O que torna a homossexualidade errada?

A sexualidade é uma ideia de Deus, e nós deveríamos aprender com Ele o que ela é (e o que não é). Ele nos criou à Sua imagem como homem e mulher, e o casamento para o nosso bem, tanto individual quanto coletivamente. A homossexualidade não é o pior de todos os pecados, mas parte de um defeito do qual todos nós compartilhamos.

Transcrição do vídeo:

Para cada pecado, há vários níveis de motivos pelos quais isso é ofensivo a Deus e por que deve ser evitado. O mais simples é dizer que a Bíblia diz que é. Nós devemos começar daí e, se pudermos aprofundar, ótimo. Penso que está claramente evidenciado em Romanos 1.24-29, que isso é algo errado e que deve ser evitado. E penso que Paulo, em 1 Coríntios 6.9-10, afirma algo bastante inusitado sobre a homossexualidade, quando diz: “Os que praticam tais coisas…” E isso é listado junto à ganância, à cobiça e a outros pecados, não é só contra a homossexualidade. “Os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Então se você sabe que é errado mas não se importa com isso, nem com o que Deus diz, mas faz o que quer, esse é um indício de que você não faz parte do reino de Deus. Bem, esta é a resposta de autoridade: “Isso é errado, não faça isso”.

A questão “Por que a Bíblia diria isso?” também possui várias camadas. Número um: A Bíblia define, logo no início, homem e mulher se tornando uma só carne. Essa é a maneira de Deus constituir a sexualidade. A sexualidade é uma ideia de Deus e devemos aprender com Ele o que isso é. É um homem e uma mulher criados de forma bela e complementar, de modo que sejam uma só carne. E tentar fazer de outra forma é uma distorção. É uma corrupção, uma disfunção do modo que Deus fez, esse é o segundo ponto.

Número três, e talvez este seja o último que vou fornecer: À medida que eu reflito em Romanos 1, e pela forma que Paulo desdobra o problema da sexualidade, me parece que Paulo está dizendo algo do tipo: “Quando você troca a glória de Deus por ídolos, o primeiro pelo qual você troca a glória de Deus é você mesmo. O ídolo que você possui é você mesmo. Então, de qual sexo você é? Seu sexo é aquele que você possui. O meu é masculino. Se você é mulher, o seu é feminino. E parece que, ao trocar Deus por nosso ídolo mais querido, que geralmente é nós mesmos, nós ficamos propensos a ser atraídos pelo mesmo sexo. Então, a implicação é: atração pelo mesmo sexo é uma forma disfuncional de idolatria. Mas há outras formas. Não estou dizendo que tentação homossexual é a única que fará esse tipo de idolatria própria emergir. Mas, se você for a Romanos 1.24-29, pense nisso por si próprio, pergunte-se como o verso 23, a mudança de Deus por coisas criadas, se relaciona com a mudança do modo natural pelo contrário à natureza. A mesma palavra para “mudança” é usada nessa passagem.

Então, a coisa mais profunda que vejo por que Deus desaprova isso é, não só porque a Bíblia diz para não fazer, não só porque Deus criou homem e mulher, mas, em um nível mais profundo, há um tipo de idolatria envolvida em relacionamentos do mesmo sexo, que é muito profunda. Estou certo de que há outras razões pelas quais é algo ruim para nós, e Deus nos ama, não deixando fazermos isso, mas antes que eu termine, falarei aos que lutam contra isso.

Não é difícil para mim ter empatia ou imaginar isso. Eu não quero que aqueles que lutam com isso pensem algo do tipo: “Isso é a pior coisa possível e imaginável”. Eu não penso assim. Penso que, se você tiver o objetivo de dizer “Meu coração está quebrado e estou chorando. Por razões que não entendo, eu estou quebrado em minha sexualidade.” “Estou quebrado. Queria que estivesse bem.” Eu posso escolher tornar esse estado em pecado. Não creio que é pecado estar quebrado. Estar quebrado é resultado do pecado. Mas apenas estar dessa forma e se sentir dessa forma, não acho que é mais pecado do que eu me sentir heterossexual. Não é natural. Está quebrado. Mas agora tenho a escolha de tornar minha heterossexualidade em pecado ou fazê-la sagrada. Alguém que luta com desejos homossexuais tem a mesma escolha. Pecar com isso ou ser puro, e procurar superar isso e ir para algo mais direcionado a Deus.

Então, não pense que estou isolando este como o pior de todos os pecados. É parte de um defeito do qual compartilhamos. Penso que a minha personalidade está quebrada. Eu poderia ser mais específico. Elas teriam a ver com ira e vitimismo. Eu sou programado para gostar bastante de certos pecados. Penso que é, em parte, genético. Eu via isso em minha avó e minha mãe. É, em parte, algo de família. E é apenas eu. Eu estou quebrado. Eu posso escolher deixar esse defeito me governar e me fazer pecar, ou posso escolher lidar com o defeito que eu tenho, e tentar seguir meu caminho em meio aos meus defeitos, fazer o bem pelos outros e evitar tantos pecados quanto puder.

DeYoung examina importantes passagens da Bíblia e o seu ensino sobre a sexualidade, e responde às questões e objeções que têm sido levantadas por cristãos e não cristãos sobre este assunto, tornando este livro uma leitura indispensável para se considerar biblicamente uma das questões mais debatidas e controversas de nossos dias.

Confira

 

 

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Why Is Homosexuality Wrong?

Original: O que torna a homossexualidade errada? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco.