Reconstruindo o básico: O poder purificador de viver pela fé na graça futura

A graça não é apenas a disposição de Deus para fazer o bem por nós quando não o merecemos. É o poder real de Deus que age e faz boas coisas acontecerem em nós e para nós. Por exemplo, Paulo diz:

“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo” (1Co 15.10).

A graça de Deus foi a ação de Deus em Paulo para fazê-lo trabalhar duro. Então, quando Paulo diz: “desenvolvei a vossa salvação”, acrescenta, “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2.13). A graça é poder de Deus para fazer coisas boas em nós e por nós.

Essa graça é passada e é futura. Ela está sempre em cascata sobre a cachoeira infinitesimal do presente, do inesgotável rio da graça que chega até nós do futuro para o crescente reservatório da graça no passado. Nos próximos cinco minutos, você receberá uma graça sustentadora fluindo para você do futuro e acumulará mais cinco minutos de graça no reservatório do passado.

A resposta adequada à graça que você experimentou no passado é a gratidão, e a resposta adequada à graça prometida a você no futuro é a fé. Somos gratos pela graça do passado e confiamos na graça do futuro.

Não é errado dizer que confiamos na graça passada – como a graça que Deus nos mostrou na cruz e em nosso novo nascimento –  mas o que queremos dizer com isso é: Acreditamos que, por causa desses atos de graça passada, nosso futuro será todo graça e, finalmente, a graça da perfeição sem pecado. Mas, em geral, o padrão bíblico é que confiamos na graça futura e agradecemos pela graça passada.

A maneira de entender o poder da fé na graça futura é perceber que essa fé significa estar satisfeito com tudo o que Deus promete ser para nós em Cristo. Quando Paulo diz: “… aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. …; tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.11, 13), ele quer dizer que a fé na sempre suficiente graça de Deus em Cristo lhe dá o contentamento que vence o medo e a ganância.

Uma das chaves essenciais para uma vida livre dos pecados de querer o que não devemos e temer o que não devemos temer é a fé na graça futura. Considere alguns exemplos de como a fé na graça futura vence o medo e o egoísmo e torna as pessoas radicalmente amorosas.

“Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável” (Hb 10.34).

“Pela fé, Moisés, … preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão” (Hb 11.24-26).

“Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz” (Hb 12.2).

“Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus” (Mt 5.11-12).

“desde que ouvimos … do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está preservada nos céus” (Cl 1.4-5).

“Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos” (Lc 14.13-14).

Em outras palavras, pela profunda satisfação com tudo o que Deus promete ser para nós no futuro (cinco minutos e cinco milhões de anos), podemos vencer os desejos do medo e ganância egoístas que destroem o amor. O amor radical é o fruto da fé na graça futura.

Vivendo pela fé com você,

Pastor John

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Rebuilding the Basics: The Purifying Power of Living by Faith in Future Grace.

Original: Reconstruindo o básico: O poder purificador de viver pela fé na graça futura. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.