Um blog do Ministério Fiel
10 coisas que podem ajudar um pastor e sua esposa a permanecerem casados e no ministério
O casamento já é difícil o suficiente, mas adicione o ministério à mistura e você terá uma receita para uma possível confusão. Meu trabalho com pastores e suas famílias me faz ver muitos desarranjos que existem nas casas dos pastores. Há muito desarranjo na minha casa. O estresse do casamento e do ministério combinados é uma situação única que exige uma intencionalidade para impedir a implosão de um casamento ou ministério.
Por causa disso, aqui estão dez coisas a considerar que podem ajudar um pastor e sua esposa a permanecerem casados e no ministério:
- Sejam seguros um para o outro em uma igreja insegura. A realidade é que a maioria das igrejas não é segura para um pastor e sua esposa serem abertos e vulneráveis. É realmente uma dádiva quando o casamento pode ser um lugar seguro para o pastor e sua esposa serem eles mesmos.
- Estabeleçam os limites juntos e os mantenham. A esposa do pastor geralmente é a que tem mais discernimento ao estabelecer limites em relação à igreja. Pastores, ouçam suas esposas sobre esses limites e trabalhem juntos para mantê-los.
- Aprenda a descansar. Tire todo o seu tempo de férias que a igreja lhe der. Mas mesmo se você fizer isso, isso não significa que você descansará bem. Aprender a descansar é aprender a deixar todos os assuntos e encargos da igreja enquanto estiver ausente.
- Ouçam atentamente um ao outro. Passei a maior parte do meu casamento não ouvindo adequadamente minha esposa. Estou ciente desse fracasso épico e agora estou tentando mudar isso. Ouçam um ao outro para que vocês saibam quando há pedidos de ajuda quando se afogam no ministério e na vida.
- Ria muito em família. O casamento e o ministério são muito sérios e pesados a maior parte do tempo. Certifique-se de ter momentos em que sua família esteja reunida em torno da mesa de jantar ou no chão, jogando ou assistindo a um filme rindo e se divertindo juntos. É vivificante para todos.
- Incentive seus filhos a serem eles mesmos. Os filhos do pastor sentem muita pressão para serem quem todos pensam que deveriam ser. Incentive seus filhos a serem quem são com você e a igreja. Tente abraçar o bem, o mal e o desagradável disso.
- Esteja disposto a se afastar do seu ministério. Eu constantemente luto com o ministério sendo um ídolo na minha vida. É incrível o quanto o ministério é realmente mais agradável quando percebo que não define meu valor ou quem sou. Eu faço uma verificação diária disso me perguntando: “Posso ir embora hoje, se necessário, e ainda assim ficar bem”? Descobri que a liberdade torna o ministério mais doce.
- Encontre amizades profundas, seguras e significativas. Minha esposa e eu aprendemos algumas lições dolorosas através de nossos quase vinte anos de casado e no ministério. Uma é que não podemos atender a todas as necessidades um do outro. Encontre amizades profundas e significativas onde você possa ser você mesmo e para onde possa trazer suas lutas mais sombrias. Esses amigos podem estar em sua igreja, mas eu também os procuraria fora de sua igreja.
- Entenda seus papéis. Sua esposa não é seu pastor ou seu presbítero. Não a trate como um. Ela não deve carregar todos os encargos ao quais você é chamado a carregar como Pastor e Líder. Lembre-se disso ao levar os encargos do seu ministério para o seu casamento.
- Ame mais a Jesus. Se você ama Jesus mais do que seu casamento e seu ministério, esse é um lugar maravilhoso, centrado e libertador. Seu cônjuge falhará com você. Sua igreja certamente o desapontará. Jesus está sempre com você e nunca falha. Ele estará lá para cuidar de você se seu casamento e ministério implodirem em algum momento.
Escolhi as palavras “podem ajudar” com cuidado, pois essas não são as dez regras que impedirão seu casamento e ministério de implodir. Porém, essas dez coisas podem criar alguma conversa necessária entre você e seu cônjuge para manter seu casamento e seu ministério resistindo por mais algum tempo.