10 coisas que podem ajudar um pastor e sua esposa a permanecerem casados e no ministério

O casamento já é difícil o suficiente, mas adicione o ministério à mistura e você terá uma receita para uma possível confusão. Meu trabalho com pastores e suas famílias me faz ver muitos desarranjos que existem nas casas dos pastores. Há muito desarranjo na minha casa. O estresse do casamento e do ministério combinados é uma situação única que exige uma intencionalidade para impedir a implosão de um casamento ou ministério.

Por causa disso, aqui estão dez coisas a considerar que podem ajudar um pastor e sua esposa a permanecerem casados e no ministério:

  1. Sejam seguros um para o outro em uma igreja insegura. A realidade é que a maioria das igrejas não é segura para um pastor e sua esposa serem abertos e vulneráveis. É realmente uma dádiva quando o casamento pode ser um lugar seguro para o pastor e sua esposa serem eles mesmos.
  2. Estabeleçam os limites juntos e os mantenham. A esposa do pastor geralmente é a que tem mais discernimento ao estabelecer limites em relação à igreja. Pastores, ouçam suas esposas sobre esses limites e trabalhem juntos para mantê-los.
  3. Aprenda a descansar. Tire todo o seu tempo de férias que a igreja lhe der. Mas mesmo se você fizer isso, isso não significa que você descansará bem. Aprender a descansar é aprender a deixar todos os assuntos e encargos da igreja enquanto estiver ausente.
  4. Ouçam atentamente um ao outro. Passei a maior parte do meu casamento não ouvindo adequadamente minha esposa. Estou ciente desse fracasso épico e agora estou tentando mudar isso. Ouçam um ao outro para que vocês saibam quando há pedidos de ajuda quando se afogam no ministério e na vida.
  5. Ria muito em família. O casamento e o ministério são muito sérios e pesados a maior parte do tempo. Certifique-se de ter momentos em que sua família esteja reunida em torno da mesa de jantar ou no chão, jogando ou assistindo a um filme rindo e se divertindo juntos. É vivificante para todos.
  6. Incentive seus filhos a serem eles mesmos. Os filhos do pastor sentem muita pressão para serem quem todos pensam que deveriam ser. Incentive seus filhos a serem quem são com você e a igreja. Tente abraçar o bem, o mal e o desagradável disso.
  7. Esteja disposto a se afastar do seu ministério. Eu constantemente luto com o ministério sendo um ídolo na minha vida. É incrível o quanto o ministério é realmente mais agradável quando percebo que não define meu valor ou quem sou. Eu faço uma verificação diária disso me perguntando: “Posso ir embora hoje, se necessário, e ainda assim ficar bem”? Descobri que a liberdade torna o ministério mais doce.
  8. Encontre amizades profundas, seguras e significativas. Minha esposa e eu aprendemos algumas lições dolorosas através de nossos quase vinte anos de casado e no ministério. Uma é que não podemos atender a todas as necessidades um do outro. Encontre amizades profundas e significativas onde você possa ser você mesmo e para onde possa trazer suas lutas mais sombrias. Esses amigos podem estar em sua igreja, mas eu também os procuraria fora de sua igreja.
  9. Entenda seus papéis. Sua esposa não é seu pastor ou seu presbítero. Não a trate como um. Ela não deve carregar todos os encargos ao quais você é chamado a carregar como Pastor e Líder. Lembre-se disso ao levar os encargos do seu ministério para o seu casamento.
  10. Ame mais a Jesus. Se você ama Jesus mais do que seu casamento e seu ministério, esse é um lugar maravilhoso, centrado e libertador. Seu cônjuge falhará com você. Sua igreja certamente o desapontará. Jesus está sempre com você e nunca falha. Ele estará lá para cuidar de você se seu casamento e ministério implodirem em algum momento.

Escolhi as palavras “podem ajudar” com cuidado, pois essas não são as dez regras que impedirão seu casamento e ministério de implodir. Porém, essas dez coisas podem criar alguma conversa necessária entre você e seu cônjuge para manter seu casamento e seu ministério resistindo por mais algum tempo.

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: What are 10 things that might help a pastor and his wife stay married and in ministry?

Original: 10 coisas que podem ajudar um pastor e sua esposa a permanecerem casados e no ministério. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.