7 importantes ensinos da Bíblia sobre o trabalho

O texto abaixo foi extraído com permissão do livro A Treliça e a Videira, de Tony Payne e Colin Marshall, da Editora Fiel.

1. Trabalhar é uma parte boa e fundamental do ser humano no mundo de Deus. No princípio, a humanidade foi colocada no jardim para trabalhar nele e guardá-lo.

2. Neste lado da Queda, o trabalho é amaldiçoado e frustrante (e frequentemente não o sabemos), mas permanece bom, digno e necessário.

3. Os cristãos são incentivados fortemente a trabalhar, não apenas por causa do lugar do trabalho na criação, mas também porque o trabalho (como qualquer outra área da vida) é um ambiente onde servimos a Cristo. Tudo que você fizer, disse Paulo aos colossenses, “seja em palavra, seja em ação”, deve fazê-lo “em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Cl 3.17).

4. Num nível profundo, quando trabalhamos em qualquer serviço, trabalhamos para Cristo. Como Paulo também disse em Colossenses 3: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo” (Cl 3.23-24).

5. Como cristãos, não trabalhamos para obter autorrealização, fama ou enaltecimento pessoal. Trabalhamos não para nós mesmos e sim para os outros, para servi-los, para que não lhes sejamos um fardo e tenhamos algo para compartilhar (Ef 4.28; 1 Tm 5.8).

6. O trabalho secular é, portanto, muito valioso, digno e importante. Mas, como toda coisa boa, pode se tornar um ídolo. Podemos começar a olhar para nosso trabalho como um meio de acharmos importância e valor.

7. Devemos lembrar que somente a obra de Cristo redime a humanidade. Embora o trabalho secular seja bastante útil e proveitoso em nosso mundo, ele não nos salvará nem edificará o reino de Cristo. Isso só acontece (como vimos no capítulo 3) por meio da pregação do evangelho guiada pelo Espírito.

Por: Colin Marshall & Tony Payne. © Editora Fiel. Website: EditoraFiel.com.br. Trecho extraído com permissão. Fonte: Extraído do livro: Colin Marshall & Tony Payne: A Treliça e a Videira – A Mentalidade de Discipulado que Muda Tudo.

Original: 7 importantes ensinos da Bíblia sobre o trabalho. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados.