Como falar com crianças sobre o Coronavírus

Pastor John, o que o senhor deseja dizer aos jovens e crianças, nesses tempos, sobre Deus e o Coronavírus?

Tenho setenta e quatro anos. Isso significa que tenho idade suficiente para ser avô e, talvez, bisavô de muitos dos que estão nos ouvindo.

Meu nome é John Piper. Você pode me chamar de pastor John. Quero falar com você por alguns minutos sobre o Coronavírus – a doença que está mudando a maneira como as pessoas vivem em todo o mundo.

E quero falar também sobre Deus, quero falar sobre Jesus e sobre você. O que o Coronavírus tem a ver com você, Deus e Jesus? Espero que você me ouça por alguns minutos.

O Coronavírus não está no comando

O que torna o Coronavírus tão incomum e tão perigoso é que você pode pegá-lo apenas por estar perto de pessoas que estejam contaminadas sem mesmo saber que estão contaminadas. E isso o torna muito perigoso, e é por isso que todo mundo está ficando dentro de casa hoje em dia, tentando conter o vírus.

E é perigoso porque é dez vezes mais grave que a gripe comum. E a razão pela qual nossos líderes, como os governadores e o Presidente, estão tão preocupados é porque talvez uma, duas ou três pessoas, em cada cem que sofrem dessa doença, vão morrer por causa dela.

Isso pode até não parecer muito: um ou dois em cada cem. Mas se na minha cidade, por exemplo – Minneapolis – cem mil pessoas adoeceram (o que não é improvável), isso significa que mil, dois mil, ou até três mil vão morrer por causa dessa doença. Então, pensando dessa maneira, muitas pessoas que imaginavam que ainda viveriam muitos anos, vão morrer se esse vírus se espalhar tanto.

Agora, a Bíblia é a própria palavra de Deus. E a Bíblia ensina que Deus é mais forte do que o Coronavírus. Espero que você acredite nisso. Sabemos disso porque Mateus 4.24 diz: “trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: … E ele os curou”.

Jesus é mais poderoso do que as doenças – cada uma delas. De fato, a Bíblia nos diz repetidamente, que Deus dá ordens ao vento, à chuva, neve, raios, plantas, grama, gafanhotos, moscas, sapos, mosquitos, vermes, baleias, pássaros e tudo mais. Ele os ordena para onde ir e o que fazer, e eles fazem o que ele diz. Eles têm que fazer; ele é Deus, eles fazem o que ele diz. Deus criou o mundo inteiro e tudo o que nele há, e ele mantém o mundo em suas mãos, ele faz o que quer com o mundo e no mundo.

Você pode ver isso novamente na carta de Paulo aos Efésios, no capítulo 1 verso 11, onde ele diz que Deus “faz todas as coisas” – e isso inclui o Coronavírus – “conforme o conselho da sua vontade”). Isso significa que ninguém está acima de Deus dizendo a ele o que fazer. Ele está acima de tudo. Ele é quem toma as decisões sobre o mundo. Ninguém pode obrigar Deus a fazer o que ele não quer. Ele criou o mundo, ele o sustenta, então ele faz o que quer com ele e nele. Nunca fracassa. Ele sempre faz o que planeja fazer, o tempo todo e em tudo.

O plano perfeitamente sábio de Deus

Espero que você esteja perguntando – e é correto perguntar, se pedirmos humildemente e estivermos prontos para aprender a resposta de Deus – “Por que então existe um Coronavírus? Por que o Senhor, Deus, Jesus, não acaba com essa doença, já que o Senhor pode? E é isso mesmo; ele poderia. Ele é Deus, o Coronavírus não é Deus. O Coronavírus não é mais forte do que Jesus. Jesus poderia tirá-lo apenas estalando o dedo. E chegará o momento em que ele decidirá que o levará embora. E isso pode acontecer da noite para o dia. Não sabemos como isso vai acontecer.

Então, por que esse vírus está aqui? Por que o Senhor não o tira daqui agora? E a resposta é esta: porque ele tem propósitos sábios para isso. Deus é perfeitamente sábio. Isso significa que ele sabe exatamente o que precisa ser feito para obter o melhor de todos os tempos. Isso se chama sabedoria. Quando você sabe o que é melhor fazer o tempo todo, é uma pessoa sábia. E Deus é perfeito em sabedoria. Ele sabe o que precisa ser feito: ele sabe como precisa ser feito e sabe quando isso precisa ser feito.

E como Deus é perfeitamente sábio e conhece tudo – ele sabe muito, muito, muito mais do que sabemos – tudo o que ele faz acontecer e tudo o que ele deixa acontecer se encaixam em um plano perfeitamente sábio e bom que ele tem. Não podemos ver tudo – todo o plano. Mas podemos ver um pouco dele. Por exemplo, deixe-me compartilhar algumas coisas que posso ver e que você também pode ver na Bíblia, sobre o que Deus planeja fazer com o Coronavírus.

1. Jesus disse em Lucas 13. 1-5 que coisas como o Coronavírus acontecem para que pessoas que não acreditam em Jesus despertem, se arrependam e pensem em Deus, em Jesus, no céu e inferno, na salvação e necessidade de perdão, e para que elas se voltem para Jesus e sejam salvas. Isso é uma das coisas que ele está fazendo.

2. Paulo disse que coisas como o Coronavírus acontecem para que as pessoas deixem de confiar em si mesmas e confiem em Deus. Muitas pessoas – tanto adultos como crianças – pensam que são muito mais inteligentes do que na realidade são, muito mais fortes do que são, e que estão no controle muito mais do que realmente estão. “Eu sou o capitão da minha alma.” Pura Balela! Você não é o capitão da sua alma; Deus é o capitão da sua alma. E esse tipo de orgulho precisa ser quebrado. Se precisar ser quebrado pelo Coronavírus, Deus fará isso. Temos muitos líderes arrogantes neste mundo que precisam ser humilhados e, se for preciso o Coronavírus para fazê-lo, Deus fará. Deus quer que saibamos que é ele que está no controle e que devemos confiar nele e não em nossas próprias habilidades ou em nossa própria inteligência.

3. E a terceira coisa que Deus está fazendo é a seguinte: a Bíblia diz que coisas como o Coronavírus nos mostram que podemos estar amando coisas mais do que amamos a Deus; podemos estar amando outras pessoas mais do que amamos a Deus. E não há nada, no mundo, mais importante do que amar Jesus mais do que amamos a nós mesmos ou mais do que amamos as outras pessoas (conforme Mateus 10. 37-39). Portanto, o Coronavírus está mostrando às pessoas o que é que elas mais amam.

Nosso Salvador nos torna Corajosos

Deus está no comando do Coronavírus, e ele sabe o que está fazendo, ele é perfeitamente bom e perfeitamente sábio. E aqui estão as notícias realmente boas que queremos que o mundo inteiro ouça. Espero que você compartilhe com seus amigos a notícia de que Jesus, o Filho único de Deus, veio ao mundo e morreu para que Deus jamais nos castigue se confiarmos nele. Ele disse que o castigo que você e eu merecemos por causa do nosso pecado – esse castigo foi colocado em Jesus.

E se confiarmos em Jesus – isto é, se recebermos Jesus, daremos as boas-vindas a ele como nosso Salvador, nosso Guia e nosso tesouro, aquele a quem realmente amamos – então nunca teremos que ter medo de Deus. Nunca mais teremos medo do castigo de Deus. Isso é maravilhoso. Isso significa que nunca teremos medo de morrer – seja de Coronavírus ou de qualquer outra coisa – porque quando Jesus morreu e ressuscitou dos mortos, ele transformou a morte do castigo em uma porta para a felicidade eterna com ele.

Então, o que isso significa para você? O que isso significa? Você não precisa ter medo do Coronavírus. Deus é mais forte do que o Coronavírus, e se você confiar em seu filho, Jesus, Deus fará com que tudo aconteça para o seu bem. Então, seja corajoso. Não seja corajoso porque você é forte; isso se chama orgulho. Todos esses super-heróis da TV, todos são orgulhosos. Eles não estão baseando sua força em Deus; eles estão apenas baseando-a em coisas que eles têm dentro deles. Não seja como eles porque você não é nenhum deles e não é forte. Você é fraco. Seja corajoso porque você tem um grande Salvador. Seu melhor amigo, Jesus, seu Salvador e Senhor, é forte – forte o suficiente para fazer com que tudo, inclusive o Coronavírus, seja bom (conforme nos diz Romanos 8.28).

Confie nele, Sempre

Eu ensinava, às crianças de nossa igreja, quando eu era pastor, um poema de duas linhas. Ele é especialmente para crianças que acreditam em Jesus. Centenas delas o repetiram ao longo dos anos.

Deixe-me ensiná-lo a você, e nós terminaremos. Eu quero recitá-lo uma vez, e então você diz comigo pela segunda vez, ok?

É assim:

“Quando parece que as coisas não correm como convém,
Deus sempre as faz se tornarem em bem.”

Talvez, crianças, voltaremos a conversar um dia. Eu não sei. Mas, por enquanto, confie em Jesus, não importa em qual situação. Você nunca vai se arrepender.

Que ótima palavra, pastor John. Temos uma maravilhosa oportunidade de compartilhar o evangelho com nossos colegas de classe e amigos nesta temporada – seja pelas mídias sociais, mensagens de texto, chamadas telefônicas ou mensagens de vídeo, ou, quem sabe, quando puder encontrá-los pessoalmente.

Nós queremos encorajar você a alcançar seus amigos com a esperança de Jesus. Estamos em uma boa hora para isso. Que o Senhor lhe dê coragem e as palavras certas para falar da Verdade Eterna na vida de seus amigos durante esta temporada.

Em Coronavírus e Cristo, John Piper convida leitores de todo o mundo a permanecer na Rocha sólida que é Jesus Cristo. Nele nossas almas podem ser sustentadas pelo Deus soberano que ordena, governa e reina sobre todas as coisas para realizar seus sábios e bons propósitos em prol daqueles que nele confiam.

Download Gratuito

 

 

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Talk to Children About the Coronavirus.

Original: Como falar com crianças sobre o Coronavírus. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.