Teologia Reformada nas mãos de um servo

Meu tributo a J.I. Packer (1926–2020)

Em 18 de dezembro de 1990, J.I. Packer escreveu um cartão postal para mim, que incluiu esta frase em sua pequena caligrafia: “Aproxime-se por trás de sua esposa, sussurre em seu ouvido: Ellis Peters, Elizabeth Peters, Andrew Greely, Ralph McInny e veja como ela reage.”

Estes são todos os romancistas de mistérios contemporâneos. Há uma história por trás disso.

Levantando uma Bandeira

No final dos anos 80, senti uma inquietação da meia-idade. Não para deixar minha esposa, ou navegar pelo mundo, ou comprar uma motocicleta, mas para encontrar comunhão com outros pastores de várias denominações que realmente apreciassem a soberania de Deus na salvação. Pastores que valorizassem o calvinismo com um pequeno “c” e uma grande alegria – “alegria indizível”, como Pedro a chama (1Pe 1.8).

Eu sabia que pastores assim estavam por aí, em algum lugar, porque multidões se reuniam nas conferências dos Southern Baptist Founders e nas conferências da Banner of Truth. Mas havia um certo tom que eu queria definir. Muito sério – honestamente sério. Realmente alegre – alegria carismática. Realmente enraizada na história – na linhagem de Lutero, Calvino, Owen, Edwards, Spurgeon, Lloyd-Jones e Packer. Ricamente contemporânea – com as melhores músicas de adoração ao Grande Deus. Realmente apaixonada por missões globais e povos não alcançados. Realmente apaixonada pela igreja local. Realmente corajosa – pronta para dizer em voz alta: Matar bebês no útero é abominável, e que o respeito racial, a justiça e a harmonia realmente importam”.

Essa é a bandeira que eu queria levantar. Eu queria ver quem viria e cantaria comigo sob esse tipo de pregação saturada de Bíblia e teologia Reformada.

Como eu poderia fazer isso? Como eu poderia ajudar os pastores a levar isso a sério? Ninguém me conhecia. Por que eles viriam? Eu precisava de um orador que os pastores conhecessem e respeitassem, e que acreditassem na visão. Eu escrevi para J.I. Packer. Para minha surpresa, ele estava disposto a vir. E na primavera de 1988, realizamos a primeira Bethlehem Conference for Pastors. Ela se reúne todos os anos desde então. Ele fazia esse tipo de coisa repetidamente para igrejas sem nome e conferências sem nome. Ele era um servo.

Inclinado a servir

De volta aos romancistas de mistério.

Enquanto ele estava aqui para a conferência, Noël e ​​eu o convidamos, juntamente com os outros palestrantes, para jantar em nossa casa. Durante a conversa, descobriu-se que Noël gosta de ler livros de mistérios. Packer ficou radiante. Quem são seus favoritos? Posso ver sua coleção? Os dois desapareceram na “biblioteca” de Noël. Ele nunca se esqueceu daqueles momentos felizes e sempre os recordava em conversas ou correspondências no passar das décadas.

Daí o conselho em seu cartão postal: eu poderia despertar mais carinho se me aproximasse de minha esposa e sussurrasse o nome William Kienzle em vez de John Calvin.

Então, para mim, o nome J.I. Packer significa Teologia Reformada nas mãos de um servo. Ele não procurava se colocar em evidência, mas procurava ficar atrás do que os outros haviam sonhado. Ele tinha o poder de projetar e liderar um movimento. Mas ele tinha disposição espiritual para servir.

Teólogo sem Glamour

Obviamente, há uma diferença entre liderança e influência. Houve muitos líderes populares cuja influência foi efêmera. Mas a produção silenciosa e constante dos livros de Packer, e seu trabalho nos bastidores em movimentos liderados por outros, provavelmente solidificaram e aprofundaram o ressurgimento evangélico e reformado com maior efeito do que o de muitos líderes mais visíveis.

Ele sabia que o trabalho de um teólogo não é realmente muito glamouroso. Ele escreveu em 1991,

“Os teólogos são chamados para serem os engenheiros de água e esgoto da igreja; é seu trabalho cuidar para que a pura verdade de Deus flua abundantemente onde é necessária e filtrar qualquer poluição invasiva que possa prejudicar a saúde.” (Quest for Godliness, 15).

Em outras palavras, a teologia reformada nas mãos de um servo.

Introdução Bombástica

Outro exemplo do coração de servo de Packer foi sua disposição de promover os projetos de publicação de outras pessoas. Seu nome aparece em endossos na parte de trás de muitos livros, alguém poderia perguntar como ele teve tempo de escrever os seus. Quando digo “promover os projetos de publicação de outras pessoas”, tenho em mente não apenas os seus resumos de escrita, mas também seus prefácios de contribuição e esboços introdutórios.

Na minha experiência, uma das produções de Packer causou o impacto de uma bomba. Em 1958, a Banner of Truth reimprimiu o livro de John Owen, A Morte da Morte na Morte de Cristo, uma exposição de trezentas páginas sobre expiação definida (ou limitada) (o L da TULIP). Eles convidaram Packer para escrever uma introdução. Considero esses esforços o trabalho de um verdadeiro servo, porque os esboços introdutórios geralmente são enterrados e esquecidos, servindo apenas para impulsionar os leitores do trabalho maior.

Mas desta vez, o influente silencioso, despretensioso e não líder lançou uma bomba. Aquela “introdução” ganhou vida própria. Foi reimpresso em várias formas e hoje está disponível gratuitamente online. Digo “bomba” porque, quando foi impresso como um ensaio independente, explodiu as paredes da difícil dicção de John Owen e se espalhou muito mais por conta própria do que no livro de Owen.

Recuperando o Evangelho

Considero este ensaio (para mudar a metáfora de bombas para tijolos) como um dos elementos mais importantes do ressurgimento reformado dos últimos cinquenta anos. Seu ensaio não era principalmente sobre expiação definida. Foi sobre o Evangelho. E Packer argumentou que os cinco pontos do calvinismo, com todas as suas limitações (que ele detalha), prestam o grande serviço de esclarecer como a obra salvadora de Deus, anunciada no evangelho, é diluída pela rejeição dos cinco pontos do calvinismo histórico. Ele escreveu,

“Se nos chamamos calvinistas dificilmente importa; o que importa é que devemos entender biblicamente o Evangelho. Mas isso, pensamos, de fato significa entendê-lo como o calvinismo histórico. A alternativa é entendê-lo e distorcê-lo. . . . O evangelicalismo moderno, em geral, deixou de pregar o evangelho da forma antiga, e admitamos, francamente, que o novo evangelho, na medida em que se desvia do antigo, nos parece uma distorção da mensagem bíblica.” (Quest for Godliness, 137).

Ele explica a distorção:

“Nossas mentes foram condicionadas a pensar na cruz como uma redenção que faz menos que redimir, e em Cristo como um Salvador que faz menos do que salvar, e no amor de Deus como uma afeição fraca que não pode afastar ninguém do inferno sem ajuda e fé humana como a ajuda que Deus precisa para esse propósito. Como resultado, não somos mais livres para crer no Evangelho bíblico ou para pregá-lo. Não podemos crer, porque nossos pensamentos estão presos nas labutas do sinergismo. Somos assombrados pela ideia arminiana de que, se a fé e a descrença são atos responsáveis, eles devem ser atos independentes; portanto, não somos livres para acreditar que somos salvos inteiramente pela graça divina através da fé, que é o próprio dom de Deus e flui para nós do Calvário. Em vez disso, nos envolvemos em um tipo desconcertante de pensamento duplo sobre a salvação, dizendo a nós mesmos, em um momento, que tudo depende de Deus, e no momento seguinte que tudo depende de nós. A confusão mental resultante priva Deus de grande parte da glória que devemos dar a ele como autor e consumador da salvação, e a nós mesmos de grande parte do conforto que podemos obter ao saber o que Deus é para nós.” (Quest for Godliness, 137).

Este pequeno livreto (escrito como um esboço de apoio) soou com tanta clareza, força e beleza que, para muitos de nós, sabíamos que era (para mudar a metáfora mais uma vez) a música de nossa terra natal. Isso é verdade. Isso é completamente bíblico. Essa foi a libertação, de nossas mentes “confusas”, da estranha camisa de força filosófica que impedia que dezenas de textos fossem entendidos quanto ao que eles realmente queriam dizer. Bomba. Tijolo de construção. Música. E mais. Packer tocou uma trombeta de recuperação do evangelho.

Grande Entre os Homens

Não é por acaso que o último quarto de século entre os evangélicos viu um ressurgimento reformado e uma multiplicação de movimentos e livros e conferências sob a bandeira “Centrado no Evangelho”. Para aqueles que veem o mundo e a Palavra como J.I. Packer viu, estes não são movimentos distintos.

Tudo isso porque o humilde servo estava disposto a escrever uma “introdução”, que, segundo todos os relatos, deveria ter sido ofuscada por um grande livro. Mas o Senhor Jesus nos disse como isso funciona: “quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;” (Mt 20.26).

J.I. Packer era um grande homem. Se ele estava dando toda a sua atenção aos romances de mistério de minha esposa, ajudando uma conferência de pastores desconhecidos a decolar, descartando esgotos teológicos, escrevendo centenas de recomendações para os livros de outras pessoas ou apoiando a republicação de John Owen – aqui temos a teologia reformada nas mãos de um servo. Ou, como ele gostaria que fosse dito, aqui estava o Evangelho bíblico nas mãos de um servo.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Reformation Theology in the Hands of a Servant.

Original: Teologia Reformada nas mãos de um servo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.