Deus predeterminou cada detalhe no Universo, incluindo o pecado?

Transcrição do vídeo

Deus predeterminou cada pequeno detalhe no Universo, tais como partículas de poeira no ar, e, eu devo acrescentar, incluindo nossos pecados persistentes?

Sim. Há uma ótima citação do Spurgeon sobre partículas de poeira. Sabemos o que é um grão de poeira, mas quando me acordo de manhã, no meu quarto, há uma janela ao lado da cama, e um feixe de luz a atravessa em algumas épocas do ano. Ela atravessa a janela e, quando olho para o escuro, não vejo nada, mas ao olhar para o feixe, vejo a poeira. Lá, pairando no quarto, e eu estou respirando aquilo! Sim, estou. Então, Spurgeon diz: “Cada uma dessas mantém sua posição e se move pelo ar pelo decreto de Deus.” A razão pela qual acredito nisso é porque a Bíblia diz: “A sorte se lança no colo, mas do SENHOR procede toda a decisão.” Está em Provérbios 16.33, se não me falha a memória. O capítulo 16 possui vários provérbios assim. Agora, por que ele determinaria as sortes ou os dados que são lançados em cada decisão? Pois Ele pensa no mais aleatório possível que poderia ocorrer, e Ele diz isso. Então a aleatoriedade não é aleatória para Deus.

Deus não é o último a ser responsabilizado por manter cada partícula subnuclear em seu devido lugar. Eu dizia elétrons, mas agora há algo menor que os elétrons. Tudo que está ali no meio das moléculas, se movendo, como os elétrons, Ele mantém em órbita, assim como os planetas. O mundo macro e o mundo micro são gerenciados por Deus, o que significa que sim, cada coisa terrível e perversa é governada por Deus em última instância. Bem, isso é um problema, mas o centro da solução para o problema é uma escolha que você deve fazer sobre a cruz. É isso que tem me centrado. Quando você vai a Atos 4, versos 27 e 28, e você lê que Herodes, Pôncio Pilatos, os gentios e os judeus estavam todos aliados “para fazer tudo o que a tua mão e a tua vontade predeterminaram que se fizesse” na morte de Jesus, você observa o plano e a mão de Deus predeterminando os pecados mais terríveis já cometidos. As escolhas de Pilatos, os soldados proferindo zombarias, a abertura de seu lado com uma lança, as multidões gritando para o crucificarem…

Essas poucas horas na história foram o clímax da pior perversidade que já foi ou um dia será realizada aqui no planeta. E Deus planejou que fôssemos salvos desses pecados. Em outras palavras, o que o diabo fez ao desencadear isso foi suicídio. E eu oro para que, quando você contemplar crendo em um Deus soberano, que governa as partículas de poeira, as ondas, incluindo tsunamis, quando você contemplar crendo em um Deus totalmente soberano, você deve estar centrado na cruz, caso contrário, você enlouquecerá! Essas coisas deixaram muitas pessoas loucas. Mas você não enlouquecerá se disser: “Ele me ama, e Ele governou a coisa mais perversa que já aconteceu no mundo, a crucificação do meu Salvador, do meu Deus.” Se você permanecer nisso e compreender a partir disso o quanto puder entender, você estará seguro. Sua mente e coração estarão seguros, pois você ficará humilde. Há muitos arrogantes com tais doutrinas, usando-as para golpear pessoas, mas se você ficar com a cruz, você não o fará.

Só mais uma coisa. Isso vem à minha mente pois você, eu e a igreja estamos lendo Atos, pois estamos lendo a Bíblia inteira, começando em Gênesis, depois Salmos, Atos e Mateus. Nós lemos no capítulo dois, em que Pedro, pregando, disse às pessoas que mataram Jesus: Vocês agiram em ignorância. Eles não estavam perdoados mas deviam se arrepender. Vocês agiram por ignorância, mas Deus cumpriu o que havia prometido pelos profetas, que o Cristo deveria sofrer. Está em algum lugar de Atos 2. O que isso diz para mim é: Ok, essas pessoas não sabiam o que faziam, mas Deus sabia o que fazia. A crucificação do seu Filho foi, de acordo com Isaías 53,10, o esmagar do Pai sobre o Filho, e, dessa forma, o pior pecado já cometido foi designado por Deus e a resposta é: Sim, Ele controla tudo, e Ele o faz para Sua glória e para nosso bem.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Has God Predetermined Every Tiny Detail In the Universe, Including Sin?

Original: Deus predeterminou cada detalhe no Universo, incluindo pecado? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco.