Como um pastor deve processar as críticas?

Uma forma útil de compreender algumas das pressões do ministério pastoral é o termo “lamaçal”. Isto refere-se ao que pode ser um fluxo consistente de palavras duras, correções e críticas em relação ao pastor e às suas decisões. Quando há lama atirada, há aquele que atira a lama e há aquele que agora tem lama no rosto como resultado disso. Como é que um pastor lida não só com a lama que está agora no seu rosto, mas também com aquele que atirou a lama? Este poderia ser o tema de muitos cargos no futuro.

Por agora, gostaria de deixar para vocês uma simples palavra do Vale da Visão. Não tinha inicialmente os pastores em vista, mas todos os cristãos e como Deus parece querer que cada um de nós respondamos quando corrigidos. Não há dúvida de que isso marque a forma de como nós, pastores, deveríamos começar a processar humildemente aquilo que pode ser uma avalanche de críticas. Pastores, leiam e considerem sua aplicação nas críticas de sua vida e ministério que você enfrenta e seja ajudado:

Ensine-me a aceitar as repreensões dos amigos,

embora eu pense que não as mereço;

Use-as para me fazer ternamente temer o pecado,

mais ciumento de mim mesmo,

mais preocupado em manter o coração e a vida irrepreensíveis;

Faça com que eles me ajudam a refletir sobre a minha falta de espiritualidade,

a abominar-me a mim mesmo,

a considerar-me indigno,

e torná-los benéficos para a minha alma.

Que todo o teu povo saiba quão pequeno, mau e vil eu sou,

que eles possam ver que eu não sou nada,

menos do que nada,

a não ser contabilizado,

para que possam orar por mim,

e não dependerem minimamente de mim…

Meu Deus usa todas as palavras duras e dolorosas que podem ser ditas a você nesta semana para deixá-lo com medo do pecado e mais preocupado em viver uma vida sem culpa, enquanto você olha para a cruz onde Jesus Cristo nos declara perfeito e completamente aceitos nele.

Por: Brian Croft. © Practical Shepherding, Inc. Website: practicalshepherding.com. Traduzido com permissão. Fonte: How should a pastor process criticism?

Original: Como um pastor deve processar as críticas? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Filipe Castelo Branco.