Senhor é soberano sobre todas as questões da nossa vida e aprendi a olhar as verdades biblica e cheguei a conclusão o Deus que escolhe para salvação é o mesmo que escolhe para o casamento o fim principal o qual fomos criado é a Glória de Deus e a motivação do casamento tambem deve ter a mesma prerogativa. Louvo a Deus por esse poste que só confirma aquilo que eu tinha em mente.

  61. Orlando Emboaba Diz

    Excelente, tive uma otima experiência no namoro, e casaria de novo com a mesma mulher, Deus foi muito bom para comigo me dando uma esposa excelente, no namoro nós liamos muito sobre casamento isso fez a diferença. Que Deus seja Louva sempre.

  62. Patricia Santos Diz

    Fiquei muito feliz com essas palavras….
    Precisamos ouvir a orientação do espirito santo dia após dia.
    Tenho certeza que o que acabei de ler veio do coração de Deus. Não poderia ter lido em outro momento. Aceito o tempo de Deus para os meus sentimentos..

  63. Joilson Pereira de Oliveira Diz

    Sem comentários, a tempos que tenho vontade de ver instruções tão valiosas para Homens e Mulheres.

  64. Juliana Macedo Diz

    Muito bom! Leiam meninas!

  65. cléa Diz

    Verdade, devemos buscar a orientação de Deus em sua palavra, para tudo aquilo que pretendemos fazer. Uma grande benção esse artigo !!

  66. Claudio Alvarenga Diz

    Bem, a receita na teoria parece perfeita. Entretanto na prática, o que vemos é algo bem diferente. Se apenas o fato de ambos serem cristãos verdadeiros garantisse um relacionamento matrimonial tão perfeito quanto o descrito neste artigo, não haveria tantos casamentos cristãos despedaçados e tantos cristãos frustrados em seus casamentos. E prá piorar: conheço muitos cristãos e cristãs que, esperando pelo casamento perfeito, passaram suas vidas inteiras solteiros, tornando-se pessoas solitárias, ranzinzas, chatas e de difícil convivências, mesmo dentro de nossas igrejas!!! O texto fala de coisas óbvias que não são exclusivas dos assim chamados ou rotulados como "crentes", tais como carinho, compreensão, amizade, solidariedade, ajuda mútua. Conheço inúmeros casais que têm um casamento bem-sucedido em todos os sentidos e não são cristãos (ou pelo menos, não do modo como costumamos rotular os chamados "evangélicos"). Se voce nunca viu desentendimentos e resmungações entre cônjuges cristãos, então, provavelmente, voce nunca frequentou uma igreja ou não tem parentes que assim o fazem. A questão está longe de ser bem colocada (para não dizer muito mal abordada) e com uma visão muito distorcida sobre o casamento. Quem coloca o seu casamento nas mãos do companheiro ou companheira, ao invés de colocá-lo nas mãos de Deus, está fadado ao insucesso, quer seja ela/ele crente ou não. Pelo simples fato de que as pessoas são humanas e falham, erram, são ansiosas, carentes, ambiciosas, orgulhosas, egoístas, e vai por aí a fora. O casamento não te livrará de "ser humano" (perdão pelo trocadilho). Ao invés de gastar a sua a vida toda (que aliás é curta!) procurando pela pessoa perfeita, procure buscar a ajuda de Deus em todos os seus relacionamentos, incluindo o casamento, é claro! Se puder casar-se com alguem cujo comportamento religioso seja semelhante ao seu, claro, isso será bom em muitos aspectos. Porém se isto não acontecer na sua vida (mesmo voce buscando isso incessantemente), não se desespere: isso não é o "fim do mundo" para a sua vida pessoal, pois o mais importante voce já tem que é a salvação da sua alma e o suporte de Deus e Sua palavra em todos os momentos de sua vida, quer seja casada/o ou solteira/o. O casamento em nossa vida não é algo que se possa "arranjar" ou dar um "jeitinho" só porque está "chegando a hora": ou ele acontece ou não acontece. Conheço muitas pessoas crentes e sinceras que queriam se casar com a "pessoa certa" mas não conseguiram, simplesmente porque não conseguiram, não tem explicação razoável. Pense sempre que Deus é maior do que qualquer casamento humano e ele vai te abençoar independentemente disso! Mas, se Ele te conceder esta bênção, claro não seja boba/o a ponto de negligenciá-la, antes aproveite com todas as suas forças naquilo que estiver ao seu alcance, mas se algo der errado, continue crendo que Ele estará cuidando de você! Um abraço fraternal!

    1. Aline Cristiane Diz

      Nossa falou tudo!

  67. Angélica Corrêa Diz

    Fui muito abençoada com seu texto, Rebecca.
    Continue dividindo suas experiências espirituais conosco!
    Grande beijo, que Deus a abençoe!
    Angélica

  68. Aline Rafaela Antunes Diz

    Muito bom, este texto nos traz uma excelente reflexão…

  69. Anonimo Diz

    Primeiramente, a historia dos jovens estudantes é veridica?
    Porque se for, o garoto universitario tem quantos anos? 12?
    fora isso, foi um julgamento bem idiota e superficial a forma como vc analisou de “escolheu o cara errado” desculpa o “nerd” tambem nao necessariamente era o certo. E nao da pra dizer que um cara é o errado só por ter tido uma atitude infantil da qual voce nem sabe o contexto direito

    Agora sobre o texto, queria perguntar uma coisa, Moça voce ja ouviu falar sobre machismo? Pq se nao ouviu era uma boa dar uma pesquisada, todo o seu texto é fruto de uma sociedade machista, a qual voce só reforçou, sendo que voce é a vitima. Nele, é notavel que voce é fragil, emotiva, dependende de um homem, e um monte de coisa que tristemente nos é ensinado como “natural da mulher” Moça, voce disse que o marido deve Liderar a esposa? LIDERAR? Serio? Isso me decepcionou de tal forma que cheguei a nao querer nem ler o resto do texto, mas li, e senti pena de voce, mas uma coisa eu te digo nem toda mulher é fraca e submissa.

    Eu senti ainda mais pena quando li o texto dos rapazes, pelo que eu entendi ele foi escrito pelo seu marido certo? Nesse caso, preciso te informar, pelo que vi no texto dele ele NAO TE AMA, em nenhum momento no texto dele ele fala de sentimentos, ele fala de trabalho, vida espiritual, filhos, mas nao fala de sentimento, ele nao fala de emoçoes carinho, de querer uma mulher que cuide dele, ele fala de uma faxineira que tambem serve pra fazer sexo, ter filhos e ser obediente alem de nao encher o saco.

    Voce falou sobre um homem que seja sensivel, que se importe, delicado, que nao force na vida conjugal, mas voce tem certeza de que se casou com um cara assim?

    Porque moça, eu sou homem, e sou muito sensivel, chorei quando uma namorada minha terminou comigo, queria voltar, continuamos amigos e nos damos bem ate hoje, e eu gostava muito dela, ela era carinhosa comigo e eu me importava com ela. Ambos tem q se importar um com o outro, voce demonstrou se importar e querer ajudar, mesmo que de um jeito torto e submisso, mas ele, ele esta pouco se lixando pra voce, ele pode dizer coisas bonitas como “irei trabalhar no mcdonalds pra nos sustentar” o que na verdade é bem idiota porque do jeito que voce colocou o seu trabalho é inferior ao dele, ou seja, voce só trabalha se for preciso? Pq quem sustenta é o macho? E a femea cuida da cria? Seu marido reclamou de pedir ajuda pra lavar roupa, pedir ajuda? Um serviço que TODAS AS PESSOAS deviam sabem fazer, porque lavar roupa nao é serviço de mulher, assim como cuidar dos filhos tambem nao é, é do casal, como assim ele quer q voce deixe “as crianças prontas pra ir a igreja no domingo”? Ele nao sabe fazer isso? Ele nunca sequer trocou uma fralda? Nao sabe cuidar dos filhos? Ele é um pai idiota, que quer mandar sem nem saber oq esta mandando isso sim

    Bom moça sinto pena de voce, fique com Deus…

    1. Jana Diz

      Ei, eu ia comentar, mas, vc falou tudo o que eu queria dizer. Obrigada,
      Fique com Deus, Beijos.

    2. Alice Andrade Diz

      Cara, vocé realmente falou tudo que eu estava pensando!

    3. Flabel Diz

      Anônimo, vc é aquilo que mais de repugnante tem em nossa sociedade juventosa e moderninha: vc é um MANGINA.

    4. Machista Opressor Templário Diz

      As feminazi pira !

    5. Machista Opressor Templário Diz

      Se teu pai ler isso é ele quem vai chorar ! De tristeza kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    6. Michael Mariano Diz

      Começou o vitimismo feminista. Rapaz saiba que isso são instruções para mulheres cristãs, não é possível que alguém com pensamentos feministas possa ser um cristão, portanto seu texto de 20 polegadas não faz o menor sentido para o público alvo. Mas vamos lá, todo relacionamento onde uma pessoa toma uma atitude infantil, como brigar e praguejar por conta de um mero acidente/descuido já é motivos para se ter a ideia de que tal relacionamento não dará certo. Afinal de contas se uma pessoa faz isso por conta de um suco o que não fará por outra coisa. Portanto, ele se torna uma pessoa errada para relacionamentos pelo fato de primeiramente não ter analisado a situação e visto que aquilo foi um acidente, algo que ele também está sujeito a cometer.

      Essa sociedade machista foi a que garantiu que muitas mulheres hoje tivessem seus direitos plenamente garantidos, do contrário estaríamos vivendo em uma cultura onde a mulher seria apedrejada por ter sido estuprada, entre outros crimes bestiais que vemos em culturas diversas na nossa. Estaríamos sob um regime de medo imposta pelo Estado Islâmico, com ondas de estupros já quase sem solução como ocorre na Europa, fora outras coisas que não é preciso falar aqui por ser óbvio.

      Toda mulher é frágil, emotiva e depende do carinho e proteção do homem para se sentir protegida e amada. Afinal de contas nenhum ser humano consegue viver sozinho, nenhum ser humano consegue viver sem dar e receber afeto e amor de ninguém. Você mesmo não teria sobrevivido caso seus pais não tivessem te dado amor, ou seja lá quem te criou.

      Sim, você não leu errado. O marido deve sim liderar a esposa, afinal de contas o dever de um líder é exatamente o de trazer segurança a sua esposa e filhos, ser responsável pelo sustento de sua família, dar exemplo de ombridade, caráter, honestidade e demais qualidades, estar à frente de sua família para que possa resolver qualquer tipo de problema interno seja. Ele é o escudo sentimental e moral de sua família. A liderança do marido nada impede que sua esposa também participe de suas escolhas, afinal de contas uma família é uma equipe e uma equipe precisa de uma liderança, se apenas o marido toma todas as decisões, essas quais que afetam sua família, sem sequer ouvir os conselhos de sua esposa então não há liderança, não há amor e sequer respeito.

      Rapaz, o texto do marido dela em nada diz que ele não a ama. Você está querendo tirar proveito da sua falta de interpretação e expor um pensamento néscio à sua argumentação, portanto não fazendo sentido nenhum. É claro que ele fala de sentimentos, o homem que se preocupa com a vida espiritual de sua companheira demonstra claramente seus sentimentos por ela. Se ele se propõe a orar com ela isso demonstra que ele se preocupa com a vida espiritual dela, afinal de contas como a própria Bíblia diz que devemos a amar primeiramente a Deus e esse amar primeiramente a Deus é demonstrado pelas ações expostas anteriormente nesse parágrafo, como o fato de não permitir que ela se afaste de Deus. Quer expressão maior de amor (amor cristão e não o que você está acostumado) do que a de um homem se preocupar com a vida espiritual de sua amada?

      Em nenhum momento do texto dele é relacionado algo que diz respeito a forçar a esposa fazer alguma coisa.

      Homens também choram, homens também possuem sentimentos, porém o que faz de nós diferente de qualquer mulher é somos mais racionais e conseguimos equilibrar nossos sentimentos junto à nossa frieza nos momentos de resolver qualquer problema que nos afete psicologicamente. Não há jeito torto de se importar nesse texto!!

      Saiba que na vida de um homem e uma mulher enquanto o primeiro possui a obrigação de trabalhar para a segunda é apenas opção, afinal de contas alguém deve ficar em casa para cuidar dos filhos, esse é o modelo de família que Deus já estabeleceu a muito tempo. Se algum casal quiser mudar tais papéis isso fica a cargo deles!! Em nenhum momento o marido dela reclamou de sobre ajudar a lavar a roupa, aquilo tudo são exemplos. Sobre as crianças prontas, qual o problema em fazer isso? O homem já não trabalha fora, se arrisca muitas vezes em serviços perigosos para trazer o sustento para sua casa, enquanto a esposa cuida dos filhos. Por qual motivo ela não deva vestir as crianças? Afinal de contas mulher tem mais capacidade de vestir bem seus filhos do que o marido teria. E sobre a responsabilidade do casal em cuidar das crianças, é exatamente isso, ele trabalha fora para não deixar sua família sem estudo e sem comida e ela cuida de suas crias as orientando em Cristo.

      Quanto às suas outras indagações, é visto que são somente frutos de uma má interpretação, quiça canalhice para promover um argumento néscio e fora da realidade. Você pode até ter pena dela, mas sentirá pena de você mesmo quando seu próprio casamento estiver estagnado e cheio de desavenças com sua própria família.

      Bom rapaz, não sentimos pena de você, afinal de contas você é o próprio culpado por se permitir ser influenciado por ideias pífias feministas. Fique com Deus e espero que o Espírito Santo um dia toque seu coração e mude a opinião falha que você tem a respeito de como deve ser uma família liderada por Cristo.

  70. Teodoro Souza Diz

    as vezes os erros dos homens e das a mulheres se repetem por seguirem os seus corações, mas quando Deus escolhe é pra sempre. Pois tudo que Deus faz é muito bom.

  71. PUREZA&piedade Diz

    Excelente, muito edificante. ^^' PUREZA&piedade

  72. Flavinha Melo Diz

    Perfeito.

  73. Miguxo Diz

    Achei interessante o texto, assim, eu sou homem e li invertendo os gêneros pra me identificar melhor, e cara me achei super no texto, amei a parte: “A garota em quem você está pensando irá encorajar você, amá-lo, ser gentil, e tentar compreendê-lo, ou vai querer sair com as amigas quando você estiver tendo uma noite difícil? Ela vai te ouvir quando você estiver lutando com algo ou estará preocupada com o videogame? Ela ficará irritada quando você chora ou vai pegar lenços para enxugar as suas lágrimas e te dar um abraço? Ela vai buscar entender que você é, provavelmente, mais delicado do que ela, mais sensível aos problemas e comentários, ou ela vai, regularmente, sair pisando em seus sentimentos?”

    Isso bateu muito comigo, principalmente pq ja namorei uma menina que pouco se importou comigo e com os meus sentimentos

    Mas a parte do: “A garota com quem você está irá te prover as necessidades básicas? Ela será capaz de te abrigar, vestir e alimentar?”
    Me incomodou um pouco, assim, acho q ambos devem se ajudar na manutenção do lar neh, eu ate posso aceitar que a minha mulher tenha uma posição de liderança (apesar de preferir uma igualdade), mas me vestir e me alimentar já achei demais, tratar o parceiro como criança é no minimo um sonho infantil bem idiota, um companheiro não tem esse tipo de obrigação imbecil de prover as necessidades básicas ao outro, ambos devem buscar tais necessidades juntos

    Valeu ^^

  74. DANIELLE RIBEIRO SANTOS Diz

    “Pessoas egoístas e não piedosas sempre entram em todo o tipo de relacionamento com o desejo de serem servidas e de gratificar suas próprias carnes sem conhecer ou se importar com aquilo que é requerido delas. Seu desejo é pela honra, lucro, ou prazer que seu relacionamento lhe proverá e não por aquilo que Deus e homem requerem ou esperam delas.[Gn 2:18, Pv 18:22] Suas mentes precupam-se apenas com aquilo que elas podem ter e não com aquilo que elas devem ser ou fazer.

    Elas sabem o que elas querem que outros façam por elas, mas pouco se importam com o dever que elas têm para com outros. É dessa maneira que muitos maridos e esposas se comportam.

    Deveríamos estar muito interessados em saber quais são os deveres dos nossos relacionamentos. E como nós podemos agradar a Deus em nossos relacionamentos. Estude e faça a sua parte, e Deus certamente fará a parte dEle.” Richard Baxter

  75. Gabriel Magaldi Diz

    que casal feliz!! xD

  76. Luciana Seluque Diz

    Concordo Claudio Alvarenga!!! Infelizmente, nós crentes não somos bons exemplos e muitas vezes causamos todos essas dores (problemas) na vida de nossos parceiros (marido/esposa).

  77. Luciana Seluque Diz

    infelizmente nós crentes, muitas vezes são piores que descrentes!
    Mas é claro, o direcional de casar c/ um crente é 100% correto

  78. Gabriela Catuyama Diz

    Para as pessoas q acharam o artigo uma “baboseira”, “perda de tempo” e “machista”: “Mulheres, SUJEITEM-SE cada uma a seus maridos, COMO ao Senhor, pois o marido É O CABEÇA DA MULHER, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja esta sujeita a Cristo, também as MULHERES estejam em TUDO SUJEITAS as seus MARIDOS” EFÉSIOS 5.22-24

  79. Sueli Loiola Diz

    Olhando assim, parece impossível… Estou orando para que Deus me dê esse presente e me prepare para o meu amado, também. Mas até os crentes que conheço tem aqueles que são pura indecisão e outros que parecem não enxergar nada. Mas como diz: há sempre uma esperança. Espero encontrar um homem de fato e não um menino e que Deus prepare o meu coração para isso, também.

  80. Carol Diz

    “Se o rapaz não é crente, você pode parar exatamente aí”. Sim, porque só os crentes são abençoados, amados por Deus e apenas eles tem a oportunidade de viver uma vida baseada na palavra de Deus. Quanto egoísmo e prepotência em uma frase só. Felizmente, Deus não limitou o seu amor a pessoas dentro de uma religião. Não sou a favor de relacionamentos infundados, sem sentimentos e que prezam o prazer carnal, mas não acho justo pessoas que se amam de verdade serem distanciados por uma divisão que só existe na cabeça das pessoas. Pessoas, estas, que se julgam superiores. A todo momento, Deus nos usa para sermos bênçãos na vida de alguém. Ao limitar nossos relacionamentos, de qualquer natureza que seja, a pessoas da mesma religião, estamos nos privando de levar o que temos de melhor a alguém que não conhece bem a Deus.

    Existe muito “não crente” com enorme potencial para ser uma pessoa abençoada e ter uma vida baseada na bíblia, ao mesmo tempo, que existem inúmeros crentes que dizem uma coisa e fazem o contrário. Então porque “parar exatamente por ai”?
    Sofri enorme preconceito. Mas corri o risco e correria ainda mil outras vezes, se a pessoa amada tivesse 1% de chance de conhecer a Deus. Hoje, depois de 6 anos, ainda estamos juntos, porque Deus nos abençoa a cada dia, independente da religião. Todos que tinham pensamento semelhante ao exposto no texto estavam, simplesmente, enganados. Felizmente, não parei por aí!

    1. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Carol, como alguém pode viver uma vida baseada na palavra de Deus sem crer em Cristo?

    2. Rafael Ravazzi Diz

      Legal usar a sua experiência pessoal como verdade verdadeira para descreditar o texto.
      Os casos infelizes não contam? Se existe um caso que deu errado não é válido usar como verdade verdadeira e creditar o texto? pela sua lógica sim.

      Agora, se a bíblia afirma que o marido deve amar a esposa como Cristo amou sua Igreja, se entregou por ela, para a purificar, a santificá-la… como um marido que não crê em Cristo vai fazer isso? Quem vai poder ajudá-lo, aconselhando-o, se ele não crê?
      Se você crê em Cristo e acha que a vida de casada será melhor com um marido que não a ama como Cristo ama a igreja, qual sua base para duvidar da Sua Palavra?

  81. Paty Hamkens Diz

    Glória a Deus por sua vida e por esse texto!!Infelizmente antes de me casar,apesar de ser cristã não tive a menor orientação e achei que só o fato de estar me casando com um “crente” já era o máximo,mas infelizmente passei por quase tudo que vc escreveu!!Hoje estou casada há 15 anos e meu marido é uma bênção pq Deus é Deus que sara,liberta e restaura,transforma maldição em bênção,mas paguei um preço muito alto pra chegar aqui,tive que “gerar” meu marido em Cristo(Gálatas 4:19) e edificar a minha casa com mto choro e mta dor(os espirituais entenderão o que estou dizendo pq discernem bem todas as coisas. 1Coríntios 2:15)!!Que privilégio das mulheres que puderem ler e compreender o texto,discernindo no Espírito o que vc foi usada por Deus pra dizer,pq a Palavra de Deus é para ser discernida “espiritualmente”,para os que se perdem ela é loucura(1Coríntios 1:18)que pena!!Vou repassar pra todas as mulheres que amo e que podem desfrutar ainda das alegrias e manjares que o Pai reservou pra elas através do casamento,Deus te abençoe e obrigada mais uma vez!!

  82. Neia Vargas Diz

    Amei,, muiro bom,,, Senhor me de sabedoria para que eu seja uma muljher sábia e 9ara que eu possa saber enchergar um homemde Deus para a minha vida,

Comentários estão fechados.