Um blog do Ministério Fiel
Não entristeça o Espírito
Como então entristecemos o Espírito de Deus? Nesta mensagem, Sillas Campos ensina que entristecemos o Espírito de Deus quando resistimos, distorcemos ou contrariamos o seu ministério de (1) convencer do pecado, (2) iluminar a Palavra e (3) promover a Cristo.
Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. (Efésios 4.30)
O Espírito Santo não é um mero recursos para alavancarmos nosso ministério. Caímos perto do pecado de Simão, o mago (At 8), que buscou ter o poder Espírito pelo dinheiro.
O Espírito Santo é uma pessoa divina e não um mero poder. O Espírito Santo: fala (At 8.29), ouve (Jo16.13), ensina (Jo 14.26), examina (1Co 2.9-10), testemunha (Jo 15.26), intercede (Rm 8.27), ama (Rm 15.30), exerce vontade soberana (1Cor 12.11), é eterno (Hb 9.14), é Onisciente (1Co 2.10), é Onipresente (Sl 139.7), pode ser entristecido (Ef 30).
Somente o Espírito Santo é capaz regenerar uma pessoa. Sem o Espírito não conseguimos crescer em santidade (II Ts 2.13). É somente pelo Espírito que uma igreja é plantada e cresce e tem os corações fortalecidos (Ef 3.14-19).
Como então entristecemos o Espírito de Deus?
Entristecemos o Espírito de Deus quando resistimos, distorcemos ou contrariamos o seu ministério!
1. O Espírito Santo nos convence do pecado (Jo 16.8). Entristecemos o Espírito quando o usamos como desculpa para pecar. Ex.. Espiritualizar ganância: “Tudo posso naquele que me fortalece, por isso vou comprar essa TV que não preciso”.
2. Espírito Santo é a luz que ilumina a Palavra de Deus (). Entristecemos o Espírito quando o fazemos competir com as Escrituras. A Bíblia é o livro do Espírito Santo. Quer que Deus fale com você, leia a Palavra. O ministério do Espirito Santo é nos revelar a verdade das Escrituras e não nos afastar dela.
3. O Espírito Santo promove a Cristo (Jo 15.26; 16.13-14). Entristecemos o espírito quando sugerimos que ele tem ciúmes do nosso foco em Cristo.
“A mensagem do Espírito para nós nunca é: ‘Olhem para mim; me ouçam; venham a mim; me conheçam’, mas sempre: ‘Olhem para ele, vejam a sua glória; ouçam a ele e escutem a sua palavra; ide a ele e tenham vida; conheçam-no e provem do seu dom e da sua paz’.” (J. I. Packer)
Você tem entristecido o Espírito? Você está em um estado de frieza espiritual? Avalie a sua caminha, veja onde você caiu e reconcilie-se com Deus. Não resista, apague ou entristeça o Espírito Santo!
Veja outros vídeos da Conferência Fiel 2014
Acompanhe às reprises da Conferência Fiel 2014, onde estamos estudando nas Escrituras “A Obra do Espírito Santo”.