Como Homens e Mulheres se Complementam no Discipulado?

O discipulado deve ser uma ferramenta para o crescimento espiritual, tanto de homens como de mulheres. Nesse artigo, Jonathan Leeman nos leva a refletir sobre a participação de ambos sob um caráter de complementarismo, visando a combinação das diferentes responsabilidades dadas a cada um por Deus:

O complementarismo é crucial para o discipulado cristão porque pastores e igrejas precisam sustentar diferentes retratos de maturidade cristã para os homens e para as mulheres.

O complementarismo ensina que Deus criou o homem e a mulher iguais em valor e dignidade, segundo Gênesis 1; mas ele também deu a eles diferentes papéis relacionados um ao outro, segundo Gênesis 2. Esse equilíbrio entre a igualdade e a diferença significa que alguns aspectos do discipulado serão unissex, enquanto que outros aspectos serão específicos para cada gênero. Então o Apóstolo Paulo pode dizer que não há homem nem mulher em Cristo quando se trata da nossa salvação, enquanto ele também diz que não permite que a mulher ensine ou tenha autoridade sobre o homem quando se trata da igreja local (Gl 3.28; 1Tm 2.12).

Três coisas são necessárias para ajudar a mover o discipulado para uma direção complementarista. Leia ao artigo completo aqui:

Leia o artigo completo

pastoringwomenJonathan Leeman é graduado em Jornalismo, possui mestrado em Divindade pelo Southern Baptist Seminary (EUA) e Ph.D. em Eclesiologia. É diretor de comunicação do Ministério 9Marks.

Por Jonathan Leeman. Extraído do site www.9marks.org. © 2014 9Marks. Original: Why Complementarianism Is Crucial to Discipleship

Este artigo faz parte da edição de Julho/Agosto de 2010 do jornal  9 Marks Journal.

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Renata do Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: Como Homens e Mulheres se Complementam no Discipulado?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.