Transtorno Bipolar: seja um especialista em sabedoria

O trecho abaixo foi extraído com permissão do livro Transtorno Bipolar, de Ed Welch, Série Aconselhamento, da Editora Fiel.

Os problemas espirituais expostos pela mania (impulsividade, relutância em seguir ou ouvir conselhos, tendência de seguir um caminho que tem consequências dolorosas) são abordados nos livros de sabedoria da Escritura. Seu alvo é tornar-se um especialista nessa literatura. Provérbios, no Antigo Testamento, e Tiago, no Novo Testamento, devem estar entre seus melhores amigos. Você precisa conhecê-los intimamente.

A sabedoria nos ensina a viver da maneira que Deus nos criou para viver. Ela redefine o que realmente é natural para a condição humana. Como é de se esperar, ela começa com Deus. Considere estes versículos: “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Pv 1.7). “Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento” (Pv 2.6).

Temor do Senhor. Se você experimenta ciclos maníacos, naturalmente quer trazer esses extremos para dentro de um limite mais normal, e a única maneira que conhece para conseguir isso é a medicação. Porém, você não pode ignorar o óbvio: a vida é sobre viver para Deus no reino do céu, o qual está em expansão constante, onde Jesus Cristo é Rei. Dito de forma mais pessoal, a vida é conhecer seu Pai de modo que possa amá-lo e tornar-se mais semelhante a ele. Não deixe a mania desviá-lo de sua tarefa mais importante. Uma vez que, em face de seus ciclos maníacos, agora você, mais do que nunca, precisa de sabedoria, o conhecimento e o temor do Senhor são essenciais.

Como o temor do Senhor se apresenta? Apresenta-se em uma vida de humilde submissão a Deus.

Significa reconhecer a dependência constante dele e a necessidade de sua orientação em tudo. Para crescer assim, permita que a Bíblia provoque em você o desejo pelo temor do Senhor. Ore por isso. Peça que outras pessoas o ensinem sobre o Deus verdadeiro, que deve ser honrado e reverenciado. Procure conselho. Você já deve ter ouvido isso antes, mas pode rapidamente perder de vista. A humildade que vem do temor do Senhor nos ensina que somos seres que precisam do conselho de outros. Considere estes versículos:

“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança” (Pv 11.14).

“O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos” (Pv 12.15).

“Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (Pv 19.20).

Deus nos criou para vivermos com interdependência. Quando você está maníaco, o conselho de outras pessoas parece um balde de água fria em um fogo maravilhoso e cálido. Isso significa que você deve iniciar esse curso de sabedoria imediatamente. Você conhece duas ou três pessoas sábias que lhe dariam aconselhamento sincero e prático? Pode ser difícil encontrar pessoas que sejam espiritualmente maduras e, ao mesmo tempo, atentas aos desafios particulares da mania. Algumas pessoas sentem-se intimidadas pela mania e preferem envolver um “especialista” – alguém que já tenha ajudado outros com esse problema.

Se você não consegue encontrar imediatamente um grupo sábio de conselheiros, lembre-se de que a sabedoria está enraizada no temor do Senhor. Então, procure por aqueles que têm um conhecimento crescente de Jesus Cristo e um histórico de fidelidade espiritual. Peça a ajuda deles e espere que chegue um momento em que você também será capaz de oferecer a eles conselho e opinião. Crie o hábito de seguir o conselho de seus mentores sempre que pelo menos dois deles concordarem. Isso se tornará uma grande proteção para você, com ou sem mania.

Ouça. Você deve ter percebido que fala mais quando está entrando em uma fase da mania. Algumas vezes, você fala mais; outras, menos. Quando você ou alguém perceber que você está falando mais que o normal, será sábio mudar para o modo ouvir. Enquanto lê os livros de Provérbios e Tiago, repare com que frequência encontra exortações para ouvir. Sua meta é tornar-se um ouvinte hábil de Deus e de outras pessoas. Se você está ouvindo a Deus, também está ouvindo os outros. E, se você ouve os outros, provavelmente está crescendo em ouvir a Deus.

Caminhe humildemente com o Senhor. A sabedoria pode ser resumida como um estilo de vida em que se anda humildemente com o Senhor. Nós andamos com ele para crescer em sabedoria e agradar a ele com essa aproximação. Andamos humildemente porque somos pecadores que precisam do sangue de Jesus para nos lavar, de modo que possamos experimentar o perdão contínuo do Pai e permanecer em relacionamento com ele. E andamos humildemente porque é natural que andemos assim ao longo da vida após compreendermos que somos seres que precisam do conselho de Deus e de outras pessoas.

Por: Ed Welch. © Ministério Fiel. Website: ministeriofiel.com.br. Trecho extraído com permissão. Fonte: Extraído do livro: Ed Welch, Transtorno Bipolar.

Original: Transtorno Bipolar: seja um especialista em sabedoria. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados.

1 comentário
  1. sergio luiz Diz

    Acho tudo na bíblia maravilhoso só não aceito jesus como Deus. Aceito jesus como o maior ser já escolhido por Deus para a tarefa que lhe foi imposta ao qual ele se saiu como ninguém; e olha que não foram poucos! . EF 5:15 Portanto,vede prudentemente como andais, não como néscios mas como sábios. Fique com Deus.

Comentários estão fechados.