um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Ninguém pode dizer “eu amo Jesus, mas não suporto a igreja”

Você já conheceu alguém que diz que ama o evangelho, mas não ama a igreja? Apesar do que essas pessoas dizem, amar o evangelho, mas não amar a igreja é, na realidade, impossível; e eu quero ajudá-lo a entender o porquê.

O evangelho é uma mensagem. Essa mensagem, quando abraçada e crida, cria um povo. E esse povo, por sua vez, demonstra as promessas e a verdade da mensagem. Chame isso de o maior ciclo virtuoso da história. O evangelho cria a igreja e a igreja protege e apresenta o evangelho.

O que é o evangelho? São as boas novas proclamando que Jesus ama um povo indigno e pecador, resgatando-o da ira de Deus (Rm 5.8; 1Jo 4.10). Ele nos salva individualmente, mas nos salva em um povo. Nós nos tornamos “membros do mesmo corpo … através do evangelho” (Ef 3.6). Pedro observa: “Vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia” (1Pe 2.10). Tornar-se um povo e receber a misericórdia de Deus acontecem juntos.

O que, então é a igreja? Invisivelmente, são as pessoas que Cristo salva. Visivelmente, é onde “vestimos” todas as realidades individuais e corporativas do evangelho. Nós nos reunimos para ouvir o evangelho e afirmar a participação uns dos outros no evangelho por meio dos sacramentos (Rm 6.1–3; 1Co 10.15–17), isso protege o evangelho. E então nós nos dispersamos para obedecer a tudo o que Jesus ordena, isso mostra o evangelho. Amar uns aos outros como Jesus nos amou – sacrificialmente e em face da indignidade pecaminosa – demonstra que somos seus discípulos (Jo 13.34–35).

Agora, suponha que alguém diga: “Fui declarado justo por Cristo”! Mas nunca persevera ou assume essa vida de justiça. Nós duvidaríamos da profissão de fé dessa pessoa. Da mesma forma, devemos duvidar do testemunho de qualquer um que afirme ser um membro do corpo de Cristo, mas que nunca assuma sua participação em uma igreja local. Aqueles que amam o evangelho vão amar uma igreja, enquanto aqueles que abandonam a igreja efetivamente abandonam o evangelho. Pedro aprendeu todas essas coisas através de uma severa repreensão de Paulo. Quando Pedro se separou dos gentios na igreja, Paulo lhe disse-lhe que não estava agindo “em sintonia com a verdade do evangelho” (Gl 2.14). Paulo até sugeriu que as ações de Pedro negavam o evangelho da justificação somente pela fé: “Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei e sim mediante a fé em Cristo Jesus” (v.16). Se o apóstolo João estivesse em cena, ele poderia ter dito a Pedro: “Se alguém disser: Amo a Deus e odiar a seu irmão, é mentiroso” (1Jo 4.20). Menos inspirado, mas ainda incisivo, Kevin DeYoung observou: “Alguém dizer: ‘Eu amo Jesus, mas não suporto a igreja’ é como eu dizendo à minha esposa: ‘Eu te amo, mas não suporto seu corpo!’”. O evangelho cria a igreja. A igreja protege e mostra o evangelho. Você não pode ter um sem o outro.

Por: Jonathan Leeman. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: How the Gospel Creates a Church.

Original: Ninguém pode dizer “eu amo Jesus, mas não suporto a igreja”. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Vinicius Musselman Pimentel.

8 Comentários
  1. João Diz

    Muito bom , serviu muito para mim

    1. Bueno Diz

      Nem todos que dizem Senhor ou abrem uma “igreja” seja ela qual for merece que pessoas fiquem nela. Ou Deus quer sacrifícios?

    2. Joao Florentino Diz

      Fecho com voce, Bueno. Nem todos os ajuntamentos em nome de Deus quer dizer que sao parte da IGREJA, alias, Jesus ensina que Deus procura “adoradores” e nao “igrejas”.

  2. Marcus Almeida Diz

    🗣O problema não é deixar de amar a IGREJA, vez que sou parte dela; mas com uma diferença que me coloca junto aos poucos “espirituais! O problema estar no desvio que a maioria tomou rumo a comércio em verdadeiras lojas com seus CNPJ e placas diferentes! Isto sim fez com que muitos estejam “NEGANDO O PRIMEIRO AMOR!” JESUS nos advertiu sobre isto 🔥“Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?”
    ‭‭👉🏽 Lucas‬ ‭18:8‬ – Ora, como podem querer caminhar comigo? Não posso concordar com “culto de ação de graças pelos compromissos da Miss!” é muito mais aberração que tenho testemunhado dentro das Instituições Religiosas que congreguei! Todos me mandaram ir procurar outro lugar dizendo-me que eu queria ser mais espiritual do que os outros! Na verdade não vivo pela FÉ dos outros e quero ser mesmo espiritual como foi JESUS; mas me esmurro porque não consigo! No entanto, consigo ouvir a voz ESPIRITUAL de JESUS que me instrui … 🔥“Mas, agora, escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.”
    ‭‭👉🏽 1Coríntios‬ ‭5:11
    🗣 O que você diz de um andarilho que vive na estrada e de sua bicicleta faz sua morada, praticando o ide e pregai o EVANGELHO a toda CRIATURA!? É bom cuidar no que diz, quando se refere a um filho de DEUS…

  3. Joao Florentino Diz

    Fecho com voce, Bueno. Nem todos os ajuntamentos em nome de Deus quer dizer que sao parte da IGREJA, alias, Jesus ensina que Deus procura “adoradores” e nao “igrejas”.

  4. Joao Diz

    Perfeito, Marcus, pessoas interessadas em que a instituicao (seja ela qual for) se perpetue por razoes financeiras, de poder ou outra qualquer, colocam o assunto de acordo com a sua conveniencia, fazendo parecer que se nao somos parte da “torcida” nao amamos o time. E’ preciso essa gente entender que a salvacao e’, como Jesus sempre ensinou, individual, mas, isso deve ser muito dificil para quem quer colocar todos os “bolsos e carteiras” dos contribuintes ao alcance da cesta de ofertas.

  5. Denner Diz

    Quem ama a Jesus menti? Oprime? Fala mentiras como se tivesse falando verdades? É claro que não. Julgar é coisa mais fácil que tem. Vc pode ficar sem Igreja Só nao pode ficar sem JESUS! porque? A Bíblia diz que ele único que nos dá vida eterna.é Bom ir congregar sim, mais só isso nao adianta. Jesus fala de renúncia. E nao só de ir uma igreja. Ate porque a Igreja somos nós. vc pode pecar tendo igreja sim ou nao. A Bíblia diz para vigiar então se vc nao viajar dentro ou fora da igreja se vc nao obedecer vc fica. quando Jesus voltar para buscar a Igreja!

  6. […] “Alguém dizer: Eu amo Jesus, mas não suporto a igreja é como eu dizendo à minha esposa: Eu te amo, mas não suporto seu corpo! O Evangelho cria a igreja. A igreja protege e mostra o Evangelho. Você não pode ter um sem o outro”, conclui, segundo Voltemos ao Evangelho. […]

Comentários estão fechados.