Escale as montanhas dos mistérios de Deus

Eu tenho lido escritores e ouvido oradores que tentam transformar nossa ignorância sobre os caminhos de Deus no principal fundamento de nossa admiração e adoração. Eles geralmente fazem isso usando positivamente a palavra mistério para se referir à profundidade e altura de Deus, de modo que devemos ficar maravilhados e admirados com o quanto não sabemos sobre Deus.

Isso sempre me pareceu enganoso. Eu não sou atraído por pessoas que fazem isso. A abordagem de Paulo, por exemplo, é muito diferente. Ele diria que Deus é mais glorificado quando estamos surpresos, admirados, adorando e alegremente submetidos a ele por causa do que sabemos sobre ele, não por causa do que não sabemos.

Sua admiração e a maravilha de uma cordilheira podem se basear no seu vislumbre do sopé, onde você vê a cordilheira subir e desaparecer nas nuvens baixas. Ou pode basear-se em anos de expedições na cordilheira apenas para descobrir que toda vez que você alcança o topo de um pico inimaginavelmente alto, outra cordilheira inteira sobressai à sua frente e acima de você.

Não é uma grande honra prestada a Deus passar a vida no sopé, escrevendo ensaios e poemas sobre o quanto você não conhece acima da linha das nuvens. É muito melhor deixar Deus colocar sua mão na mão de Paulo – ou de qualquer outro de seus inspirados escritores – e depois passar a vida toda subindo com ele nos altos caminhos da revelação.

“Insondável e inescrutável”?

Uma das passagens mais incompreendidas e mal utilizadas nos escritos de Paulo é a formidável e crescente seção no final de Romanos 1–11:

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém”! (Rm 11.33–36).

Aqui está a observação principal: Paulo não descreve essa admiração crescente pelas riquezas de Deus, em vez de revelar essas riquezas, porque ele acabara de expor essas riquezas em onze capítulos de revelações surpreendentes. Ele se eleva às alturas por causa do que acabara de revelar, não por causa de tudo o que permaneceu velado. Essas palavras de admiração vêm no final de onze capítulos nos quais Paulo nos levou às profundezas e alturas dos caminhos de Deus muito além do que qualquer um de nós achava possível.

Ler apenas os três versículos anteriores confunde a mente sobre os caminhos de Deus. Não porque estejam por trás de uma nuvem de desconhecimento, mas porque são revelados de formas totalmente inesperadas, são contra intuitivos, chocantes e exaltadores de Deus. Paulo resume os planos de Deus para judeus e gentios:

“Porque assim como vós [Gentios] também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles [Judeus], assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, à vista da que vos foi concedida. Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos. (Rm 11.30–32).

Dedique cinco minutos para refletir sobre esses versículos, e você primeiro vai se sentir atordoado e depois maravilhado, não porque você ficou no escuro, mas porque a luz é tão deslumbrante que você mal consegue acreditar no que está vendo.

“Insondável”, mas trazido à luz

Paulo descreve sua revelação dos caminhos de Deus como insondáveis uma outra vez. E a questão não é que ele nos deixa no sopé sem conhecimento.

“A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas”. (Ef 3. 8–9)

Esse texto não significa: “Desculpe, pessoal, as riquezas de Cristo estão nas trevas do mistério, e elas não podem ser reveladas”. O texto diz o contrário: “Deus me chamou”, diz Paulo, “e me presenteou. para trazer o mistério à luz! As coisas que escrevo sobre Cristo são as riquezas insondáveis ​​de Cristo”!

Elas são insondáveis ​​em três sentidos: (1) Elas foram “escondidas em Deus por séculos” – mas não mais! (2) Elas podem ser conhecidas apenas pela revelação divina, não pela mera sabedoria humana – e Paulo está escrevendo essa revelação. (3) Sempre haverá mais coisas para ver à medida que você entra no significado da revelação inspirada e depois no Himalaia do céu.

Compreender o que supera o entendimento

Este último ponto é confirmado na oração de Paulo no próximo capítulo de Efésios. Ele ora:

“a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus”. (Ef 3.18–19)

É isso! Por causa da impressionante revelação de Deus sobre seus caminhos em Cristo – através dos escritos do apóstolo Paulo – nos é concedido “conhecer o amor de Cristo que supera o entendimento”. Somos levados cada vez mais para as montanhas das maravilhas de Deus, para que realmente sabe o que era incognoscível, apenas para descobrir que as montanhas se elevam cada vez mais.

Sherpas de pés firmes

Paulo não era uma daquelas pessoas que se contentam em viver no sopé da revelação, tornando-se eloquente sobre o valor do “mistério” acima das nuvens baixas. Paulo sabia que Deus lhe deu um chamado não para esconder, mas para pregar “as riquezas insondáveis de Cristo”.

Paulo sabia que Deus não é honrado quando permanecemos no vale, exaltando incessantemente o valor do mistério inexplorado. Deus é honrado quando aceitamos o seu convite para nos conduzir a seus julgamentos insondáveis e maneiras inescrutáveis – quando tratamos os autores das Escrituras como sherpas de pés firmes na revelação do Himalaia de Deus.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Climb the Mountains of God’s Mysteries.

Original: Escale as montanhas dos mistérios de Deus. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.