Como buscar o Espírito Santo

Transcrição do vídeo

Pai, nossa oração agora é que Tu não deixes sermos envergonhados ao colocarmos esperança em Ti. Mas que Tu derrames Teu Santo Espírito em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Essa é a experiência pela qual ansiamos entre tantas outras. Isso é crucial, Senhor. Tu não deixarás que sejamos envergonhados em nossa esperança, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações, manifestadamente e experiencialmente, pelo Espírito Santo. Então vem agora continuar a adoração, continuar a comunhão deste momento sobre a Tua Palavra. Eu oro em nome de Jesus, amém.

Minha abordagem nessa mensagem será passar a primeira metade dela convencendo você a buscar o Espírito Santo. E na segunda metade, irei explicar como fazer isso.

6 de dezembro, há quase um mês, 6h45 da manhã, eu estava sentado na minha cadeira na sala de estar. Ainda estava escuro lá fora. Minha pequena luminária criava uma pequena bolha de luz na sala. Meu iPad estava aberto sobre meu colo e apontava minha leitura bíblica para a manhã. Eu havia passado 36 minutos na esteira no sótão. Tomei banho, preparei uma xícara de chá, e me sentei para aproveitar um tempo de comunhão com o Senhor Jesus, o qual eu faço toda manhã sobre sua Palavra. Eu lembro que parei antes de começar a ler as quatro passagens para aquele dia, e pensei: eu amo essa quietude! Eu amo essa sala. Eu amo esse tapete. Essa mobília. Essa lareira. Eu amo essa cadeira e como ela é confortável. Eu amo as luzes, esse pequeno lugar onde Jesus e eu nos encontramos. Eu amo o calor em uma manhã fria. Amo o sentimento em meus músculos. Eu amo esse suéter de lã laranja com detalhes marrons por todo lugar. Eu amo a doçura desse chá com algumas gotas de adoçante. E eu não tenho dor em lugar algum do meu corpo.

Então minha mente mudou, pois eu estive lendo o livro “Avenue of Spies” [Avenida de Espiões] do Alex Kershaw, sobre a resistência francesa quando Paris foi ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. E eu li como a Gestapo prendia, em Paris, qualquer pessoa suspeita de deslealdade ao regime nazista e apoio à resistência. E quando as prisões ficavam lotadas, eles simplesmente levavam 50 deles para fora e os fuzilavam. Eu li sobre as torturas, e eu tentei… tentei pensar sobre isso em meu conforto requintado, na minha cadeira acolchoada, em meu suéter de lã, com meu chá, naquela tranquilidade, eu me imaginei sendo preso, despido, mergulhado em um tanque de água gelada, e quando eu não conseguisse mais resistir a não gritar, ser mantido embaixo d’água até que a água entrasse em meus pulmões. Alguns nunca se recuperaram, e morreram. Outros, sabendo disso, se recuperaram e eram questionados se trairiam os outros, em colaboração, ou se seriam mergulhados na água novamente. Mas eu não estava me imaginando em Paris resistindo aos nazistas, e sim sofrendo por Jesus em algum ambiente hostil. Tudo que eu tinha que fazer para ter de volta a minha cadeira, meu chá, minha luminária, seria dizer: Jesus não é meu Senhor. Jesus não é meu Salvador. E Jesus não é meu tesouro. Era tudo que eu teria que fazer para ter esse lugar novamente. E eu me perguntei: e a razão pela qual eu lembro bem desse dia é porque eu implorei: “Deus, por favor, me conceda o suficiente de Ti; mostre-me o suficiente do Pai e do Filho, através do poder do Teu Espírito, de modo que nada, nada, nada jamais me faça dizer tal coisa. O que eu vier a enfrentar, meu Deus, permita que isso não aconteça. Que eu não deseje tanto este doce momento a ponto de pagar por isso o preço de Te negar.”

Corrie ten Boom, que faleceu em 1983, foi uma cristã holandesa que ajudou judeus a escapar da Alemanha nazista durante a Guerra. E aos 52 anos ela estava presa em um campo de concentração. Ela fazia a mesma pergunta quando criança. Você deve saber a história. Ela se questionava: “Eu seria capaz de sofrer sem me entregar?” Ela contava essa história uma vez, e falou sobre esse episódio com seu pai. “Pai, eu tenho medo de que nunca serei forte o suficiente para ser um mártir por Jesus Cristo.” O pai respondeu: “Me diga uma coisa. Quando você viaja de Haarlem a Amsterdã, quando eu lhe dou o dinheiro para as passagens? Três semanas antes?” “Não, papai. Você me dá o dinheiro pouco antes de entrarmos no trem.” Ele respondeu: “Isso mesmo. Também é assim com a força que vem de Deus. Nosso sábio Pai nos céus também sabe quando precisaremos das coisas. Hoje você não precisa da força para ser um mártir. mas assim que você for chamada para a honra de enfrentar a morte por Jesus, Ele lhe dará a força que você precisa na hora certa.”

Corrie continua: “Eu fiquei muito confortada com o conselho do meu pai. Mais tarde, eu tive que sofrer por Jesus em um campo de concentração nazista. Ele, de fato, me deu toda coragem e vigor que precisei.” Quando ela conta essa história, no meio da abertura, ela estava ilustrando 1 Pedro 4:12-14. Se você tem uma Bíblia, eu convido a abrir ali, pois é dali que a maior parte das minhas considerações vem. 1 Pedro 4:12-14. Essa é uma das promessas mais preciosas, com relação ao Espírito Santo, para nossas vidas. É um dos maiores chamados a buscá-lo de todo coração, assim espero e oro. Bem, eu convido você a ler comigo. Muitas vezes eu fui encorajado por esse texto, de que o Espírito Santo estaria comigo, de tal modo que, o que parecia impossível sentado em minha cadeira, seria possível de acontecer mesmo aos 72 anos de idade, assim de repente, talvez milagrosamente. Vamos ler. 1 Pedro 4:12.

“Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo…” Pode ser apenas um insulto. Ou serem queimados ou congelados. “…felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.” Pode ser uma experiência repetida em sua vida. Ou pode ser a obra final do Espírito Santo antes que você morra. Uma manifestação final do poder do Espírito que exalta Cristo em sua vida. O Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês à medida que suportam seus últimos sofrimentos. Se você for insultado pelo nome de Cristo, se for reprovado, repreendido, injuriado, desonrado ou pior, se vocês forem imergidos em águas geladas, se vocês forem expostos ao fogo, felizes são vocês, porque Deus irá se manifestar. O Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. O Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

Bem, se ao ler isso, você tende a pensar “Isso se aplica apenas ao sofrimento da perseguição, não ao câncer”, não creio que seja correto. Claro, é o contexto imediato. Mas pense sobre isso. Se você está nas agonias finais de um câncer, ou perto da morte, e você resolve que, mesmo com um câncer, sofrerá como um cristão, que vai engrandecer o nome de Jesus, você está experimentando a mesma coisa que uma pessoa em perseguição por causa da justiça. Como são diferentes em essência? A pergunta diante da sua alma não é essencialmente diferente. Seja na perseguição ou no câncer, eis a questão: Irei me voltar contra Cristo em ira? Ou irei confiar nEle? É a mesma questão. Os mesmos princípios estão em jogo. Irei confiar nEle, ou ficarei zangado e desesperado com o modo que Ele está me tratando ou deixando ser tratado quando, sendo Soberano, poderia me livrar?

Se você receber o sofrimento com a oração e o desejo de engrandecer Cristo, seja na perseguição ou no câncer, você sofrerá como um cristão. E essa promessa será verdade para você. Na hora da prova, a pergunta será colocada diante de você. “Onde está teu Deus? Ele não pode parar a perseguição, não pode parar esse câncer… Quão bom ele é? Onde ele está?” E, de acordo com esse texto, a resposta que o próprio Deus te dá é: “Eu estou aqui repousando sobre você em sua agonia de morte. Em glória.” O próprio Deus. O que sentiremos na vergonha, na degradação, na miséria desse momento, um momento desprovido de qualquer romantismo, será a coisa mais distante da glória que podemos imaginar. Não vai parecer com glória. Não parecerá com glória. A cruz não pareceu glória alguma. Não será glorioso. Será assustador. Mas o Espírito de Deus não deixará esta ser a última palavra. Pois Ele é não apenas o Espírito de Deus, mas o Espírito de glória.

Verso 14: o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. É com isso que você pode contar como filho de Deus. O que ele faz quando ele vem? Eu trouxe sete coisas. O que Ele faz quando se revela como Espírito de Deus e de glória? A intenção é que estes sejam atrativos. Por que você não iria querer buscar a plenitude desse Espírito?

  1. Ele é o Espírito da Verdade, de acordo com João 14.17; 15.26; 16.13. E Ele traz às nossas mentes qualquer verdade que necessitamos, seja pequena ou grande, Ele trará à sua mente. As forças da escuridão tentarão confundir e obscurecer a luz da verdade nessa hora. Todo tipo de poder no mundo aparecerá para fazer Deus parecer distante, pequeno e ineficaz, como um nada. Este sempre é o objetivo de satanás. Este é o objetivo do pecado: fazer Deus parecer inútil. Fazê-lo parecer sem valor nessa hora. A obra do Espírito da verdade, do Espírito Santo, naquela hora, é conduzir você à verdade, dando-lhe alguma medida da verdade, mesmo que apenas um fragmento. Qualquer medida da verdade que você precisará para ser fiel. Você tem memória ruim? O Espírito não. E Ele estará lá com o que você precisa lembrar.
  2. Jesus disse: “Quando o Espírito da verdade vier, ele me glorificará.” (João 16.14). O fundamento, o centro e o alvo de toda verdade que o Espírito traz é a glória de Jesus Cristo. Este é o alvo, o fundamento, o centro de toda a verdade concedida, a glória, a grandeza, a excelência e a beleza de Jesus Cristo. A essência do ministério do Espírito Santo é engrandecer a beleza de Jesus Cristo no coração e na mente dos seres humanos. Essa é a essência da sua obra. Sem isso, nada mais que façamos irá contar, Sem isso, estaremos destinados ao inferno. Jesus disse: “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.20). Sempre. Estarei sempre com vocês, incluindo o último momento da provação. E a obra do Espírito é fazer com que você lembre disso, e com os olhos do coração, possa contemplá-lo ali (Efésios 1.18). Essa é a obra do Espírito da glória e de Deus que repousa sobre vocês, fazendo com que o cumprimento de Mateus 28.20 seja real para você. Estarei sempre com vocês, e a obra do Espírito é dizer: É verdade, e aqui está Ele.
  3. Mais que isso, o Espírito repousa sobre nós para sustentar o amor a Cristo dentro de nós. O amor a Cristo. Não apenas ver ou lembrar dele, mas amá-lo. O Espírito não só revela a beleza, o poder, a sabedoria e o amor de Cristo, o Espírito comunica ao nosso coração a preciosidade de Cristo. Ele nos comunica e nos transmite isso. Ele é a própria experiência disso. Cristo é precioso, testemunhado pelo Espírito Santo. Ou não é assim; é algo hipócrita. Ele faz o valor de Jesus ser conhecido e sentido. Filipenses 3.3 diz que os cristãos “adoram pelo Espírito de Deus.” O que separa você dos que praticam a iniquidade, é que você não só adora, mas você adora pelo Espírito de Deus. Em outras palavras, é o Espírito que coloca em nossos corações um senso do profundo valor de Jesus e do Pai. É Ele que nos faz sentir que essas aflições leves e momentâneas não podem ser comparadas com a glória que há de ser revelada em Jesus Cristo.
  4. Ele repousa sobre nós como um Espírito de glória. O que isso significa? Como você experimenta o Espírito de glória repousando sobre você em um momento de morte tenebroso e não glorioso? “O Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.” Penso que significa ao menos duas coisas. Ele nos faz sentir que a glória que estamos perdendo neste momento cheio de vergonha e terror não vale a pena. Segundo, a glória que você está prestes a ganhar em poucos minutos ou horas, é infinitamente melhor. Esta é a obra do Espírito Santo. Se você não sente isso agora, e por isso você veio a esta conferência, nossa oração é para que você experimente isso aqui, para que aumente sua confiança de que, ao precisar experimentá-lo plenamente, você irá; e colocá-lo em um caminho de busca dessa plenitude até o dia de sua morte ou da vinda de Cristo. Em 1 Pedro 1.23, o Espírito Santo é a semente imperecível pela qual nascemos de novo. Qual é o ponto disso? Quando o espírito imperecível entra em nós, Ele traz esta convicção: Toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor, sua semente imperecível, permanece para sempre. E se você nasceu dEle, você permanece para sempre. Essa é a obra do Espírito Santo. Na hora da provação, o Espírito Santo, o Espírito de glória nos fará sentir que toda a glória que estamos a perder não vale a pena e que toda a glória que ganharemos é infinitamente melhor. O Espírito de glória te fará conhecer a realidade de 1 Pedro 5.10. Escute bem estas palavras. 1 Pedro 5.10: “Depois de terem sofrido durante pouco de tempo, o Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces. A ele seja o poder para todo o sempre. Amém.” À medida que o Espírito de glória repousa sobre vocês, Ele dará a você uma prévia dessa glória eterna. Apenas um vislumbre. Se você não sair da água consciente, vá em direção à glória. Se você sai e recobra a consciência, Ele repousará sobre você e você terá o suficiente. E, se você está machucado, será restaurado. Se você está esmagado, irá se levantar em triunfo. Se você morrer em absoluta fraqueza, receberá uma força inabalável. Se você está afundando, descobrirá que está apoiado em um fundamento eterno. Creio que estas quatro palavras são significativas. Você foi chamado para uma glória eterna em Cristo e a obra do Espírito é selar esta esperança em você. Você não pode fazer isso por si só. Você jamais sobreviveria esse momento em fé e em esperança sem Ele.
  5. Na hora da provação, o Espírito Santo irá subjugar suas dúvidas e te dará a garantia que você precisa. Você tem dúvidas? Claro que sim. Você está mentindo se disser que não. Todos passam por períodos de dúvidas, sejam maiores ou menores. E você se pergunta: o que será no fim? E se no fim eu for atacado? “Vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: ‘Aba, Pai’” (Romanos 8.15). Essa talvez seja a única verdade que você consegue dizer. “Aba, Pai!” Quando você clama “Aba, Pai”, é o próprio Espírito testemunhando no seu espírito de que você é filho de Deus! E, sendo filhos, também herdeiros! Herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com Ele sofremos, para que também com Ele sejamos glorificados. A obra do Espírito Santo na hora da provação é preservar você da dúvida que destrói a fé, e te dar o doce presente da garantia.
  6. Se, nessa provação, surgir a oportunidade de falar de Cristo para seu médico ou para seu perseguidor, o Espírito Santo dará o que você precisa falar. Certo? Marcos 13.11: “Não fiquem preocupados com o que vão dizer. Digam tão-somente o que lhes for dado naquela hora, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito Santo.” O Espírito de glória, o Espírito de Deus repousará sobre você naquela hora, e um de seus ministérios é tirar de você toda a ansiedade e lhe dar as simples palavras que seu médico ou perseguidor precisam ouvir. E você não faz ideia de quando isso acontecerá, quem será, e, portanto, você não pode ensaiar isso. Você pode ficar ansioso por isso mas isso não é bom. Ele diz que não o faça, pois Ele se manifestará. E uma de suas obras quando Ele se manifesta é dar-lhe o que deve dizer naquela hora. Coragem! Seja ousado! Não se cale! Mesmo não sabendo todas as respostas previamente. O Espírito de glória, de Deus, repousará sobre vocês. Se no poder dele, Ele quiser você calado, você não deve dizer nada. Se Ele quiser que você fale, Ele te dará as palavras. Conte com isso. Confie nEle.
  7. Na hora da sua provação, o Espírito de glória, de Deus, te dará dEle mesmo. E nele mesmo, Ele te dará do Pai e do Filho. Sem pressão alguma de ter uma doutrina articulada da Trindade nas mãos, você experimentará, naquela hora, a experiência viva de 2 Coríntios 13.14. “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.” Em outras palavras, que vocês experimentem a presença preciosa e pessoal do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único Deus. Sabemos disso. Mas há três pessoas, e cada uma delas será experimentada na hora da provação. O cuidado e a ternura do Pai pelos seus filhos; o amor redentor do Salvador que cobre todos os seus pecados que Satanás te lembrará naquela hora; e o sustento e o apoio da sua fé por parte do Espírito. Talvez você não argumente a complexidade da Trindade. Você irá apenas apreciar o cuidado do Pai, o amor do Filho e o sustento do Espírito, e será influenciado. Sim, será.

Então, se Deus promete, em 1 Pedro 4.14, que o Espírito de glória, de Deus, repousará sobre vocês com tamanha ajuda pessoal e preciosa na hora da provação, por que você não O buscaria? Por que você não gastaria sua vida ficando mais próximo dEle e obtendo o máximo dEle quanto for possível? E, se adicionarmos a 1 Pedro 4.14 o escopo mais amplo da obra do Espírito, o argumento só fica melhor e melhor. Nós sabemos, a partir de João 3.5: que é o Espírito Santo que faz com que sejamos nascidos de novo. “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.” Nós sabemos, a partir de 1 Coríntios 12.3: “Ninguém pode dizer: ‘Jesus é Senhor’, a não ser pelo Espírito Santo.” Sabemos, a partir de Romanos 8.13, que devemos mortificar os feitos do corpo pelo Espírito ou morreremos. Sabemos, a partir de 2 Tessalonicenses 2.13, que todo nosso esforço buscando a santificação será em vão se não for pelo Espírito, pois isso é obra dEle! Sabemos, a partir de Efésios 1.17, que o Espírito Santo é o espírito de sabedoria, e que, sem Ele, vocês viverão vidas de absoluta tolice. Veja o mundo ao seu redor: pura insanidade! Pois o Espírito Santo habita em poucos, e Ele é espírito de sabedoria. Sabemos, a partir de 1 Coríntios 12.7, que a cada crente é dada uma manifestação do Espírito para o bem comum. Sabemos, a partir de Romanos 8.11: “se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.” Sem Espírito, sem ressurreição! Sem Espírito, sem novo nascimento. Sem Espírito, sem confissão do senhorio de Cristo. Sem Espírito, sem vitória sobre o pecado. Sem Espírito, sem progresso na santificação. Sem Espírito, sem sabedoria espiritual. Sem Espírito, sem dons espirituais e sem ressurreição. Por que você não O buscaria? Por que você não clamaria por Ele dia após dia?

Então vamos passar o resto da pregação falando sobre como fazer isso, pois estou assumindo que vocês não são estúpidos, e sim que querem isso! Ele é uma pessoa. Ele não é uma força. Sabemos disso a partir de João 14.16: “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre.” Eu sou o primeiro Conselheiro, diz Jesus, eu sou o primeiro Conselheiro, uma pessoa! E quando eu me for, outro, assim como eu, virá. Ele é uma pessoa, um Conselheiro, um amigo. Se relaciona com você não como um vento. Esta é apenas uma ilustração. Ele é uma pessoa. Do novo nascimento em certo momento até a nova criação no futuro, nós devemos tudo a esta boa e santa pessoa. Nós devemos o plano de tudo isso à sabedoria de Deus, devemos a aquisição disso ao Filho de Deus, e devemos o poder disso à pessoa do Espírito. Então, por que não o buscar? Por que não? Você pode responder “porque nós já o possuímos! Que história é essa de buscá-lo?” Isso é verdade. Romanos 8.9 diz: “E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.” Ponto. Se você não tem o Espírito, então não é crente. Mas isso também vale para a fé. Você não tem fé? Então não é um crente. Mas Jesus disse: “Homens de pequena fé”. Então, mesmo que o Espírito não esteja dividido em partes ou em peças, como se eu tivesse quatro e você tivesse seis peças do Espírito, mesmo sem o Espírito vir dividido em partes, a experiência dele vem e acontece por partes. É sempre parcial nessa vida. Mesmo quando se experimenta em plenitude.

Mas Paulo diz em Efésios 5.18: “Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole. Em vez disso, sejam cheios do Espírito.” Ele diz isso presumidamente porque geralmente não estamos cheios dEle. Sejam cheios! Sejam cheios, Conferência da Bethlehem para Pastores! Sejam cheios com o Espírito é a ordem que flui até você nessa conferência. Sejam cheios do Espírito Santo! Busquem-no! Busquem-no! Sejam cheios do Espírito. Ele não vem em pedaços, mas a sua experiência dEle vem por partes, e você quer que todas as partes sejam reunidas em plenitude completa! É isso que Paulo quer para você. Todo o Espírito que você pode ter, está disponível. Busque-o. Não o apague nem o entristeça, pois Ele deseja vir em plenitude. Então, eis a questão: como você pode fazer isso? Vou dar quatro passos.

  1. Medite no que Deus disse nas Escrituras inspiradas pelo Espírito. Deus estabeleceu uma conexão entre o Espírito e a Sua Palavra que dá vida. Você não pode fazer isso. Isso é um projeto de Deus. Experimente este versículo e passe um bom tempo pensando nele. João 6.63: “O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.” Como é? As palavras são espírito e vida! Você quer o Espírito? Escute-o! Quer um gostinho? Escute-o! Você quer viver? Escute-o! Pela manhã, na sua cadeira… com seu suéter laranja… com seu chá… Ou, outra conexão entre Espírito e palavra: Por que, em Efésios 5.18 e em Colossenses 3.16, a mesma coisa é dita de forma tão similar e tão diferente? Veja: “Deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor.” E em Colossenses: “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.” Por que ele diz “Sejam cheios do Espírito” em Efésios 5.18 e “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo” em Colossenses 3.16? Certamente é porque as palavras faladas a você são espírito e vida! “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo” e “Sejam cheios do Espírito Santo.” Há mais profundidade nisso do que qualquer um pode merecer ou sondar. Não a trate como algo tedioso. “Puxa… Ler a Bíblia?” Ele está falando de um milagre tremendo.
  2. Creia no que você ouve e vê na Palavra. Eu irei expor Gálatas 3.5 na minha próxima mensagem, na quarta pela manhã, mas vale a pena mencionar pois talvez seja uma das passagens mais importantes sobre o Espírito. Gálatas 3.5: “Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?” Essa é uma afirmação importante! Claro que a resposta é não; você não pode manipular o Espírito e fazê-lo ser fornecido e operar milagres pela prática da lei. Não, não! Você ouve e então crê. Ouve e crê. Então, quando você está lendo sua Bíblia pela manhã, quando tudo está quieto e ninguém está acordado, e você lê as promessas e o belo trabalho de Jesus e sua obra no mundo, grandes descrições de um Deus magnífico, não feche a sua Bíblia sem dizer nada sobre sua fé! Certo? Diga: Deus, eu creio! Ajude-me! Eu creio nisso! Pense: o que significa caso eu creia? Qual a sensação de crer? Como é crer? Eu não quero apenas ler a Palavra e então ir para meu trabalho! Eu quero crer ao acordar, ao ir à cozinha, ao banheiro, ao sair na varanda, na rua, no carro, no escritório; crer em todo lugar! “Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?” A resposta? Pela fé com que receberam a Palavra. Então, o segundo passo: creia.
  3. Aguente firme em obediência ao que você ouviu e creu. João 14.22 incomoda muita gente. Eis aqui o que João 14.22 diz: “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.” Isso não é amor incondicional. Isso é profundamente condicional! Lerei novamente. “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?” Para nós, teus discípulos… “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará,” de uma forma que Ele não ama a todos! “Meu Pai o amará, “e nós viremos a ele,” àquele que nos ama e que guarda nossa Palavra, nós viremos e faremos morada nele! Há uma experiência de intimidade, de morada com Jesus e com o Pai, que vem somente através da obediência! Aqueles que me amam tanto, que guardam minha Palavra não por obras da Lei, mas pelo transbordar de afeições por mim; como não iríamos habitar em tal coração com a plenitude da morada que ele tanto anseia? Se alguém guarda as minhas palavras, aguenta firme, e as valoriza em obediência, essa pessoa não apagará ou entristecerá o Espírito, mas conhecerá a plenitude e a doçura da comunhão com o Pai, com o Filho. Se você assiste pornografia toda semana, não espere esta experiência. Você não a terá. Se você é duro com sua esposa, você não a terá. Medite no que Deus disse nas Escrituras inspiradas pelo Espírito; creia no que você ouve e vê na Palavra; aguente firme e guarde consigo, em obediência, o que você viu e ouviu.
  4. Em toda sua meditação, fé e obediência, deseje o Espírito. Deseje o Espírito! Eu sei que isto se sobrepõe ao segundo ponto. Não creio que há fé autêntica sem desejo. Mas desejo não é idêntico à fé, eles apenas existem mutuamente. Deseje tudo o que Deus pode ser para você, pois Jesus disse isso: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba… Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem.” (João 7:37,39) Sede. Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Você não virá beber se não tiver sede, se não desejar, se não depender, anelar e ansiar beber dessa fonte! Eu quero beber tão profundamente desta fonte até que eu conheça a experiência da plenitude dessa fonte! “Se alguém tem sede, venha a mim e beba… Ele estava se referindo ao Espírito.”

“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.” (Salmos 42) “Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água” (Salmos 63.1). Você pode dizer isso? Se você não pode, então ore para que consiga. Ore para que aconteça aqui nessa conferência. Você veio aqui sem a capacidade de ter sede. Isso é muito, muito perigoso no ministério! Ao perder a capacidade de ter sede, você perde tudo no fim. O fogo deve ser reacendido. Por isso que estamos aqui. Nós gostaríamos de ser instrumentos para reacender e despertar a sede por essa experiência. “Todo o meu ser anseia por ti numa terra seca, exausta e sem água.”

Então, a promessa dEle para sua provação final, “o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês”, provará ser mais valiosa do que todo o dinheiro do mundo naquela hora. Você não se importará com o valor das suas ações quando eles estiverem te afogando na água. Seu único arrependimento será não ter o conhecido melhor, não ter o buscado mais. Busque-o. Busque-o nessa conferência, ao finalizarmos e no quarto do hotel. Peça.

Você não ama a versão de Lucas dessa passagem? “Peçam, e lhes será dado, busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus”, e eu amo o jeito que Jesus fala. Imagino a surpresa dos discípulos! Se vocês, meus amados discípulos por quem irei morrer, sendo maus, “sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!” (Lucas 11.9-13). É o que Ele diz. Este é o vosso Pai, e este é o Seu maior presente. Ele mesmo e seu Filho através do Seu Espírito. E ele tem ainda mais dEle mesmo a dar a você. Se você meditar, crer, obedecer e desejar, peça, e continue pedindo.

Bem, eu gostaria de parar aqui e sugerir que tirássemos alguns minutos para fazer isso. Então, eu ficarei quieto, e você fará isso ou sozinho, de cabeça baixa ou, talvez ainda mais preciosamente, reunir-se em três ou quatro pessoas, e tirar cerca de três minutos para apenas dizer: “Nós Te recebemos. Se for da Tua vontade que, nessa conferência, Tu nos conceda um gostinho maior, uma experiência completa de Ti, nos termos em que o pastor John acabou de expor, por favor, habita em nós.” Faça como você se sentir confortável, sozinho ou em pequenos grupos, e eu virei em cerca de três minutos e conduzirei a oração final.

Espírito do Deus vivo
Repousa novamente sobre mim
Espírito do Deus vivo
Repousa novamente sobre mim
Derrete-me e molda-me
Enche-me e usa-me
Espírito do Deus vivo
Repousa novamente sobre mim

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Seek the Holy Spirit.

Original: Como buscar o Espírito Santo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco.