Cristãos são discípulos

Em todo o mundo, há muitas pessoas que se dizem cristãs. De fato, se perguntássemos às pessoas de nossas comunidades se elas são cristãs, muitas delas responderiam rapidamente com um enfático sim. No entanto, se perguntássemos a essas mesmas pessoas se elas são discípulos de Jesus Cristo, muitas delas provavelmente não seriam tão rápidas em responder, e os mais honestos teriam que admitir que, na verdade, não são discípulos de Jesus Cristo.

Essa dicotomia é problemática. Embora muitas pessoas não queiram ouvir sobre ela e muitos pastores não a preguem, não há distinção entre um cristão e um discípulo de Jesus Cristo. Cristãos são discípulos. Um discípulo é alguém que confia em Cristo e vive sua vida de acordo com essa confiança, seguindo a Cristo e crescendo na graça e conhecimento de Cristo (2Pe 3.18). Seu chamado é claro: “Se alguém† quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. (Mt 16.24). Se estamos genuinamente confiando em Cristo, nós o seguiremos, mas se não o estamos seguindo, isso significa que não confiamos nele. Da mesma forma, se conhecermos o evangelho, nos esforçaremos para andar de uma maneira que seja digna do evangelho (Fp 1.27); se o Espírito Santo habitar em nós, andaremos no Espírito (Gl 5.25); se estivermos unidos a Cristo, daremos frutos em Cristo (Jo 15. 1–11); se amamos a Cristo, obedeceremos a Cristo (Jo 14.15); se formos justificados pela fé e somente pela fé, nossa fé não permanecerá inerte, mas resultará em uma vida de fé, arrependimento e boas obras, que Cristo preparou de antemão para que andássemos nelas (Ef 2 8-10; Tg 2. 14-26).

Na Grande Comissão, Jesus nos chama para fazer discípulos de todas as nações. Seu chamado para fazer discípulos inclui não apenas evangelismo e em ver os perdidos nascendo de novo pelo Espírito Santo e se unindo a Cristo pela graça somente através da fé, mas também inclui trabalhar para assegurar que aqueles que estão unidos a Cristo sejam discipulados em Cristo. De muitas formas, é aqui que a igreja não tem sido fiel, tanto em nossas igrejas locais quanto no campo missionário ao redor do mundo. Temos feito muitos convertidos e temos feito muitos obreiros ocupados na igreja, mas não fomos tão fiéis na grande tarefa de fazer discípulos. Nós que fomos feitos discípulos pela graça soberana de Deus somos chamados a ir e fazer discípulos em nossos lares, nossas igrejas, nossas comunidades e todas as nações, pela graça de Deus e através do poder do evangelho de Deus, e tudo para a glória de Deus.

Por: Burk Parsons. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Christians Are Disciples.

Original: Cristãos são discípulos. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.