A humildade conduz à oração

O trecho abaixo foi retirado com permissão do livro Aconselhando uns aos outros, de Edward T. Welch, lançamento em breve pela Editora Fiel.

Esta é uma maneira de pôr a humildade em ação: peça a alguém para orar por você. Deus estabeleceu seu reino na terra de tal modo que nós temos de pedir ajuda. Nós pedimos ajuda ao Senhor e também a outras pessoas. Até que o vejamos face a face, Deus opera por meio de seu Espírito e de seu povo.

Isso apenas parece fácil. Uma coisa é pedir ajuda ao Senhor. Mesmo que nossa fé seja especialmente fraca, temos ouvido que ele acolhe e ouve nossos clamores por socorro (Sl 62.8), de modo que estamos dispostos a arriscar um pouco de franqueza diante dele. Outra coisa muito diferente é pedir ajuda a um amigo. Nosso orgulho nos impede de sermos vulneráveis. E o que é pior: se, alguma vez, você confiou em alguém e recebeu comentários maldosos ou, no mínimo, nada encorajadores, talvez tenha decidido imediatamente não deixar tal fato acontecer de novo — o que significa que você guarda seus problemas para si mesmo. Essa estratégia autodefensiva pode parecer eficaz no curto prazo. Não é, porém, a maneira como Deus nos criou para que possamos agir uns com os outros, de sorte que isso fatalmente conduzirá à miséria, e não à segurança. Em vez dessa estratégia, optamos por um caminho melhor. A seguir, esboçamos o processo de como pedir por oração.

1. Identifique o problema em sua vida

Sempre temos um problema batendo à porta. Em geral, a lista de problemas inclui dinheiro, trabalho, relacionamentos, saúde, além de questões especificamente ligadas ao nosso conhecimento de Jesus e à forma de viver para ele e com ele.

2. Conecte um problema específico à Escritura

Ao conectar seus problemas à Escritura, você está ligando sua vida às promessas, graças e aos mandamentos de Deus. É preciso tempo para desenvolver essa habilidade, em face da extensão das Escrituras, mas você provavelmente conhece a essência do que Deus diz:

“Às vezes é difícil para mim até mesmo orar pelas dificuldades da minha vida. Você pode orar para que eu entenda – profundamente, em meu coração – que Deus se importa comigo e me convida a derramar o meu coração diante dele?” (Sl 62.8)

“Estou doente há algum tempo e me inclino a ficar tão desencorajado! Você pode orar para que eu seja capaz de correr para Jesus sempre que me sentir particularmente desanimado?” (2Co 4.16-18)

“Tenho sido ríspido com meu cônjuge nas últimas semanas. Você pode orar para que eu viva com humildade e gentileza à medida que tentamos conversar sobre assuntos difíceis?” (Ef 4.1)

“Estou tão frustrado com minha filha que meu desejo de ser respeitado tornou-se maior que meu desejo de ser paciente e demonstrar-lhe bondade. Você pode orar por mim?” (1Co 13.4)

“Ultimamente, o gerente do meu departamento tem sido crítico e rude. Eu nem sei o que pensar sobre tudo isso. Você pode me dar algumas ideias de como orar?” (Rm 12.18)

Se não sabe como orar, peça a outros que ajudem você a estabelecer conexão entre suas necessidades e a Palavra de Deus.

A vontade de Deus é que peçamos ajuda tanto a ele como a outras pessoas. Quando agimos assim, damos um passo importante para nos tornar aptos a ajudar os outros, pois os melhores auxiliadores são os necessitados e humildes. E, ao longo do caminho, abençoamos nossa comunidade e influenciamos os outros para que também sejam necessitados, francos e vulneráveis.

Por: Edward T. Welch. © Editora Fiel. Website: editorafiel.com.br. Trecho retirado com permissão do livro: Aconselhando uns aos outros: 8 maneiras de cultivar relacionamentos saudáveis dentro da igreja.

Original: A humildade conduz à oração. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados.