A psicologia do ateísmo

O maior terror que nos domina é o pensamento de ser responsabilizado diante do escrutínio intransigente de um Deus santo. Neste vídeo, o Dr. R.C. Sproul expõe a verdadeira razão pela qual as pessoas professam ser ateus.

Transcrição do vídeo:

O Apóstolo está dizendo que há uma psicologia no Ateísmo, e ele continua dizendo: O que é que tememos mais que a natureza, e mais que a falta de sentido? Por natureza, o maior medo que todo ser humano possui é o de ser responsabilizado por um Deus que é santo. Na presença do santo, nossa pecaminosidade é imediatamente exposta.

O Deus das Escrituras é onisciente (que sabe tudo sobre nós), é um Deus onipotente (que é Todo-Poderoso), é um Deus totalmente santo, e o “pior” de tudo, Ele é imutável.

Não há a possibilidade dEle enfraquecer e perder Sua onipotência, não há a possibilidade dEle ter um lapso de memória e perder Seu conhecimento de tudo aquilo que eu já fiz. Ele nunca vai ser acometido de Mal de Alzheimer. Não há a possibilidade de Sua santidade e justiça serem comprometidas.

Porque Ele é imutavelmente santo, onipotente e onisciente, e todas estas coisas são reveladas pela natureza, e sabemos disso por ela.

Isto é tão terrível, que nossa natureza caída tem a tendência e o interesse de fugir, desde que Adão e Eva fugiram e se esconderam nos arbustos porque estavam nus e envergonhados. Esta é a maior barreira que há, que nos impede de ter o entendimento completo de Deus, que é saber que nós também estamos nus.


• Assista aulas em português do R.C. Sproul no Curso Fiel de Liderança.

• Confira alguns livros do R.C. Sproul na loja da Editora Fiel.

Por: R.C. Sproul. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Psychology of Atheism.

Original: A psicologia do ateísmo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Higor Vasconcellos. Revisão: Filipe Castelo Branco.