Biquinis e modéstia

Transcrição do áudio:

O verão chegou e as perguntas sobre modéstia ressurgem. Então, pastor John, você pode falar sobre a questão da modéstia em relação às roupas de praia, especialmente os biquínis? E fale também para os pastores e líderes. Eles devem separar algum tempo para lidar diretamente com a questão da modéstia? Se esse for o caso, quais conselhos você daria para esses corajosos pastores sobre a melhor maneira de passar por esse campo minado?

A questão mais importante é a seguinte: É impossível chegar em uma igreja, em um ministério de jovens ou em uma escola – uma escola cristã – que está impregnada de imodéstia e querer resolver o problema com regras sobre modéstia. Há um lugar para as regras e diretrizes na família, nas escolas, nos ministérios de jovens, nas igrejas, mas se você tentar reverter a situação a partir das regras e das diretrizes, você não vai conseguir promover uma cultura de modéstia que exalta a Cristo, que tem raízes no evangelho, que tem o poder do Espírito, que é sustentada pela fé, que é fundamentada na Bíblia, que é livre e cheia de alegria. Você não vai conseguir. Contudo, esse é o objetivo.

Então, minha abordagem nunca foi começar com as regras e diretrizes, mas começar com Deus, com o evangelho, com a Bíblia, com o Espírito, com a fé e com a alegria. Coisas profundas precisam acontecer na alma de uma mulher e de um homem para que eles sejam capazes de ter pensamentos e sentimentos sobre essas coisas de uma maneira que honra a Deus.

Até que Deus seja o seu tesouro… Então, eu vou simplesmente dizer o seguinte para qualquer mulher ou homem que se veste de maneira inapropriada. Até que Deus seja o seu tesouro, até que seu próprio pecado seja a coisa que você mais odeia, até que a Palavra de Deus seja a sua autoridade suprema, que você sente que é mais preciosa do que o ouro, mais doce do que o mel, até que o evangelho da morte de Cristo em seu lugar seja a mais preciosa notícia do mundo para você, até que você aprenda a negar a si mesmo, os prazeres temporários, em prol da alegria e da santidade duradoura, até que você tenha aprendido a amar o Espírito Santo e a desejar os frutos dele mais do que os louvores dos homens, até que você passe a considerar tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, sua atitude em relação à sua roupa e sua aparência será controlada por forças que não honram a Cristo.

Então, todo pastor pode dizer: “Temos trabalho a fazer”. Refiro-me a um profundo trabalho na alma. Para um pastor, isso significa que 99% dos seus esforços será para estabelecer, no coração, essas gloriosas obras sobrenaturais de Deus. Ele vai pregar, ensinar, adorar e ele e sua família servirão de exemplos de como o evangelho muda tudo. E ele vai perceber que, sem a obra do Espírito Santo, através da Palavra e da fé, sua Igreja será divida em dois grupos de pessoas carnais. Haverá um grupo que vai ficar furioso sempre que você mencionar sobre modéstia e vai dizer: “Como você ousa dizer como eu e os meus filhos devemos nos vestir?” Essa é uma péssima atitude e é uma atitude carnal, mas o outro grupo vai colocar toda a ênfase na aparência externa com pouco entendimento do coração, que é o mais importante, e esses dois grupos nunca farão as pazes. Os dois grupos falharam. Eles não experimentaram a profunda transformação do evangelho.

Então, meu conselho é que você ensine o seu povo essas coisas. Ano após ano, exponha o orgulho da libertinagem e da teimosia e exponha o orgulho do externalismo e do formalismo, que não tem coração e não vê o evangelho como precioso. Pregue e ore por uma cultura evangélica onde homens e mulheres tenham uma doce submissão a Cristo, uma satisfação com a Palavra de Deus, uma humilde disposição de ouvir a sabedoria de outras pessoas, um desejo de crescer e aprender, uma profunda desconfiança do poder do mundanismo para controlar os nossos hábitos e uma amorosa consideração pelas pessoas quando escolhemos o que nós vestimos.

No momento certo… agora eu estou tentando entrar nos detalhes, no momento certo, sim, você precisa citar textos como 1 Timóteo 2.8: “Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade. Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso.” Você precisa trabalhar esses textos até que todos sintam que a Bíblia realmente se importa com a maneira que nos vestimos e realmente quer que nos vistamos de uma maneira que está fundamentada na fé do evangelho, que é humilde, alegre, exalta a Cristo e serve ao outro. Para finalizar, vou dar três dicas práticas com base na minha experiência:

Dica nº 1. Quando se trata de diretrizes que se originam no evangelho, comece com a sua equipe e com os líderes do ministério. Não comece com todo mundo. Comece a trabalhar de dentro para fora para que se desenvolva uma cultura em que sua a equipe, os líderes do louvor e os líderes dos jovens servem de modelo. Trabalhe com seus líderes.

Dica nº 2. Lide com os pais discretamente e trabalhe em prol de objetivos em comum para os jovens, o que não é fácil, mas é uma prioridade sábia. Em vez de simplesmente atacar as coisas da maneira mais dolorida – a maneira que as moças e os rapazes se vestem – vamos envolver os pais.

Dica nº 3. Cultive o alegre sentimento de que a modéstia é bela. Renuncie qualquer mentalidade que modéstia significa antiquado. Com base na minha própria experiência… Agora eu vou só dar o meu testemunho como um homem que já foi adolescente, que já teve 20, 30, 40, 50 e 60 anos de idade. Eu posso testificar, sem qualquer sombra de dúvida, que em cada idade da minha vida, da minha vida masculina: as roupas sensuais na mulher são menos atraentes do que a beleza modesta. É claro que é algo que chama atenção, que fazem os olhos vivarem. Mas há uma grande diferença entre chamar a atenção dos homens com roupas sensuais e ser atraente por ser uma pessoa bela e elegante.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Bikinis and Modesty.

Original: Biquinis e modéstia. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco. Narração: Gustavo Csorgo e Thiago Guerra.