É correto beber álcool?

Transcrição do vídeo:

O que dizer para pessoas que dizem que não há problema em beber uma vez que Jesus bebia vinho?

Creio que devo acrescentar uma palavra ou duas a essa frase. Beber “pode” não ter problemas. Certo? Afirmar que “está tudo bem” pode ou não levar em conta um padrão de vida que seja saudável.

Eu diria que nem todo beber não tem problemas. Está claro na Bíblia que beber e se embriagar é errado. Outro incorreto é beber junto a alguém que está com sua consciência claramente ferida e tentada a cair em algo no qual gastaram seis anos tentando vencer o desafio e os centros de recuperação. Você estará os levando de volta para o que mata! E mata milhões de pessoas nessa cultura. Mata casamentos, mata empregos… o álcool é fatal nessa cultura.

Bem, eu não sei o quão mortal ele era nos olhos culturais de Jesus. A embriaguez era real e a Bíblia claramente a condena. O quão real e quão mortal era, eu não sei. Eu apenas sei, isso com o que estou lidando, quando eu vou falar em centros de recuperação, ou quando oro com homens, assim como fiz com Joshua, que talvez esteja assistindo, muitos dizem após o culto: “Quando acabar, vou sair e beber. Acabou; acho que virei um apóstata, não há ajuda e perdão para mim; já fiz vários tratamentos mas não há esperança.” Eu apenas sei que isso é tão predominante que pessoas que não se preocupam com o álcool não fazem sentido para mim.

Bem, apenas estou dizendo para acrescentar uma palavra àquela frase.

É claro que você não pode defender, de forma absoluta, a abstinência total pelas Escrituras. É bastante claro que, na Bíblia, o vinho é uma bênção.

Se você escolher, assim como eu, se abster completamente, não será baseado na condenação do “mal do vinho” ou no “demônio do rum”. Não deve ser assim! É o contexto no qual eu vivo: meus filhos, meus netos, a minha personalidade que tende a se viciar. Eu não consigo sequer comprar um pacote de chiclete e não comer todo em uma hora.

Eu vejo vários jovens rapazes, que não querem ser legalistas, então eles abrem as asas na liberdade do Evangelho, mas não são muito realistas sobre o mundo no qual vivemos.

Este é um breve aviso, e um aviso para ter cuidado, pois sei que a resposta de pessoas que admiro muito pode ser negativa e que eu facilmente poderia cair na armadilha de proibir para todos algo que Deus nos deu como um presente gracioso.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Is It Okay to Drink Alcohol?

Original: É correto beber álcool? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco.