Por que Precisamos Nascer de Novo? – John Piper (4/4)

Acesso a todos os E-books da Editora Fiel por R$ 9,90.

A Outra Metade da Questão

Até agora estive tratando apenas de metade da questão por quêPor que o novo nascimento é necessário? na verdade tem dois significados. Eis aquele que estivemos respondendo: Por que não tenho vida espiritual e por que não posso consegui-la sozinho? A isto, respondemos que somos rebeldes, egoístas, exigentes, duros e resistentes às coisas espirituais, e incapazes de ver a beleza e o valor de Cristo, e portanto, incapazes de vir a ele para receber vida. E por isto necessitamos de uma obra sobrenatural de Deus para nos tornar vivos. Nós precisamos nascer de novo. Esta é a primeira forma de perguntar Por que o novo nascimento é necessário?

Mas há uma outra forma. A questão também quer dizer: Para que você precisa do novo nascimento? O que ele produz que você tanto necessita? O que você não consegue ter sem ele? A primeira forma de fazer esta pergunta olha para trás e questiona qual é a nossa condição que faz com que o novo nascimento seja necessário. Já a segunda forma olha para frente e pergunta o que precisa acontecer que somente o novo nascimento é capaz de produzir? É para isto que nos voltamos agora.

O Que Nós Não Teremos Sem o Novo Nascimento?

Por que precisamos de uma nova vida espiritual por meio de uma ligação com Jesus? Uma resposta: porque estamos mortos. A outra resposta: porque sem esta vida nós não. . . não o quê? Esta é a questão agora. O que é que não teremos sem esta vida?

Tentarei responder a isto de forma resumida hoje, e então trabalhar de forma mais prática e detalhada na próxima semana. Semana que vem será o Domingo anterior ao Natal, e tenho em mente usar como texto 1 João 3:8b: “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” Ou seja, a razão para a encarnação — para o Natal — é a destruição das obras do diabo. Vocês verão a ligação naquele contexto entre a encarnação e a regeneração, ou entre o nosso novo nascimento e o nascimento de Jesus.

O Reino Dos Céus

Mas permita-me dar uma resposta sucinta hoje: O que nós não teremos sem o novo nascimento? A resposta de Jesus foi simples, completa e devastadora: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
Sem o novo nascimento, nós não veremos o reino de Deus. Ou seja, nós não iremos para o céu. Pereceremos eternamente. O que nós não teremos sem o novo nascimento? Não teremos nada de bom. Teremos apenas sofrimento eterno.

Mas é importante que mostremos o que é isso. Precisamos detalhar a forma como Deus nos salva através do novo nascimento — a forma como ele nos conduz ao reino. Precisamos ver a ligação entre o novo nascimento e aquilo que Deus fez para nos salvar através da morte e ressurreição de Jesus. Assim, darei cinco respostas inter-relacionadas à questão, primeiramente de forma negativa, e então, para encerrar, de forma positiva. O que não teremos sem o novo nascimento? Aqui está, de forma resumida:

  1. Sem o novo nascimento, não teremos fé salvadora, mas apenas incredulidade (João 1:11-13; 1 João 5:1; Efésios 2:8-9; Filipenses 1:29; 1 Timóteo 1:14; 2 Timóteo 1:3).
  2. Sem o novo nascimento, não teremos justificação, mas apenas condenação (Romanos 8:1; 2 Coríntios 5:21; Gálatas 2:17; Filipenses 3:9).
  3. Sem o novo nascimento, não seremos filhos de Deus, mas filhos do diabo (1 João 3:9-10).
  4. Sem o novo nascimento, nós não produziremos os frutos do amor pelo Espírito Santo, mas apenas os frutos da morte (Romanos 6:20-21; 7:4-6; 15:16; 1 Coríntios 1:2; 2 Coríntios 5:17; Efésios 2:10; Gálatas 5:6; 2 Tessalonicenses 2:13; 1 Pedro 1:2; 1 João 3:14).
  5. Sem o novo nascimento não teremos alegria eterna em comunhão com Deus, mas apenas tormento eterno com o diabo e seus anjos (Mateus 25:41; João 3:3; Romanos 6:23; Apocalipse 2:11; 20:15).

Para que possamos nos conhecer e conhecer a grandeza de Cristo e da nossa salvação, precisamos saber como o novo nascimento se relaciona com estas cinco coisas. É sobre isto que trataremos da próxima vez. Mas permita-me concluir repetindo estes pontos, mas desta vez de forma positiva e com a palavra de Deus.

  1. Quando Deus opera o novo nascimento em nós, a fé salvadora é despertada e somos unidos a Cristo. 1 João 5:1: “​Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus.” Não diz “será” nascido de Deus, mas “é” nascido de Deus. Nossa primeira fé é o sinal de vida do novo nascimento.
  2. Quando novo nascimento desperta a fé, e nos une a Cristo, nós somos justificados — isto é, considerados como justos — através da fé. Romanos 5:1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” O novo nascimento desperta a fé, e esta fé olha para Cristo por justiça, e Deus credita esta justiça a nós somente por causa de Cristo e somente mediante a fé.
  3. Quando o novo nascimento desperta a fé e nos une a Cristo, todos os obstáculos legais para nossa aceitação junto a Deus são removidos através da justificação. E então, Deus nos adota em sua família e nos conforma à imagem de seu Filho. João 1:12: “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” Nós somos regenerados por Deus, não pela vontade do homem, e nós cremos em Cristo e o recebemos, e Deus nos tornou em seus herdeiros legítimos e em filhos espirituais.
  4. Quando o novo nascimento desperta a fé e somos unidos a Cristo, e toda condenação é substituída por justificação e o Espírito da adoção adentra em nossa alma, ele produz o fruto do amor. Gálatas 5:6: “​Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.” 1 João 3:14: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos.” Onde há o novo nascimento, há amor.
  5. Por fim, quando o novo nascimento desperta a fé e nos une a Cristo, que é nossa justiça, e libera o poder santificador do Espírito Santo, estamos no caminho estreito que leva ao céu. E o ponto alto da alegria celestial será a comunhão com Deus. “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). O auge da alegria da nossa nova vida é o próprio Deus.

“Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. . . . ​Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” (João 3:3 e 7).

Por John Piper © Desiring God Foundation. Usado com permissão. Site em inglês: desiringGod.org | Português: satisfacaoemDeus.org |. Original: Por que Precisamos Nascer de Novo? Parte 2

Traduçãowww.VoltemosAoEvangelho.com. Original: Por que Precisamos Nascer de Novo? – John Piper (4/4)

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.