Preciso ser batizado de novo? (Visão Credobatista)

Lynda M. da Irlanda do Norte pergunta,

Eu fui batizada com 13 anos antes de eu realmente caminhar com o Senhor. Isso aconteceu como resultado de uma classe bíblica de jovens cobrir o assunto depois da qual fomos perguntados se gostaríamos de ser batizados, e considerando que a maioria da classe estava querendo, eu decidi também. Lembro-me no momento de estar muita envergonhada para falar aos meus amigos da escola sobre isso, quanto mais chamá-los para ver.

O Senhor realmente trabalhou na minha vida quanto eu tinha 20 anos, e foi aí que eu diria que ele verdadeiramente abriu meus olhos para entender o que seguir Jesus se tratava. De preferência, é nesse momento que eu seria batizada, mas obviamente eu já havia sido. Eu estou interessada em ouvir suas considerações em ser batizada pela segunda vez, e se você acha que isso seria necessário.

Lançamos a pergunta para Bobby Jamieson, editor no 9Marks e autor da publicação Sã Doutrina: Como uma Igreja Cresce no Amor e na Santidade de Deus (Edições Vida Nova). Você também pode ler a resposta pedobatista do Jared Oliphint clicando aqui.


Resumidamente, eu diria que sim, você realmente precisa ser batizada – pela primeira vez! Isso é porque o batismo é para os crentes, e você pareceu estar contando que definitivamente não era cristã quando foi “batizada” aos 13 anos de idade.

Primeiro, saiba que você não está sozinha. Muitos cristãos têm lutado com essa questão, incluindo diversos membros da minha própria igreja. E eu quero te apoiar por encarar tanto o batismo quanto a conversão seriamente. Isso é uma maravilhosa evidência do trabalho da graça de Deus na sua vida.

Em seguida, aqui está um esboço rápido do ensino da Bíblia sobre o batismo. Em Mateus 28.19 Jesus ordena seus discípulos, “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Então, seguidores de Jesus fazem discípulos, e nós batizamos esses discípulos.

Isso é exatamente o que os primeiros cristãos faziam. No fim do seu sermão em Pentecostes, Pedro disse à multidão condenada, “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38). E então nós lemos que “os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (At 2.41). Note que apenas aqueles que receberam a mensagem do evangelho foram batizados e adicionados à igreja.

O que o batismo significa? Lemos em Romanos 6 que somos batizados na morte de Cristo (Rm 6.3). Somos sepultados com ele para que possamos participar na sua vida ressurreta (Rm 6.4). Em outras palavras, o batismo é a imagem da união do crente com Cristo na sua morte e ressurreição.

Obedeça Jesus

Vendo tudo isso, eu acredito, e parece que você também, que o batismo é para aqueles, e apenas aqueles, que se arrependeram dos seus pecados e confiaram em Cristo para salvação. (É claro, nem todos os cristãos concordam. Para uma defesa sólida da posição do batismo para crentes veja aqui.) Portanto, qualquer “batismo” realizado em alguém que não era cristão simplesmente, por definição, não é batismo.

Em outras palavras, você não foi batizada, e você precisa ser. Então, eu fortemente te encorajaria a ser batizada – pela primeira vez.

Claro, existe uma situação similar a sua na qual eu não necessariamente encorajaria alguém a ser batizado. Vamos dizer que você sinceramente professou fé em Cristo na juventude, e foi batizada com 13 anos. Mas seu histórico como cristã foi inconsistente durante sua adolescência, e é difícil dizer em retrospectiva se você foi genuinamente convertida quando foi batizada. Se essa foi sua situação, eu talvez te encorajaria, por assim dizer, a acreditar na sinceridade da sua fé de 13 anos de idade. É fácil confundir a fé infantil com fé nenhuma, e impor um padrão adulto de fruto espiritual em uma criança ou até em um adolescente. Em tais casos, eu encorajaria alguém a ser batizada apenas se ela chegasse na absoluta convicção que não era convertida no momento do batismo.

Contudo, acho que sua situação é muito mais simples. Você não foi “batizada” como uma expressão de fé em Cristo, mas simplesmente para seguir a multidão. Seu “batismo” não foi uma pública profissão de fé em Cristo e uma imagem pública da sua união com ele pela fé. O que significa que não foi um batismo.

Então agora você tem o privilégio prazeroso, e responsabilidade, de obedecer ao comando de Jesus para ser batizada. Não se sinta envergonhada ou veja como uma segunda tentativa após um resultado insatisfatório. Ao invés disso, abrace como uma oportunidade de obedecer a Palavra de Deus, dar testemunho público do evangelho, e celebrar a obra redentora de Deus na sua vida.

Por: Bobby Jamieson. © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Traduzido com permissão. Fonte: You Asked: Should I Get ‘Re-Baptized’? (Credobaptist Answer).

Original: Preciso ser batizado de novo? (Visão Credobatista). © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Marcelo Rigo dos Santos. Revisão: Filipe Castelo Branco.