Seres finitos e essencialmente religiosos

Dentre tantas coisas que são debatidas no grande “divã” das mídias sociais levanta-se a questão da religião. Ela é essencial ou não? Diante mão deixo claro que a religião é essencial, mas em tempos de pandemia a aglomeração de pessoas não. Haverá o tempo, se Deus quiser, onde veremos milhares de pessoas confessando Jesus Cristo como Senhor, adorando corporativamente de alma e coração.

Dito isso, quero enfatizar outro ângulo do caráter essencial da fé. Olhe para a ciência. O método depende de observação e observação. Mas, o Corona vírus (Covid-19) é novo. Não existe lastro de observação e distância temporal que favoreça o método empírico. Os cientistas repetem em telejornais a seguinte liturgia: “não sabemos tudo! Estamos aprendendo! Esperamos que essa ou aquela medicação surta efeito!” Bem, eles poderiam dizer de outra maneira: “temos fé que o tratamento com essa ou aquela droga ajuda a curar! Temos esperança que surja uma vacina eficaz!” A questão em tela não é se fé e ciência podem andar juntas. O fato é que existe algo no ser humano que o empurra para o alto. O senso de religião projeta para a crença e para a esperança que transcende o mundo fechado de causa e efeito.

A religião é essencial. Digo mais: O Evangelho de Jesus Cristo é invencível! O mundo está em confusão. Vocês estão vendo isso todos os dias. Os ídolos caem em todo mundo. Milhares de pessoas estão em casa temendo a morte, a fome e o caos social. Incerteza é a palavra do momento. Veja o ponto: até então, filósofos niilistas diziam que a melhor forma de enfrentar o mundo era com a incerteza. Existencialistas dizem que se vive mais e melhor quando se entende a existência como um “ser-para-a-morte”. Onde eles estão agora? Eles bateram em retirada porque ninguém suportará beijar a morte. Queremos mais do melhor! Uma estranha esperança arde em nós. Fomos feitos para Deus, e como bem dizia Santo Agostinho, “nossa alma não encontra descanso enquanto não descansar em Ti”.

Quando tudo isso passar, espero que você esteja mais aberto para ouvir a narrativa das Escrituras. A humanidade não será destruída porque Deus fez promessas e desde Noé nossa raça sobrevive. Não por causa da seleção natural que sobrevivemos. Estamos vivos porque Deus tem palavra e suas misericórdias se renovam a cada manhã. Os governos agora estão em crise porque não sabem o que é pior: “fecha tudo e quebra a economia ou salvem a economia e aceitam que numa guerra existem mortos e feridos.” Que lógica dura!

Porém, olhe para a cruz! Olhe para o Evangelho do Crucificado. Jesus Cristo suportou a ira de Deus por amor aos pecadores. Essa é a narrativa que ampara pecadores! Amor e justiça perfeitamente manifestos por Deus. Nem o Estado e nem a ciência podem dar o que somente o Evangelho pode comunicar: perdão dos pecados, paz na morte e esperança de vida eterna.

O mundo precisa de virtudes. Ninguém suporta esse mundo pós-verdade. Ninguém mesmo. Você sabe a razão disso? Digo com certeza metafísica: Você foi feito para Deus. Agora, abra seu coração para o que Jesus disse:

Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mt 11:27-30 ARA)

Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. Porém eu já vos disse que, embora me tenhais visto, não credes. Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. (Jo 6:35-39 ARA)

Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo. (Jo 11:21-27 ARA)

Volte-se para Cristo! Transcenda a pós-verdade! Deposite toda sua fé e confiança em Jesus Cristo. Ele suportou a justiça por amor! Ele morreu em nosso lugar para que pudéssemos ter vida! Ele se fez pão para nos alimentar! Ele assumiu o peso do pecado para curar nosso coração! Somos seres da religião, e não encontraremos paz enquanto não descansarmos em Cristo!

Por: Francisco Macena. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Seres finitos e essencialmente religiosos.